Descubra o que é Mapa de Empatia e como ele pode te ajudar no MKT

13 de janeiro de 2023

Mapa de empatia é um material utilizado para conhecer melhor o seu cliente, e é através desse mapa que você consegue detalhar a personalidade do cliente e com isso compreendê-lo melhor, entendendo suas dores e necessidades.

Para conseguir definir esses aspectos, o mapa da empatia faz 6 perguntas, e a partir das respostas você consegue conhecer os sentimentos do seu público-alvo.

Para você entender melhor:

Vamos a um exemplo: imagine uma empresa de elevador hidráulico que consegue entrar na mente do seu público-alvo, e com isso compreender tudo que eles desejam. Assim seria muito mais fácil oferecer os melhores produtos, certo?

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É justamente sobre isso que o mapa da empatia trata, e de começo pode parecer um pouco improvável, mas em certa medida isso pode ser feito através de algumas ferramentas, com recursos utilizados para desenhar o perfil do cliente ideal.

Se você não está entendendo nada, não se preocupe, criamos este artigo justamente para te ajudar a entender melhor sobre do que se trata o mapa de empatia, aqui você terá todas as informações importantes, além de como colocá-lo em prática.

O que é mapa da empatia afinal?

A palavra empatia no dicionário diz respeito à capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende.

Isso permite ver situações sob uma perspectiva diferente, além de entender as razões pelas quais os indivíduos agem. Pode parecer meio fora do tema, mas o mapa da empatia tenta entender justamente esse ponto dos seus clientes.

Por exemplo, uma empresa de fritadeira industrial elétrica pega esses sentimentos dos seus clientes e os coloca sobre o papel, categorizando-os em:

  • Dores;
  • Necessidades;
  • Sentimentos.

Materializar esses sentimentos facilitam com que eles sejam visualizados, e é justamente dessa forma que funciona o mapa da empatia. Com isso você detalha a personalidade do cliente para compreendê-lo de uma melhor forma.

O mapa da empatia pode ser desenhado de várias formas, você pode externalizar essas ideias em:

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  • Lousa;
  • Flip chart;
  • Papel sulfite;
  • Post-it;
  • Computador.

Independentemente do suporte que for escolhido para fazer o seu mapa da empatia, é importante que ele seja dividido de uma forma específica. A parte central deve conter os seguintes questionamentos:

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?

Já na parte inferior, as questões que precisam ser respondidas são “quais são as dores dele?” e “quais são seus ganhos?”.

Benefícios do uso do mapa de empatia

É importante que todas as empresas façam um mapa da empatia, sejam elas de locação de retroescavadeira ou uma loja de móveis, isso irá te ajudar a direcionar as estratégias certas para o seu público.

Isso acontece porque ele ajuda com campanhas mais certeiras, competitividade e branding mais eficiente.

Pense que conhecer a cabeça do seu público-alvo é fundamental para atraí-lo da maneira certa, pois você saberá exatamente o que ele deseja, isso aumenta as chances de crescimento no mercado e aumento das vendas.

Como fazer um mapa da empatia em 6 passos

Agora que você já sabe o que é mapa da empatia, entenda melhor como aplicar em seu negócio, mas para executá-lo é preciso que você estude previamente o comportamento dos seus clientes e crie uma persona.

Só para você entender melhor, uma empresa de porcelanato de madeira, por exemplo, ao criar uma persona, irá construir um personagem fictício a partir da etnografia de pessoas reais com características psicológicas que representa um grupo de pessoas.

Essas pessoas têm comportamentos parecidos, e essa persona será o cliente ideal dessa empresa, a personificação do público.

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Para conseguir traçar esse perfil é preciso que você tenha uma audiência mínima, como pessoas que seguem sua empresa em uma rede social. Após obter os resultados, eles devem ser compartilhados com as equipes.

Assim vocês conseguem compartilhar ideias e sugestões de cada segmento, afinal a empresa é formada por várias áreas e todas elas são influenciadas pelos clientes, e é importante que você crie uma idade e nome para a sua persona.

Após toda a coleta dessas informações, chegou a hora de criar o seu mapa da empatia.

