E-book e Mercado digital: a nova era editorial

30 de janeiro de 2024

A mudança do mercado editorial trouxe algumas lições a respeito da difusão do conhecimento e da comercialização de mentorias e cursos. Nesse caso, a criação de um e-book próprio pode fazer toda diferença na hora de começar a interagir com esses pontos.

Com o passar dos anos, a ideia de publicações estava muito vinculada a uma orientação editorial padrão. Ou seja, era comum o foco do mercado editorial em livros que forneceriam algum tipo de retorno financeiro para seus autores e suas editoras.

Afinal de contas, para fazer uma tiragem impressa de um escrito há uma série de custos importantes. Isso vai desde a busca por uma impressão de qualidade até a elaboração dos elementos gráficos e de uma série de outras perspectivas.

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Entender um pouco melhor a respeito do mercado editorial, inclusive, é uma das formas de saber quais são as dinâmicas sociais mais importantes de cada período. Desde a invenção da prensa até os dias de hoje, a ideia e publicação mudou muito.

De uma forma geral, a humanidade, desde o desenvolvimento da escrita, sempre trabalhou com registros. Porém, antes da reprodutibilidade técnicas, para se copiar um livro e publicá-lo, era necessário fazer isso de forma manuscrita.

Essa exclusividade de formatos inviabilizou a popularização de todas essas instâncias de democratização do conhecimento.

Por isso, quando se fala na invenção da possibilidade de reproduzir um livro, há um apelo ainda maior para um aspecto revolucionário.

A partir da disseminação dessa possibilidade, as pessoas alfabetizadas passaram a ter acesso a um conhecimento que era mais restrito. As eras posteriores estavam sustentadas nessa dinâmica. Seja o Renascimento ou o Iluminismo, os dois momentos foram influenciados por isso.

Visto isso, compreender como o mercado editorial se confunde com a genealogia do conhecimento social é crucial. Afinal de contas, a base da educação é o acesso e essas ferramentas trouxeram isso.

Mercado digital: a nova era editorial

Atualmente, quando se fala a respeito de editoria de livros, há alguns novos recursos a serem considerados. Isso porque houve uma mudança bastante grande a respeito das possibilidades trazidas por essas instâncias de atuação.

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De uma forma geral, a construção de uma editora sempre passou por uma ideia de impressão e distribuição de livros e outros itens impressos, como revistas. Contudo, com a chegada do mundo digital, tudo mudou drasticamente.

Hoje em dia, é muito comum encontrar notícias de livrarias que fecharam as portas e, agora, só atuam no marketplace.

Esse apelo recente tem a ver com a fundamentação de novas ferramentas de leituras para trazer novos acessos aos livros.

Há uma variedade bastante grande de dispositivos dedicados à leitura no mercado atual. Eles, inclusive, conseguem dispor de iluminação própria para não cansar as vistas e uma série de outros fatores importantes.

Diante disso, o público começou a se adaptar ao consumo de e-books e materiais digitais, sobretudo por conta da grande capacidade dos smartphones reproduzirem esse tipo de acesso.

Pela praticidade e, também, por conta dos baixos custos relacionados à publicação, esse mercado digital começou a ganhar bastante força e, atualmente, é possível pensar em uma diversidade importante de elementos presentes nesses contextos.

Esses impactos podem ser observados em diferentes instâncias do consumo. Por exemplo, uma pessoa em busca de um disco dispersor, por vezes, pode estruturar essa pesquisa em um buscador digital.

Assim, há uma comodidade a respeito dessa procura e uma qualificação a respeito dos resultados e dos acessos obtidos pelos clientes. Estruturar algumas dinâmicas nesse sentido pode fazer toda diferença.

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Esses impactos conseguem interagir com os recursos mais diversos, como é o caso dos streamings de música, de filmes e uma série de outras perspectivas e estratégias a serem consolidadas no mundo digital.

Sendo assim, tanto as produções audiovisuais voltadas para o entretenimento ou aquelas elaboradas em um comercial de freezer cozinha industrial podem ganhar manifestações digitais essenciais nesses contextos.

Seja como for, esse contexto editorial tecnológico pode surgir como uma grande oportunidade para autores, editoras e uma série de outras instâncias sociais e empresariais em busca de viabilidade de publicação e divulgação de conhecimento.

O que é um e-book?

Com base em todos esses elementos, o e-book passou a ter bastante destaque nesse mercado. Afinal de contas, esse é o formato que viabiliza a publicação e divulgação dos mais diversos materiais, sejam eles literários ou não.

