Marketing Digital em 2023: entenda mais sobre o cenário

26 de janeiro de 2023

Conforme os anos passam, as empresas sempre buscam formas de evoluir e estabelecer um caminho que gere resultados positivos e uma evolução constante. Diante disso, estar atento às tendências do marketing digital em 2023 é um necessário e tende a fazer diferença.

Por mais que prever aquilo que será realizado seja uma tarefa complicada, as empresas que se antecipam e estão atentas às tendências tendem a ficar alguns passos à frente e sempre se diferenciar dos demais.

Entretanto, por mais que as tendências e novidades sejam um bom caminho a se seguir, é necessário ter muito foco e direcionamento das estratégias para que elas de fato façam sentido.

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Por isso, ao entender as tendências para o marketing digital e estar por dentro de tudo que está acontecendo, é necessário focar nas melhores estratégias para a sua empresa e enriquecer seu planejamento com ideias sólidas e inovadoras.

Afinal de contas, o mercado se mostra em extrema concorrência e atualização, logo para que a sua empresa esteja à frente das demais, além de estabelecer as tendências, é necessário ter precisão e planejamento em relação ao que será feito.

Sendo assim, ao considerar uma loja de móveis planejados ou até mesmo uma empresa de tecnologia, é necessário estar por dentro do cenário em relação às tendências e saber escolher as que melhor se adaptam àquilo que a sua empresa busca para esse novo ano.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o marketing digital, evidenciando a sua significação, sua evolução ao longo dos anos, as tendências para esse novo ano que está iniciando e principalmente como escolher a melhor estratégia de marketing para 2023.

O que é o marketing digital?

O marketing digital se caracteriza como uma forma de mercadologia que utiliza o ambiente web como canal de promoção da marca.

Ou seja, todas as soluções disponíveis na internet, como redes sociais, e-mails, sites, blogs e anúncios pagos, são utilizadas para atrair e conquistar novos clientes, potencializando a empresa e gerando resultados incríveis.

A história desta estratégia remonta ao desenvolvimento da internet. A razão disso é que o marketing digital só pôde ser visto como meio de crescimento pelas empresas com a ampliação do acesso ao mundo virtual.

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Sendo assim, conforme a internet foi evoluindo e estabelecendo melhorias através do seu funcionamento, o marketing digital acompanhou essa evolução e fez com as empresas pudessem se desenvolver e estabelecer características incríveis.

Por isso, se hoje, diante do ambiente digital, você consegue realizar a venda de um curso segurança do trabalho, isso se deve à evolução do marketing digital e de todas as estratégias em volta desse recurso.

Além disso, vale destacar que as mudanças em relação ao marketing digital abriram as portas para que a internet se tornasse um importante canal de negócios e um dos principais locais para desenvolver a sua empresa e as estratégias em questão.

Evolução do marketing digital ao longo dos anos

Se você nasceu na década de 1990, sabe que muita coisa mudou no meio digital até chegarmos ao que temos hoje. A propósito, você se lembra de quando usou a internet pela primeira vez? Parecia tão na moda naquela época, não é?!

Pois bem, o marketing também evoluiu a partir do momento em que as empresas encontraram neste novo espaço virtual uma excelente oportunidade a ser aproveitada por milhões de pessoas.

Ou seja, conforme as empresas foram explorando e fazendo parte desse universo, diversas características foram sendo destacadas, fazendo com que o marketing digital tomasse os rumos e a importância que ele tem hoje em dia.

Sendo assim, para que hoje você possa buscar informações sobre um impermeabilizante de laje, foi necessário que uma série de processos evoluíssem e tomassem os rumos em que hoje conhecemos.

É isso mesmo, o marketing digital revolucionou a forma como as marcas interagem com os clientes. Noticie seus produtos e serviços, mas não podemos esquecer desse processo e evolução tão importante.

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Dessa forma, a origem do marketing digital começa através do offline até as formas em que conhecemos diante do mundo atual. Logo para que fique claro esse processo, confira a evolução e como o marketing se desenvolveu até chegar no digital.

  • Marketing offline;
  • Marketing impresso;
  • Marketing na rádio;
  • Marketing na TV;
  • Marketing no telefone;
  • Marketing digital.

Sendo assim, para que o marketing chegasse às formas em que conhecemos, atendendo, por exemplo, a sua empresa de levantamento arquitetônico, ele passou por essas fases de amadurecimento.

