Saiba como utilizar corretamente o Rich Media

15 de dezembro de 2022

No artigo de hoje abordaremos o Rich Media, compreendendo sua definição, porque investir nessa área e várias dicas.

A mídia interativa é importante pois cerca de 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais, e ele as processa em uma velocidade 60 mil vezes maior do que a escrita.

Dessa forma, as empresas precisam inovar cada vez mais em suas campanhas publicitárias, indo muito além dos simples textos, e é nesse contexto que surge o Rich Media.

Publicidade:

Este conteúdo te explica o que são, como funcionam, bem como suas principais vantagens para os negócios.

O que são Rich Media?

Rich Media ou mídia interativa trata de uma publicidade digital composta por diversos recursos, como:

  • Vídeos;
  • Fotos;
  • Imagens;
  • Links;
  • Animações;
  • Jogos.

De forma diferente do anúncio padrão, no qual a informação textual é hegemônica, neste tipo de mídia, a informação é predominantemente interativa e visual.

Podendo ser criados em HTML5 por um bom designer ou utilizando o Google Web Designer, eles podem ser rodados em diversas plataformas de anúncios digitais.

As plataformas mais utilizadas para essa finalidade são o Google Ads, LinkedIn Ads e Facebook Ads. Vamos conferir algumas das vantagens desse tipo de publicidade para sua empresa de ar condicionado instalação.

Interatividade

Os Rich Media podem ser totalmente interativos, de forma a envolver e engajar o visitante de uma forma que o anúncio textual não consegue. 

Um exemplo interessante é uma mídia interativa em formato de jogo virtual, onde o visitante consegue realizar pequenas ações dentro da própria publicidade, seja conduzindo um elemento por meio do cursor ou clicando em determinados locais na tela.

Publicidade:

Com esse recurso a atenção aumenta e no fim haverá curiosidade para procurar saber um pouco mais sobre aquela solução anunciada.

Experiência do usuário

Os Rich Media tem como uma de suas principais vantagens o fato de trazer liberdade para os visitantes. Diferentemente de um anúncio pop up, na mídia interativa o visitante pode escolher se quer ou não interagir com o conteúdo.

Isso torna esse tipo de publicidade uma alternativa bem menos invasiva de chamar atenção e reter leads para sua empresa de mourão de concreto.

Acompanhamento de métricas

Mais um ponto a favor dos Rich Media é que eles fornecem um volume bem maior de métricas para serem analisadas.

Dados e métricas são extremamente importantes para acompanhar o desempenho de uma campanha e alinhar ações estratégicas, como bem sabe quem trabalha com mensuração de resultados.

Aplicando os Rich Media você consegue saber quantas vezes o vídeo foi assistido, durante quanto tempo, bem como quais links e elementos chamaram mais atenção.

Por que investir em Rich Media?

É fundamental investir em Rich Media porque no mundo digital nada mais pode ser monótono. As publicidades estáticas e sem vida já não têm mais vez. Em um universo complexo e dinâmico, é importante que anúncios sigam o mesmo caminho para conquistar visitantes.

Para garantir campanhas mais certeiras, as organizações, como uma empresa de impermeabilização de lajes, precisam colher dados que seriam impossíveis de serem medidos na publicidade tradicional.

Publicidade:

Aplicando a mídia interativa, você será capaz de aumentar a taxa de visualização, conversão e cliques, bem como incentivar de forma não invasiva e sutil o engajamento e a interação com seus leads.

Ao chegar até aqui, você já deve ter percebido que os Rich Media estão baseados na experiência digital do usuário. A mídia interativa é essencial para a obtenção de resultados impactantes, que elevarão sua taxa de sucesso.

Crescimento de Rich Media

Ainda que não sejam muitas, as estatísticas sobre Rich Media apontam para um cenário promissor. O site Statista indica uma curva de crescimento acentuada, com investimento em 2019 de até US$12,9 bilhões só nesse tipo de anúncio nos Estados Unidos.

Temos também um relatório publicado pela Y Digital Media, mostrando a performance superior do formato em relação aos tradicionais anúncios.

A taxa de cliques (CTR) em Rich Media é de 0,44%, em banners com vídeos ela é de 0,39% e nos banners convencionais de apenas 0,14%.

Perceba a importância das mídias interativas para as estratégias digitais de sua empresa fabricante de luvas EPI. 

