Para contar com um negócio bem posicionado no mercado e com visibilidade, é fundamental investir na identidade de marca.
Comece por uma simples reflexão antes de entrarmos no nosso tema central: você já pensou sobre os produtos e serviços que você tem contato ao longo dos dias? Certamente fazem parte dessa lista:
- Alimentos;
- Artigos de higiene pessoal;
- Calçados;
- Vestuário.
Após pensar nisso, certamente você chegou à conclusão de que costuma adquirir serviços e produtos das mesmas marcas com certa frequência.
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Isso é algo comum, afinal as escolhas do consumidor dialogam diretamente com seus gostos, traços da sua personalidade e diversos outros fatores.
Além disso, existe uma relação de confiança entre marca e cliente, uma vez que suas expectativas são perfeitamente alcançadas. Essa conexão entre uma pessoa e um produto ou serviço de uma determinada marca é alimentada pelo branding.
Neste artigo vamos falar mais sobre esse tema, bem como os motivos para você ter uma forte identidade de marca.
O que é branding e como ele fala com o consumidor?
Branding é um termo que vem da palavra inglesa brand, que traduzindo para o português significa marca. Esse conceito pode ser entendido como as diversas estratégias utilizadas para destacar uma marca em relação às outras, como:
- Nome;
- Logo;
- Fontes;
- Cores;
- Missão;
- Visão;
- Objetivo no mercado.
E por que você deve se preocupar com isso no marketing digital? Para construir uma marca de etiqueta roupas lavagem que seja forte, que se destaque entre as demais e seja facilmente reconhecida.
Esse tipo de estratégia permite, entre outras coisas, fidelizar o cliente, proporcionando uma relação duradoura com a empresa e permitindo uma trajetória mais sólida no mercado.
Mas vale ressaltar que para que isso se concretize é necessário muito mais que um nome legal e um logo moderno, pois a identidade da marca precisa dialogar com o estilo de vida do público-alvo.
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Dessa forma, o interesse do futuro cliente é despertado, passando-se credibilidade e proporcionando uma experiência significativa.
Assim, podemos definir identidade de marca como tudo aquilo que diz respeito aos valores, missão e objetivos de sua empresa de corte de chapas de aço.
Da mesma forma entram todos os conceitos visuais que a tiram do papel, como logo, design dos produtos, posicionamento do seu negócio em seu segmento e muito mais.
A integração entre os elementos visuais e conceituais precisa transmitir uma impressão positiva aos clientes, dando um senso de originalidade aos serviços e produtos, e tornando-os únicos em seu nicho.
Deve também mostrar aos clientes quem é sua marca e como ela é capaz de resolver seus problemas, fazendo com que os clientes se sintam bem ao adquirir suas soluções.
Por que ter uma identidade de marca?
Complementando o que vimos até agora, é importante considerar que em muitos casos a decisão de compra do cliente se dá baseada no status da marca.
Dessa forma, para garantir uma vantagem competitiva no seu nicho de caixas de papelão para doces e salgados personalizadas, considere as seguintes razões para se desenvolver uma boa identidade de marca:
Fidelidade do cliente
Alguns clientes optam por uma marca X, pois oferece produtos modernos, inovadores e fáceis de usar. Já outras pessoas preferem os produtos da empresa Y, pois eles têm um bom custo-benefício, são personalizáveis e atendem às expectativas.
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Seguindo essa lógica de mercado, ao criar a identidade de sua marca é preciso considerar a criação de um vínculo com seu público-alvo.
Você terá que mostrar a ele que vocês possuem coisas em comum e até se completam, pois ele tem necessidades e você tem as soluções.
Segmentação de mercado
Credibilidade, luxo, status e modernidade são algumas das características que uma marca pode transmitir para seu público.
Contar com uma identidade de marca bem definida e estruturada é capaz de segmentar o seu mercado, fazendo com que seus produtos e serviços se destaquem entre os clientes que buscam por calça para uniforme industrial.
Valor de marca
Ainda que muitas marcas fiquem na cabeça e no cotidiano das pessoas o tempo todo, nenhuma é onipresente, por isso não é possível que sua empresa acompanhe e controle a cada segundo a experiência do cliente com suas soluções.
