Para quem ainda não conhece, mailing é uma estratégia usada pelas organizações para entrar em contato com clientes em potencial por e-mail.
O objetivo por trás dessa estratégia é oferecer conteúdos, produtos e serviços, gerando relacionamento e aumentando as vendas.
Fique sabendo que as listas de mailing são uma das ferramentas mais antigas entre as utilizadas para entrar em contato com clientes e potenciais clientes usando a internet.
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Algumas pessoas se perguntam se essa estratégia ainda é efetiva nos dias de hoje, e podemos adiantar que a resposta é sim.
Uma vez que esse tipo de comunicação chega direto na caixa de entrada dos contatos, trata-se de uma boa forma de se aproximar desses leads sem ter que disputar sua atenção, como ocorre em outros canais.
Mas é preciso estar atento, afinal, para ter sucesso em suas estratégias de mailing é preciso seguir boas práticas.
O que é mailing?
Trata-se de uma estratégia de comunicação usada por empresas, como uma indústria de pavimentação, para entrar em contato com clientes e potenciais clientes, normalmente por e-mail.
Os objetivos podem ser diferentes, estando entre os principais oferecer produtos, serviços ou gerar relacionamento.
Outra aplicação do termo mailing é usá-lo para se referir às listas de e-mails em si. Essas listas podem conter além do nome e do endereço de e-mail, outras informações como site e número de telefone.
Outro ponto que você precisa saber é que uma lista de mailing pode ser obtida de diversas formas, como estratégia de geração de leads ou até mesmo nas compras.
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Para uma estratégia que efetivamente traga resultados, é essencialmente importante seguir algumas boas práticas.
Entre elas podemos citar a prática de enviar conteúdos interessantes para os potenciais clientes e pedir a permissão deles para entrar em contato, evitando que as mensagens da sua empresa de luvas EPI acabem indo parar na caixa de spam dos destinatários.
Mailing ou E-mail Marketing?
Uma forma de ajudar você a entender de uma vez por todas o que é mailing, é fazendo sua diferenciação da estratégia de e-mail marketing
Pontuamos então que o mailing é uma estratégia que pode ser desenvolvida em diferentes canais, ainda que mais tradicionalmente se use o e-mail como canal de comunicação.
Mas esse tipo de mensagem também pode ser enviada em outras plataformas, como por SMS, WhatsApp, entre outros canais.
Já o e-mail marketing, por sua vez, trata-se de uma importante estratégia dentro do marketing digital, e como o próprio nome nos diz, as campanhas são exclusivamente feitas por e-mail.
Qual é a importância do mailing?
Para uma empresa de projeto de prevenção e combate a incêndio e para os mais diversos segmentos, o mailing é uma estratégia interessante que permite o contato direto com clientes e potenciais clientes.
Com isso, se possibilita não apenas a divulgação de ofertas, mas permite também estreitar laços, fazendo com que sua empresa permaneça na mente dos consumidores. Entre os benefícios de investir em uma boa estratégia de mailing, podemos citar principalmente os seguintes:
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- Potencialização do engajamento de clientes e potenciais clientes;
- Aumento do reconhecimento da marca;
- Crescimento em vendas;
- Educação do mercado;
- Acesso a feedbacks.
Como pode ver, as vantagens e benefícios da aplicação dessa estratégia em sua agência de avaliação de imóvel são diversas e precisam ser aproveitadas para o sucesso do seu negócio.
Como fazer uma estratégia de mailing?
Após entender o que é o conceito de mailing e entender a importância dessa estratégia, vamos falar sobre formas de colocá-la em prática, então confira as etapas para sua implementação.
Comece construindo uma lista de contatos
Para começar a criar uma estratégia de mailing, o primeiro passo é criar uma lista de contatos, o que pode ser feito de formas distintas. Algumas empresas costumam comprar listas, mas ressaltamos aqui que essa não é a melhor opção.
Um mailing bem feito deve ter qualidade, de forma que os contatos sejam pessoas que realmente tenham interesse no seu negócio. Nesse sentido, ao comprar listas aleatórias, sua empresa corre o risco de que seus e-mails vão direto para a caixa de spam.
Justamente por isso, por mais que a compra de listas prontas pareça a saída mais prática, o mais provável é que essa prática traga poucos resultados. Então se a compra de listas não é a melhor opção, você deve estar se perguntando o que efetivamente deve fazer.
