Conheça mais sobre o Marketing Jurídico

30 de novembro de 2022

A função do marketing de uma forma geral é garantir o alcance dos melhores resultados por parte de um projeto e isso vale para os mais diferentes segmentos do mercado, através das adaptações desse tipo de estratégia. Algo que nos leva à criação do Marketing Jurídico.

Até porque, para cada tipo de cenário, pode existir uma série de responsabilidades a serem cumpridas, além de oportunidades a serem identificadas, tudo isso dependendo então das características de um mercado e do seu público, o que exige estratégias específicas.

Um exemplo claro dessas mudanças do mercado é em relação à gestão de um negócio em seu modelo presencial e o seu formato digital, já que para cada tipo de administração é possível encontrar benefícios particulares que dependem de uma certa atenção.

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Nesse caso é possível destacar a forma com que o público procura por colocação de paver ou qualquer outro tipo de serviço, onde dependendo do espaço procurado os resultados a serem encontrados pelo público podem ser diferentes, adaptado ao bem dos clientes.

Mas além dessa diferenciação entre o meio físico e digital existem outros pontos que destacam a necessidade de contar com estratégias adaptadas de marketing, para assim conquistar os melhores resultados dentro do segmento comercial de cada empresa.

Estratégias diversificadas

A diversidade do mercado é inclusive responsável pela pluralidade de opções disponíveis de estratégias de marketing, com cada tática podendo permitir com que uma companhia consiga se destacar frente ao seu público de uma maneira especial.

E assim como uma empresa de impressão pode depender do marketing de atração, o inbound marketing, para ampliar o seu número de clientes, uma companhia que vende seus produtos na internet pode depender do valor associado ao citado marketing digital.

Em relação às diversas adaptações do marketing é possível destacar também algumas versões que podem não receber o mesmo tipo de atenção pelo público geral, mas que vale ser considerado por quem atua dentro de uma área em específico.

Frente a essas realidades de destaque é válido então dar atenção para o marketing jurídico e como ele pode responder positivamente a diversos projetos que fazem parte desse sistema de normas e leis.

Ao que responde o marketing jurídico?

Enquanto algumas estratégias de marketing são conhecidas justamente pelo seu apelo claro, trabalhando para conquistar novas vendas, clientes ou qualquer outro tipo de objetivo, o marketing jurídico costuma ser mais aberto, tendo como base apenas o ramo jurídico.

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E é por causa das especificações deste mercado que muitas vezes tanto o público como os profissionais da área muitas vezes sequer conhecem sobre esse tipo de estratégia comercial, sendo ela desenvolvida para diferentes vertentes profissionais.

Ou seja, o marketing jurídico trabalha exatamente para garantir com quem atua dentro desse ramo legal, seja no papel de um profissional autônomo ou na função de um escritório de advocacia, possa ter acesso aos melhores benefícios e destaques nesse setor.

A partir desse tipo de estratégia é possível então aumentar o seu número de clientes, algo importante se levarmos em conta a alta competição que está disponível no mercado de hoje, principalmente com o auxílio que as plataformas digitais trouxeram ao público.

Por exemplo, caso alguém esteja em busca de uma ajuda jurídica para lidar com a gestão adequada da sua empresa de caixas de papelão, a internet pode ser o local ideal para encontrar o contato de um bom profissional do ramo, com foco em questões empresariais.

Dentro dessa realidade, estar fora do campo digital pode então fazer com que um profissional do setor jurídico perca a chance de conquistar um novo cliente, com essa pessoa dando preferência a escritórios a perfis que podem ser vistos e analisados na rede.

Com essa competição cada vez maior, se mostra necessário então contar com uma boa estratégia jurídica, com o marketing permitindo com que uma agência ou profissional independente possa conquistar um maior destaque em sua área, atraindo novos públicos.

E esse é apenas um entre os diversos benefícios que podem ser alcançados a partir do momento em que um profissional passa a trabalhar com esse ideal específico de mercado.

As vantagens do marketing jurídico

Ao utilizar dessa estratégia de marketing junto ao setor jurídico torna-se possível ter acesso aos mais diversos tipos de benefícios no mercado, o que pode incluir:

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  • Maior competitividade;
  • Destaque em seu ramo;
  • Melhor alcance de clientes;
  • Sucesso em seus processos;
  • Relacionamento mais próximo dos clientes.

Uma série de pontos que destaca o valor que o marketing consegue conquistar, sendo assim algo de validade não apenas para negócios diversos, como uma fábrica de necessaire, mas também para áreas até então não consideradas, como o meio jurídico.

A questão é que para que todos esses benefícios sejam alcançados é preciso saber como adaptar o seu negócio para a realidade das estratégias disponíveis de marketing, principalmente quando falamos de um meio cheio de regras como o ramo jurídico.

Agora um erro comum é achar que esse setor está preso a lidar somente com estratégias tradicionais e até mesmo ultrapassadas em algum sentido. De fato existem regras a serem seguidas, mas o ramo jurídico está repleto de oportunidades a serem conquistadas.

Para que seja então possível se destacar nesse meio cercado de regras, é preciso conhecer quais são as aplicações estratégicas que podem estar disponíveis ao meio jurídico através do marketing digital.

Como ter sucesso através do marketing jurídico?

Para que um serviço de locação container obra consiga se destacar no mercado são comuns as estratégias de marketing que podem ser adotadas para garantir o seu sucesso, como táticas de vendas, de comunicação entre outras soluções de marketing.

Por outro lado, o ramo jurídico já conta com certas particularidades que impedem algumas ações populares, como anunciar um escritório de advocacia na TV, mas isso não significa que não existem práticas boas o suficiente a serem exploradas por esses negócios.

Caso seja o seu objetivo garantir então uma boa performance fazendo parte do meio jurídico, é preciso estar atento às estratégias de marketing que conseguem se adaptar para esse campo em particular, valendo dar um certo destaque a estratégias como:

Marketing de conteúdo

Enquanto a divulgação direta encontra algumas restrições, o marketing de conteúdo apresenta um ramo de possibilidades, dando a um profissional do setor jurídico a oportunidade de abordar diferentes aspectos da sua atuação na área.

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Um exemplo pode ser a produção de textos sobre informações do ramo legal, assim como uma relação de clientes anteriormente atendidos, como uma fábrica responsável pela produção de fechador de caixa além de muitos outros setores.

O mais importante é oferecer um conteúdo de qualidade, assim como contar com a permissão desses clientes antigos, caso eles façam parte do seu plano de comunicação.

Estratégia de anúncios

Apesar de certas restrições, uma estratégia de anúncios ainda pode ser adotada pelo ramo jurídico, sendo preciso investir em canais mais flexíveis, como as redes sociais, já que algumas especificações da área proíbe a veiculação de comerciais no rádio e TV.

Em relação a essas plataformas é válido apostar em plataformas que possuam um público mais direcionado, tal como o LinkedIn com o seu perfil profissional.

Marketing direcionado

Para garantir o destaque de uma estratégia de marketing jurídico é importante que o seu plano de comunicação esteja voltado a aspectos específicos do seu serviço. Um exemplo é um escritório que lida com o ramo fabril, como um fornecedor de mesa aço inox industrial.

O mesmo pode ser dito sobre muitas outras variações, sendo importante então escolher por canais que respondam ao seu público a ser atendido, usando também de um estilo de diálogo que responde corretamente aos interesses da sua audiência.

Destaque à sua aparência

O marketing trabalha muito também com o destaque visual que pode ser oferecido para um negócio, com o mesmo valendo para o setor jurídico, conhecido pelo seu apelo mais tradicional, tal como os seus profissionais de terno.

E da mesma forma em que um espaço pode ser melhor organizado a partir da presença de móveis para camarim, um escritório também necessita de uma decoração específica, com esse mesmo apelo profissional podendo ser compartilhado em suas redes e canais.

O mais importante para um escritório ou para um profissional autônomo é reconhecer o valor que pode estar associado a uma boa estratégia de marketing, adaptada especificamente para o setor jurídico, levando em conta as particularidades dessa área.

No geral, existe uma linha que precisa ser reconhecida, entre tornar os seus serviços populares e ao mesmo tempo fazer com que isso não coloque em risco o perfil profissional que costuma ser associado à área e assim procurado pelos clientes, aumentando seu valor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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