O copywriting compreende uma estratégia de produção de textos que busca convencer o leitor a realizar uma ação determinada, como comprar um produto ou se cadastrar para uma newsletter.
Essa é uma tática constantemente aplicada pelo departamento de marketing e vendas em suas comunicações, sejam nos canais digitais ou offline.
Neste artigo vamos tratar do copywriting, como elaborar uma estratégia de copy e quais são as principais técnicas.
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O que é Copywriting?
Como você já viu, o copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.
Em uma consultoria em implantação de erp ou nos mais diversos segmentos, o copywriter deve escrever seu texto, ou copy, focado em seu caráter persuasivo, aplicando gatilhos para despertar o interesse do usuário visando gerar conversões e vendas.
Como elaborar uma estratégia de Copywriting?
É essencial escrever bem, mas isso não é o suficiente se você pretende transformar um leitor em um cliente. Existem três mandamentos que devem ser respeitados na produção de qualquer conteúdo para marketing digital, como:
- Postagens;
- Textos em blog;
- Podcast;
- Webinars;
- E-mail.
Entre esses mandamentos estão inspirar o leitor, criar um relacionamento com a marca e motivar os leitores a tomar uma atitude em relação ao seu serviço ou produto.
Indo mais além desses princípios, existem alguns outros elementos que precisam ser contemplados para que seu conteúdo seja benéfico para o leitor. Veja a seguir.
Pesquisa
Um blog de fabricante de maquinas para industria alimentícia não se torna referência em sua área de atuação por acaso. O sucesso é alcançado por um conteúdo incrível e que realmente satisfaça todas as necessidades do público.
Para isso é preciso muita pesquisa e dedicação na busca de produzir o melhor conteúdo possível para a persona, capaz de entretê-la e educá-la.
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Objetivo
A publicação dos posts não deve acontecer de maneira indiscriminada. É preciso estabelecer objetivos e um trajeto para o cliente dentro do funil de vendas.
Uma prática muito adotada nesse sentido é o uso de um calendário editorial, onde você pode programar a publicação de conteúdos e o lançamento de campanhas de forma estratégica, podendo explorar feriados e datas comemorativas.
Exclusividade
Assim como sabe uma empresa de consultoria tributária, não adianta nada produzir mais do mesmo. Seu site ou blog não vai chamar atenção da sua persona se entregar apenas os mesmos conteúdos básicos que são facilmente encontrados em outros endereços.
Visando se destacar e ganhar a confiança do seu leitor, um dos principais elementos do copywriting é a exclusividade. Busque ser criativo, investindo em pesquisas e garantindo que seu conteúdo seja único, com informações relevantes e inéditas para a sua persona.
Otimização
A otimização do site ou blog com técnicas de copywriting influenciam diretamente no SEO, a otimização para mecanismos de busca.
Ele é fundamental para que sua página tenha um bom posicionamento no ranking na página de respostas e possa gerar um maior tráfego orgânico.
Análise
Acompanhe métricas de perto, observando se os conteúdos estão tendo um bom resultado e identificando quais táticas devem ser potencializadas e o que deve ser evitado.
Uma empresa de consultoria administração empresarial, ao analisar seus resultados, está mais embasado para tomar decisões e trazer sucesso para seu site ou blog.
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Quais são as principais técnicas de Copywriting?
Existem algumas técnicas importantes a serem adotadas para garantir que o copywriting seja uma estratégia bem-sucedida. Listamos as principais a seguir.
Saiba quem é o seu público-alvo
Se você não souber exatamente para quem está escrevendo, não terá tantos acessos quanto gostaria. O primeiro passo é definir sua persona, um personagem semi fictício que representa o cliente ideal a partir de dados reais, como:
- Sexo;
- Idade;
- Ocupação;
- Interesses;
- Hobbies;
- Dores;
- Problemas.
Aborde qualquer tipo de informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento do seu público.
Só assim será possível que sua empresa de classificação fiscal de mercadorias produza conteúdo para seus potenciais clientes, com um estilo e abordagem que se aproxime da realidade deles, aumentando as possibilidades de conversões.
Estabeleça o tom e a linguagem certos
Quando tratamos de abordagem, é muito importante estabelecer o tom e a linguagem que serão adotados nos seus conteúdos. Ao definir a persona, esse trabalho fica bem mais fácil.
Crie títulos matadores
O primeiro contato que o leitor tem com um texto ocorre por meio do título, e esse também é um dos elementos mais relevantes para os mecanismos de busca, como o Google.
