Como ter uma estratégia com foco no consumidor

6 de outubro de 2022

Negócios com foco no consumidor são construídos em torno das necessidades e dores deles, e concentra-se em como cada interação ajuda o cliente, em vez de como isso ajuda o seu negócio.

Colocar os clientes no centro de tudo faz com que as empresas alcancem uma posição melhor em relação aos seus concorrentes, afinal, as expectativas dos clientes estão mais altas do que nunca em relação aos serviços e produtos.

Diante disso, as empresas que se destacam em fornecer o melhor atendimento ao cliente e receber as melhores soluções focadas nas reais necessidades dos consumidores, conquistam melhores posições no mercado.

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Ou seja, desde a compra de açaí atacado curitiba, até a compra de qualquer outro tipo de produto ou serviço, os clientes esperam a melhor comunicação possível. 

No entanto, muitas empresas estão caindo no primeiro obstáculo, pois não conseguem entender as necessidades e expectativas dos clientes, ou se adaptar às suas ações e comportamentos.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre estratégias com o foco no consumidor e não se preocupe se você conhece pouco sobre esse tema, iremos trazer dicas e tudo o que você precisa saber para criar uma estratégia da melhor maneira possível.

O que é foco no cliente e por que é importante?

O foco no cliente é uma estratégia que coloca as necessidades de seus clientes em primeiro lugar. 

Negócios focados no consumidor promovem uma cultura empresarial dedicada a aumentar a satisfação do cliente e construir relacionamentos fortes com eles. 

Diante dessas definições, podemos pensar em alguns exemplos de foco no cliente, que  incluem:

  • Bom atendimento ao cliente;
  • Ouvir e implementar o feedback do cliente
  • Criar experiências personalizadas para cada cliente;
  • Fornecer soluções reais.

Ou seja, com as estratégias de foco do cliente, tanto um fornecedor de alga marinha para sushi como uma empresa de automação industrial pode alcançar melhores resultados e conquistar mais clientes fidelizados. 

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É por isso que é uma medida tão importante para qualquer empresa que quer alcançar resultados assertivos em seus lucros e na base de clientes. 

Como estruturar uma estratégia com foco no cliente?

Agora que você entendeu bem a grande importância de estruturar uma estratégia de foco do cliente, e por que uma empresa de montagem de rack cabeamento estruturado, e qualquer outra empresa, deve se preocupar com essa questão, vamos ver agora como fazer isso. 

Crie uma cultura focada no cliente

Construir uma cultura do cliente é um esforço concentrado que começa no topo da organização – mais especificamente com a gestão. 

O forte foco no cliente decorre de políticas e tecnologias que facilitam o relacionamento dos funcionários com os clientes. 

Todos na equipe devem ter uma compreensão firme de como suas funções afetam a experiência do cliente e como seus comportamentos fortalecem a fidelidade e o envolvimento do cliente.

Crie um bom conteúdo

Ter foco no cliente é garantir que ele obtenha valor desde o primeiro contato com a empresa. Então, em sua estratégia de inbound marketing, você precisa mostrar que preza pela qualidade até no conteúdo que fornece aos clientes. 

Você pode fornecer material valioso para ensinar, tirar dúvidas, trazer soluções,  e que seja útil para os clientes. Independentemente se esses clientes querem saber sobre aluguel de galpão preço ou sobre como montar um e-commerce online, sempre forneça o melhor conteúdo. 

Isso faz com que as pessoas pensem e tenham confiança para continuar a jornada do funil com sua empresa, ou seja, até a finalização de compra. 

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Produzir um bom conteúdo não é apenas para clientes em potencial. A fase de nutrição desses leads também precisa ser apoiada pelo material criado.

Basicamente, à medida que a pessoa progride no estágio de funil de clientes, o conteúdo precisa ser entregue com qualidade. O objetivo é demonstrar a eficácia do seu produto ou serviço.

A criação de valor nesta fase ajudará muito as pré-vendas e facilitará para que esses clientes comprem da sua empresa. 

Isso é focar no cliente desde o primeiro contato com a marca. Afinal, as primeiras impressões são as que ficam, não é mesmo?

Estruture uma cultura de feedbacks constantes

Para poder resolver problemas e fornecer um serviço com foco total no cliente, sua empresa  deve coletar feedback constantemente.

