Uma análise de concorrência está longe de ser um processo que faça a sua marca se comparar com os concorrentes apenas para destacar o que a sua empresa não tem, muito pelo contrário, ela serve para auxiliar o seu negócio a ter melhores resultados.
É normal que tenhamos o hábito de nos comparar com outras pessoas, com a chegada das redes sociais isso se tornou mais comum do que esperávamos, e não seria diferente quando se decide abrir um negócio.
Muitas vezes, uma empresa de acessibilidade, por exemplo, pode achar o seu custo de elevador para cadeirante mais alto ou barato do seu concorrente e isso gera uma série de reflexões que o fazem pensar se está seguindo da maneira certa ou não.
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Isso é completamente normal, mas o que não pode acontecer é deixar com que essas comparações façam você pensar que a sua marca não possui valor ou diferencial no mercado, isso está longe de ser uma análise de concorrência.
Vivemos em uma geração onde o mercado está cada vez mais competitivo e repleto de novas empresas surgindo a todo o momento, e nada impede que uma delas seja a concorrente direta do seu negócio.
Por isso, a análise de concorrência surge justamente para destacar os pontos fortes da sua empresa e o que precisa ser melhorado, tudo isso com o objetivo de fazer a sua marca se destacar e sair a frente da concorrência.
Seja uma empresa de execução e manutenção de jardins ou até mesmo um escritório de advocacia, a análise de concorrência é essencial para que o seu negócio obtenha bons resultados e permaneça sendo uma referência no mercado.
Por isso, neste artigo você irá entender, de uma vez por todas, o que é uma análise de concorrência e dicas práticas para realizá-la de maneira eficiente e estratégica dentro do seu segmento.
Entenda o que é uma análise de concorrência
Como o próprio nome já diz, uma análise de concorrência nada mais é do que o processo de analisar os concorrentes diretos da sua marca dentro do mercado com o objetivo de saber o que fazer e o que não fazer na sua empresa.
Esse processo costuma ser feito por profissionais de marketing ou até mesmo especialistas no segmento da sua marca, pois eles saberão te trazer uma visão eficiente e estratégica sobre o mercado como um todo.
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Por exemplo, uma marca de sistema de alarme de segurança residencial, ao realizar uma análise de concorrência e verificar que seu concorrente apostou em uma estratégia que não trouxe bons resultados, você já saberá que não vale a pena investir na mesma.
Assim como, ao ver que seu concorrente realizou uma ação que trouxe bons resultados, você pode se inspirar nela e adaptar a sua marca para também inovar e mostrar que não fica para trás dentro do mercado.
Mas entenda que copiar e se inspirar são coisas completamente diferentes, quando copiamos algo, fazemos exatamente igual e nada garante que a sua marca terá os mesmos resultados, afinal de contas, ela é diferente do seu concorrente.
Já o processo de inspiração está ligado a ação de entender o que foi feito pelo concorrente e adaptá-lo para a realidade do seu negócio, entendendo como aquilo pode fazer a sua empresa ter mais resultados.
Se uma marca produziu uma antena com proteção, por exemplo, e as vendas foram um grande sucesso, você pode pensar em produzir uma antena antifurto para competir diretamente com a outra empresa.
Isso é uma boa análise de concorrência, é aquela onde você entende os pontos fortes e as qualidades dos seus concorrentes e se inspira nelas para inovar seus produtos ou serviços e ter melhores resultados.
Mas essa análise não deve se limitar apenas aos produtos ou serviços de ambas as marcas, mas também as estratégias, conteúdos, canais e ferramentas utilizadas pelos concorrentes para obter bons resultados.
Afinal de contas, por mais que um produto ou serviço seja bom, ele precisa de estratégias e caminhos a percorrer para oferecer ótimos resultados para uma empresa, e isso também precisa ser analisado dentro deste processo.
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Se para divulgar as barras e perfis de alumínio, o seu concorrente utiliza as redes sociais e possui bons resultados, pense em como a sua empresa também pode usar elas para obter resultados ainda melhores.
