O marketing verde é uma estratégia de marketing que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.
Isso é importante pois os impactos das atividades humanas no planeta são um dos temas mais debatidos na atualidade.
Em um cenário de aprofundamento de estudos sobre as mudanças climáticas e a ocorrência de desastres ambientais como consequências do aquecimento global, a consciência ecológica tem sido difundida em diversos setores da sociedade, inclusive nas empresas.
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Foi então que esse compromisso entre a organização, o meio ambiente e a sustentabilidade passou a ser levado em conta pelos clientes durante sua jornada de compra, impactando sua decisão final para adquirir determinado produto ou serviço.
É nesse contexto que o marketing verde, marketing ambiental, marketing ecológico ou ecomarketing se torna um diferencial importante para os negócios.
Neste artigo abordaremos melhor esse conceito, seus princípios, objetivos e como adotar suas iniciativas com eficiência em sua empresa de porcelanato de madeira.
O que é marketing verde?
O marketing verde abrange as estratégias adotadas por organizações para satisfazer seus clientes com práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental.
Essas estratégias envolvem a oferta de serviços e produtos que não causem danos ao meio ambiente e promovam uma consciência ecológica entre o consumidor, a empresa e a sociedade em geral.
Essa tendência ganhou força a partir das décadas de 1980 e 1990, momento em que o conceito de desenvolvimento sustentável foi consolidado e movimentos de conscientização ambiental ganharam espaço ao redor do mundo.
Em um cenário de popularização da internet e de aumento de troca de informações em escala global, as estratégias de ecomarketing voltadas à sustentabilidade conquistaram rapidamente o mercado internacional.
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Mas fique sabendo que o marketing verde não é formado apenas por ações voltadas à proteção da natureza. Essas estratégias devem contemplar também iniciativas que atendam ao propósito de sustentabilidade em três pilares: econômico, social e cultural.
Está pensando em aderir ao ecomarketing em sua empresa de instalação de fechadura elétrica? Então continue lendo para aprender mais.
Princípios do marketing verde
Primeiramente é preciso saber que existem alguns princípios importantes no marketing verde, de forma que um empreendimento deve ser:
- Ecologicamente correto;
- Economicamente viável;
- Socialmente justo;
- Culturalmente aceito.
Perceba nestes princípios a necessidade de responsabilidade, não somente ambiental, mas também econômica, social e cultural.
Também é importante que a empresa dê atenção a algumas letrinhas, como os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e os 4 Ss (segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social ou social acceptance).
Ao investir nestes aspectos, sua empresa irá economizar energia e dinheiro nos processos produtivos, além de colaborar para um meio ambiente mais saudável e lucrar com qualidade, não somente com quantidade.
Nesse ponto vale ressaltar a importância que o marketing verde seja pautado em atitudes reais, e não somente em um discurso verde.
Ou seja, empresas de projeto elétrico predial que investem nesse tipo de marketing precisam incorporar práticas de responsabilidade ambiental, considerando o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
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Quais são os principais objetivos do marketing verde?
Indo além da proteção e conscientização ambiental, essas estratégias de marketing conseguem atender a diversos objetivos da empresa, o que traz uma série de vantagens. Alguns desses objetivos são:
- Aumento da credibilidade do negócio no mercado;
- Compartilhamento de experiências positivas relacionadas à empresa;
- Conquista e fidelização de clientes;
- Atração de novos investidores e parceiros.
Ao satisfazer esses objetivos, o marketing verde amplia as possibilidades para uma organização de construção de piscina.
Breve história do marketing verde
O marketing verde surgiu na Europa e nos Estados Unidos, partindo do despertar geral de uma consciência ecológica na população.
Isso ocorreu na década de 1960, mas seus impactos, seu poder de transformação e de influência no mercado foram percebidos mais fortemente no começo da década de 1990.
Uma preocupação crescente com a escassez de recursos naturais fez com que muitos consumidores passassem a pressionar empresas para que sejam responsáveis ambientalmente, socialmente, economicamente e culturalmente.
As exigências da conscientização neste aspecto começaram a se estender não apenas para as pessoas físicas, mas principalmente para as pessoas jurídicas.
No Brasil o marketing verde aparece com multinacionais européias e norte-americanas que se instalaram no país, e a estratégia começou a ganhar força também a partir da década de 1990.
