Importância da comunicação visual para seu negócio

26 de setembro de 2022

A comunicação visual se tornou um dos assuntos mais importantes dentro das empresas, isso porque as pessoas estão cada dia mais preocupadas em também absorver conteúdos que saiam dos formatos tradicionais já vistos com frequência. 

Esses formatos tradicionais, na maioria das vezes, são os textos publicados em sites e até mesmo nas redes sociais, que por mais que tragam ótimos resultados para a empresa e para os usuários, precisam ser melhorados. 

Isso porque as pessoas estão cada vez mais atentas à questão visual das marcas, ou seja, na maneira como elas constroem suas identidades e como elas comunicam suas propostas e desejos através de elementos visuais. 

Publicidade:

Vivemos em um mundo onde tudo que fazemos comunica algo, desde o que falamos até mesmo a maneira como nos vestimos e agimos em meio a outras pessoas, e dentro do meio empresarial não seria diferente. 

Por isso, muitos negócios, além de contar com uma boa rede wireless para empresas, também estão à procura de maneiras diferentes para comunicar suas mensagens através do visual da marca. 

A comunicação visual é um conceito que se baseia na construção de elementos e aplicação de estratégias que ajudam uma pessoa ou uma empresa a comunicar o que deseja sem que seja necessário usar palavras para tal. 

Um exemplo simples disso são as cores, cada cor desperta um sentimento diferente nas pessoas, e mesmo sem uma palavra sequer, as pessoas entendem a mensagem que cada cor passa através de sua tonalidade. 

O branco que transmite paz, o vermelho que transmite amor, o verde a esperança e por aí vai. A comunicação visual é uma maneira de ajudar as empresas a reforçarem a mensagem que já passam através de suas palavras, com a intenção de reformá-las. 

Seja em uma empresa especialista em alimentação corporativa ou até mesmo em um e-commerce de moda, a comunicação visual é essencial para todo e qualquer tipo de negócio.

Entretanto, muitos ainda não entendem a necessidade da construção de uma comunicação visual, a sua importância no mercado e nem como colocar isso em prática, o que é normal, visto que se trata de um conceito ainda novo no mercado. 

Publicidade:

Pensando nisso, hoje você irá entender tanto a importância da comunicação visual para o seu negócio, assim como alguns de seus principais benefícios e algumas maneiras como você pode colocá-la em prática.

Entenda a importância da comunicação visual 

A comunicação visual, como mencionamos anteriormente, é composta por tudo aquilo que foge das palavras e que passa uma mensagem através de elementos visuais, tais como: 

  • Imagens;
  • Cores;
  • Formatos;
  • Ilustrações;
  • Infográficos;
  • Colagens;
  • Entre outros. 

Hoje, quando uma pessoa procura por um serviço de catering, por exemplo, por mais que ela não perceba isso, se importa com a questão visual daquela marca, as cores que ela usa em sua identidade e até mesmo a qualidade de suas imagens. 

Ninguém precisa ser um expert para identificar uma foto de má qualidade ou até mesmo se dar conta de que algumas cores não combinam umas com as outras, e é isso que o usuário analisa ao se deparar com a sua marca. 

E por incrível que pareça, esse é um fato decisivo na hora do usuário escolher ou não comprar o que você oferece, pois o seu inconsciente reforça a ele se a comunicação visual de seu negócio é confiável ou não.

A comunicação visual é extremamente importante para que a sua marca seja conhecida e reconhecida não apenas pelo nome ou qualidade do que oferece, mas também apenas pela identidade visual criada em cima dela. 

No mercado, é possível encontrar e contar com ótimos profissionais de comunicação visual assim como se conta com uma boa empresa de gerenciamento de projetos para te ajudar na criação de novidades para a marca. 

Isso significa que a comunicação visual é muito mais do que apenas uma estratégia de marketing, mas um conceito que pode fazer toda a diferença no seu negócio, mudando completamente a forma como se posiciona no mercado. 

Publicidade:

Benefícios da comunicação visual 

E é claro que o conceito de comunicação visual ganhou tanta notoriedade no mercado devido aos inúmeros benefícios que trouxe e ainda traz as empresas que nele decidem apostar. Confira abaixo alguns dos principais: 

Encanta e engaja o público 

Quem possui uma marca sabe a importância de manter o engajamento com seu público, ou seja, mantê-los ativos e comunicativos com a marca, pois isso gera relacionamento e intimidade entre ambas as partes. 

