O avanço da internet e da tecnologia, com toda certeza, foi uma revolução para o cotidiano de todas as pessoas, e com as empresas não seria diferente. Hoje iremos entender como planejar o seu e-commerce do zero de maneira prática e eficiente.
Todos os dias, novas formas de tecnologia são descobertas, facilitando ainda mais a rotina de todos que são afetados por ela, seja algo simples como uma ida ao caixa eletrônico ou pagar as suas contas, onde tudo pode ser feito, atualmente, por aplicativos.
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Com tal facilidade, é extremamente comum que novos modelos de negócio, mais complexos e mais difíceis de serem aplicados, viessem à tona e tentassem se envolver com a tecnologia, como um sistema de automação residencial.
Agora pense, e se a sua própria empresa entrasse no meio digital e começasse a vender e aumentar o seu alcance através dele? Foi exatamente com esse pensamento, além das inúmeras oportunidades de empreendedorismo, que surgiu o e-commerce.
Pode-se dizer que, diferentemente de hoje em dia, antigamente era muito mais difícil abrir uma empresa, começando pelo simples conceito de que uma indústria era um grande galpão com muitos funcionários e um dono que, necessariamente, precisava ser rico.
Hoje, tal conceito, embora seja verdade em muitos casos, caiu por terra pela facilidade em abrir o seu próprio e-commerce, seja ele focado em vender crochê, camisetas, cabide para banheiro ou serviços tecnológico e especializado em algum ramo que você conheça.
As plataformas online oferecem muitos cursos e outros modos, embora menos eficazes, gratuitos de se abrir um e-commerce e te ensinar a começar a empreender do zero. E são essas algumas das orientações e dicas que te passaremos hoje.
Planejamento é essencial
Começar seu e-commerce pode ser uma tarefa assustadora visto a quantidade de tarefas que devem ser cumpridas para que tudo ande conforme o planejado, mas assim como qualquer grande mudança, você precisa apenas do primeiro passo.
Portanto, seja para vender empilhadeira diesel ou investir em novas formas de serviços de entregas, ao criar o seu e-commerce, tenha em mente os seguintes critérios na fase de planejamento:
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- O que você pretende com o seu produto?
- Como você pretende comercializá-lo?
- Quais abordagens estarão disponíveis?
- Como você irá atender o público?
- Como fará a gestão e controle do negócio?
Começar com estas questões respondidas ou, ao menos, tendo uma boa ideia e conceito de como irá desenvolvê-las, já será um grande passo e estará na frente de muitos que, mesmo com seus comércios estabelecidos, fazem isso por inércia.
Uma das maiores vantagens do e-commerce é que ele não necessita que você tenha um total conhecimento técnico sobre todas as ferramentas para iniciar sua jornada de empreendedorismo, portanto estudar e se preparar é de suma importância.
Mesmo que seja pouco, tenha em mente o quanto dinheiro está disposto a investir. A boa gestão do capital e do fluxo de dinheiro do seu negócio é necessária, além de ser totalmente diferente vender a beleza das sacadas de vidro ou camisetas.
Pense no produto que comercializará, no público-alvo, como será o seu estilo de venda, como será sua identidade visual. Essas questões te orientarão muito bem caso pensadas desde o começo e, se você já tem um e-commerce, procure elaborar alguns desses critérios o mais rápido possível.
O caminho para criar seu e-commerce
Iremos abordar agora um passo a passo de como iniciar o seu e-commerce da forma mais prática possível. No caso de não ter aplicado esses passos quando criou o seu e-commerce (se já tem um), elabore estratégias para adaptar essas orientações o mais rápido possível.
Sendo que os principais pontos são:
01 – Tenha bem definido seu produto e público-alvo
O que você oferecerá aos seus clientes? Peças de automóvel? Itens de colecionador? Serviços de monitoramento de alarme? Independentemente do que seja, esse é o primeiro passo para se abrir um e-commerce: ter bem definido o produto comercializado.
Mesmo que sua opção seja vender produtos variados, é preciso que você foque em um determinado produto e que entregue um resultado de qualidade para os seus clientes. Sem um bom produto, é muito provável que seu negócio esteja fadado ao fracasso.
