Saiba como melhorar seu negócio com o WhatsApp Marketing

27 de outubro de 2022

O Whatsapp Marketing é uma estratégia muito importante para qualquer negócio que queira crescer de forma exponencial.

Isso porque o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro. Estima-se que cerca de 98% dos usuários de smartphones no país utilizem esse aplicativo para conversar diariamente.

Diante disso, muitas empresas perceberam o potencial do WhatsApp na venda de produtos e serviços como forma de realizar o atendimento ao cliente por meio da simples troca de mensagens pelo aplicativo.

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Para se ter uma ideia da importância do marketing no WhatsApp, uma pesquisa realizada pela Hootsuite mostrou que 68% dos entrevistados compraram produtos online nos últimos 30 dias e 45% deles o fizeram por meio de um smartphone.

Portanto, é muito importante fornecer produtos e serviços em um aplicativo móvel, pois a maioria dos clientes em potencial compram através de seus telefones celulares.

Dessa forma, até mesmo um distribuidor de piso vinílico pode vender através do WhatsApp. Ou seja, por meio desse app é possível estruturar estratégias de marketing e vendas direcionadas, além de alavancar outros recursos específicos do negócio.

No artigo de hoje, saiba por que o WhatsApp Marketing é um poderoso aliado para converter os clientes da sua empresa e como você pode usar o app para aumentar o reconhecimento da sua marca. Continue lendo!

O que é WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing é um tipo de marketing de mensagens que tem como objetivo melhorar o atendimento ao cliente das empresas, e com isso promover as marcas por meio do mensageiro instantâneo.

Ou seja, em outras palavras, o WhatsApp não é só um aplicativo para conversar com amigos e familiares, é também um canal que ajuda as marcas a alcançar um grande público e a construir relacionamentos fortes com os clientes para impulsionar as vendas.

Tanto que o próprio dono do aplicativo desenvolveu a versão do WhatsApp Business, que é um aplicativo desenvolvido pelo mesmo desenvolvedor para atender as necessidades das empresas.

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Dessa forma, além de responder às dúvidas dos usuários, os mais diferentes tipos de negócios, como fornecimento de peças de chumbador para piscina, ou vendas de roupas, podem se conectar com os clientes e destacar produtos e serviços.

Além disso, o WhatsApp Business oferece às empresas uma série de recursos, como criação de catálogos para exibir produtos e serviços, ferramentas de automação de respostas, categorização de mensagens e muito mais.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Estratégias de WhatsApp Marketing para os negócios

Agora que você já entendeu melhor o que é o WhatsApp marketing, vamos para as principais dicas para você aplicar na sua estratégia de uso da ferramenta.

Assim, qualquer empresa, desde uma empresa de gestão de obras até um e-commerce de semijoias podem alavancar seus negócios diretamente pelo aplicativo. Confira as dicas:

Relacionamento e atendimento ao cliente

Prestar um bom serviço de atendimento é fundamental para construir um bom relacionamento com os clientes.

Os recursos de mensagens do WhatsApp permitem atendimento exclusivo e personalizado, o que promove diversos benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da fidelização;
  • Fortalecimento do relacionamento da sua marca com seus clientes;
  • Promoção melhor dos serviços e produtos;
  • Geração de marketing boca a boca.

Ou seja, se você tem um negócio de serviço de cftv para condomínio, utilize o WhatsApp como forma de promover o marketing da sua empresa, construindo um relacionamento assertivo com seus clientes.

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Divulgação de novidades

O WhatsApp Marketing também visa promover novos produtos ou serviços, mas tome muito cuidado para não parecer muito invasivo e acabar gerando spam.

Realize essa estratégia de Marketing de WhatsApp para divulgar seus novos produtos ou serviços somente com clientes que aceitam receber as novidades, o que evita problemas para quem não quer receber essas informações.

Afinal, assim como uma empresa para funcionar bem precisa de alvará e aprovação de projeto de incêndio e outras medidas, é importante que os clientes aprovem suas ações de marketing para que dê certo essa comunicação.

Outra forma de fazer isso sem ser agressivo é por meio do status do WhatsApp, que permite compartilhar imagens ou vídeos de eventos que estão ativos 24 horas por dia e os clientes que tiverem números salvos poderão acompanhar.

Compartilhamento de conteúdo valioso

Assim como você pode enviar promoções e descontos para seus clientes, você também pode compartilhar conteúdos valiosos e ricos que interessam aos seus clientes. Isso transmite a ideia de foco no cliente e foco diferenciado que ajuda a reter os consumidores.

Com isso em mente, uma Empresa de Consultoria em Gestão Financeira que queira vender seus cursos de aperfeiçoamento para pessoas interessadas na área, é preciso primeiro fornecer conteúdos de valor gratuitamente, como um e-book, por exemplo.

E nada melhor do que o WhatsApp para fornecer esse tipo de conteúdo. Você pode enviar um link ou mesmo imagens com direcionamentos para os usuários acessem os conteúdos de graça.

Após construir esse relacionamento de confiança e fornecer conteúdos que agregam, pode ter certeza que os clientes interessados irão solicitar o curso ou produto que esteja vendendo. Essa é uma estratégia amplamente utilizada por empresas de diversos ramos.

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Envio de mensagens personalizadas

Crie uma conexão pessoal com seus clientes. Por exemplo, envie uma mensagem personalizada usando o nome da pessoa. Essa é uma estratégia do WhatsApp Marketing que mantém sempre uma relação amigável com os consumidores.

Portanto, procure construir um atendimento personalizado e humanizado, e assim os clientes saberão que estão se conectando com a empresa certa dentre muitas outras. 

Informações assertivas e automáticas

Equilibrar o número de mensagens enviadas aos clientes é fundamental. O ideal é que o cliente inicie a conversa e que a empresa o atenda sempre da forma mais rápida e objetiva possível.

Para isso, você pode usar o WhatsApp Business e facilitar a comunicação com mensagens automáticas. Por exemplo, se você vende produtos para indústrias, pode realizar sistema de mensagens automáticas com opções para os clientes.

Para exemplificar, você pode colocar:

  • Digite 1 para 3m epi onde comprar;
  • Digite 2 para obter suporte de atendimento;
  • Digite 3 para saber informações específicas sobre o produto;
  • Digite 4 para ver catálogo completo.

Esse é um exemplo de como a comunicação pode ser mais assertiva e objetiva, algo que muitos clientes valorizam.

Conteúdo viral

O marketing viral é uma ideia criativa e influente projetada para atingir o número máximo de pessoas rapidamente. O WhatsApp é o lugar perfeito para compartilhar esse conteúdo, mas tome cuidado para não atrapalhar a conversa com seus clientes por causa disso.

Promover as vendas

As vendas podem ser feitas pela própria plataforma. Se você fizer uma oferta ou promoção por meio do aplicativo, os clientes naturalmente aceitarão ambas e desejarão concluir o negócio.

Por isso é importante ter sempre um catálogo com seus produtos, seja ele PDF, e-commerce ou landing page. Assim eles podem escolher instantaneamente o que querem e fechar o negócio.

Conecte-se com clientes existentes

O WhatsApp não é uma ferramenta ideal para gerar leads ou se comunicar com clientes em potencial. No entanto, é também uma ferramenta-chave recomendada para atender usuários que já são clientes.

Como já mencionamos, lembre-se sempre de pedir algum tipo de permissão para poder enviar uma mensagem ao cliente para que não se torne algo intrusivo ou algum tipo de spam.

Afinal, assim como uma empresa precisa de aprovação da renovação alvará vigilância sanitária para funcionar bem de forma legalizada, é preciso também ter a permissão dos clientes para o envio de mensagens, ainda que sejam de clientes fidelizados.

Divulgação de serviços

Dependendo do escopo do seu negócio, os serviços podem ser prestados por meio do WhatsApp. A comodidade de trocar mensagens em tempo real cria um atendimento personalizado e único para cada cliente.

Lista de transmissão

Outro recurso muito útil é a lista de transmissão do WhatsApp. Lá você pode enviar a mesma mensagem para a lista de contatos que mantém seu número na agenda.

Esse recurso pode ser usado para compartilhar mensagens com novos serviços e lançamentos de produtos, ofertas especiais, descontos e muito mais.

Para isso, é recomendável que o cliente se registre nessa lista para que ele não acabe enviando ao cliente várias mensagens que ele não tem interesse em receber.

Grupos

Uma maneira de manter seus clientes interessados ​​é criar um grupo de qualquer pessoa com quem você compartilhe mensagens, vídeos e fotos das campanhas publicitárias de sua empresa. É importante lembrar de não bombardear seus contatos com essas mensagens.

Atendimento de pós-venda

Um bom trabalho de pós-venda é essencial para fidelizar o cliente. Após a venda, faça isso perguntando se ele teve uma boa experiência, participou de um bom evento e se o produto está em boas condições.

Após alguns dias, é importante realizar uma pesquisa de satisfação do cliente sobre seu produto ou serviço. Essas atitudes ajudam a construir uma relação mais próxima entre a empresa e o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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