Como utilizar o Telegram para marketing e vendas

11 de agosto de 2022

Diante do crescimento e propagação do Telegram, essa plataforma tem tido um destaque único e aos poucos as estratégias através desse meio têm sido uma das grandes soluções para as empresas.

O Telegram conta com mais de 400 milhões de usuários ativos, assim através desse meio se tem uma quantidade considerável de mensagens, fazendo com que de fato essa rede seja um dos caminhos para interagir e estar mais próximo do público.

Para se ter ideia, a proporção e crescimento desta plataforma tem sido tão grande que em termos de assertividade e maior aprofundamento nos contatos, ela tem desbancado redes que são mais populares e tem muito mais usuários.

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Diante desses benefícios e de toda a propagação dessa rede, se tornou praticamente impossível o marketing das empresas não considerá-la e começar a conhecer e trabalhar estratégias através do Telegram.

Dessa forma, desde a venda de um sistema de alarme de segurança residencial a venda de roupas e acessórios esportivos, considerar o Telegram é um passo assertivo, visando estabelecer esse relacionamento e ter cada vez mais relevância diante do público.

Afinal, ao considerarmos essa evolução do comportamento dos clientes, ser uma empresa que soluciona os problemas e preserva essa interação nas redes faz com que se tenha um diferencial e vantagens únicas ao se comparar a outras empresas.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre o Telegram, fazendo com que você entenda suas funcionalidades e principalmente formas de utilizá-lo estrategicamente para o marketing e das vendas da sua empresa. Vamos lá!

O que é o Telegram?

O Telegram foi lançado em 2013 pelo russo Pavel Durov visando justamente ser uma das soluções para as trocas de mensagens, oferecendo um cenário vantajoso para interações, conversas e afins.

No primeiro momento o acesso a essa plataforma só era possível através do Android, mas atualmente essa rede pode ser acessada por qualquer dispositivo, tendo de fato essa ampla utilização a seu favor.

Por ser eficiente na troca das mensagens instantâneas, o app tem conquistado o respeito e atenção do público e cada vez mais as equipes de marketing têm considerado esse meio para desenvolver e aplicar suas estratégias.

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Através do Telegram se tem uma troca de mensagens, envio de áudios, conversas em grupos e um ambiente totalmente propício a promoções de conteúdos e a um relacionamento com os seus consumidores.

Assim, uma empresa de serviços de execução e manutenção de jardins, ao buscar ter contatos mais profundos e se aproximar do público sem ser invasivo, o uso do Telegram é perfeito, possibilitando uma interação positiva através de cada contato.

Além disso, a plataforma tem seu funcionamento de uma forma prática de ser entendida, tendo pontos de semelhança com outros aplicativos de mensagem, fazendo com que de fato explorar e acessar essa rede seja algo sem muitas dificuldades ou desafios.

Funcionalidades do Telegram

Um dos principais motivos para que as equipes de marketing considerem o Telegram nas suas estratégias é justamente as funcionalidades desta plataforma, assim garantindo cenários totalmente vantajosos através da sua utilização.

Dentre as funcionalidades que merecem destaque e são primordiais através das estratégias são:

  • Tamanho do anexo;
  • Personalização;
  • Grupos;
  • Sincronização.

Com isso, fica claro que, ao incorporar o Telegram nas estratégias da sua empresa, se tem possibilidades únicas, fazendo com que esse fator se torne um elemento-chave para a sua empresa no contato com o público.

Entretanto, para que fique claro em sua mente as funcionalidades desta plataforma, confira as características de cada ponto destacado e entenda ainda mais a amplitude da ferramenta.

Tamanho do anexo

A plataforma permite que se mande arquivos de até 1,5 GB, o que a torna o local perfeito para que as empresas trabalhem suas campanhas, além de ser o meio ideal para mandar informações sobre o lançamento de uma nova telha cerâmica americana mesclada e afins.

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Ao ser comparado com outros aplicativos de mensagens, em termos de arquivo e dessa capacidade, o Telegram se mostra anos luz à frente, gerando essas possibilidades importantíssimas para uma aproximação e atendimento ao público.

Personalização

Para iniciar a utilização do Telegram é necessário ter uma personalização dos dados do seu negócio. Além disso, informações como o nome da empresa, foto de perfil e links externos também são diferenciais da plataforma.

Assim, o público tem muito mais facilidade para interagir com a empresa, conseguindo de fato acessar o site e estar por dentro de tudo que está acontecendo em relação aos serviços e produtos disponibilizados.

Dessa forma, ao estabelecer essa facilidade antes mesmo do público ir realizar uma busca, por exemplo, sobre armário de aço inox preço, já se tem as informações à disposição, ganhando pontos com o público através dessa acessibilidade e facilidade estabelecida.

Grupos

Os grupos, diferentes de muitos aplicativos de mensagens, podem contar com até 200 mil usuários, assim a amplitude e facilidade para propagar as mensagens é um diferencial e tanto dessa plataforma.

Além disso, o aplicativo permite com que mensagens possam ser fixadas, então ao divulgar uma informação importante sobre o custo de elevador para cadeirante, antes mesmo que a mensagem se perca na conversa, se tem esse recurso à disposição.

Vale ressaltar também que a plataforma permite com que as mensagens possam ser editadas até mesmo depois do seu envio, assim se estabelece um cenário positivo para as empresas que desejam estabelecer suas estratégias de marketing nesse meio.

Sincronização

O funcionamento do Telegram é baseado em nuvem, assim tudo que você faz através do aplicativo, seja em qual for o dispositivo, se tem essa sincronização, assim permitindo esse acesso às mensagens e interações de forma muito mais rápida.

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Dessa forma se estabelece uma praticidade para as empresas ao se comunicar com os seus consumidores, tendo à disposição um cenário totalmente positivo.

Diferenças entre o Telegram e o WhatsApp

Além da diferença já citada em relação ao tamanho dos arquivos, ao pensar no acesso em outros dispositivos, o Telegram também se mostra à frente, tendo muito mais facilidade para manter o acesso tanto no computador como nos aparelhos celulares.

Vale ressaltar também que no WhatsApp as mensagens, ao serem apagadas, mostram que essa ação foi realizada, em contrapartida o Telegram permite que essa ação seja realizada de uma forma sútil e sem notificação nenhuma.

Entretanto, ao buscar por quantidade de pessoas, o WhatsApp está à frente devido a sua popularidade e ter uma relevância maior com o público.

Por isso, ao optar por qualidade e uma plataforma que permite uma aproximação e interação única com o público, o Telegram é o aplicativo certo para a sua empresa de acessórios para toldos em SP.

Como utilizar o Telegram no marketing e nas vendas?

Agora chegamos a uma das partes que mais interessam, evidenciando como utilizar essa rede através das estratégias de marketing da sua empresa, tendo de fato um cenário totalmente positivo.

Veja algumas dicas para colocar em prática as ações o mais rápido possível, tendo a sua disposição vantagens únicas. Confira!

1 – Use plataformas de mídia social

Para iniciar, é importante que utilize links no seu perfil no Telegram, assim direcionando o público aos conteúdos e ações da empresa e fazendo com que esse primeiro contato aconteça.

Por exemplo, um serviço de impermeabilização com manta asfáltica, ao realizar essa ação, quebra a barreira do primeiro contato, fazendo com que se tenha uma interação totalmente natural e vantajosa.

2 – Faça do link seu canal de assinatura

Adicione as suas matérias e informações em todos os meios de comunicação, fazendo com que de fato isso fique na mente dos seus consumidores e a empresa tenha esse marco em cada contato.

3 – Reposte conteúdo dentro da área de interesse do seu público

Ao repostar conteúdos em que o seu público demonstra interesse, se proporciona esse ambiente propício ao debate, fazendo com se tenha esse engajamento e relevância diante do público.

Esses posts podem ser desde informações sobre uma antena antifurto a notícias relevantes, assim indo ao encontro dos interesses do público e despertando esse cenário positivo para a interação.

4 – Crie o seu próprio chatbot no Telegram

O bot do Telegram pode ajudá-lo na economia de recursos, fazendo com que se tenha um gerenciamento das equipes com um número reduzido de funcionários. Esse bot tende a realizar tarefas baseadas na web, facilitando os processos internos da sua empresa.

Assim, ao evidenciar o funcionamento e deixar claro como estabelecer sua empresa diante do Telegram com estratégias impactantes, agora chegou o momento de colocar as ações em prática e ir ao encontro de uma rede com um potencial de crescimento gigantesco.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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