Fique sabendo que é possível criar um mailing do zero de diferentes formas. Você pode usar, por exemplo, os dados cadastrais de clientes em uma loja ou um site de ar condicionado instalação.
Mas fique atento: qualquer que seja o canal de aquisição de contatos, é importante sua empresa se questionar se o lead realmente deseja receber as comunicações da sua organização, dando a ele a opção de se descadastrar.
Essa liberdade do cliente é fundamental para não prejudicar o relacionamento entre sua marca e cada um dos clientes.
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Afinal de contas, a eficácia do seu mailing depende do engajamento dos contatos. Se eles não se interessarem pela sua mensagem, você não terá sucesso e pode até mesmo prejudicar a imagem da empresa.
Ressaltamos aqui que uma boa lista deve contar com mais informações do que apenas nome e e-mail. Outras informações são valiosas, como profissão, empresa em que trabalha e histórico de compras.
Segmente
O próximo passo de sua empresa de aço inox após criar sua lista do zero é fazer sua segmentação. Você não deve usar as mesmas mensagens para se comunicar com todos os seus contatos, devendo direcionar uma linguagem personalizada a eles.
Para que a estratégia traga resultados, é necessário que as pessoas abram a mensagem e interajam com ela. As chances de seus leads fazerem isso aumentam se os conteúdos apresentados forem compatíveis com seus interesses.
Alguns tipos de segmentação que sua empresa pode usar são a segmentação demográfica e pelo histórico de compras. A segmentação demográfica leva em consideração a localização, idade, profissão e estado civil dos contatos.
Já a segmentação pelo histórico de compras considera que o cliente já consumiu, então sugere novas aquisições com base nisso, questionando a satisfação do cliente e estimulando o relacionamento pós-venda.
Envie mensagens personalizadas e relevantes
Após segmentar a lista de contatos de sua empresa fabricante de alicate crimpador, é o momento de criar mensagens personalizadas para cada grupo, então personalize os seus conteúdos de acordo com os interesses deles.
É importante chamar as pessoas pelo nome e procurar adaptar os conteúdos e a linguagem conforme as preferências de cada um. Dessa forma você mostra que está preocupado com as expectativas e com as dores dos consumidores.
Analise os resultados
Por fim, também é fundamental analisar os resultados de sua estratégia de mailing possibilitando a implementação de melhorias constantes.
Para isso é importante acompanhar alguns indicadores de desempenho como a taxa de entrega para saber quantas pessoas estão de fato recebendo suas mensagens e taxa de rejeição ou bounce rate, visando evitar que seus e-mails sejam bloqueados.
Outro indicador importante é a taxa de clique, que permite entender o quão atrativos estão os seus títulos.
Evite promoções em excesso
Até aqui você conferiu importantes boas práticas para criar sua estratégia de mailing, e você deve ficar atento a elas.
Além de criar uma lista de contatos do zero, segmentá-los, enviar mensagens personalizadas, também é importante não abusar das promoções. Em excesso, elas podem repelir os contatos e levar suas mensagens a serem marcadas como spam.
Exemplos de ferramentas de mailing
Visando auxiliar em sua estratégia de mailing, é possível usar algumas boas ferramentas que otimizam processos.
Automação de e-mails
As ferramentas de automação de e-mails permitem o disparo de e-mails para listas segmentadas e analisar resultados, tudo em um só lugar.
Plataformas de automação de marketing permitem conectar o envio de mailing com outras estratégias, como a criação de landing pages e a gestão de redes sociais.
CRM
Sua empresa de impermeabilização de laje também pode contar com um CRM, principalmente para quem está negociando com o setor de vendas.
Considerações finais
O mailing é uma estratégia usada por empresas para entrar em contato com clientes e potenciais clientes por e-mail, visando oferecer conteúdos, produtos e serviços, gerando relacionamento e aumentando as vendas.
Essa é uma estratégia interessante, pois permite que a empresa entre em contato diretamente com seus clientes e potenciais clientes.
Isso possibilita a divulgação de ofertas e o estreitamento de laços, fazendo com que sua empresa fique na mente dos consumidores.
Para te ajudar com sua estratégia, ferramentas de automação permitem disparar e-mails para listas segmentadas e analisar seus resultados no mesmo lugar.
Existem plataformas de automação de marketing que possibilitam conectar o envio de mailing com outras estratégias, como a gestão de redes sociais e a criação de landing pages.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.