Dicas para se destacar em um marketplace

1 de abril de 2022

O marketplace vem se tornando um grande recurso para que as empresas possam construir a sua imagem virtual. 

Algumas pessoas podem confundir o conceito do marketplace com o e-commerce, porém, ambas seguem lados diferentes, isso porque os marketplaces são como shoppings online. 

Visto que as empresas têm o marketplace como uma das suas grandes armas para alavancar seus resultados, iremos inicialmente, contextualizar o conceito dessa ferramenta. 

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O que é marketplace?

O marketplace, por sua vez, remete a um conceito mais amplo de vendas online, já que os empresários têm mais liberdade de fazer seus anúncios. 

Considerando essa rápida explicação, é possível observar que o marketplace acaba sendo uma ferramenta útil para qualquer segmento, até mesmo para uma pessoa que possui uma loja formada por equipamentos comprados através de um importador de peças para empilhadeiras.

Resumidamente, o marketplace pode ser definido como uma rede cuja os vendedores conseguem fazer suas ofertas dentro de uma mesma plataforma. 

Em outras palavras, essa ferramenta é como se fosse um shopping online onde os visitantes têm acesso a várias lojas. 

Algumas pessoas não sabem, mas o conceito de marketplace não é algo novo no mundo dos negócios. No Brasil, por exemplo, o conceito começou a surgir próximo ao ano de 2012. 

Atualmente, muitas empresas focadas em ter um negócio digital já aderiram essa ferramenta para melhorar seus resultados, portanto, não é difícil encontrar produtos como uma válvula globo sendo vendida por uma outra empresa dentro de uma plataforma marketplace. 

Para entender melhor esse cenário contemporâneo, basta lembrar de famosas empresas que fazem parte de uma fusão. Como citado, há algumas diferenças entre o marketplace e o e-commerce, mesmo ambas tendo suas semelhanças. 

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No caso de um e-commerce, você entra em uma loja onde os produtos são vendidos e entregues pela própria loja. Já no caso do marketplace, você entra na loja virtual onde os produtos são vendidos por outras empresas. 

Vantagens do marketplace

Uma das coisas que os empresários buscam sempre que possível, é ter uma praticidade maior para aumentar sua margem de lucro. 

Essa ação empresarial é bastante comum para empresas que trabalham com vendas de ventiladores industriais, visto que a eficiência é um fator determinante para que os clientes continuem com a preferência. 

O marketplace é, sem dúvidas, uma maneira para que um negócio digital tenha uma praticidade em meio aos seus processos de venda. 

Para os usuários, essa ferramenta digital também é vista como uma forma eficiente de conseguir realizar compras de certos produtos que são mais difíceis de serem encontrados pessoalmente. 

Essa praticidade oferecida pela internet para os usuários, acontece através da pessoa conseguir ver todas as ofertas por diferentes vendedores em um único lugar. 

Como já percebemos, a internet se tornou uma ótima ferramenta tanto para os empresários, quanto para os usuários que conseguem ter através de algumas palavras, as principais empresas que trabalham com tanques industriais e outros segmentos como lojas para roupas de um determinado estilo. 

Uma das coisas que os clientes mais costumam fazer quando decidem comprar um determinado produto, é fazer as comparações de preços. 

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Pelo fato das lojas virtuais colocarem seus preços nos produtos ofertados na plataforma, naturalmente, os consumidores terão uma facilidade bem maior para comparar os preços se comparado a realizar essa pesquisa presencialmente. 

Considerando que o cenário entre as empresas permanece bastante competitiva, e a expectativa é só aumentar, adotar maneiras para que o seu negocio ganhe um destaque entre as demais acaba sendo válido, afinal, quando uma empresa de corte e dobra adota maneiras mais eficientes de trabalhar, logo, será a preferência do cliente. 

Para os lojistas, o marketplace é sinônimo de colaboração, já que as empresas ganham mais visibilidade quando anunciam seus produtos dentro de uma plataforma focada somente em vendas. 

Naturalmente, quando as empresas conseguem ganhar mais visibilidade em um cenário tão competitivo, acaba se tornando um fator bastante vantajoso pelo fato dos consumidores optarem pelos seus serviços. 

Estar em destaque diante de outras empresas, passa a imagem de que seus produtos e serviços possuem uma qualidade superior do que é vendido em outras lojas. 

O conceito do marketplace se torna ainda mais fácil de compreender, quando usamos o sucesso de uma loja física dentro de um shopping center. 

