Marketing de experiência: o que é e como fazer em lojas virtuais

22 de fevereiro de 2022

O processo de compra atualmente passa por um conjunto variado de questões, que continuam a se associar a temas como a qualidade e o preço de tal produto ou serviço, porém existem variáveis do marketing de experiência que também são relevantes.

Logo, para que uma marca consiga garantir a atenção de sua audiência almejada, é preciso adotar uma série de estratégias que consigam não só atrair o interesse desses consumidores, como também torná-los em clientes fiéis, garantindo vendas a longo prazo.

E uma das formas de se conseguir isso é por meio da experiência que será apresentada ao tal consumidor, enquanto ele realiza essa nova aquisição. Criando uma associação forte entre as empresas e seus clientes, a garantir benefícios para ambos os envolvidos.

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Garantindo com que uma empresa de entrega de encomendas consiga atingir bons números no mercado diante de sua performance comercial. Um índice que está diretamente ligado à percepção do público em cima dos seus serviços oferecidos.

O reconhecimento de uma marca pode surgir então das mais variadas situações, como a conexão de uma empresa com as causas ambientais, o valor de mercado a ser praticado na venda dos seus produtos, o tipo de valores defendidos em suas campanhas, entre outros.

Questões que devem ser consideradas de acordo com as expectativas apontadas pelo público ao qual um negócio busca atingir, permitindo com que uma relação seja formada entre esses dois lados, saindo do lado comercial e se aproximando de um lado humano.

Inclusive, o processo de humanização das marcas é outro que pode garantir com que uma empresa de software seja considerada pelos seus clientes, afastando essa companhia de uma imagem mais robótica, como é comum de se associar ao ramo tecnológico.

E com tantas possibilidades, cabe a quem administra uma companhia observar quais são as estratégias que serão adotadas em sua gestão, de forma a garantir com que o seu público tenha a melhor experiência possível. O que levará a grandes benefícios.

O conceito do marketing de experiência

O desenvolvimento das estratégias de marketing partem do cenário ao qual o mercado se encontra, de acordo com as ferramentas disponíveis e com o comportamento do público, criando uma demanda em cima de um produto ou serviço em especial.

Especificamente nos últimos anos, pelo lado dos consumidores passou a existir uma necessidade maior pelos benefícios diferenciados que podem ser conquistados a partir de uma aquisição, indo além das características e utilidades de um produto.

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Uma realidade que conversa com a competitividade que pode ser vista no mercado atual, com diferentes companhias disputando por espaço, tanto no ambiente físico, como no digital. E que para se destacarem acabam por fornecer privilégios diferenciados.

Nessa relação é possível trabalhar com a distribuição de brindes, ou com promoções relacionadas ao preço dessa mercadoria. Como uma consultoria de TI, que pode ser contratada por um valor promocional nos 6 primeiros meses, para atrair novos clientes.

E por mais positiva que esse tipo de ação possa ser para o seu negócio, de fato destacando um benefício diferenciado entre a sua empresa e os seus concorrentes diretos e indiretos, é preciso trabalhar com outras características capazes de definir a decisão de compra.

Como tudo que envolve a compra em si. Pensando em uma loja de roupas, é possível citar a forma com que o cliente é recebido e o conhecimento dos vendedores sobre o estilo de peças que mais agrada esse visitante frequente. Pontos que fortalecem essa relação.

Tudo a resultar na melhor experiência ao cliente, a fazer não só que ele finalize uma compra, como também retorne a fazer negócio com esse empreendimento. Além de divulgá-lo para o seu núcleo social de forma espontânea, pelo bom tratamento que recebeu.

Com base nisso é possível identificar que o principal propósito do marketing de experiência na verdade trata-se de um todo um processo de compras, atraindo tal audiência, fazendo-os engajar em algum tipo de aquisição e por fim torná-los em clientes fiéis da marca.

O que faz o marketing e experiência estar presente não só no momento da compra, mas também em todo o processo que antecede essa ação. Além do que vem depois, oferecendo uma experiência positiva o suficiente para garantir o retorno de tal público.

Uma estratégia benéfica para os variados modelos de negócio, como uma distribuidora de espelhos, que pode oferecer ao seu público consumidor uma experiência de compra diferenciada ao trabalhar com 5 tópicos relacionados ao marketing de experiência:

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  • Sensorial (opera junto dos 5 sentidos);
  • Emocional;
  • Cognitivo (realizando experiências inovadoras);
  • Comportamental;
  • Identificação.

