Marketing de rede: Como fazer essa estratégia

27 de janeiro de 2023

Muitas são as estratégias que devem ser adotadas para garantir com que um negócio obtenha uma melhor performance dentro do seu segmento, o que inclui ações práticas mais conhecidas como o marketing digital, tais como o marketing de rede.

Dentro dessa pluralidade de opções é importante então para cada tipo de segmento comercial saber sobre quais são as estratégias que sejam melhores para si, pois cada área possui suas forças e fraquezas que podem ser experienciadas pelas táticas corretas.

E isso é algo que vale para os mais diversos tipos de negócios, tal como uma padaria que recorre ao marketing de influência para destacar o nome desse estabelecimento, assim como uma multinacional recorre à tática de relacionamento para lidar com seus clientes.

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Quanto mais específico for o produto ou serviço a ser oferecido por uma companhia, mais diferenciado será o tipo de estratégia de marketing que deve ser adotado para que o seu negócio conquiste a melhor performance possível dentro desse campo em particular.

Por outro lado, existem também aquelas práticas que conseguem funcionar quase de forma universal dentro do mercado, garantindo assim com que quem vende uma loadbuster ou um material de limpeza consiga ter o mesmo tipo de performance no meio comercial.

Isso ocorre também por causa das semelhanças que podem ser vistas dentro do público de uma maneira geral, tal como a procura pela melhor experiência, qualidade, menor preço, além de muitos outros pontos que costumam unir uma audiência consumidora em geral.

A grande questão agora para se conquistar uma maior performance dentro do seu segmento está justamente em encontrar pelo tipo de estratégia que possa ser a mais adequada dentro da gestão de um empreendimento, de acordo com o seu cenário.

Dito tudo isso, ao pesquisar por resina cristal preço ou pela qualidade de um cadeira de plástico, é possível identificar a procura por uma melhor eficiência, assim como uma possível indicação sobre qual é a melhor opção disponível no mercado.

Com tudo isso algumas estratégias acabam recebendo uma atenção maior, nesse caso sendo válido destacar a importância que está associada ao marketing de rede.

Como funciona esse tipo de prática?

Da mesma forma em que acontece com muitas práticas de marketing, o objetivo da estratégia de rede é aumentar a performance de um negócio, a diferença então está na forma de como essa tática está sendo aplicada, com olhar maior na conquista de público.

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Como está explícito em seu nome, o marketing de rede lida com a criação de uma teia de relacionamentos que possa aumentar a atenção e interesse por algum tipo de mercadoria ou serviço, usando então do seu próprio grupo de clientes para criar tal atenção.

Nesse caso estamos falando sobre uma rede de distribuidores que possam dar valor à venda de algum tipo de item no mercado, colocando não só uma empresa como centro da divulgação dos seus serviços, expandindo essa responsabilidade para muitos outros.

Junto a isso podemos colocar dentro dessa rede de relação a forma em que uma fábrica que produz válvula borboleta flangeada consegue trabalhar ao lado de fornecedores que levem tal instrumento ao mercado, assim como os clientes possam vir a comprar tal item.

Ou seja, assim como um distribuidor pode ser recompensado a partir de cada venda feita, recebendo um bônus maior dentro desse mercado, um cliente também pode ser beneficiado através de descontos ou recebimento de brindes, a partir de cada consumidor indicado.

Para que toda essa performance seja então conquistada é necessário contar com o auxílio de toda uma lista de parceiros ao seu redor, o que acaba criando essa tal rede de oportunidades que leva ao desenvolvimento desse marketing de rede.

Mas se por um lado tal estratégia vem se tornando bastante popular mundo afora, a situação no Brasil acaba recebendo um contexto diferente que merece uma atenção especial.

Qual a questão do Brasil com o marketing de rede?

Apesar de vivermos em um ambiente cada vez mais conectado globalmente, ainda existem certas particularidades que fazem com que cada mercado tenha que se adaptar à sua realidade, levando em conta as diferenças que podem ser vistas juntas à sua audiência.

