Guia prático para se destacar nas redes sociais

12 de agosto de 2022

Um fato que não pode ser negado é que as redes sociais são a principal tendência da década, e isso não é novidade para ninguém, não é mesmo?

Afinal, elas podem ser usadas ​​como um canal de interação, comunicação, entretenimento e conexão entre pessoas de todo o mundo. As principais redes sociais são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • TikTok;
  • LinkedIn.

Além disso, as redes sociais não são apenas um importante canal de interação social, mas também um importante canal de construção de relacionamentos corporativos. Ou seja, para gerar vendas e lucros para as empresas.

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É por isso que mesmo empresas industriais estão aderindo às redes sociais e criando perfis nesses canais para interagirem melhor com seus públicos.

Ou seja, elas não estão focando somente nos aspectos internos como análise de spda, um documento técnico importante para empresas e edificações em geral.

Estão também focando em como podem ser reconhecidas no meio digital a fim de agregar valor e aumentar os lucros.

Com isso, podemos afirmar com total segurança que as plataformas de mídias sociais são grandes aliadas para a criação de oportunidades de negócios.

Ou seja, até mesmo em empresas de aluguel de aparelho lava jato podem estruturar seus perfis nas redes sociais e conquistar mais clientes e fechar contratos.

No entanto, muitos profissionais utilizam as redes sociais e trabalham de formas diferentes, acabando por criar um mercado competitivo. Portanto, é essencial tentar se destacar e construir uma imagem forte nessa situação.

Preparamos este guia prático para te ajudar nesse processo. Nele, você verá dicas infalíveis para se destacar nas redes sociais e fortalecer sua marca no mercado. Leia mais para descobrir!

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Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para se destacar nas redes sociais é conhecer seu público.

Ou seja, conhecer o público é de fato essencial para todas as empresas, até mesmo empresas industriais terceirizadas, afinal os clientes também procuram nas redes sociais até mesmo braços articulados para toldos comprar.

Ou seja, todas as pessoas pesquisam nas redes sociais hoje em dia. Com isso, é essencial estudar bem os principais comportamentos e ações do consumidor do seu negócio. Ao responder essas questões, você terá um norte:

  • A quem sua empresa serve?
  • Qual a faixa de idade?
  • Quais são os requisitos de produtos e serviços?
  • Qual a renda média?
  • Qual a localização do público?

Esses só são alguns dos pontos mais importantes para se responder, e já fará um grande diferencial ao implementar suas estratégias e campanhas de marketing.

De fato, por mais bobo que possa parecer, conhecer seu público-alvo é crucial para analisar o que sua marca publicará, em qual canal ela estará e até com que frequência seu conteúdo e postagens serão publicados.

Portanto, se a maioria de seus clientes são jovens que geralmente procuram informações mais curtas, os perfis cheios de conteúdo técnico, informações específicas e linguagem mais complexa não são úteis.

Ou se o seu cliente ideal é uma pessoa adulta que busca informações técnicas sobre sua área, por exemplo, implantação de armação de aço para construção, fazer conteúdos custos e com poucas informações podem levar os clientes a buscarem em outras fontes.

Ou seja, além de estruturar a persona do seu negócio, é preciso ter esse olhar minucioso e estar atento às reais necessidades desses clientes.

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Crie conteúdo relevante

Os consumidores não querem mais receber apenas promoções, atividades intrusivas ou descontos. Hoje ele quer se manter informado e entender as principais tendências do mercado.

Claro que o público quer descontos em produtos e serviços, mas só postar no seu feed é inútil. Então, se você trabalha com manutenção de porta de aço automática para loja, por exemplo, pesquise um pouco mais sobre seu nicho, público e preferências.

Com essa análise, comece a produzir conteúdo informativo e relevante, que seja envolvente e desperte a curiosidade do seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de texto, vídeo ou até podcasts. Explore as oportunidades! Ou seja, o céu é o limite!

Seja criativo

É quase impossível falar de redes sociais sem falar de criatividade. Afinal, existem muitas marcas no mercado que compartilham o mesmo segmento.

Além disso, existem milhões de restaurantes, consultórios odontológicos, academias, lojas, empresas que fazem avcb corpo de bombeiros, fornecem madeira e muito mais.

Então, para se destacar nas redes sociais, é preciso usar muita criatividade. Fale sobre diferentes temas, invista em qualidade de imagem, treine melhor sua equipe, mostre embalagens diferenciadas e outras opções.

Além disso, você pode estruturar um serviço diferenciado, com algo que desperte a curiosidade dos clientes.

Ouça os clientes

As redes sociais também são canais valiosos para a construção de bons relacionamentos com os clientes. Para isso, responda perguntas, comentários negativos, inicie debates e discussões e proporcione uma boa experiência de navegação!