Rich media no Brasil

Não temos muitas estatísticas a respeito do Rich Media e sua performance no Brasil, mas cruzando alguns dados, temos pistas de quão promissor esse segmento é.

A Y Digital Media diz que o mercado de mobile marketing no Brasil movimentou em 2021 cerca de US$5 bilhões.

Publicidade:

Considerando que a curva de crescimento do setor de Rich Media é elevada, concluímos que boa parte desse mercado deve fluir para os anúncios interativos nos próximos anos.

Onde investir em Rich Media?

Outra característica de Rich Media é que ela pode ser explorada em quase todas as principais plataformas de anúncios digitais.

Google Ads

Para colher bons resultados com o marketing digital é preciso utilizar a maior plataforma de anúncios do mundo.

Segundo dados do site Statista, entre 2019 e 2020, a receita gerada pelo Google Ads passou de US$134,81 bilhões para US$146,92 bilhões, mostrando um salto de 8,1% de um ano para o outro.

Sendo mais que um bom resultado, isso já é um indicativo claro da importância de fazer anúncios para sua empresa de impermeabilização de laje na plataforma do Google.

LinkedIn Ads

O LinkedIn é outra plataforma em constante crescimento: uma rede social orientada para negócios e contatos profissionais.

Segundo seus gestores, suas receitas vêm aumentando cerca de 20% anualmente, graças aos mais de 706 milhões de usuários em todo o mundo.

Destacamos aqui que o Brasil é o quarto país com o maior número de perfis cadastrados, de forma que até 2019 havia 34 milhões de contas ativas.

Então se o seu público está no LinkedIn, você certamente deve anunciar por lá e usar a mídia interativa ao seu favor.

Facebook Ads

Não podemos deixar a maior rede social do mundo em número de usuários de fora ao falar de Rich Media.

De acordo com o relatório Facebook Q4 2019 Results, no ano de 2019 as receitas em anúncios aumentaram em 35%, gerando um retorno recorde de US$20,7 bilhões.

Partindo desses dados que expomos para você, certamente fica claro que qualquer investimento em mídia paga ou Rich Media de sua empresa de elevador hidráulico, tem que passar por pelo menos uma dessas plataformas.

Quais são as melhores práticas de Rich Media?

Como você pode ver, o que não falta são alternativas para aproveitar todos os recursos incríveis oferecidos pelo Rich Media.

Inicialmente, esse é um leque de opções tão amplo que pode até mesmo confundir aqueles que estão mais habituados aos formatos tradicionais.

Para que isso não aconteça, pontuamos aqui três práticas altamente indicadas para você começar bem. Seguindo esses princípios certamente você irá alcançar resultados espetaculares.

Invista bastante em vídeos

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, 73% dos usuários brasileiros têm o costume de compartilhar vídeos e conteúdos audiovisuais de terceiros em suas redes sociais.

O fato é que a maior parte dos formatos em Rich Media se baseia em vídeos, ou incluem esse tipo de conteúdo, então é um erro deixar de aproveitá-lo em sua estratégia.

O melhor é que esse formato propicia métricas ainda mais avançadas, como tempo médio de visualização e conclusões de vídeo, permitindo um fino ajuste nas campanhas de sua subestação de energia.

Pense em interatividade e diversão

Os conteúdos de Rich Media devem ser pensados como meios de atrair e converter, mas sobretudo como uma forma de entreter.As possibilidades são infinitas e vão depender da criatividade e do trabalho competente junto a um desenvolvedor ou game developer.

Um exemplo interessante é um anúncio expansível de um curso de inglês, que ao abrir mostra um quiz com traduções certas e erradas. Então para cada resposta certa, o visitante poderia receber um cupom de desconto ou uma mensalidade grátis.

Seja inovador sem ser invasivo

Ressaltamos aqui novamente o fato dos anúncios em Rich Media se basearem totalmente na experiência do usuário. Em vez de pop ups entram os anúncios com carregamento discreto que só mostram seu conteúdo ao serem clicados ou quando o cursor do mouse está em cima deles.

Ao elaborar as campanhas para sua empresa de locação de retroescavadeira tenha sempre muita criatividade, respeitando a liberdade do usuário de visualizar ou não seus anúncios.

Considerações finais

Fique sabendo que sua empresa não precisa ser uma produtora de Hollywood para produzir campanhas em Rich Media que atraiam e convertam.

Apostando em um bom treinamento em ferramentas com o Google Web Designer, é possível criar campanhas atrativas e alinhadas aos bons princípios de usabilidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap