O conceito de crowdsourcing está tomando um grande espaço dentro das empresas, por ser algo inovador e que incentiva a comunicação, participação e engajamento de todos que fazem um negócio existir e andar.
Há tempos atrás, ainda se acreditava que os funcionários eram como peões de um jogo, que deviam trabalhar bastante e apenas cumprir ordens, sem espaço para dar ideias ou sugestões de melhorias para a marca.
Entretanto, com o passar do tempo, felizmente, as coisas mudaram e muitos empreendedores e gestores entenderam que os colaboradores de uma empresa precisavam e mereciam um espaço de mais destaque.
Publicidade:
Seja dentro de um escritório de assessoria contábil para abertura de empresa ou até mesmo em uma clínica estética, a opinião e as ideias de funcionários fazem toda a diferença no processo de criação.
Por isso, o conceito de crowdsourcing tomou uma grande proporção e trouxe mudanças significativas para a rotina das empresas, dos gestores, líderes e, principalmente, dos colaboradores e funcionários.
Esse conceito se aplica a todo e qualquer tipo de negócio, afinal de contas, independentemente do tamanho ou segmento da sua empresa, ela conta com pessoas dispostas a fazer tudo acontecer e trazer ótimos resultados para a marca.
No mundo em que vivemos, contar com pessoas dispostas a ajudar e oferecer ideias que possam melhorar o negócio e ajudar a vida de outras pessoas, é mais do que bom, é essencial para oferecer sempre o melhor.
Seja uma empresa de içamentos ou até mesmo uma concessionária, hoje você irá entender a fundo o conceito do crowdsourcing, seus benefícios e como implementá-lo dentro do seu negócio de maneira natural, mudando por completo suas relações.
Conheça o Crowdsourcing e entenda sua importância
O crowdsourcing surgiu em um artigo na revista Wired produzido por Mark Robinson e Jeff Howe. Eles utilizaram os termos crowd (multidão) e outsourcing (terceirização) para representar uma construção por meio da união de um grupo de pessoas.
Sendo assim, o crowdsourcing pode ser entendido como um modelo de produção e de estruturação de processos que usa a sabedoria e os aprendizados coletivos de uma equipe de pessoas para solucionar problemas ou desenvolver resoluções e novas ideias.
Publicidade:
O conceito trabalha em cima de uma construção coletiva, onde todas as pessoas têm espaço para dar suas ideias e feedbacks que visem a melhoria de processos e até mesmo a criação de novidades que possam tornar a empresa como um todo, cada vez melhor.
Quando uma empresa de desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada, por exemplo, passa por um momento delicado, ter a ajuda de pessoas que entendem sobre o segmento da marca faz toda a diferença na hora de traçar soluções.
Por isso, o crowdsourcing defende a construção de uma empresa e liderança que dê espaço para que os profissionais possam expressar suas opiniões e ideias, construindo uma comunidade onde todos possam ter o seu espaço.
Afinal de contas, uma empresa não é formada apenas por números e resultados, mas antes de qualquer coisa, por pessoas e ideias que vem justamente delas, portanto, é importante contar com cada uma delas em todos os processos.
O crowdsourcing se tornou extremamente importante justamente por oferecer um ambiente agradável de trabalho para todos, fazendo as empresas aumentarem não apenas os seus resultados, mas também a retenção de talentos.
Quando uma marca de serviços de call center tem um bom profissional ao lado, que bate suas metas, oferece um ótimo atendimento e sempre está à disposição para ajudar e fazer o seu melhor, nenhuma empresa deseja perdê-lo, não é mesmo?
Pois bem, o crowdsourcing auxilia nisso e ainda faz qualquer empresa construir um espaço democrático e aberto para que todos, sem exceção, e ainda possam entender que possuem o seu espaço para falar e se expressar sempre que acharem necessário.
Benefícios do Crowdsourcing
Para te provar como esse conceito merece mais atenção e importância dentro das empresas, selecionamos alguns dos seus principais benefícios para que você conheça mais sobre o crowdsourcing. Confira:
Publicidade:
Mais envolvimento dos profissionais
Quando uma pessoa não se envolve em um projeto, ela acaba sem entender qual o seu propósito, os motivos pelo qual foi criado e como ele pretende mudar a vida de outras pessoas, assim, todos acabam perdidos e sem saber o que fazer.
Por exemplo, ao definir uma consultoria em ti preço junto a sua equipe de vendas, eles saberão o porquê desse valor para dialogar com clientes e saberem explicar o motivo desse preço e o porquê é o melhor.
Sendo assim, quando se envolve os profissionais das áreas da empresa nos processos de criação e mudança na empresa, você os deixa a par sobre tudo o que acontece para que eles tenham referências e base durante seu trabalho.
Surgimento de novas ideias
Tudo começa com uma simples ideia, até mesmo as grandes empresas que conhecemos hoje em dia, nascem de pequenas ideias de pessoas que talvez nem possuíam grandes recursos para fazer aquilo acontecer.
Mas isso nos prova que toda ideia é bem-vinda, principalmente por parte daqueles que conhecem bem a sua marca, os processos da empresa e o propósito do seu negócio, por isso o crowdsourcing é tão importante.
O profissional de uma empresa especialista em antecipação de recebíveis para empresas, por exemplo, pode apresentar ideias com grandes chances de mudar algo na empresa e melhorar os processos e resultados, por isso, é sempre importante ouvi-los bem.
Constante inovação
A inovação é algo constante em todo o mundo e, principalmente, no mercado, independentemente de qual seja o seu segmento. A todo momento estão surgindo novidades e mudanças que podem mudar por completo toda a sua empresa.
Com isso, aderindo ao crowdsourcing, você garante que a sua equipe estará a par dessa premissa e sempre pronta para o novo, pensando também em maneiras diferentes e inovadoras de fazer a marca acompanhar essas mudanças.
Publicidade:
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do crowdsourcing para o seu negócio, conceito que promete mudar por completo a realidade das marcas e até mesmo as relações entre todos.
Dicas para implementar o crowdsourcing
Para finalizar, selecionamos algumas dicas para te ajudar a implementar o conceito de crowdsourcing, seja na sua empresa especializada em transplante de árvores ou qualquer outro negócio. Confira:
Transforme-o em um pilar da sua cultura
A cultura de uma empresa nada mais é do que a junção dos valores e princípios que ela defende, que formam uma empresa que segue os preceitos que estão dentro dela, os pilares que formam essa cultura, na maioria das vezes, são:
- Integridade;
- Bom atendimento;
- Esforço;
- Determinação;
- Inovação;
- Honestidade, entre outros.
Para um colaborador crescer dentro da empresa, ele precisa seguir esses pilares, por isso, é importante acrescentar o crowdsourcing na sua cultura, pois isso irá incentivar os colaboradores e entenderem mais sobre o assunto para crescer no espaço.
Conheça bem as áreas da sua empresa
Antes de qualquer coisa, é importante que você conheça muito bem as áreas da sua empresa e realize um diagnóstico para saber quais as partes boas e as que precisamos e melhoradas dentro de cada setor.
Talvez a sua clínica médica precise de um bom programa de controle médico de saúde ocupacional e isso só será feito a partir de um diagnóstico realizado pelos gestores que irão entender a necessidade desse sistema.
Com o crowdsourcing, é possível fazer isso através da opinião e participação dos funcionários, que saberão, mais do que ninguém, como anda determinada área da sua empresa para te ajudar nos processos de mudanças.
Tenha uma plataforma para contato
Por fim, mas longe de ser menos importante, é preciso manter um contato direto com os colaboradores da sua empresa, garantindo que eles terão muito mais do que apenas o espaço físico para expressar suas ideias.
Na internet, você consegue encontrar diversas plataformas, desde gratuitas e pagas e até mesmo algumas personalizadas para o seu segmento, e implementá-las dentro da rotina das suas equipes.
Dessa maneira, você cria um espaço, acessibilidade e liberdade para que todas consigam expressar suas ideias, manter contato com seus colegas e gestores, além de contarem com suporte sempre que necessário.
Essas são dicas simples, mas que já fazem toda a diferença no seu negócio, independentemente do tamanho ou segmento dele, implementando o crowdsourcing de maneira natural e garantindo ótimas relações e inovações para a sua marca.
Considerações finais
Sendo assim, conheça mais sobre o assunto e debata sobre a ideia com seus colegas, dificilmente alguém, negará a implementação de um conceito que traz inovação, comunicação, intimidade e otimização para todos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.