Como usar a identidade visual de forma eficiente?

20 de agosto de 2021

A identidade visual é um elemento muito importante para o marketing como um todo, pois trata-se da forma como as pessoas vão enxergar sua marca, o que tem um impacto muito importante em como você irá trabalhar.

Esse elemento é basicamente a construção de diversos fatores essenciais para refletir sua marca, nome, ideia ou ainda para identificar um determinado produto ou serviço para conseguir, por exemplo, trabalhar com chapas de policarbonato.

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Quando você une todos estes conceitos, consegue criar uma estrutura muito mais forte para apresentar sua marca no mercado, apresentando de forma visual sua missão, visão e valores.

Isso faz com que as pessoas comecem a criar uma identificação, o que é fundamental para criar um sentimento de aproximação com seus consumidores, que identificarão no ato quando encontrarem algum elemento de destaque. Por isso, é importante criar esse tipo de estrutura.

A identidade visual é uma forma de representar fisicamente o conceito do que você deseja apresentar com a empresa. Por esse motivo, é preciso estar atento aos vários detalhes que você precisa para conseguir criar uma boa identidade visual.

O primeiro passo é saber diferenciá-la no mercado. Imagine uma empresa no segmento de brindes personalizados, nesse caso, é importante que sua identidade visual seja única, para conseguir, por exemplo, destacar-se das demais empresas de bolsas personalizadas para brindes.

Algumas empresas possuem uma imagem tão bem trabalhada que simplesmente ao verificar as cores ou a tipografia desse tipo de ação, conseguem identificar de qual empresa se trata. Por isso é tão importante ser único em sua estrutura.

Quando você utiliza elementos de identificação visual que uma empresa maior já utiliza, pode ficar apagado, o que não é condizente com a ideia que você está tentando trabalhar.

Dessa forma, é importante saber como lidar com sua identidade visual da maneira correta, conseguindo conquistar a atenção e o interesse dos consumidores e garantindo um resultado mais efetivo de suas ações de venda de produtos como caneca de acrílico personalizada.

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Por que trabalhar em sua identidade visual?

O conceito de utilizar a identidade visual para uma marca é muito importante para o desenvolvimento da mesma.

Esse tipo de ferramenta se torna como um DNA da empresa, servindo como principal meio de identificar em qualquer situação seu empreendimento.

Por isso, é importante trabalhar com uma ferramenta de qualidade, uma marca forte e que será lembrada no mercado, em grande parte por conta de sua identidade visual.

Algumas empresas ficam tão conhecidas em sua área de atuação que se tornam referências.

Muitos produtos conhecidos do público, como as hastes flexíveis para limpeza auricular, as fotocópias e outros elementos, se tornaram mais populares pelo nome de uma marca que toma a frente da concorrência do que o próprio produto.

Isso faz com que muitas pessoas nem sequer saibam o nome original do produto, tamanho é o trabalho em cima da identidade visual da marca em questão. 

Para isso, é importante que você consiga trabalhar com o máximo possível de qualidade nesse tipo de ação, independentemente do produto a ser comercializado, seja uma peça de roupa ou um papel para modelagem, o primeiro passo que você deve conquistar é o reconhecimento.

Todo o processo para criar uma identidade visual passa pela necessidade de trabalhar o reconhecimento do público, que identifica imediatamente seu trabalho e fará a associação com a empresa e seus produtos.

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Dessa forma, você alcança um resultado muito mais satisfatório para conseguir trabalhar com qualidade esse tipo de ação, garantindo um reconhecimento muito maior para sua marca, principalmente se você consegue vincular a proximidade com os consumidores.

Existe uma série de detalhes importantes para conseguir compor em sua totalidade sua identidade visual. 

É preciso pensar em cada detalhe para conseguir encontrar as melhores condições para esse tipo de atividade, como:

  • Logotipo;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Decorações;
  • Slogans.

Todos os detalhes que tornam sua empresa mais conhecida são relevantes para esse tipo de atividade, tendo um forte impacto em suas escolhas de design e de estrutura.

Desenvolvendo sua identidade visual

Muitas empresas ainda tem dúvidas quanto ao processo de criação desse tipo de estrutura. É importante ter em mente que você precisa conhecer muito bem sua empresa e identificar suas principais qualidades para conseguir passar isso no design.

Além disso, a criatividade e a inovação devem ser o foco desse tipo de atividade, garantindo uma estrutura muito mais qualificada para a montagem dessa estrutura, o que acaba sendo muito importante para criar esse tipo de ação.

Quanto mais você trabalha para conseguir explorar estes recursos, maior será o potencial de atingir o público em cheio com sua identidade visual, criando algo interessante e duradouro, que acabará alavancando sua empresa no mercado e posicionando-a corretamente.