Trata-se de uma ocasião onde as pessoas podem até comprar os produtos de outras lojas, porém, vendo a vitrine da sua empresa eles sentem a sensação de querer comprar. 

Deste modo, podemos concluir que o marketplace é como se fosse a sua vitrine em um shopping center virtual, assim, percebemos o quão importante é adotar essa ferramenta dentro do seu negócio, visto que ela pode fazer com que a sua empresa focada em conexões hidráulicas, por exemplo, seja preferência do público-alvo. 

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Além de conseguir ganhar uma visibilidade maior diante da sua concorrência, naturalmente a empresa começa ganhar uma reputação junto com os seus consumidores. 

Quando uma loja menor, e menos conhecida do que as demais, consegue anunciar seus produtos no marketplace de uma gigante do mercado, consequentemente algumas objeções de compras são quebradas. 

Como funciona o marketplace?

Felizmente, caso você deseje fazer negócios dentro de uma plataforma marketplace, o processo em si é bastante simples. 

Contudo, é preciso ter um nível de atenção considerável para que eventuais problemas sejam evitados. 

Na prática, basta fazer um simples cadastro da sua loja virtual dentro da plataforma, incluindo os produtos que deseja vender. 

Após fazer esse cadastro, logo é possível divulgar seus produtos para que as vendas sejam iniciadas. Assim, você pode dar início ao seu negócio que, independente de ser uma loja virtual para acessórios de celular, ou um distribuidor de fibra de vidro, por exemplo, haverá trabalhos a serem feitos. 

Conforme for a maneira que o usuário realize suas pesquisas, o buscador fará a melhor sugestão para ele e é nesse momento que a sua empresa pode aparecer. 

Há uma comissão que é cobrada pela empresa de marketplace, portanto, é necessário estar atento a esse fator. 

Essa comissão funciona através de uma porcentagem que vai de 9.5% até 30% de cada venda realizada. 

A variação dessa porcentagem depende do nível de divulgação que você solicita durante o cadastro. Em outras palavras, essa definição acontece quando seus produtos têm mais visibilidade, logo, a comissão é ainda maior. 

Por conta desse fator, é importante você saber se o marketplace é viável para o seu negócio. 

Para saber se atuar dentro dessa plataforma fará mudanças na sua empresa, algumas perguntas devem ser feitas, do tipo “será que você terá uma margem de lucro suficiente para lidar com as taxas de comissão do marketplace?”. 

É através desse contexto, que iniciaremos agora quais são as dicas que podem fazer com que o seu negócio seja administrado da melhor forma possível dentro de uma plataforma de marketplace. 

1. Escolha os produtos que irá vender

Uma das dicas que podem fazer com que você se torne um vendedor de sucesso, é vender produtos que você conhece bem, selecionando, obviamente, suas melhores mercadorias. 

2. Trabalhe seu anúncio

Como é de se imaginar, para ter um anúncio de sucesso é preciso que haja esforço, dedicação e um estudo para entender melhor a maneira de caprichar nessa parte. Considere alguns itens para te ajudar nesse processo:

  • Descrição detalhada do produto;
  • Colocar fotos no número máximo permitido;
  • Inserir vídeos que ajudem as vendas;
  • Se o produto possuir variações, cite-os;
  • Categorizar seus produtos.

Dessa forma, acaba ficando mais fácil fazer com que um anúncio ganhe o engajamento que a empresa almeja. 

3. Tenha produtos no estoque

Ter os produtos no estoque significa que as vendas tem tudo para serem feitas, na ausência de um controle sobre o mesmo, significa que as chances das vendas serem perdidas são significativamente grandes. 

Imagine por exemplo, quando um cliente visualiza o seu anúncio onde os produtos são conectores elétricos industriais. Em seguida, ele decide comprar essa mercadoria e o pedido chega ao seu sistema. Após consultar o estoque, o produto não está mais lá. 

Além de perder a venda, a empresa ainda estará construindo uma experiência negativa para o cliente e, também, uma má reputação. 

4. Use as redes sociais

As redes sociais são atualmente a plataforma mais usada pelas lojas virtuais para que suas vendas sejam melhoradas. Contudo, é importante pontuar que cada conteúdo precisa ser otimizado para cada rede social escolhida. 

5. Otimize a gestão de preços

Por fim, nessa parte você deve ter um equilíbrio nos seus preços, isto é, eles não devem ser tão baratos para que os consumidores não desconfiem, e nem tão caros para que eles optem pela concorrência. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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