Logo, diante da sua evolução, o marketing digital atingiu os níveis em que utilizamos no mercado atual, demonstrando a sua importância e o quanto de fato ele é um recurso-chave para o sucesso e crescimento das empresas.

Tendências do marketing digital para 2023

O primeiro passo para entender as principais tendências de marketing digital de 2023 é olhar para o seu público-alvo, entendendo os seus gostos, hábitos e principiantes que têm gerado impacto diante do seu meio.

De nada adianta investir grandes quantias de dinheiro na infraestrutura que pode viabilizar o social commerce em sua loja virtual se não é isso que seus consumidores desejam.

No entanto, não pense que isso é uma desculpa para estagnar no tempo. O estudo Gartner constata que o investimento em marketing aumenta de 6,4% para 9,5% entre 2021 e 2022. E não é de se estranhar que esse percentual esteja aumentando.

Por isso, por mais que as tendências não sejam uma regra a ser seguida por todos, para que você tenha sucesso, por exemplo, na venda de serviços de instalações elétricas, as tendências podem ser um fator-chave para alcançar os objetivos.

Entretanto, o que podemos aconselhar sobre as tendências de marketing digital para 2023? Temos algumas sugestões a sugerir, confira:

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Abrace a diversidade em suas campanhas

Simplesmente não existe empresa de sucesso que não tenha a diversidade e a inclusão como uma de suas marcas.

Não estamos falando apenas da cor da pele ou do gênero com o qual alguém se identifica, mas também sobre o contexto histórico e sua cultura. 

Logo, muito mais do que realizar uma campanha em dias especiais e que retratam a inclusão, para que a sua empresa de carreta porta container se destaque, é necessário estabelecer políticas em relação a diversidade e prezar por essa característica.

De acordo com o Sprout Social, 60% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar de uma marca que faz marketing que possui diversidade.

Além disso, muitos consumidores desta nova geração relatam o quanto a diversidade é um fator-chave e totalmente decisivo ao se tratar das suas decisões de compra.

Fortaleça sua empresa entre o público-alvo

Muitos gerentes hoje são iludidos por números falsos que raramente revelam valor agregado.

Um exemplo seria analisar, por exemplo, apenas o número de curtidas em uma postagem referente a uma estaca raiz. Pensando nisso, é sugerido que você tente aumentar a presença da marca junto ao seu público-alvo.

Existem muitas maneiras, mas a chave é pensar em uma estratégia para identificar os principais canais em que seu público está.

Assim, é possível estreitar as opções e pensar em ações mais concisas, focadas e realmente eficazes quando o objetivo é converter, engajar e fidelizar clientes.

Logo, ao saber exatamente onde você pretende atingir o público, os resultados tendem a ser muito mais positivos, tendo precisão e o máximo de eficácia através das estratégias e de tudo que venha ser realizado.

Estabeleça um propósito para a sua marca

Hoje, você quer comprar de marcas que tenham metas e objetivos sociais, ambientais e de governança ou compra somente pelo preço? Talvez haja um equilíbrio entre esses fatores. Isso é verdade?

Entretanto, lembre-se de que seu público, principalmente a geração mais jovem, está cada vez mais relacionado a esse tema.

Logo, para que você consiga ter êxito ao divulgar um produto, como um ponto eletrônico, é essencial agregar valor a esse item e estabelecer uma história que realmente gere uma conexão com todos.

Como escolher a melhor estratégia para 2023?

Agora que demos algumas orientações, cabe a você escolher a estratégia de marketing digital perfeita para o seu negócio e que tende a atender as necessidades e objetivos da sua empresa.

Entretanto, antes de pensar em tecnologias de ponta e inovações não comprovadas, faça o mesmo que alguns outros negócios e dê alguns passos para trás e pense no básico.

Logo, para que fiquem claras algumas das tendências que podem ser fundamentais diante da sua empresa, confira como realizar essa escolha de uma forma precisa e totalmente assertiva.

  • Analise seu público-alvo;
  • Esteja aonde seu público está;
  • Use a análise de dados a seu favor;
  • Tenha uma boa presença omnichannel;
  • Site e presença digital.

Por isso, estabelecer as tendências de 2023 que condizem com os objetivos da sua empresa tende a ser uma ação fundamental e que gera uma diferenciação e destaque através do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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