Endomarketing: entenda tudo

15 de dezembro de 2022

Todo tipo de ação que visa engajar os colaboradores de uma empresa e promover uma produtividade saudável pode ser entendida como endomarketing que é o marketing para dentro da organização.

Muitos gestores imaginam um excelente cenário na relação hierárquica, porém enfrentam dificuldades na hora de colocar as ideias em prática, fazendo com que muitos empregados se demitam, provoquem problemas ou não apresentem o resultado esperado.

É nesse sentido que chega o Endomarketing, responsável por mudar o ambiente de uma empresa, seja ela com foco na venda de lanches caseiros ou uma contabilidade fiscal e tributária

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Ficou curioso sobre essa prática e deseja aplicá-la na sua empresa? Fique conosco nos tópicos abaixo que explicamos tudo sobre ela e muito mais.

O que é endomarketing?

O termo chegou ao Brasil em 1975 pelo então gerente da Jhonson & Jhonson, Saul Bekin. Ele desejava promover um ambiente de integração entre os funcionários da empresa e a partir daí o endomarketing começou a ser estudado.

A ideia, também chamada de Marketing Interno, busca promover ações dentro do ambiente de trabalho que provoquem o bem estar dos funcionários, com a intenção de alcançar os resultados almejados dentro do sistema.

Com uma estratégia de Endomarketing aplicada dentro da marca, seja ela uma gigante do ramo de manutenção de endoscópios ou uma loja de roupas, há grandes chances de crescimento dentro do mercado, aumentando as vendas e o nível de referência no nicho.

Comunicação interna ou endomarketing?

A confusão entre a comunicação interna e o Endomarketing é bastante recorrente. Como um pode ser compreendido como o marketing aplicado ao grupo de colaboradores, é comum trocar os significados, mas os dois também possuem suas diferenças.

Apesar de um estar ligado ao outro, eles não são iguais. A comunicação interna, como o próprio nome diz, consiste na entrega de mensagens e informações importantes para os funcionários, seja uma atualização de sistema ou um novo de contabilidade fiscal

Esse repasse pode ser feito por chats, sistemas de organização, murais espalhados pelos corredores e diversas outras formas possíveis de informar a todos o que está acontecendo de novo no ambiente de trabalho.

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Outro ponto forte de contraste com o endomarketing está na duração da ação. A comunicação interna é feita a curto prazo enquanto esse último é um movimento a longo prazo. Isso porque o endomarketing vai muito mais além do que simples informações. 

Sabemos que é um esforço para manter o engajamento da equipe por meio de ações de bem estar, reforçando a boa relação entre companhia e funcionários. 

No entanto, há um planejamento e execução de tarefas para que a gestão da equipe seja adequada e produtiva, a fim de promover um ritmo saudável para o trabalho e, consequentemente, aumentar as vendas, seja de computadores ou impressora laser colorida multifuncional.

Alinhamento entre RH e Marketing

Para que essas tarefas e ações realmente tenham algum efeito na prática, é preciso contar com dados e informações úteis para o planejamento. E o setor responsável por produzir e mantê-las nada mais é que o Recursos Humanos. 

Para que a estratégia de endomarketing tenha força, é preciso um alinhamento entre o time de RH e Marketing.

Isso porque, enquanto um possui relatórios, imagens e tudo relativo ao comportamento da equipe, o outro tem o conhecimento para a formulação de estratégias e o engajamento das pessoas.

Com o RH, o endomarketing possuirá as bases para a compreensão dos funcionários que mais precisam das ações planejadas, assim como será mais fácil enxergar quais problemas podem ser resolvidos e quais campos necessitam de melhorias.

Portanto, é o diálogo entre o RH e o Marketing que garante o sucesso do endomarketing, em qualquer setor, seja para uma empresa especializada em trabalhos em altura ou lavagem de carros.

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5 métodos para a aplicação do endomarketing

Se entender o significado de comunicação interna e alinhar os dados do RH com a equipe de Marketing é a base para estruturar o endomarketing, há métodos essenciais para que essa aplicação seja feita de forma excepcional. São eles:

  • Promoção de um ambiente agradável;
  • Fornecimento de capacitações;
  • Criação de uma política de benefícios;
  • Celebração com a equipe;
  • Entrega de feedbacks constantes;
  • Reuniões únicas.

Abaixo, há uma explicação para cada ponto dos itens acima, de modo que você possa compreender e trazer o que foi ensinado para o contexto da sua equipe, seja ela uma empresa de encadernação manual ou uma fábrica de cadernos.

Promoção de um ambiente agradável

As empresas não são mais as mesmas de 20 anos atrás. E essa ideia é válida também para a organização do ambiente de trabalho. Se o modelo adotado é o presencial, é necessário tomar medidas para que esse sistema vá além de um simples escritório.

