A navegação no site é um dos pontos mais importantes para qualquer empresa ou pessoa que queira vender produtos, comercializar serviços ou fazer o marketing de seu trabalho, afinal, ninguém quer navegar em um site cheio de problemas.
Isso porque, quando não é pensado de maneira correta, corre-se o risco da experiência do usuário ser comprometida e isso pode dizer muito sobre a sua empresa. Se nem mesmo o site é funcional, porque os leads devem comprar os seus produtos?
É por causa desse tipo de pensamento que o texto de hoje abordará algumas dicas de como montar o menu de navegação do seu site, mostrando as vantagens e benefícios de se investir nesse tipo de conteúdo, assim como dicas de como aplicar corretamente o método.
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Entenda mais sobre a navegação web
Desde uma central de alarme de incêndio até mesmo uma grande empresa logística, todas precisam estar na internet para que seus negócios sejam mais eficazes e lucrativos, além de chamar a atenção de um número maior de usuários e leads.
Mas essa tarefa pode ser mais difícil do que parece, principalmente quando levamos em consideração o quão complicado é atrair essas pessoas para um negócio, tanto por causa do dinamismo, quanto da concorrência do conteúdo criado para os consumidores.
Porém, mesmo empresas de construção civil que vendem argamassa para granito sabem o quão importante é ter uma forte presença na internet, e tudo isso começa com um bom desenvolvimento do seu site, oferecendo uma excelente experiência para os interessados.
Portanto, oferecer essa experiência de navegação deve ser uma das maiores preocupações de qualquer empresa ou organização que pretende explorar mais as possibilidades de seu trabalho e atrair um novo público, pois aquele é o primeiro contato direto do consumidor com a marca.
Pensemos na quantidade de sites que são criados diariamente para os mais variados tipos de empreendimento, desde os focados em jogos eletrônicos até para sistema de hidrantes, acredite, somente os melhores se destacam e podem ser indicados pelas ferramentas de SEO do Google.
Para compreender melhor o tema e ficar por dentro de como criar um menu de navegação para o seu site, os tópicos a seguir listarão algumas vantagens e benefícios, além do impacto que isso pode causar em seu negócio. Sem mais delongas, confira!
O impacto de um menu de navegação
Caso não seja de seu conhecimento, entendemos como menu de um site aquelas barras laterais ou que ficam no topo da página que ajudam o usuário a se locomover por todo o domínio de forma autônoma, encontrando o que precisa sem grandes dificuldades.
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Isso reflete desde o site de uma empresa de portaria até um e-commerce de produtos geek. Quanto maior for a autonomia do usuário, melhor para o negócio e melhor para o cliente, afinal, mais fácil ele encontrará o que precisa e melhor será a experiência.
Em outras palavras, quanto mais funcional, simples e intuitivo for um menu, melhor ele será e mais resultados positivos trará. E, quando pensar em fazer o seu, lembre-se que menos sempre é mais, ou seja, evite muitos detalhes que de nada agregam ao usuário.
Podemos então mencionar como benefícios para aqueles que buscam oferecer um bom menu de navegação para os leads, mesmo que seja uma empresa de iluminação led:
- Maior autonomia dos usuários;
- Página mais fluida;
- Usuário permanecem mais tempo no site;
- Indiretamente, converte mais clientes;
Ou seja, mesmo que muitos não percebam, sites com menus bem estruturados e com todo um layout planejado atraem mais pessoas. Quando seu site é relaxado ou deixa muito a desejar, o usuário vai para outro, ele não perde tempo tentando ter empatia.
Em outras palavras, empresas que não se importam em deixar o seu site funcional ou auxiliar com um bom menu de navegação, com toda certeza são aquelas que não irão muito longe ou serão esquecidas em meio aquelas que trazem tal facilidade.
Portanto, os tópicos a seguir mostrarão como explorar essas possibilidades, mostrando que para um fabricante de grade de piso tenha sucesso, é precisa saber como atrair as pessoas para o seu site e como um menu de navegação é essencial nesse aspecto
Criando um menu de navegação: veja como
Agora que já ficou bem claro como o menu de navegação é importante e como ele pode impactar positivamente em seu negócio quando bem construído, chegou o momento de entender melhor como criar e desenvolver o seu próprio.