Um conjunto de práticas que será responsável para que um indivíduo se sinta identificado por um produto ou serviço, por meio da experiência única de venda ao que ele está sendo apresentado, enquanto reflete sobre a sua necessidade de fechar ou não tal negócio.

Por meio de uma ação que nasce no mercado tradicional, mas que atualmente ganha força também no cenário digital.

O marketing de experiência no universo digital

A experiência do usuário durante uma compra pode ser responsável pela conclusão desta aquisição comercial. Por anos isso esteve atrelado somente ao mercado presencial, destacando então o tratamento recebido por um cliente ao visitar certo estabelecimento.

Sendo necessário que essas lojas precisem trabalhar com uma série de fatores que podem ser responsáveis pela certificação de que esse cliente tenha uma experiência positiva com tal negócio, criando a longo prazo uma relação forte com tal marca.

Como ao trabalhar junto de um ERP para logística, para garantir que a entrega de uma geladeira ocorra da maneira mais eficaz e rápida o suficiente, resultando em uma série de ventos benéficos para tal consumidor.

E entre as formas de se garantir essa experiência satisfatória aos clientes, algumas práticas se destacam, por meio de ações comerciais diferentes que ajudem um cliente a concluir sua compra, com base naquilo que está sendo ofertado por fora.

Através de ações como:

  • Eventos de divulgação;
  • Distribuição de brindes;
  • Amostras grátis do produto;
  • Instalações artísticas;
  • Atendimento customizado.

Pontos de destaque dentro do cenário comercial tradicional, mas que também podem se destacar na internet, sendo importante para a s empresas oferecerem uma boa experiência digital aos usuário que podem estar a procura pelos seus serviços em tais plataformas.

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Como um possível cliente que pesquisa pelos serviços de consultoria de exportação e que acaba por contrastar uma companhia em particular, levando em conta as avaliações positivas que o negócio recebeu, a partir da experiência positiva garantida aos clientes.

Dessa forma é importante oferecer uma experiência única aos seus clientes tanto nos estabelecimentos físicos, como nas lojas virtuais, existindo uma série de pápricas que podem melhorar essa relação no caso da modalidade citada. Sendo elas:

Lojas híbridas

A linha que separa o mercado físico do digital é cada vez mais tênue. Nesse sentido, é importante oferecer uma boa experiência ao consumidor através do alinhamento entre esses dois modelos de negócio.

Como nas lojas híbridas, onde um cliente pode comprar em um site e receber nas lojas físicas, ou na própria ordenação desses estabelecimentos, com a presença de QR codes nas prateleiras, entre outras aplicações que levem a experiência digital ao seu negócio.

Conteúdo oferecido

O marketing de experiência trabalha associado com outras estratégias de mercado, como o marketing de conteúdo. No qual a oferta de produções diferenciadas podem conquistar a atenção dos usuários, fazendo com que essa experiência terceira influencie nas compras.

Interação digital

Assim como uma exposição interativa pode resultar em uma percepção positiva dos visitantes, em relação à experiência ali vivida, o mesmo pode ser feito junto da administração de uma loja virtual, por meio da oferta de jogos e plataformas diferenciadas.

Ações capazes de fazer com que uma empresa que presta serviços de assistência técnica nobreak, com o reparo de equipamentos usados no controle de queda de energia, se destaque já a partir dos seus endereços virtuais, como site e redes sociais.

Parcerias com influenciadores digitais

Para se garantir a melhor experiência possível com um produto ou serviço, nada é melhor do que a recomendação vinda de alguém de confiança. Diante da fácil acessibilidade aos canais digitais essa experiência pode ser alcançada junto dos chamados influenciadores.

Que por meio de suas ações na internet podem se destacar como bons parceiros comerciais, trabalhando juntos para que os clientes de uma empresa tenham uma sensação positiva ao se relacionarem com tal marca dentro do sempre digital.

Pontos que devem ser levantados já durante o processo de abertura de empresa simples, ao levar em conta a importância que as plataformas digitais têm para as atividades comerciais atualmente, sendo preciso oferecer a melhor experiência nesse sistema digital.

Para que seja confirmada não só uma compra, mas a fidelização desse grupo de clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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