O Market share é uma maneira de entender o quão relevante sua companhia é, frente a concorrência dentro de seu segmento de atuação. Existem diversos elementos que podem ser conferidos com esse tipo de atividade para empresas de montagem industrial.
Não importa o quão diferenciado e inovador você seja, é preciso pensar que em qualquer mercado, existem diversos concorrentes que lutam por uma parcela do público e procuram seu espaço de maneira mais adequada.
Cada empresa consegue atrair uma parcela desse público, e por consequência, a renda que eles podem oferecer. Isso acontece porque alguns consumidores acabam pendendo mais para seus produtos e serviços, enquanto outros procuram empresas concorrentes.
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Participar de um mercado é um processo complexo, que engloba uma série de aspectos relevantes para todas as companhias dentro dessa possibilidade. Com o market share, entretanto, você tem uma ideia mais efetiva do quanto sua companhia está se sobressaindo.
Esse tipo de ação ajuda a entender melhor suas possibilidades de mercado, conseguindo entender o quanto você está dentro desse segmento em particular com sua empresa de rolamentos e ajudando a organizar melhor suas ações de marketing para conseguir ampliar estes resultados.
Isso pode ser realizado de diversas maneiras, desde a avaliação de consumidores até volume de vendas, ou no caso de serviços digitais o número de usuários que possuem um cadastro ativo em sua plataforma.
O market share também é uma maneira de entender o tamanho de sua empresa frente a competição. Esse tipo de aspecto impacta diretamente no valor da marca, uma vez que apresenta resultados mais efetivos para suas ações.
Quanto maior sua empresa for considerada dentro do marketshare, mais importante ela é para o mercado. Isso não significa que companhias que possuem uma contagem menor desse elemento são irrelevantes.
Em alguns casos, a empresa dominante no market share é tão grande que há pouco espaço para a concorrência, fazendo com que as empresas de máquina de corte a laser competidoras acabem deixando essa primeira de lado e disputando entre si pelo posicionamento.
A importância do market share
Quando você entende seu posicionamento dentro de uma fatia do mercado, esse tipo de ação ajuda a planejar estrategicamente seus passos, seja para conquistar um espaço maior ou para manter a dominância no segmento em que você atua.
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Avaliar constantemente essa ferramenta é uma excelente maneira de manter-se ativo no mercado. Isso significa que você consegue compreender o que é preciso para crescer, mas também que está de olho na pressão dos competidores tentando diminuir seu market share.
O crescimento de uma empresa deve ser avaliado de forma interna, mas se você manter-se apenas nessa métrica, pode acabar com uma impressão errada com sua empresa de metrologia, que leva a problemas no futuro com suas estratégias.
A comparação com outras empresas do segmento e até mesmo com o mercado em geral é importante para você conseguir tomar decisões mais assertivas, pensar em alternativas para suas dificuldades e até mesmo elaborar novas metas para suas equipes.
Esse tipo de ferramenta se torna uma maneira de estimular suas equipes a otimizar a produção, aumentando a quantidade de oportunidades que são criadas para a empresa enquanto avalia suas fraquezas para eliminá-las.
O market share estoura até mesmo a bolha empresarial, tornando-se uma ferramenta de comunicação com o público final. Quanto melhor estabelecida sua empresa estiver, mais força ela terá em negociações.
Esse tipo de vantagem competitiva é muito importante para suas vendas, uma vez que você consegue passar a confiança necessária para esse tipo de ação, criando vantagens na negociação de um relógio biométrico através de segurança e credibilidade.
Uma empresa bem posicionada é uma garantia de estabilidade, mostrando para os consumidores, parceiros e fornecedores que você veio para ficar, e não pretende recuar frente à competitividade do mercado.
Calculando seu market share
Agora que você consegue compreender um pouco melhor o que é o market share e sua importância para uma empresa, é o momento de entender como você pode chegar a este valor, atingindo uma estrutura adequada de comunicação com suas equipes de marketing.
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Vale lembrar que cada companhia é única, e nem sempre os resultados de uma empresa serão iguais a outras, ainda que ambas estejam fazendo análises similares e estejam no mesmo segmento de atuação.