Portanto, atente-se às dicas a seguir, que podem ser a diferença entre conseguir um menu interessante e que ajuda o cliente, a um confuso e que apenas traz mais dúvidas para ele. Pois bem, entre os pontos estão:
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01 – Localização
Esse é o primeiro ponto a ser comentado e, embora não seja o mais complicado, sem sombra de dúvida é um dos mais importantes.
Quando você cria um estabelecimento físico para sua empresa de esquadrias de alumínio, você pensa na localização dela para melhor atender aos clientes e, nesse caso, não é diferente.
Normalmente, o mais indicado quando falamos de localização da barra, do menu de navegação é ou no topo da página ou em uma barra na lateral esquerda. Isso facilita que as pessoas consigam localizar categorias e subcategorias de forma rápida e bastante fácil.
Também é importante deixar uma barra de pesquisa junto ao menu de navegação, para caso a pessoa queira procurar um produto em específico, este seja de forma rápida e bastante intuitiva, além de conseguir ser mais prático.
02 – Pense nos dispositivos mobile
O mercado mobile cresce cada vez mais e a sua empresa deve se atentar sempre a tal expansão, principalmente porque, diferentemente de antigamente, muitas pessoas preferem realizar suas compras por dispositivos móveis.
Em outras palavras, sua empresa estaria perdendo dinheiro e deixando de comercializar seus serviços de conserto de ar condicionado residencial, portanto, pense que seu menu, assim como todo o seu site, precisa ter um design responsivo.
Esse tipo de layout se adapta ao tamanho da tela de quem estiver utilizando, fazendo com que mesmo quando se entra no domínio através do celular, não se perca muito e consiga enxergar as coisas, assim como dar zoom e não ter a experiência prejudicada.
03 – Não crie muitas subcategorias
Embora a criação de subcategorias ajude os clientes na maioria das vezes, é preciso tomar cuidado para não pecar em excesso. Ao criar o menu de navegação do seu site, tenha em mente que apesar delas serem importantes, é bom evitar as que são desnecessárias.
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Por exemplo, existem temas que abrangem muitos assuntos e é totalmente comum que o usuário utilize o menu para se encontrar e verificar qual melhor se adequa ao que busca, porém, em excesso, pode fazer com que ele se perca e não saiba se o que procura está dentro dessa categorias ou de outra.
Portanto, estude muito bem como disponibilizará tais categorias no menu e como irá dividi-las. Tenha empatia pelo seu cliente e busque sempre oferecer a melhor experiência de usuário possível para que ele se sinta acolhido.
04 – Invista no seu site
O meu de navegação é importante e deve, sim, ser bem construído, mas ele é apenas uma peça dentro do seu site que precisa funcionar para que o cliente tenha essa experiência que tanto foi comentada ao longo do artigo.
O seu site deve produzir conteúdo, ser fluido e sem travamentos, deve ser projetado para comportar grandes quantidades de tráfego para caso uma promoção aconteça não acabe frustrando outras pessoas, e isso pode ser integrado no menu.
Em épocas especiais, um menu de navegação apenas para promoções, ou alguns anexos ao fim do menu para comportar as mudanças feitas. As possibilidades são imensas e cabe a sua empresa entender qual que melhor reflete a sua realidade.
Com isso, podemos dizer que o site é muito importante e é um conjunto de soluções que devem ser tomadas com o intuito de oferecer o melhor aos leads e usuários, e o menu é tão importante quanto, pois faz parte dessa grande máquina.
Considerações finais
O texto de hoje abordou como montar o seu menu de navegação do seu site, mostrando a importância e impacto que ele pode ter sobre o seu negócio, os benefícios que tal ação pode trazer para a marca, assim como dicas essenciais para desenvolver o seu.
O mundo está em constante mudanças e a sua empresa deve estar atenta para oferecer o melhor possível aos clientes, leads e usuários, e caso ela não consiga nem investir no próprio site e facilitar a vida deles com um menu interessante, alguma coisa está errada.
Pense que seu site é a primeira imagem, o primeiro contato que terão com a organização, portanto, precisa ser bem estruturado e pensado. Construa de modo a aplicar a essência da sua marca no trabalho e mostre como um simples menu pode ajudar muito em uma experiência de compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.