Isso pode ser pensado a partir do manual de recomendações para usar algum produto ou para divulgar algumas técnicas específicas do mercado em um curso digital. Seja como for, é essencial lidar com todos esses pontos de forma qualificada.

O e-book nada mais é que um livro digital. Ou seja, ele apresenta uma disposição de textos em uma diagramação específica e baseada em páginas. Por essa razão, muitas vezes, as editoras conseguem fazer um grande trabalho nesse contexto.

Apesar disso, o grande potencial do e-book está orientado em dinâmicas empreendedores. Sua capacidade de democratizar o discurso é grande e, assim, toda pessoa munida de alguma expertise pode buscar desenvolver o seu.

Assim como é fácil pesquisar por uma correntes de rolo no mundo digital, há uma variedade de e-books disponíveis para as mais diversas áreas do conhecimento. Logicamente, é preciso trazer advertências sobre a pirataria, também.

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Independente do processo ou da área, o e-book já é uma realidade bastante importante. Cada passo dado para a construção de um documento como esse pode garantir a qualificação do processo editorial.

Formatos de e-book

Com o avanço dos dispositivos dedicados à leitura de arquivos de e-book, uma variedade de formatos ganharam destaque. Entender a respeito do caráter técnico deles pode ajudar a qualificar essa relação com o mercado. Alguns deles são:

  • PDF;
  • MOBI;
  • ePUB;
  • Txt.

De forma geral, esses formatos de textos possuem algumas características importantes e, portanto, a consideração de cada uma delas pode ajudar na hora de disponibilizar um bom material no mercado.

Se uma fabricante de redutor de velocidade para motor de 1CV estiver em busca da consolidação de um manual didático, torna-se importante lidar com a diagramação. O PDF tem uma capacidade bastante grande de se ater a isso.

Já o MOBI é um formato mais novo e tem a ver com a necessidade de se criar interatividade dentro das mais diversas instâncias do e-book.

O ePUB está condicionado a uma lógica de exibição. Esse é um formato responsivo e com boa adaptação aos mais diversos modelos de tela.

Por último, o txt não é necessariamente um formato de e-book, mas, por vezes, há algumas disponibilizações nesse sentido. Normalmente, ele se dedica a algum tipo de layout devido a sua capacidade de edição.

Quais os principais benefícios do e-book?

A ideia do e-book é bastante utilizada no mercado de hoje e isso tem a ver com a sua capacidade de penetração nos mais diversos espaços.

Tendo isso em vista, há algumas considerações a serem feitas a respeito de quem publica e de quem acessa esse tipo de formato.

A possibilidade de publicação digital de um manual pode ajudar na redução de alguns custos e, ao mesmo tempo, criar interatividades importantes para o cliente.

Já do ponto de vista do leitor, o acesso pode ser mais simples e, em poucos cliques, suas dúvidas podem ser resolvidas. Portanto, há alguns benefícios essenciais do e-book:

  1. Formato democrático;
  2. Diversidade de acesso;
  3. Publicação simplificada;
  4. Democratização do discurso;
  5. Aumento de rentabilidade.

Com base em tudo isso, é muito difícil ignorar o potencial do e-book e, quanto mais o tempo passa, mais esses aspectos precisam ser elaborados.

De que maneira fazer um e-book?

Do ponto de vista técnico, fazer um e-book é bastante simples. Basta produzir um texto e submetê-lo a uma diagramação em algum documento nos formatos mencionados. No entanto, é preciso orientar um impacto dessa publicação.

Com base nisso, a ideia de se produzir um e-book precisa ser estratégica. Assim como um banner de sorvete expresso precisa atrair os clientes, o e-book, também. Alguns passos para estruturar essa dinâmica são:

  • Definir eixo temático;
  • Ater-se à ortografia;
  • Investir em linguagem didática e descomplicada;
  • Focar no design;
  • Investir em divulgação.

Cada um desses aspectos podem determinar o sucesso do e-book como um infoproduto no mercado e, portanto, é essencial pensar nesses termos.

Considerações finais

Com o passar dos anos, o mercado editorial ganhou uma série de desdobramentos e isso tudo teve influência na sociedade.

Entender como esses processos chegaram até os dias de hoje pode ser importante, uma vez que a era do e-book tem se destacado.

Quanto mais o tempo passa, maior é a influência desse formato editorial no mercado e na vida das pessoas.

Por essa razão, é preciso compreendê-lo como uma grande oportunidade para a democratização do discurso e da renda. Investir em algumas estratégias para viabilizar essa produção pode ser essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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