Entendendo seu público

O primeiro passo para criar uma boa identidade visual, é saber com quem você está se comunicando. 

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Por exemplo, empresários no segmento mobiliário precisam se preocupar com diversos fatores na produção e comercialização de seus produtos. Se tratando de móveis, um desses fatores é a proteção contra umidade dos que estão em estoque ou sendo transportados. 

Quem poderá sanar este tipo de problema é um fabricante de filme stretch e para se conectar com o seu cliente, ele deverá criar uma identidade visual baseada nos interesses dessa parcela de público interessado. 

O grupo de pessoas físicas ou jurídicas com desejos e interesses em comum, cuja propensão para comprar em sua empresa é maior, se chama público-alvo.

Esse perfil é muito importante para começar a identificar as ações que funcionarão com mais qualidade para sua empresa.

Entretanto, esta ainda é uma métrica muito genérica, que pode deixar algumas perguntas sem resposta. Para garantir maior efetividade junto a seu público, o ponto-chave é criar personas.

Uma persona é a idealização de um cliente, uma figura fictícia que tem um grande potencial de engajamento, em grande parte porque ela extrapola o processo gerado pelo público-alvo. Uma persona é muito mais complexa em sua essência.

Mais do que simplesmente passar dados físicos para a persona, como nome, endereço e profissão, ela ganhará todo um perfil psicológico para ajudar a empresa a tirar dúvidas com relação a novos produtos e novos serviços.

Trabalhe com planejamento estratégico

Depois de identificar seu público corretamente, é hora de fazer um planejamento adequado para a comunicação com estas pessoas.

Para exemplificar, se você atua vendendo roupas artesanais, sua função enquanto profissional é comunicar-se com clareza com todas as pessoas interessadas, fazendo isso da melhor forma possível para vender seus produtos, como camisetas bordadas, shorts estampados e afins.

Quando você cria um briefing de qualidade, as informações serão mais do que o suficiente para que designers possam trabalhar na identidade de sua marca, para que ele crie algo adequado e satisfatório para sua empresa.

Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir representar todos os seus objetivos e principais elementos de trabalho em sua identidade visual, criando um elemento muito mais interessante para o trabalho.

Reunião de brainstorm

Este é um ponto muito importante, sobretudo para empresas que possuem equipes de criação. O brainstorm é o momento de liberar suas ideias, expô-las e identificar quais são as melhores possibilidades para conseguir uma boa identidade visual.

O brainstorm é uma forma eclética e mais efetiva de toda a equipe fazer parte desse momento de criação em diversos tipos de negócio, como uma fábrica de toldos, por exemplo.

Isso faz com que a equipe se sinta mais valorizada e parte da companhia, uma vez que percebem que suas vozes são ouvidas e que suas idéias não são descartadas.

Isso acaba mexendo com a motivação de seus profissionais, que estarão mais que prontos para trabalhar nesse tipo de atividade depois de criado todo o processo de identidade visual e de marketing digital para explorar esses elementos.

Crie protótipos

O ser humano é muito visual. Por isso, você precisa apresentar elementos consistentes quando estiver estruturando sua identidade visual.

Não adianta apenas falar sobre como você deseja que o resultado final fique, é importante mostrar através de protótipos como a sua identidade será finalizada.

Dessa maneira, você consegue identificar elementos de qualidade e pontos que precisam ser alterados para trabalhar com o preço corte a laser.

Quanto mais estruturado o planejamento for, menor é a chance de você conseguir resultados satisfatórios com esse tipo de ação.

Apresentação de resultados

Seus colaboradores, que formam o público interno da empresa, precisam estar cientes de cada alteração ou mudança que será feita no âmbito do design.

Dessa forma, é importante que você tenha um diálogo amplo e aberto com seus companheiros de trabalho.

Quando os colaboradores da empresa conseguem compreender o conceito do local, é interessante que eles saibam como trabalhar essa identidade com mais qualidade e uma estrutura melhor para lidar com esse tipo de ação.

Considerações finais

Trabalhar a identidade visual de sua empresa é um passo importante para conseguir melhores resultados. Esse tipo de ação é muito importante para garantir seu sucesso, sobretudo com relação a forma como você é enxergado no mercado.

A identidade visual é um importante apelo para que você consiga conquistar resultados cada vez mais satisfatórios, conseguindo ser lembrado com frequência pelo público quando o mesmo tiver algum tipo de problema que você possa solucionar.

Portanto, saber trabalhar com esse tipo de ação é importante para você conseguir se tornar uma liderança no mercado de trabalho em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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