Live commerce é uma estratégia do comércio eletrônico que funciona por meio da combinação de elementos de transmissão ao vivo e compras online.
Essa nova abordagem permite que os vendedores apresentem os produtos em tempo real, e os consumidores possam assistir e interagir nas plataformas digitais.
Durante a live, os espectadores podem fazer perguntas, receber demonstrações detalhadas dos produtos de seu interesse e fazer compras.
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O objetivo dessa modalidade do comércio eletrônico é recriar a experiência de compras físicas e permitir que os consumidores interajam de maneira mais envolvente com os produtos, antes mesmo de comprá-los.
A estratégia cria senso de urgência, pois costuma apresentar ofertas exclusivas e descontos por tempo limitado que incentivam a conversão instantânea.
Com a popularização das redes sociais e das plataformas de streaming, o live commerce passou a ganhar espaço, principalmente na Ásia, onde já é uma prática muito comum.
É uma ação dinâmica e interativa que consegue transformar a maneira como as pessoas se conectam com as marcas na internet, além de proporcionar uma experiência de compra estimulante e personalizada.
Com base nisso, este artigo vai mostrar por que vender por meio de lives, como fazer live commerce e vender com vídeos ao vivo e mostrar alguns tipos mais comuns.
Por que vender por meio de lives?
Vender com as transmissões ao vivo se tornou uma estratégia importante para o comércio eletrônico e que traz muitas vantagens para as empresas.
Uma de suas maiores vantagens é a interação em tempo real entre vendedores e consumidores, o que cria uma experiência envolvente e personalizada.
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A organização consegue responder instantaneamente às perguntas dos espectadores e pode até mesmo fazer demonstrações de produtos para que os potenciais clientes consigam esclarecer dúvidas em obter informações detalhadas.
Com isso, um fabricante de guia de cabo horizontal fechado 19 x 1U PT consegue criar um ambiente transparente e confiável, essencial para conquistar a confiança dos consumidores e influenciar a decisão de compra de maneira positiva.
As transmissões ao vivo também conseguem gerar senso de urgência, uma vez que ofertas exclusivas e descontos especiais vão incentivar a tomada de decisão imediata e impulsionar as taxas de conversão.
Em outras palavras, é uma dinâmica de estímulo emocional que é muito mais eficaz do que as estratégias de venda tradicionais na internet.
As redes sociais podem servir como plataformas para as transmissões, assim como os canais de streaming, pois são espaços onde os consumidores passam boa parte do tempo.
Isso ajuda a ampliar o alcance, consegue atingir um público muito mais amplo, além de conquistar novos clientes. O compartilhamento é muito mais fácil e as transmissões ajudam a promover as soluções de maneira orgânica.
Para uma oficina especializada em alinhamento 3D completo, é a chance de contar sua história de maneira autêntica, visto que os consumidores podem conhecer os bastidores do negócio, saber um pouco mais sobre a equipe e criar uma conexão profunda.
Como fazer live commerce?
O sucesso dessa estratégia depende de uma combinação entre transmissões ao vivo, interações com o público e estratégias de vendas. Algumas das etapas mais importantes são:
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- Escolher a plataforma;
- Planejar;
- Engajar com a audiência;
- Escolher os produtos;
- Demonstrá-los;
- Fazer ofertas exclusivas.
A primeira coisa que a empresa precisa fazer é escolher uma plataforma de transmissão mais adequada e que corresponda ao perfil do público. Entre as mais populares estão o Instagram, Facebook e YouTube.
Depois de escolher os canais de transmissão, é o momento de elaborar a live, levando em conta a duração, os produtos que serão destacados, possíveis ofertas e o que fazer para envolver o público.
É importante ter em mente que o roteiro deve ser flexível, pois assim o evento será fluente e cativante. Durante suas transmissões, uma loja virtual de faca circular industrial deve interagir ativamente com os espectadores.
Para isso, é muito importante incentivar perguntas, comentários e reações, além de responder as dúvidas em tempo real e chamar as pessoas pelo nome para personalizar o contato.
A marca deve selecionar com cuidado os produtos que serão apresentados, levando em conta aqueles que são mais populares, os lançamentos e os itens com descontos, pois são eles que conseguem atrair os espectadores.
A demonstração em si precisa ser detalhada, de modo a mostrar todas as características e benefícios da solução, além de separar o tempo para esclarecer dúvidas.