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Por exemplo, se o cliente não gostou do preço da manta impermeabilizante valor, converse com ele e pergunte sobre qual valor ele acharia justo pagar pelo produto.

Se for possível, aplique um desconto, e caso ele não tenha ficado satisfeito com o desconto, explique os motivos para que o preço a pagar seja o que foi estipulado. Fale sobre preços de embalagens, fornecedores, mas nunca ignore uma opinião, isso pode ser negativo para sua marca.

Além disso, se algo der errado, por exemplo, tente responder o mais rápido possível para que você possa personalizar seu serviço para o usuário. Com isso, é possível conquistá-lo e, assim, mantê-lo.

Seja constante

Não há como construir uma presença online sem exposição, principalmente agora que o público está cada vez mais associado à humanização das marcas.

Então esteja preparado para se apresentar de forma autêntica e não apenas isso, esteja preparado para receber críticas como parte do processo o que acontece para sempre.

Outro ponto importante a ser enfatizado é a consistência. Muitas empresas, na empolgação, acabam construindo uma frequência de lançamento muito alta, que se torna insustentável a longo prazo.

Ao planejar sua estratégia de mídia social, expanda para uma frequência que você possa sustentar.

Por exemplo, isso cria uma sensação de rotina e faz com que as pessoas se acostumem a seguir suas postagens sobre sinalização de segurança em um determinado dia da semana.

Explore todos os recursos

Nos dias de hoje, as redes sociais estão muito ativas e em constante atualização, por isso é preciso cuidar para que sua produção de conteúdo siga as tendências.

Experimente explorar os novos recursos emergentes para alavancar maior alcance e determinar se esse novo formato é adequado para o perfil da sua empresa.

Recentemente, por exemplo, houve uma mudança importante no comportamento dos consumidores, que passaram a consumir mais conteúdo em vídeo.

Não se limite às principais redes sociais

Quando falamos em redes sociais, a maioria das pessoas pensa automaticamente no Facebook ou Instagram, mas na verdade existem muitas outras formas de divulgar seu trabalho, basta pesquisar e avaliar as melhores opções.

O Pinterest é uma rede social onde as pessoas podem pesquisar e fornecer ideias sobre uma variedade de tópicos, como moda, saúde, bem-estar, decoração e muito mais.

O YouTube é uma rede social que ganha popularidade por meio de vídeos, e também é usada para mostrar seus produtos ou oferecer dicas e lições sobre o tema do seu perfil. Preste atenção à qualidade da imagem e do som.

Ignore o ego

Ou seja, não tem nada a ver com o número de curtidas e visualizações. Essas são métricas de vaidade e ego.

Em outras palavras, é importante amadurecer no marketing e perceber que o marketing digital vai muito além das curtidas e comentários nas postagens.

Isso porque as redes sociais são ferramentas que funcionam por meio da interação do público, e quanto mais engajamento você tiver com suas publicações, melhor seu trabalho será vendido e divulgado.

Lá você encontra o número de engajamentos, quem está compartilhando, quem está salvando seu post e informações que vão te dizer se seu trabalho é útil para seus seguidores ou se eles estão apenas olhando.

Portanto, concentre-se nesses números e não apenas curtidas, eles não significam necessariamente que as pessoas realmente gostam do que você publica.

Faça tudo com organização

É difícil publicar e organizar seu feed todos os dias, mas a melhor maneira de manter sua página comprometida é se organizar.

Se você não tem tempo para postar todos os dias, reserve um dia da semana para gravar seu vídeo, escolha as fotos que deseja postar, e coloque-as em pastas separadas no seu computador, em qual dia da semana você vai postar.

Isso facilita manter seu perfil atualizado e o engajamento estável. Outra solução é contratar uma equipe de marketing especializada caso se encaixe em seu orçamento.

Acompanhe sempre seus resultados

As informações de visitas e engajamento no Instagram ou em outras redes sociais são importantes para visitas frequentes para que você possa ver quais posts têm mais engajamento e possa continuar com posts semelhantes.

Obviamente, o monitoramento deve incluir, em última análise, a decisão de continuar investindo nesse meio específico. Quanto mais eficiente o teste, mais rápido essas vantagens são retornadas.

Assim, as empresas que utilizam softwares acionados por fusos podem determinar suas metas e objetivos, fazendo planos com base nas plataformas em que irão investir. Depois disso,os acompanhamentos podem ser feitos diariamente, indicando melhorias necessárias.

Por exemplo, uma empresa que fornece cftv para condomínio pode estruturar todo seu monitoramento nessas plataformas, além de medir o tráfego e observar de onde vem os cliques.

Isso serve como mecanismo de pesquisa, marketing por e-mail ou até mídia social. De qualquer forma, saber dessas informações é um trunfo, pois orientará estratégias futuras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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