Existem muitos formatos de títulos, podendo começar com números, sugerir uma pergunta, apresentar o tema, entre muitas outras formas. O mais importante é que ele seja direto e realmente represente o conteúdo, deixando bem claro o que será abordado.
Ele também deve conter a palavra-chave escolhida e não ultrapassar 55 caracteres, para garantir que ele apareça completo no ranking de pesquisa.
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Crie uma conexão com o leitor
Visando estabelecer uma relação de confiança entre uma empresa de terceirização recepção e seu potencial cliente, é preciso criar uma conexão com ele.
Ao planejar um texto, liste as estratégias que devem ser adotadas para que o leitor sinta que o conteúdo foi produzido pensando nele.
Aposte em verbos de ação
Para que um leitor realize uma ação, é importante provocar um sentido de urgência, uma sensação de que se ele não seguir sua orientação, provavelmente perderá uma oportunidade sem igual.
Para que haja a compreensão da mensagem e saiba o que deve ser feito, use verbos no imperativo, principalmente no título, intertítulos e CTA.
Faça comparações
Desde a Antiguidade são utilizadas analogias e metáforas para esclarecer ideias, e existem algumas razões para isso funcionar tão bem.
Primeiro, as pessoas são mais receptivas a informações familiares, pois o esforço empregado em aprender um conceito totalmente novo é muito maior do que entender algo que já é conhecido ou entendido.
Outro ponto é que nosso cérebro constrói novas memórias a partir de outras, estabelecendo uma conexão entre elas.
Ao conseguir resgatar uma ideia familiar ao leitor e associar isso à informação que está transmitindo, as chances de fixar o seu conteúdo de erp integrado com e commerce na mente dele são muito maiores.
Entretanto, é bom evitar comparações diretas com a concorrência, ainda mais se o seu discurso diminui os produtos ou serviços de outra empresa. Essa não é uma conduta ética.
Utilize números e pesquisas
Ao aplicar já no título um número, o leitor já terá uma noção de quantas dicas serão dadas ao longo do texto.
Quando sua intenção for comprovar uma informação em seu texto, cite dados de pesquisas para dar mais credibilidade ao que está sendo falado. Lembre-se sempre de citar a fonte da pesquisa.
Antecipe-se às objeções
O copywriting tem como um de seus principais objetivos quebrar objeções, que são aquelas dúvidas que seu cliente tem a respeito da empresa, produto ou serviço.
É importante que essas objeções sejam identificadas antecipadamente, já durante a pesquisa de criação de personas, podendo ser aprimoradas e atualizadas de acordo com o comportamento do seu público e dos seus concorrentes.
Trabalhe sua capacidade de persuasão
Uma empresa de locação de multifuncional no ABC sabe que a persuasão está na alma de uma boa estratégia de copywriting.
Em seu best-seller “As armas da persuasão”, Robert Cialdini esclarece que o comportamento humano é direcionado por algumas leis fundamentais, como:
- A reciprocidade;
- A prova social;
- A afeição;
- A autoridade;
- A coerência;
- A escassez.
É possível que você já tenha se deparado com muitos textos e anúncios que exploram esses princípios, e você deve começar a trabalhá-los em seus conteúdos.
Mas é preciso ter parcimônia, pois uma vez identificado o uso indiscriminado desses gatilhos, o efeito é exatamente o oposto.
Conte histórias
Uma das formas mais eficazes e interessantes de atrair a atenção do público e engajar uma audiência é contando uma história convincente. Essa estratégia é conhecida como storytelling, tendo como principal objetivo criar uma forte conexão com o seu público.
Afinal, histórias são uma das premissas da comunicação, sendo mais profundas e sensíveis e evocando emoções e memórias. Também demonstra empatia, de forma que as pessoas vivenciam a informação recebida.
Apenas tome cuidado para não exagerar, pois uma história persuasiva não requer as nuances de uma obra literária.
Faça perguntas que obterão respostas positivas
Em seu texto, ao fazer uma pergunta, estruture-a para que ela também seja uma afirmação, pois assim você cria uma relação de concordância com o leitor.
Escreva como você fala
Ao escrever de maneira parecida com a forma que fala, ocorre um fenômeno interessante: o texto fica mais natural, permitindo uma maior aproximação com o leitor. Também ajuda a contar histórias e facilita a leitura.
Escrevendo com naturalidade não parece que você quer anunciar uma venda, mas sim que está recomendando algo como um amigo.
Considerações finais
Neste artigo você conferiu vários detalhes sobre copywriting, aprendendo técnicas para aplicá-lo em suas estratégias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.