Especificamente no Brasil o marketing de rede recebe um olhar de desconfiança por causa da sua similaridade com o chamado esquema de pirâmide, uma prática ilegal que envolve a promessa de lucro em cima de cada cliente.

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Tal prática pôde ser vista nos mais diversos tipos de opções de negócio, indo desde uma marca de cosméticos a promessas de investimento.

Com o tempo, o esquema de pirâmide passou a ser corretamente denunciado, mas o problema é que ele acabou sendo associado ao marketing de rede, existindo uma clara diferença entre eles, que é a real entrega de resultados.

Aos poucos esse tipo de estratégia vem sendo vista com olhos melhores, tudo graças aos resultados que estão sendo apresentados por quem recorre ao marketing de rede, sendo importante então conhecer a estrutura dessa prática para saber sobre como lidar com ela.

Os pilares do marketing de rede

Para garantir com que um fornecedor de motobomba irrigação consiga ter um bom desempenho comercial dentro de seu segmento, é necessário conhecer a fundo sobre tudo do seu mercado, com o mesmo sendo dito sobre as estratégias comerciais adotadas.

Em relação ao marketing de rede, para que ele funcione é preciso lidar com os quatro pilares que formam a sua estrutura, sendo esses pontos:

 

  • Empresa;
  • Rede;
  • Produto;
  • Liderança.

Assim como uma empresa de poço semi artesiano sabe, cada um desses tópicos merece ser visto com atenção por causa da sua especificidade, onde conhecer esses detalhes permite colocar em prática esse tipo de ação comercial.

Empresa

Nesse caso o foco está no está na companhia em si, assim como na forma em que ela se busca destacar tanto por meio dos seus clientes como qualquer tipo de parceiro comercial, sendo colocado em evidência a história e métodos de serviço a serem adotados.

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Apesar da aproximação entre tantos diferentes mercados através de uma estratégia de rede, uma empresa que vende chapa de aço é diferente daquela que lida com itens mais voltados ao público geral, sendo importante olhar para essas características.

Rede

Ponto que dá nome ao marketing de rede, esse tópico trabalha com a lista de parcerias que uma companhia é capaz de realizar para aumentar suas vendas e também performance para o seu negócio, tudo através da criação de um sistema de conexões.

Produto

Esse é o momento que uma empresa deixa de olhar ao seu redor e passa a focar em si mesma, pois as características associadas ao seu serviço de ensaio não destrutivo estanqueidade é algo que pode acabar trazendo interesse nessa empresa e sua rede.

Somente ao trabalhar para entregar o melhor produto ou serviço possível é que se torna possível criar uma rede de interesse que possa ser trabalhada a nível comercial.

Liderança

Por fim, para que essa rede de negócio funcione de maneira forte e eficaz é preciso destacar a existência de uma companhia por trás que lidere a todos que façam parte da sua rede de negócios, aumentando assim até mesmo o interesse alinhado ao seu público.

Ao olhar para cada um desses pontos é possível desenvolver uma boa prática de marketing baseado na criação de uma rede de oportunidade, sendo indicado trabalhar com tal conceito diante de todas as vantagens que se mostram possível com o auxílio dessa rede.

Por que lidar com o marketing de rede?

A resposta para esse tipo de pergunta está nos benefícios que são possíveis a partir dessa prática, o que inclui vantagens mais claras, como um maior rendimento, mas sendo possível partir também para pontos como um maior alcance de público e apoio dos colaboradores.

A partir de tudo isso, seja quem trabalha com a oferta de uma injetora usada ou por quem atua com a distribuição de produtos vindos diretos da fábrica, ambos podem ser beneficiados por uma melhor performance comercial ao se apoiar na criação de uma rede.

É por coisas assim que até mesmo o mercado nacional, com suas questões com esse tipo de estratégia, cada vez mais vem se abrindo para as possibilidades que o marketing de rede pode trazer para um negócio, seja no presente ou em seu futuro.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender como fazer essa estratégia. Faça deste texto o seu guia e siga nossas orientações para conseguir encaixar essa estratégia da melhor maneira possível em sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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