Marketing de voz: como as assistentes virtuais estão mudando a comunicação

26 de abril de 2023

O Marketing de voz é uma estratégia de marketing que se concentra em otimizar o conteúdo para ser acessível e atraente para assistentes virtuais e assistentes de voz que muitas vezes já estão disponíveis em dispositivos eletrônicos.

Essa estratégia envolve a criação de conteúdo que seja fácil de ser encontrada e interpretada pelos assistentes de voz, como respostas a perguntas frequentes, informações sobre produtos e serviços, conteúdo de áudio e muito mais.

O marketing de voz é uma área em crescimento devido ao aumento do uso de assistentes virtuais e assistentes de voz em dispositivos domésticos e móveis.

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As empresas estão começando a perceber que precisam se adaptar às mudanças na forma como as pessoas estão consumindo conteúdo e buscando maneiras de estar presentes em plataformas de voz para se conectar com seus clientes de maneira mais eficaz.

Assistentes virtuais são programas de software que usam inteligência artificial para fornecer informações, realizar tarefas e interagir com os usuários de maneira conversacional, ou seja, de maneira fluida.

Projetados para imitar uma conversa móvel humana, atualmente são frequentemente encontrados em dispositivos, computadores e alto-falantes inteligentes.

Esses assistentes podem realizar uma ampla variedade de tarefas, como pesquisar na web, reservar um restaurante, definir um acompanhamento, tocar música, fazer compras online e fornecer atualizações sobre o clima, tráfego e notícias.

Os assistentes virtuais oferecem muitos benefícios, tanto para os usuários finais quanto para as empresas que os utilizam. Alguns dos principais benefícios são

  • Conveniência;
  • Eficiência;
  • Personalização;
  • Redução de custos.

Acompanhe este artigo e conheça ainda mais sobre essa tecnologia que vem mudando a rotina diária dos cidadãos, como influência na tomada de decisão e como torna-se uma ferramenta poderosa quando alinhada ao marketing de voz.

Marketing de Voz e seus benefícios

Como mencionado anteriormente, o marketing de voz é uma estratégia que visa otimizar os conteúdos para que o acesso seja realizado através dos assistentes virtuais e de voz. É uma área em crescimento já que está se tornando cada vez mais comum o uso dos assistentes.

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Isso envolve a criação de conteúdo que responde a perguntas frequentes, fornece informações relevantes, fácil de entender e se destaca na plataforma de voz.

As empresas passaram a otimizar o seu conteúdo para inclusão de palavras-chave que os usuários provavelmente usariam ao fazer perguntas por voz. 

Os vários benefícios dessa estratégia, permite que marcas aumentem o fluxo em seus sites e redes sociais se aproximando cada vez mais do consumidor final.

Quando uma empresa otimiza seu conteúdo para ser encontrado pelos assistentes virtuais e de voz, proporciona um aumento em sua visibilidade e presença nas plataformas, o que poderá gerar o aumento do reconhecimento e lembrança da marca.

Então, serviços como serviço de pintura residencial preço poderão ganhar maior visibilidade ao criar conteúdos otimizados que permitam o acesso através de assistentes.

O marketing de voz proporciona melhora na experiência do cliente pois permite que as empresas se comuniquem com seus clientes de uma maneira mais pessoal e interativa, elevando o nível de engajamento e aprimorando a experiência do cliente.

As empresas podem criar conteúdo de áudio como anúncios de rádio ou podcast que são otimizados para serem reproduzidos em assistentes de voz.

A utilização da tecnologia de reconhecimento de voz também passa a ser aplicada para que os usuários interajam com sua empresa através de comandos de voz, como pesquisar produtos, agendar consultas ou obter informações.

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Sendo assim, abre também a possibilidade da criação de aplicativos voltados para os dispositivos ou alto-falantes inteligentes permitindo que os usuários interajam com sua empresa

Avanço na comunicação com os clientes

Compreendeu-se que a inclusão de assistentes virtuais tem mudado a maneira como as marcas se comunicam com seus clientes. Tornou-se mais comum atendimentos personalizados e interativos.

Através desta ferramenta, é possível que as marcas interajam com seus clientes de maneira mais pessoal com o intuito de criar uma experiência mais envolvente e que atenda todas as necessidades apresentadas.

A personalização de atendimento permite que a empresa atenda as demandas de seus clientes de maneira assertiva, sendo assim, a empresa passa a ganhar visibilidade no mercado devido a esta estratégia. Esse tipo de atendimento facilita que serviços como mudança de layout sejam executados sem erros e com alta taxa de satisfação.

Outra proposta que auxilia no atendimento, são as respostas instantâneas. As marcas podem fornecer respostas rápidas aos clientes, sem que eles precisem esperar por um representante de atendimento ou ficar por um longo tempo aguardando em linha.