Portanto, você deve treinar sua equipe para que eles busquem feedback em todos os canais, como chat, telefone e redes sociais. Portanto, reunir todo esse feedback fornecerá ótimas ideias sobre as estratégias de atendimento e campanhas que pode implementar.

Além disso, as pesquisas de satisfação devem ser preparadas e enviadas e faladas aos clientes diretamente pelo telefone. Afinal, a tecnologia é essencial, mas nada substitui o bom e velho papo, principalmente quando se trata de um público mais exigente.

Abra espaço para as ideias

Vá além de ouvir as preocupações dos clientes e coletar feedback. Ensine seus colaboradores a serem proativos e identificar o que os clientes apreciam, valorizam e respondem positivamente.

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Nesse sentido, seja uma solicitação para outorga para uso de poço artesiano, ou qualquer que seja a necessidade dos seus clientes,  configure um planejamento com sua equipe para trocar ideias que focam de fato nas reais necessidades dos seus clientes. 

Sua estratégia pode incluir opções de personalização, promoções ou uma nova abordagem de atendimento ao cliente, coisas com as quais um  sistema de CRM de qualidade pode ajudá-lo.

Incentive a colaboração entre equipes

Tornar-se uma organização focada no cliente exige que as equipes trabalhem juntas para criar uma experiência consistente e globalmente melhor. Na verdade, mais de 70% dos clientes esperam que as empresas colaborem em seu nome.

As equipes de suporte e as equipes de marketing e vendas podem colaborar para:

  • Gerar mais leads
  • Elaborar mais ofertas 
  • Pensar em soluções cada vez mais assertivas;
  • Continuar mantendo um relacionamento com os clientes.

Mas a colaboração não deve diminuir a produtividade de suas equipes porque isso só torna as coisas mais complicadas para o cliente. É preciso planejar bem essa questão para que tudo flua de forma saudável tanto para os clientes como para as empresas.

Até mesmo um fornecedor de sacos de ráfia deve pensar em como estruturar bem essa colaboração em seu negócio. Para melhorar a experiência do cliente e consumidor, é crucial entender as motivações e desejos reais que eles possuem. 

À medida que as vendas online aumentam, as expectativas dos clientes em relação à experiência do usuário crescem e mudam com isso. 

Independentemente do setor em que você está inserido, seja uma empresa que fornece aditivo para pao frances ou escritório de advocacia, se a experiência do usuário estiver faltando, eles pensarão duas vezes antes de fechar negócios com você.

Personalize o atendimento

Cada vez mais os clientes estão mais exigentes quanto ao atendimento. E ele não deve ser somente eficaz e resolver o problema, mas também, deve ser personalizado.

Diante disso, as organizações estão interessadas em sistemas de Inteligência Artificial como os chatbots que realizam atendimento de forma rápida, eficiente e personalizada.

Ou seja, uma das razões pelas quais muitas empresas lutam para obter o foco no cliente corretamente é a enorme quantidade de demandas que surgem com os clientes, e que, humanamente falando, pode ser mais difícil de realizar de forma maia ágil.  

Isso significa que muitas organizações simplesmente não têm as ferramentas e tecnologias certas para ajudá-las a fazer isso. 

Nesse sentido, um sistema de CRM personalizável é uma dessas ferramentas que permite que as marcas segmentem seus perfis e direcionam os clientes com a comunicação certa.

Logo,  quando um cliente quer ter uma obtenção de ex tarifário, ou tirar dúvidas sobre um produto, ou quer ter um suporte técnico para entender como funciona determinado produto ou serviço que ele comprou, é preferível que seja tudo personalizado.  

Ofereça mais do que a concorrência

Uma das melhores maneiras de conquistar clientes e fazê-los se sentirem únicos e especiais é ir além e oferecer algo a mais do que a concorrência. 

Você pode, por exemplo, oferecer descontos exclusivos, soluções personalizadas e a oportunidade de integrá-lo a um clube especial da sua empresa. 

Aqui também vale a pena oferecer os melhores planos de serviços com ótimos preços em determinados horários, além de adicionar recursos adicionais.

Ele se sentirá conectado a sua empresa quando perceber que você se esforça para proporcionar uma ótima experiência. Para isso, é importante que todos os membros de sua equipe adotem essa prática também.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir criar estratégias focadas no consumidor em sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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