Em especial as campanhas de entidades do terceiro setor, colaboraram de forma decisiva para que as organizações, como um produtora de fita de borda, percebessem a importância de seguir os princípios do marketing verde.
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Como adotar iniciativas de ecomarketing na sua empresa?
Para adotar iniciativas de marketing verde em sua empresa, o primeiro passo é objetivar reduzir os impactos ambientais negativos e preservar o meio ambiente.
Com essa finalidade, você deve substituir o consumo de produtos que agridem o meio ambiente por produtos que não agridem, ou o fazem na menor proporção possível.
Além disso, os donos e fundadores da empresa precisam ter os valores e atitudes alinhados com um pensamento ambientalmente correto.
Após os representantes da empresa incorporarem esses valores, é importante que eles sejam divulgados e repassados para todos os colaboradores e processos da empresa.
Então, depois da transformação nas atividades e nas atitudes dos fundadores e donos, a nova filosofia adotada pela empresa deve ser mostrada para os consumidores. Aposte nessa consciência ecológica para evidenciar sua empresa, agregando valor à sua marca.
A partir daí você pode começar a colher os frutos, pois o apelo ambiental gerará simpatia da população, gerando mais consumidores para as soluções da sua organização fabricante de fritadeira industrial elétrica.
Ações do marketing verde
Existe uma série de outras ações que são cada vez mais valorizadas no mercado, havendo várias formas de implementar estratégias de marketing verde em um empreendimento.
Entre essas ações está a reciclagem do lixo, orientando sua equipe sobre as melhores práticas para descarte de resíduos. Reduza o consumo de produtos descartáveis, como embalagens plásticas e papéis, dando preferência para objetos reutilizáveis.
Considere alternativas eco-friendly para seus produtos físicos, optando por embalagens de material reciclável, por exemplo. Adeque as práticas da empresa aos padrões de certificações ambientais, como a ISO 14.001 e o LEED.
Economize no consumo de energia e água, de forma que você possa optar pelo uso de lâmpadas LED em vez das convencionais. Invista em políticas de inclusão, apoie causas, campanhas e ações voltadas à conscientização ambiental.
Escolha fornecedores que também demonstrem compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Caso sua empresa gere gases poluentes, como o CO2, adote planos para reduzir essas emissões. Visando estratégias de marketing verde realmente eficazes, é importante que toda a equipe esteja alinhada com essas práticas.
Afinal de contas, a conscientização ambiental afeta todas as pessoas envolvidas no negócio, ajudando na disseminação de boas ações e geração de resultados positivos para sua empresa de broca de madeira.
Quais são os benefícios do marketing verde?
Quando uma empresa demonstra ter consciência ecológica, a tendência é que ela atraia um público com o mesmo perfil.
Mas isso não quer dizer que deixe de atrair o público que não tenha consciência, pois eles não vão deixar de consumir seus produtos só porque sua empresa se tornou mais responsável.
Afinal de contas, o marketing verde surgiu justamente da pressão dos consumidores que começaram a exigir uma postura ecologicamente correta por parte das empresas.
Existem consumidores que até preferem pagar mais caro por um produto quando sabem que em sua origem não houve trabalho infantil ou escravo, ou que sua produção foi mais amigável para o meio ambiente.
É importante perceber os ambientes de marketing para a aplicação das estratégias certas, e o ambiente atual é totalmente favorável à aplicação do marketing verde.
Atualmente, grande parte dos consumidores preferem embalagens retornáveis ou recicláveis, por exemplo, e materiais que não são biodegradáveis são muito mal vistos.
Uma empresa de portão de chapa não pode fingir que não enxerga as mudanças no padrão de consumo e preferências ao seu redor, pois isso é fundamental para que se obtenha sucesso.
E certamente a médio e longo prazo, os investimentos em sustentabilidade irão trazer economia à sua organização, além de lucros de qualidade.
Por fim, sua empresa ganha também a simpatia da opinião pública, se diferenciando da concorrência e agregando valor à marca.
Considerações finais
São diversas as organizações no Brasil e no mundo que tomam para si compromissos e objetivos sustentáveis como forma de contribuir para o meio ambiente.
Agora que você já conheceu mais sobre o marketing verde, seus princípios, sua história, seus benefícios e como adotar iniciativas de ecomarketing para sua empresa, comece a planejar a implantação dessa tendência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.