A possibilidade de realização de tarefas somente com o uso da voz, é um atrativo muito grande aos usuários. Como por exemplo, você está aguardando um elevador comercial e ao chegar, iria iniciar uma conversa por mensagem. Essa ferramenta poderá redigir sua mensagem sem que precise utilizar as mãos.

Através da personalização da experiência do cliente, é possível programar os assistentes virtuais para reconhecer emoções do usuário. Com isso, é possível realizar recomendações de produtos, serviços, informações sobre o clima e muito mais.

Sendo possível aplicar as funcionalidades em casas automatizadas. Ensinar aos assistentes a acionarem a climatização residencial quando estiver em determinada temperatura interna.

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Com o uso de assistentes virtuais, as empresas poderão realizar coletas de dados valiosos sobre o comportamento do cliente. Sendo eles, as perguntas mais frequentes, informações procuradas e as solicitações rotineiras. Todas as informações compartilhadas com os assistentes são úteis.

Inclua o Marketing de voz em sua empresa

Implantar o marketing de voz em sua empresa pode trazer diversos benefícios, como aprimorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência dos processos de atendimento. Para implementar esse tipo de estratégia, separamos algumas dicas importantes que poderão ajudar durante o processo.

1.    Conheça seu público.

Entenda quem é o público-alvo da sua empresa e como ele se comunica. Considere fatores como faixa etária, gênero e localização geográfica. Estes pontos são fundamentais para entender se esta estratégia seria bem sucedida em sua empresa.

Conhecer o perfil atendido é o início de qualquer projeto que escolha fazer. Somente assim, poderá analisar riscos, benefícios e tomar uma decisão baseada nas informações apuradas durante este processo.

2.    Defina a persona

O conceito de persona é descrito como uma representação fictícia do cliente ideal da empresa, com base em dados reais e características demográficas, comportamentais e psicológicas.

É uma ferramenta importante para entender as necessidades, desafios e interesses dos consumidores e adaptar a comunicação e as ofertas da empresa para atendê-los melhor.

Como por exemplo, podemos imaginar uma persona que compre empilhadeira reach stacker. É um equipamento bem específico e normalmente utilizado em organização de containers. A persona que necessita desse tipo de equipamento geralmente são empresas.

Logo podemos pensar da seguinte forma, uma empresa de grande porte, com um alto número de funcionários, localizada na área portuária de Santos em São Paulo, atende empresas de transporte recebendo mercadorias e que chegam através de navios cargueiros, por exemplo.

Ao realizar a criação desta referência de cliente, é possível imaginar a utilização da ferramenta por essa persona.

3.    Crie uma estratégia de voz

Defina a voz da sua empresa. Isso pode incluir a escolha da linguagem, tom de voz e personalidade. Geralmente acompanhada da persona, essa voz caracteriza o atendimento proporcionado pela empresa. Então, uma empresa que emite laudo de avaliação de imóvel rural simplificado tem uma variedade de perfis que são atendidos.

Na criação da persona, imaginou-se um homem de aproximadamente 30 anos e com um vocabulário informal, tem a personalidade animada e disposta a ajudar. A voz precisa condizer com as características físicas para que represente a empresa da melhor forma.

4.    Treine a equipe

Além da implantação de uma nova ferramenta de trabalho, é importante que os funcionários sejam treinados para utilizar as ferramentas e interagir com os clientes de forma correta e eficiente.

Para a estratégia dar certo, é necessário a colaboração de toda sua equipe, isso permitirá que os resultados apareçam logo.

5.    Integre com outras estratégias de marketing

Alinhar outras estratégias ao marketing de voz permite um melhor desempenho e melhores resultados. Lembre-se, a programação do marketing de voz precisa ser otimizada e pensar em palavras chaves que os usuários poderiam utilizar.

Geralmente em buscas, procura-se o serviço, mas uma informação importante para os clientes, é o preço. Como por exemplo, um consumidor procurou pelo serviço de levantamento planialtimétrico preço.

Neste caso, a palavra importante foi “preço”, utilize essa técnica para montar o FAQ ou perguntas frequentes de sua empresa.

6.    Monitore os resultados

Meça a eficácia da sua estratégia de marketing de voz para determinar o sucesso e identificar áreas que precisam ser melhoradas. Use dados como taxa de conversão, tempo de resposta e satisfação do cliente para avaliar a efetividade da sua estratégia de marketing de voz.

Essas são apenas algumas das etapas a serem seguidas para implementar o marketing de voz em empresas. Cada empresa terá suas próprias necessidades e estratégias específicas, uma empresa de laudo termografia terá necessidades diferentes de uma padaria, por exemplo, mas essas etapas podem ajudar a orientar o processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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