O local deve promover uma sensação única ao criar uma relação entre os signos da empresa e as ferramentas de trabalho. A instalação de objetos que promovem brincadeiras e descontração podem ajudar a inspirar a criatividade durante o dia a dia.

Além disso, salas voltadas para a alimentação, discussão de ideias, bate papo e outras atividades são diferenciais para deixar o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para todos os funcionários.

Oferecimento de capacitações

Todo colaborador deseja aprender mais sobre o cenário que ele enfrenta diariamente no serviço, correto? Nesse sentido, promover o aprendizado do time é uma ótima maneira de fazer os colaboradores se motivarem e espalharem o conhecimento durante as atividades.

Cursos e treinamentos com profissionais do mercado, atualizados com as novidades do momento, garante qualificação de qualidade para os funcionários, aumentando o nível da carreira e o reconhecimento positivo da empresa, por parte dos mesmos funcionários.

Criação de uma política de benefícios

Uma outra forma de manter o time bem motivado é por meio de tabelas de benefícios. Isto é, a partir de metas estrategicamente pensadas, são oferecidas algumas premiações, conquistas e reconhecimentos pelos esforços dentro do ritmo de trabalho.

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Algumas pequenas soluções do cotidiano, ideias bem articuladas e alinhadas com a missão da empresa podem fazer parte da lista de atividades a serem lançadas como ideias para a entrega de benefícios.

Celebração com a equipe

A política de benefícios também deve estar alinhada com a celebração coletiva dos resultados da equipe. Ao fazer isso, os seus funcionários podem entender completamente o impacto das ações e, assim, voltar a aplicá-las novamente em outros momentos.

Isso também é uma parte do trabalho para mudar a concepção de uma liderança rígida e sisuda, que não enxerga bons resultados de forma ativa e ao lado da equipe. Nesse sentido, também promove o senso de motivação em torno de todo o corpo de funcionários.

Proporcione feedbacks constantes

Nada de promover conversas somente para demissões ou informar tarefas. Esses diálogos também podem e devem acontecer para o fornecimento de feedbacks positivos e construtivos de forma constante. 

Essa é uma forma de manter a melhoria dos resultados e a produtividade dos funcionários. É assim que é possível fazer com que eles entendam o que podem melhorar ou deixar de fora durante o trabalho.

Reuniões únicas

Da mesma forma que o ambiente não pode ser o mesmo de antigamente, as reuniões precisam mudar. Com o trabalho presencial, alguns esforços precisam acontecer para que não seja mais apenas um grupo de pessoas em volta de um funcionário e seu discurso.

É nesse ambiente que muitos funcionários demonstram desânimo e tensão por conta de possíveis discussões sobre problemas e crises. Portanto, reuniões descontraídas tendem a transformar essa sensação e facilitam o foco e a busca por soluções.

Há também a necessidade de marcar reuniões pontuais, para que os encontros não sejam enjoativos nem gastos por conta da repetição dos mesmos momentos, horários e assuntos.

Os benefícios do Endomarketing

O endomarketing promove o crescimento da empresa como um todo, por meio de ações que agem no bem estar dos indivíduos, afetando diretamente o nível de entrega dos colaboradores. Abaixo, separamos alguns benefícios dessa estratégia para a sua empresa.

Engajamento e motivação

Os dois termos mais comentados quando o assunto é endomarketing é o engajamento e a motivação dos funcionários.

Pois seja para vender um serviço de inspeção de equipamentos ou tênis esportivos, as ações promovidas por essa estratégia possuem o objetivo manter os trabalhadores envolvidos constantemente com o trabalho, sem que esse envolvimento provoquem o desânimo nem a falta de entrega.

Um corpo de trabalho engajado e motivado atua diretamente na melhoria da empresa, pois ele também é responsável por fornecer novas ideias e mudanças para todo o ambiente de trabalho.

Baixo índice de turnover

O turnover é desligamento de funcionários e tem relação com a entrada e saída dos mesmos. Quando os trabalhadores não se encontram em uma mesma sintonia da empresa, isso tende a acontecer com mais facilidade.

É aí que o endomarketing também atua. A estratégia de bem estar organizacional bem aplicada promove a permanência dos funcionários em todo o ambiente e diminuindo os novos desligamentos ou pedidos de demissão.

Alta produtividade

Com tudo isso em movimento, a produtividade não é mais um acontecimento à parte e sim a regra constante da companhia.

Seja para o serviço de conserto de nobreak ou uma nova logística dos produtos de uma mercearia, as atividades de uma empresa tendem a possuir uma entrega mais positiva com a eficiência e produtividade dos trabalhos durante o serviço. 

O endomarketing é a transformação do seu negócio!

Depois de entender tudo sobre o Endomarketing, você pode estudá-lo com mais responsabilidade e aplicar no corpo de funcionários da sua empresa. Comece a revisar o seu ambiente e perceba as diferenças!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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