Como tornar o seu site mais visível no Google

16 de dezembro de 2022

Você sabia que a visibilidade no Google é uma das melhores formas de fazer com que seu site seja visto e encontrado por clientes? Mais ainda, essa é uma das melhores formas de fazer com que seu negócio se mantenha competitivo? Descubra a importância e como se tornar visível no Google neste post.

O Google deve ser um dos principais parceiros dos empreendedores que desejam ter um diferencial para sua marca. Isso porque a plataforma é referência quando o assunto é acesso do público e posicionamento no mercado, visto que é a primeira procura quando as pessoas possuem alguma dúvida.

Consequentemente, uma boa classificação nas pesquisas na plataforma ajuda a garantir mais vantagens, visibilidade e benefícios para o seu blog, site ou e-commerce frente ao público. 

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Diante disso, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas quando se deseja estar no topo dos resultados mecanismos de buscas. 

Por exemplo, existem técnicas de SEO, que visam a otimização para a leitura dos mecanismos de busca, assim como o conhecimento acerca da palavra-chave que interessa o cliente, como pode ser o caso de pesquisa sobre “placa de acrilico transparente 2 metros” para quem procura tratamentos que utilizam esse método. 

Isso porque estudar os termos é uma excelente possibilidade de fazer com que seu negócio seja visto, atraindo mais potenciais clientes. 

Por isso, vamos trazer dicas sobre como é possível fazer com que seu site seja mais visível no Google. Acompanhe a seguir!

O que é SEO - Visibilidade no Google

O que é SEO – Visibilidade no Google

Por que é importante ter um site visível no Google?

O Google é a principal ferramenta quando falamos sobre possibilidade de realizar pesquisas na internet. 

Dessa forma, as empresas estão em constante disputa para aparecer nas primeiras posições do ranking durante a pesquisa do cliente. Mas, qual é a importância dessa visibilidade?

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Com a ascensão da internet nos últimos anos, as empresas têm visto a grande importância da internet, sobretudo, quando falamos sobre vendas e promoção da marca. Afinal, quem é encontrado e visto pode construir mais credibilidade e uma maior base de clientes.

Atualmente, estamos diante de um novo consumidor, que não faz a compra direta de um produto e sim, que realiza pesquisas para conseguir chegar a conclusão de qual é a empresa que oferece a melhor solução e com a qual mais se identifica ao se relacionar. 

Dessa forma, as empresas têm buscado se adaptar ao meio digital por meio da criação de conteúdo relevante e de qualidade. Isso permite a melhora do ranqueamento do site no Google, que traz como vantagens:

  • Mais pessoas passam a visualizar o negócio;
  • Diferencial competitivo é ampliado frente a concorrência;
  • Aumento do número de vendas e de clientes ativos;
  • Lucratividade pode ser ampliada.

Ou seja, como o Google é a principal ferramenta de pesquisa na internet, sua empresa precisa estar nesse ambiente para se destacar. 

A partir desses benefícios, vamos conhecer 6 dicas fundamentais para o sucesso da sua empresa no modelo de consumo online.

6 dicas importantes para tornar o seu site visível 

A partir do entendimento sobre o Google e a importância que essa plataforma tem para tornar o seu site ainda mais visível para o público, é essencial conhecer as 6 dicas que separamos para que você consiga se destacar nas Serps (página de resultados) dessa plataforma. Acompanhe a seguir!

  1. Produza um conteúdo com qualidade

A primeira dica que apontamos neste texto é a produção de um conteúdo de qualidade para o seu público-alvo. 

Essa produção depende de um conhecimento prévio para identificar qual é o público-alvo da sua empresa de junta de vedação, assim como os assuntos que são relevantes para eles. 

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Os princípios que envolvem um conteúdo de qualidade são direcionados, portanto, a um entendimento sobre os gostos, hobbies e assuntos de relevância para o público, assim como técnicas de marketing que devem ser inseridas no material, como palavras-chave e boa legibilidade.

Se o conteúdo não for relevante, ele não chamará a atenção do cliente e, com isso, sua empresa não atingirá o objetivo de posicionamento. 

O conteúdo de qualidade depende também da aplicação adequada de diferentes formatos, levando em conta o entendimento sobre a produção textual, de vídeo e de imagens, conforme o público e objetivos do material desenvolvido.

Assim, a produção de conteúdo também demanda um planejamento e análise dos canais em que ele será publicado. 

  1. Conheças as palavras-chaves

A técnica direcionada para o conhecimento das palavras-chaves é essencial dentro da empresa, sobretudo, quando falamos em uma melhora da visibilidade no Google. 

Essas palavras consistem em pesquisas, ou seja, nos temas que são buscados pelos potenciais clientes. Um exemplo é a identificação do termo “eliminador de ferrugem” como uma pesquisa frequente para quem atua no setor.

Deste modo, após a pesquisa, é importante adequar os conteúdos e páginas para que tenham esses termos de interesse do público, desde que realmente se relacionem com o serviço oferecido. No caso do exemplo, a aplicação por assistências e empresas de manutenção seria o ideal. 

Com isso, se as palavras estiverem de acordo com o que o público pesquisou, seu site terá um bom posicionamento. 

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A escolha de palavras-chaves faz parte da inserção das técnicas de SEO, que visam a otimização dos mecanismos de busca.