1. O que vê?

Esse primeiro questionamento diz respeito aos estímulos visuais que a sua persona recebe. Por exemplo, uma empresa de impermeabilização de lajes pode levantar os seguintes pontos:

  • Em qual cenário a persona está inserida?
  • Como é o seu ciclo social?
  • O que existe de mais comum em seu cotidiano?

Esses questionamentos te ajudam a ter uma ideia mais ampla dessa persona.

2. O que ouve?

Esse ato de ouvir não é apenas no sentido sonoro. Sejam conversas ou música, ele diz respeito a aspectos como pelo o que essa persona é influenciada, quais são suas fontes de notícias e quais os meios de comunicação que ela consome.

Responda perguntas de por quais pessoas e ideias a persona é influenciada, quem são seus ídolos, quais são suas marcas favoritas e quais são os produtos de comunicação que ela consome.

3. O que pensa e sente?

Nesse ponto você precisa pensar quais são as ideias que seu produto ou serviço irá despertar na mente dos seus consumidores, sendo assim uma empresa de mourão de concreto, por exemplo, pode fazer as seguintes perguntas:

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  • Como essa persona se sente em relação ao mundo?
  • Quais as preocupações dessa persona?
  • O que a persona sonha e almeja?

Você pode surgir com mais perguntas se elas ajudarem a entender o que a sua persona sente.

4. O que fala e faz?

Essa parte já começa tratar mais especificamente sobre o seu produto ou serviço, partindo do princípio de quando a persona decide fazer uma compra de uma fita de borda, por exemplo.

Para que você consiga entender o que a persona fala e faz, é importante que preste atenção em seu comportamento, ou seja, qual é o seu discurso, o que ela faz, o que pratica e como vive.

Com isso é importante responder perguntas como sobre o que a sua persona fala, como ela age e quais seus hobbies.

5. Quais suas dores?

As dores são as dúvidas e obstáculos pelos quais o seu público passa e precisa superar para consumir o seu produto. Responda perguntas como quais são os medos da sua persona, quais são suas frustrações e quais obstáculos ela precisa passar para conseguir o que deseja.

6. Quais suas necessidades?

Por fim é importante que você entenda as necessidades da sua persona. Essa etapa está relacionada com o que você pode colocar em prática para surpreender o seu cliente, mostrando todas as possibilidades. Levante os seguintes questionamentos:

  • Qual o ideal de sucesso para sua persona?
  • Onde ela deseja chegar?
  • O que resolveria os com seus problemas?

Ao final desses apontamentos, você chegará à conclusão do seu mapa da empatia e com isso irá entender melhor como o seu público-alvo pensa, te ajudando nas tomadas de decisão da empresa como um todo.

Como aplicar as descobertas do mapa da empatia?

Com o mapa da empatia todo fechado e com as informações alcançadas, você consegue criar campanhas de marketing digital muito mais personalizadas, afinal você saberá exatamente como se comunicar com o seu público, tornando tudo mais humano.

Ao conhecer os seus clientes, você consegue se relacionar de uma forma mais próxima e verdadeira com eles. Além das estratégias de marketing digital, você consegue otimizar os seus produtos e toda jornada de compra para os moldes do seu cliente.

Com isso a sua empresa irá atender todas as expectativas do cliente e ele se sentirá satisfeito, se tornando um fiel consumidor. O mapa da empatia ajuda a sua empresa a se destacar da concorrência, pois você interage diretamente com os desejos do cliente.

Por exemplo, uma empresa de subestação de energia, após criar o mapa da empatia, irá criar campanhas que chamem atenção do seu cliente, além de otimizar todos os processos de atendimento, redes sociais, site, etc, como se todos os serviços fossem personalizados.

Com isso você toma as decisões certas e evita que você erre e perca tempo e dinheiro:

É importante que você volte ao mapa da empatia algumas vezes, pelo menos uma vez a cada ano, para aperfeiçoá-lo, afinal as coisas nos negócios são bem voláteis, por isso é importante que as informações sejam atualizadas.

Assim você garante que os seus clientes sempre estarão satisfeitos com os seus serviços, afinal se nem você permanece o mesmo, por que a sua empresa e clientes também permaneceriam?

Com o mapa da empatia sempre atualizado você garante o sucesso da sua empresa e o crescimento do seu negócio, além de, claro, a satisfação do cliente, que é o principal, afinal a empatia é se colocar no lugar dele e entender do que ele precisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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