Pense que seus concorrentes também estão analisando a sua marca, por isso, esse processo está longe de ser algo errado, muito pelo contrário, é ele quem faz com que grandes concorrentes diretos inovem e mudem para trazer transformação ao mercado.
Aprenda a fazer uma boa análise de concorrência
E para te ajudar ainda mais nesse processo, selecionamos algumas dicas para te ajudar a realizar uma boa análise de concorrência dentro da sua empresa, gerando ótimos resultados e insights para a sua equipe. Confira:
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Analise o canal de comunicação
Vamos imaginar uma marca que venda eliminador de gotas em PVC, use as redes sociais como principal meio de comunicação e divulgação dos seus produtos, ou seja, é através dele que a marca realiza todos os seus processos de vendas.
Quando você analisa e descobre isso, torna-se mais simples saber onde a sua marca deve atuar e quais canais adentrar para sair a frente do concorrente e obter mais resultados que ele.
Por exemplo, hoje em dia, as pessoas estão mais fascinadas com as redes sociais do que com o Google, sendo assim, apostar nelas pode fazer a sua marca sair a frente e conquistar mais clientes e vendas do que o seu concorrente que usa apenas o Google.
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Preste atenção no tipo de conteúdo
É normal que uma empresa produza conteúdos para atrair novos clientes e mostrar a autoridade de sua marca dentro do mercado. Uma empresa de conserto em tanque de polipropileno, por exemplo, pode produzir conteúdo ensinando mais sobre o assunto.
Entretanto, é preciso analisar o tipo desses conteúdos e como os usuários se sentem perante a ele. Isso porque, existem pessoas que irão gostar mais de um conteúdo em vídeo do que texto, assim como outros irão preferir um áudio do que um vídeo.
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Sendo assim, analisar o tipo de conteúdo do seu concorrente e a reação do público é essencial para que você saiba no que vale mais a pena investir ou abrir mãos dentro da sua empresa para que os usuários optem pela sua marca e não pela do concorrente.
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Atente-se a frequência de postagem e contato
Outro ponto muito importante a ser levado em consideração durante a análise, é a frequência com a qual o seu concorrente posta conteúdos dentro dos canais de comunicação que tem com os clientes.
Por exemplo, uma empresa de automação residencial áudio e vídeo pode postar um conteúdo nas redes sociais três vezes na semana e entrar em contato com os clientes a cada dois dias, oferecendo seus produtos ou serviços.
Analisar essa frequência faz toda a diferença para que você se baseie e saiba qual o melhor intervalo de tempo para usar com os seus clientes e usuários, traçando uma estratégia que faça eles se sentirem mais confortáveis e íntimos da sua empresa.
Esses são apenas alguns passos que você pode seguir para começar a realizar uma boa análise de concorrência dentro da sua empresa, ela traz inúmeros benefícios para a sua marca, como:
- Melhora a tomada de decisões;
- Aumenta as vendas;
- Maior faturamento;
- Melhor posicionamento dentro do mercado, entre outros.
Ao encontrar os seus concorrentes, não deixe para depois essa ação que pode fazer toda a diferença na hora de traçar novas estratégias para a sua empresa e garantir resultados maiores e melhores para ela.
A ajuda de profissionais da área de marketing e do segmento do seu negócio pode ser essencial durante esse processo, sem contar, é claro, com o constante estudo sobre estratégias e métricas para uma boa análise.
Considerações finais
Gostando ou não, o mercado brasileiro e mundial é uma pista, e as diversas marcas presentes nela são carros que precisam de bons combustíveis para ultrapassar seus concorrentes e ir mais longe.
A análise de concorrência surge para que você entenda as fortalezas e fraquezas dos seus concorrentes para absorver o melhor possível delas e aplicá-las em seu negócio de uma maneira eficiente e estratégica.
Sendo assim, olhe para a análise de concorrência como uma nova perspectiva de fazer o seu negócio crescer e alcançar novos patamares, fazendo da sua marca uma referência dentro do mercado e do seu segmento de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.