Isso é importante porque contribui com o ranqueamento do seu site, leitura dos algoritmos e para que o público encontre exatamente o que procuram na web ao se deparar com seu site e os termos usados.

Para conhecer as melhores palavras-chaves para seu segmento existem algumas técnicas que podem ser implementadas, como estudo do público, mas também alguns aplicativos e softwares que contribuem para indicar os temas mais relevantes e pesquisados no setor, inclusive ferramentas do próprio Google. 

  1. Estude a concorrência 

Assim como o conhecimento do seu público-alvo é essencial para que a empresa conheça a melhor linguagem e possa atingir as pessoas certas, o estudo da concorrência também é um quesito que merece atenção. 

A concorrência pode ser direta ou até mesmo, indireta (quando existe possibilidade de realizar parcerias com essa ação). 

Entender o que a concorrência está fazendo é importante porque ajuda o seu negócio a se diferenciar e identificar as melhorias e ajustes que podem ser feitos. 

Isso faz parte da análise sobre quais são seus pontos fortes, fracos, assim como quais situações podem trazer ameaça e oportunidades ao seu negócio de higienização de uniformes. Ou seja, a análise swot e de desenvolvimento da sua marca.

Assim, o estudo deve entender o cenário em que o negócio está inserido para fazer o desenvolvimento da melhora forma.

Ou seja, essa é uma forma de você conseguir sair mais forte de qualquer situação de ameaça. 

  1. Utilize alt nas imagens 

O alt tag nas imagens é outra técnica importante no momento de tornar o seu site mais visível no Google. 

Essa técnica faz parte de um processo de programação que é utilizado para disponibilizar a descrição de uma imagem.

Isso pode ser vantajoso no momento em que ela não é carregada em seu site, bem como para auxiliar pessoas com problemas de visão a entenderem as ilustrações que compõem o conteúdo.

Mais ainda, esse é um recurso que pode ajudar no posicionamento da sua página no Google ao reforçar a adequação ao tema proposto e por ampliar os locais de posicionamento, como o Google Imagens. Por isso, deve ser considerado como indispensável. 

Por exemplo, se você realizou a fotografia de um laser fracionado preço é muito importante que ao subir a imagem no seu site essa foto seja renomeada para “aparelho de fotodepilação marca x”. 

Isso é importante porque faz com que seu site tenha uma melhora do posicionamento em sites de busca e que sua fotografia também tenha uma boa classificação durante a busca por imagens no Google. 

  1. Utilize a palavra-chave escolhida na URL

Você já deve ter compreendido que as palavras-chaves são de extrema importância para as estratégias de comunicação e marketing de sua empresa, afinal, elas que alinham o conteúdo, tema e demais aspectos de um conteúdo.

Já a sua URL é o endereço de suas páginas online, e podem compreender links que direcionam para o site de automacao predial, por exemplo.

Por conta dessa rede que pode ser criada a partir dos hiperlinks, é essencial que você personalize esse endereço com o objetivo de favorecer a classificação, incluindo as palavras-chave ou o assunto disponível na página.

Dessa forma, a recomendação é que a palavra-chave esteja presente na URL.

Isso quer dizer que se sua palavra-chave for “brinquedos para pets em São Paulo”, é importante personalizar a sua URL com a inserção deste termo.

 Isso faz com que o Google posicione melhor sua página durante uma pesquisa, além de associar o conteúdo à página. 

  1. Invista em um design responsivo para o seu site

Nossa dica final para sua empresa, seja ela um empório de doces gourmet ou responsável pela instalação industrial elétrica, é a aplicação de um site efetivo e intuitivo.

Mais ainda, se você deseja ter um destaque competitivo é preciso investir em um design responsivo para o seu site. 

Um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes dispositivos, seja em um celular ou em notebook, por exemplo.

Como há cada vez mais telas diferentes sendo usadas para realizar pesquisas, o Google analisa vários indicadores para conseguir melhorar o ranqueamento de um site e apresentar a melhor experiência para os usuários. 

Com isso, um desses indicadores diz respeito à estrutura do site, ou seja, ao seu layout se adequar corretamente para os usuários navegarem. Inclusive, esse se torna um fator determinante para o posicionamento. 

Ou seja, se o site tiver um layout ruim, baixa velocidade de carregamento e até a falta de mecanismos de segurança da informação do cliente, o Google não irá ranquear bem o site. 

Por isso, é essencial que a empresa tenha atenção à parte estrutural, levando em conta um bom layout, velocidade de carregamento, acessibilidade, design responsivo e, até mesmo, incluir mecanismos de segurança da informação. 

Aspectos conclusivos

Neste artigo, exploramos a importância do Google para as empresas em um cenário que é cada vez mais digital. Não dá para fugir dessa realidade ou deixar de explorar as potencialidades que este ambiente pode trazer. 

Por isso, se você deseja aumentar o número de aluguel de aparelhos de estética, assim como as vendas da sua empresa, é essencial que você se atente a alguns aspectos relacionados à publicação de conteúdo na internet, assim como a qualidade que esse conteúdo tem para o seu público.

Esses aspectos são importantes porque ajudam a garantir uma boa visibilidade para a sua empresa, além de fazer com que as campanhas de comunicação e marketing tenham maior assertividade e autoridade junto ao público.

Diante dessas orientações, não perca mais tempo e passe a visualizar os benefícios de aplicar estratégias de ranqueamento para a sua marca se destacar na internet e no principal buscador: o Google.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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