Por isso, é muito importante contar com o branding para manter um diálogo constante e saudável com sua audiência, criando uma conexão e mantendo um bom vínculo com seus clientes, sua marca se tornará mais familiar e até íntima em alguns casos.
Ainda, seu negócio poderá ganhar verdadeiros defensores dos seus produtos e serviços, que serão grandes influenciadores em suas comunidades.
Para construir uma identidade de marca para seu negócio, você deve reforçar os princípios e objetivos de sua empresa de máquina de gravação a laser preço.
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Uma boa forma de começar é por meio de uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), entendendo as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio em relação ao segmento que está inserido.
Para listar as forças de sua marca, pense sobre o que seu negócio faz de melhor em relação à concorrência, considerando as vantagens que esse diferencial traz ao seu negócio.
Para listar as fraquezas, pense nos pontos que fazem sua empresa menos interessante que a concorrência, como preço, variedade de produtos, localização, presença nas redes sociais, entre outros.
Oportunidades
Quanto às oportunidades, busque as tendências de produtos emergentes ou necessidades dos clientes, analisando se essas possibilidades permitem buscar novos mercados.
E quanto às ameaças, avalie quais são os obstáculos que impedem um bom desempenho e o crescimento da sua marca, considerando os fatores que ameaçam sua capacidade de atender às demandas atuais e futuras.
Fazendo uma análise SWOT você conhecerá melhor o seu nicho e deverá começar a desenvolver os elementos da sua identidade de marca.
Para isso, imagine quem é o cliente que você pretende alcançar e qual a impressão que você quer que ele tenha de sua empresa de camisas de silicone amarelas.
Fazer essa reflexão é essencial para escolher a linguagem adequada para dialogar com o futuro cliente, assim como a identidade visual que irá atraí-lo.
Quanto à identidade visual, é muito importante fazer um estudo detalhado sobre fontes, cores, texturas e imagens para que esses elementos fortaleçam a sua identidade de marca.
Como criar uma identidade de marca impactante?
Frequentemente o termo “logotipo” é usado de forma errada, pois por mais que um logotipo seja o símbolo de uma empresa, não é a totalidade da organização.
Ou seja, criar um logotipo é apenas um pequeno passo em direção ao desenvolvimento de uma marca forte. Afinal, ignorar a importância da identidade de marca é o mesmo que abrir uma empresa sabendo que o negócio não será um sucesso.
Então para que você possa criar uma identidade visual consistente e eficaz para sua empresa de aluguel de impressoras, listamos a seguir os passos necessários para seu projeto.
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Conheça o seu público
O primeiro passo certamente é conhecer o público com o qual você vai trabalhar, então reúna dados demográficos, como sexo, localização geográfica e faixa etária. Aproveite ferramentas como os formulários ou as redes sociais.
Depois tente se aprofundar nos hábitos, comportamentos e motivações da sua persona para planejar sua identidade visual.
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Entenda as ações da sua concorrência
Antes de abrir um negócio, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado para entender as ações que sua concorrência toma diante de certas situações, estudando formas de se sobressair.
Lembre-se que o que torna sua empresa única em seu segmento é o que define a diferença entre você e seus concorrentes.
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Crie um logotipo
Partindo de um conhecimento de sua empresa de dentro para fora, agora é o momento de dar vida para suas ideias.
Um logotipo não define toda a identidade de uma empresa, mas ele é vital por ser fácil de lembrar e ser mais reconhecível pelo público. Para criar um logotipo é importante pensar bem em sua tipografia, cores e todos os detalhes que possam estar subentendidos.
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Documente a identidade visual da sua marca
No mundo dos negócios, as empresas contam com várias opções de canais para se comunicar com seu público-alvo. Certamente você irá enviar e-mails, investir em mídia paga, criar banners informativos e distribuir cartões de visita para potenciais clientes.
Investir na criação de peças modelos irá proporcionar para sua empresa uma identidade mais unificada, confiável e profissional.
Faça uso das mesmas opções de design que você escolher em todas as áreas do seu negócio, pois somente com essa padronização tem-se algo sólido e marcante para sua empresa de adesivo para baú corrugado.
Considerações finais
Em meio aos processos necessários para criar uma identidade visual, é fundamental se certificar que ela está sendo autêntica em todos os sentidos, pois é por meio dela que você começará a colecionar bons resultados na sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.