Isso acontece porque as empresas de manutenção de geradores diesel possuem valores distintos de market share, o que pode ser analisado de acordo com sua realidade corporativa, identificando elementos básicos para resolver esse tipo de questão.
Público-alvo
O público-alvo é um grupo de pessoas com gostos e padrões de consumo em comum, cuja propensão para consumir em sua empresa é maior do que a média. Essa métrica é muito importante para que você consiga entender suas possibilidades de vendas.
Além disso, o público-alvo é uma ótima maneira de entender seu posicionamento no mercado. Para isso, basta você cruzar seus dados internos, que constituem esse público, com estatísticas públicas, criadas por órgãos regulamentadores como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Você pode identificar o público-alvo por uma série de elementos, como por exemplo:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Classe social;
- Localização geográfica.
Todos estes itens são importantes para determinar que tipo de público sua empresa atrai, e a mesma métrica pode ajudar a entender melhor quais são as possibilidades dentro do mercado como um todo para suas vendas em uma fabrica de cabos eletricos.
Dessa maneira, você consegue um cálculo básico que ajuda a determinar o market share de sua empresa: A divisão do número de clientes que a companhia já possui pelo número de potenciais clientes que o mercado tem a oferecer.
Dessa maneira, você tem uma estrutura muito mais adequada de ação para entender como o market share pode modificar suas vendas.
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Faturamento
Este é um dos métodos mais simples de medição do market share. Basta dividir a receita que sua empresa gerou durante um determinado período pela receita total do segmento de atuação nesse mesmo período.
A maior dificuldade, neste caso, é que muitos segmentos do mercado não possuem esse tipo de informação disponível, uma vez que não é uma das métricas mais utilizadas. Por isso, torna-se mais complexo realizar essa medição.
Isso não é impossível, entretanto, uma vez que você pode contratar uma empresa especializada em pesquisas para que ela faça uma medição mais aprofundada e consiga passar dados relevantes para seu cálculo.
Outra opção comum é fazer uma estimativa com base em seus próprios números, mas este tipo de medição pode apresentar problemas e não passar uma visão realista do market share, o que pode ser um problema a longo prazo.
A ideia por trás de compreender seu posicionamento no market share é ter assertividade em suas escolhas, e para que isso seja possível, é fundamental que você estruture suas possibilidades e trabalhe com informações relevantes para esse tipo de ação.
Com o faturamento, você tem uma ideia financeira de como sua empresa de projetos elétricos se posiciona no mercado, e do que é necessário para atingir uma parcela maior do público.
Penetração de marca
Essa é uma métrica mais subjetiva, mas que pode trazer resultados verdadeiramente relevantes para sua estrutura de vendas. A penetração de marca indica o quanto você já conseguiu se integrar com o segmento em que atua.
Essa é uma métrica dependente de pessoas, e para conseguir os resultados adequados, o ideal é trabalhar com pesquisas de mercado, sejam elas feitas por sua própria empresa ou por uma companhia especializada.
Para conseguir os resultados, estudos podem ser baseados em enquetes colocadas em seus canais de comunicação, como sites, blogs e redes sociais, e também entrevistas serem realizadas com consumidores.
Novamente, fazer esse tipo de ação por conta própria pode funcionar, mas também pode apresentar respostas pouco efetivas, uma vez que você não terá uma visão mais ampla do mercado e isso pode acabar atrapalhando a medição do market share.
O ideal ainda é contar com uma empresa a parte, que não fará uma pesquisa enviesada e conseguirá entender completamente a situação. Ainda assim, no caso da pesquisa de penetração de marca, ainda é preciso ter atenção com margem de erro e outros problemas.
Considerações finais
Entender a importância do market share é conseguir trabalhar com suas ferramentas mais amplas, identificando seu posicionamento no mercado e que tipo de ação você pode tomar para mantê-lo ou para melhorar ainda mais a situação.
Neste caso, quanto mais vertentes você conseguir avaliar melhor, uma vez que elas dão diferentes pontos de vista para uma aplicação saudável do market share em sua empresa, entendendo quais oportunidades se apresentam em um determinado momento.
Usar esta ferramenta para se tornar uma liderança no mercado é a maneira mais efetiva de conseguir resultados positivos a longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.