A marca pode mostrar os produtos em ação para que os espectadores compreendam claramente de que maneira eles funcionam.
Deve-se criar senso de urgência por meio de descontos exclusivos e ofertas especiais. Uma das formas de fazer isso é mostrar um cronômetro regressivo para destacar o tempo das ofertas e incentivar a compra imediata.
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Uma loja de carpete para auditório pode adotar outras estratégias, como o storytelling, que cria uma narrativa envolvente em torno das soluções oferecidas pela marca.
A empresa pode contar a origem de suas soluções, como é feito o processo de fabricação e até mesmo mostrar casos de clientes satisfeitos, pois tudo isso cria uma conexão emocional com os espectadores.
Outra possibilidade é fazer parcerias com os influenciadores ou até profissionais especialistas no segmento de atuação. São colaborações que ampliam o alcance da live porque consegue alcançar os seguidores de outras audiências.
Antes de começar a transmitir, é fundamental fazer alguns testes de áudio, vídeo e conexão com a internet, além de se certificar de que todos os recursos técnicos estão funcionando corretamente.
Durante toda a live, a marca deve incluir chamadas para ação, de modo a orientar os colaboradores sobre como podem fazer a compra com links diretos, códigos de desconto e instruções passo a passo.
Depois da transmissão ao vivo, um fabricante de produtos para restauração de mármore e granito deve analisar os dados de desempenho para avaliar a quantidade de espectadores, nível de engajamento, produtos mais populares e taxa de conversão.
Todas essas informações são muito importantes para melhorar as próximas transmissões. Mas todo o processo só vai valer a pena se houver consistência durante a live, ou seja, a marca precisa de uma programação previsível.
Ao fazer isso, ela cria uma audiência recorrente e consegue construir relacionamentos duradouros com os consumidores.
Tipos de live commerce
As transmissões de vendas podem acontecer em diferentes formatos e estratégias para impactar os espectadores certos e impulsionar as vendas.
Um dos tipos mais comuns é a demonstração de produtos, onde os apresentadores apresentam a solução de maneira detalhada e em tempo real. O objetivo é falar um pouco sobre as características, benefícios e esclarecer dúvidas.
Uma empresa de locação de limousine para aniversário pode fazer seções de perguntas e respostas ao vivo para envolver a audiência.
Nesse tipo de live commerce, os espectadores fazem perguntas sobre os produtos, seu uso, compatibilidade com outras soluções, entre outras questões que os apresentadores respondem em tempo real.
A estratégia é muito utilizada para lançar novos produtos, pois são transmissões que geram entusiasmo sobre as novidades e oferecem uma visão exclusiva para os espectadores. Muitas vezes, também contam com ofertas especiais para os primeiros compradores.
As colaborações e parcerias também são muito comuns, e acontecem quando a empresa firma uma colaboração com influenciadores, profissionais de seu segmento e até mesmo outras organizações para ampliar o alcance.
Ao fazer isso, uma marca de piso condutivo centro cirúrgico consegue impactar públicos diferentes e informar uma audiência diversificada.
Os desafios e jogos são transmissões que utilizam elementos de entretenimento, assim como no caso dos sorteios. Quem investe nessa abordagem tem como propósito criar uma atmosfera lúdica e manter os espectadores engajados.
Muitas marcas investem nos jogos e desafios para incentivar a participação ativa dos espectadores, mas também é possível optar por mostrar um pouco mais sobre os bastidores da marca.
Ao expor esse lado do negócio, é possível criar uma conexão profunda com os consumidores, principalmente se a empresa mostrar o processo de fabricação, a equipe por trás, sua cultura e os valores que cultiva no dia a dia.
Para uma clínica especializada em acupuntura auricular e neuromodulação, é uma forma de trabalhar em cima de uma narrativa autêntica e envolvente.
Os tutoriais e dicas são ótimos para negócios que querem dar informações sobre o uso dos produtos e permitir que os consumidores compreendam como integrá-los ao dia a dia.
Considerações finais
O live commerce traz uma grande revolução para o comércio eletrônico, visto que consegue integrar interatividade, entretenimento e transparência.
A estratégia aproxima marcas e consumidores em tempo real, e com isso é capaz de impulsionar as vendas e construir conexões emocionais.
Essa ação continua evoluindo, e isso mostra o quanto é responsável pelas transformações da maneira como as empresas se relacionam com as pessoas e o quanto são capazes de criar uma experiência de compra inovadora.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.