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E conheça seu produto. Saiba quanto custa para comprá-lo ou produzi-lo, tenha uma boa relação com seus fornecedores, saiba o material que é utilizado no produto, conheça seus maiores concorrentes e os mais relevantes no mercado. Estude sobre o que venderá.
Além de conhecer o produto, é importante saber e entender quem é o seu público-alvo, já que de nada adianta você comercializar uma furadeira parafusadeira elétrica para um público que deseja comprar um celular da última geração.
É o seu público quem lhe dirá, de forma direta ou indireta, se o produto que você oferece é de qualidade, se o atendimento está bom, se falta algo, fazendo com que você sinta isso nas vendas e engajamento com a sua marca.
02 – Defina a sua plataforma
Defina qual será a plataforma utilizada para divulgar e, acima de tudo, vender e oferecer seus produtos, afinal, eles precisam estar localizados em algum servidor, site ou página para que você de fato lucre com a venda deles.
Existem diversos sites nos quais você tem acesso a um domínio próprio para hospedagem da sua loja virtual, muitos com planos mensais, semestrais e anuais. Obviamente, quanto mais você conseguir investir, melhor serão os benefícios.
Atente-se também nas possibilidades de integração com sites que podem te ajudar em diversos aspectos, como na hora do pagamento ou na questão de marketplaces com diferentes ferramentas disponíveis.
03 – Facilite as formas de pagamento
Não estamos dizendo que você não deve se preocupar com a forma como os clientes adquirem seus produtos, e sim, configurar na maneira correta para que seja o menos burocrática possível, seja na hora de comprar tela alambrado ou uma camiseta.
Procure sempre por maneiras e parceiros que façam o seu cliente se sentir mais seguro e confiante na hora de realizar o pagamento, além de, obviamente, fornecer toda a estrutura de boas empresas que trabalham com cartões.
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Tais empresas entram em contato com a agência bancária, verificam se tudo em sua conta está em ordem, liberam o dinheiro, mas tudo com a segurança de dados dos clientes em pouco mais de alguns segundos. Então, forneça várias opções para não perder clientes.
04 – Tenha um ambiente agradável
Assim como a montagem de painel elétrico, a sua loja também deve estar bem organizada e com uma forte identidade visual para que os seus clientes se sintam bem comprando nela, criando um ambiente de compra agradável.
Assim como em uma loja física, o cliente tem que ver a organização e fluidez de sua loja, saber onde fica cada coisa e se está funcional. Crie painéis de forma que os produtos lembrem um supermercado e cada sessão tenha um respectivo produto.
05 – Saiba se divulgar
De nada adianta ter os melhores produtos e serviços, a melhor loja com as melhores ofertas e seguir todos os passos que comentamos até o momento se não for realizado uma forte e assertiva divulgação de sua loja virtual.
Hoje em dia, a força das redes sociais tem se mostrado cada vez mais influentes na vida das pessoas. Elas passam horas nelas, seja vendo fotos e atualizações de alguma celebridade que goste ou conversando com outras pessoas.
Saber utilizar esses canais de comunicação pode ser a chave de um negócio de sucesso ou um possível fracasso. O Facebook e Instagram, por exemplo, são os queridinhos do público e todos estão lá. Não desperdice essa chance!
Tais canais também criam um maior engajamento com o seu público, fazendo com que os conheça melhor e saiba exatamente qual o próximo passo de sua empresa, oferecendo novos produtos e serviços que seus leads querem consumir.
06 – Utilize os dados para análise
Tão importante quanto seguir todas as orientações disponibilizadas até o momento, é a hora de coletar os resultados obtidos, através de suas vendas, e analisá-los de forma fria e correta, sem se iludir ou ser leviano com possíveis falhas e imprevistos.
Existem diversas ferramentas, como o próprio Google Analytics, que podem ajudar tanto empresas melhores consolidadas no mercado quanto outras que estão começando a gerir melhor os seus resultados.
Fazer uma boa gestão dos dados é de extrema importância para que a empresa saiba onde está acertando e onde pode melhorar, pois continuar vendendo algo que não dará retorno pode ser um desperdício de investimento.
Conclusão
Espero que tenha entendido melhor como planejar um e-commerce, seja a sua empresa novata ou consolidada. Adapte as dicas à realidade de seu negócio e seja criativo com as soluções que serão abordadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.