E em paralelo a isso, encantar o cliente também é essencial, é através disso que ele entende a qualidade e o diferencial de um serviço de auditoria contábil ou de um produto vendido pela marca, por exemplo. 

A comunicação visual é essencial para isso, pois através dela é possível encantar e engajar o seu público, trazendo ele para mais perto da sua empresa e construindo um relacionamento saudável e duradouro. 

Reforça o branding 

O branding é um termo que também ganhou grande notoriedade no mercado empresarial e se baseia em um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal ajudar na construção de um posicionamento para a marca. 

Por mais que o mercado tenha milhares e milhares de marcas, cada uma possui os seus diferenciais que precisam ser bem entendidos e defendidos para que o posicionamento da empresa seja coerente com o que ela defende. 

Assim como um e-commerce precisa de um bom software de gestão de estoque para controlar seus pedidos, todo negócio precisa de uma boa comunicação visual que também ajude na construção de uma mensagem coerente ao que se rega na marca, reforçando o branding dela. 

Informa de maneira dinâmica 

Por fim, mas não menos importante, a comunicação visual ainda auxilia na informação de maneira dinâmica, ou seja, deixando de lado o formato padrão e maçante que é a comunicação apenas escrita ou falada. 

Publicidade:

A comunicação visual faz com que o usuário se sinta até mais animado para consumir determinado conteúdo, pois a questão visual chama a sua atenção e prende seu foco naquilo que está sendo transmitido. 

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a comunicação visual traz para a marca que resolve apostar na construção de uma identidade visual coerente para o seu negócio. 

Saiba como construir uma boa comunicação visual 

Agora que você já conhece e entende a importância da comunicação visual, chegamos na prática para que você aprenda a como construir uma boa comunicação visual para o seu negócio, seja qual for o tamanho ou segmento dele. Sendo assim, confira abaixo as dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo: 

Construa uma identidade visual 

A identidade visual de uma empresa que vende exaustor, por exemplo, é o conjunto de elementos que constroem a identidade daquela marca sem que ela precise usar o seu nome para que seja reconhecida no mercado. 

Por exemplo, pense na marca de roupa e tênis que possui um símbolo de certo como seu logo. Você provavelmente já deve saber qual marca que é sem ao menos que tivéssemos citado o seu nome, isso é identidade visual. 

Sendo assim, construir a do seu negócio é o primeiro passo para que você mostre aos clientes o que deseja dentro do seu negócio e como ele está disposto a passar a mensagem dentro do mercado.

Aposte em infográficos e ilustrações 

Infográficos são aquelas ilustrações que remetem a gráficos de diferentes formatos e que são usados com frequência em portais de notícia, em meio a matérias e reportagens, para descontrair um pouco e sair do padrão de texto e mais texto. 

Da mesma forma funcionam as ilustrações, só que essas já possuem diversas outras possibilidades, podendo ser usada para ilustrar desde o processo de trabalho da configuração de switch gerenciavel de uma empresa até mesmo a equipe de uma marca.

Apostar em infográficos e ilustrações é uma ótima maneira de reforçar a comunicação do que deseja passar através do visual e de elementos que façam com que a sua marca seja reconhecida no mercado. 

Entenda o público e proposta da sua marca 

Para finalizar, não poderíamos deixar de enfatizar a necessidade de entender o seu público e a proposta que você deseja passar através de seus produtos ou serviços, pois isso é essencial para reforçar a sua mensagem. 

Toda marca possui um objetivo que vai além de apenas vender mais, ela possui uma proposta de valor, ou seja, um objetivo emocional que deseja alcançar ao vender o seu produto ou serviço. 

A comunicação visual também é essencial para reforçar isso e ajudar na construção de um negócio cada vez mais humano e que entregue aos clientes muito mais do que só um produto ou serviço. 

Considerações finais

Visto que vivemos em uma geração cada vez mais antenada nas novidades, é extremamente importante que entendamos a necessidade de construir algo visual para reforçar a mensagem de nossa marca. 

Dessa maneira, você entrega conceito e mensagem coerente aos clientes, construindo uma marca de sucesso e que se preocupa com cada detalhe. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap