Todos os segmentos produtivos procuram expandir a empresa por meio de um plano de negócios seguro e rentável, mas o planejamento de marketing digital também faz parte das táticas e processos que devem ser implementados continuamente.
Com todas as adversidades que muitas empresas enfrentam, em escala mundial, além de desafios em muitos setores de negócios, se mostram agora como novas oportunidades, principalmente para empresas inteligentes que podem tirar proveito do momento.
Seja qual for a estratégia aplicada nos negócios, e por melhores que sejam os produtos e serviços disponibilizados ao mercado consumidor, o marketing digital precisa estar em evidência para, assim, melhorar o reconhecimento da marca, para que possa ser ouvida pelo público-alvo.
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Muitas das técnicas e táticas colocadas em prática ajudam a traçar um caminho para o crescimento sustentável, sendo o marketing digital a ferramenta que ajuda a alcançar as metas e objetivos propostos dentro de um plano de trabalho.
Marketing Digital: O seu negócio em evidência
Comece com uma estratégia de marketing digital
As empresas de pequeno lago ornamental que estão habituadas a empregar o marketing digital em campanhas de divulgação, de alguma forma, sabem que há um conjunto amplo, e muito útil de ferramentas à disposição.
Ainda assim, mesmo com todas as facilidades que o marketing digital oferece, é preciso ter um planejamento claro, independentemente do setor em que será aplicado, para que essas ferramentas sejam empregadas de maneira correta e oportunizem resultados qualificados.
Assim, para colocar sua empresa e seus negócios em evidência, sua campanha de marketing digital deve seguir com estratégias claras e alinhadas aos objetivos propostos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.
Com o passar do tempo, é possível construir uma estratégia que esteja em sintonia com todos os princípios da sua organização.
Isso permite construir uma base para todo o conteúdo de marketing digital, além de proporcionar toda uma estrutura para pavimentar o caminho para o sucesso de forma coesa.
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Consequentemente, conforme a compreensão sobre os objetivos estratégicos da sua empresa, mais passa a entender sobre as KPIs (Key Performance Indicator), isto é, os indicadores-chave de desempenho que você precisa ficar atento ao avaliar as campanhas de marketing traçadas.
Conforme o desempenho e a abrangência do marketing digital são avaliados, é possível identificar as ações que não estão apresentando os resultados esperados com o tempo, ou que apenas precisam de ajustes pontuais.
O início de uma estratégia específica para o marketing digital é essencial para formalizar um conjunto de métodos apropriados, tendo como relação aqueles que impulsionam o crescimento de qualquer empresa, inclusive uma escola de aula de hidroginástica.
Para isso, é preciso fazer um planejamento de marketing digital de forma eficiente, e que direcione para a consolidação da marca junto ao mercado consumidor e o público-alvo em questão.
Quais as pretensões a partir do marketing digital?
Você precisa determinar o que deseja alcançar com o marketing digital, e isso pode partir de objetivos específicos que possam ser examinados e analisados a partir da ótica como empreendedor.
Desse ponto, é possível ter uma visão clara da implementação do marketing digital, e como se dá a competição entre os concorrentes.
Outro fator preponderante é que amplia a compreensão e as conexões relacionadas aos clientes.
Para entender quais suas pretensões, é preciso analisar seu desempenho empregando KPIs do ano anterior, a fim de determinar o que funciona e o que pode ser descartado, com o intuito de criar uma solução de marketing digital perfeita.
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A avaliação da presença digital da concorrência também é importante, permitindo conhecer e perceber o que é eficiente no plano de marketing e que pode ser replicado nos seus negócios de manutenção industrial, qualificando as ações de forma contínua.
Plano de marketing digital com metas específicas
As metas precisam estar presentes no plano de marketing digital, pois são elas que norteiam todo o processo de divulgação.
Uma delas pode ser o aumento de reconhecimento de marca. Em se tratando de ambiente digital, isso pode ser percebido por meio dos canais de redes sociais, como:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- Youtube.
Cada um desses canais de comunicação pode ter metas específicas, como o número de visualizações de vídeos no Youtube, ou o alcance de anúncios pagos em plataformas como Facebook e Instagram.
O tráfego orgânico também é mensurável, com a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de busca como Google e Bing.
Dentro do plano de marketing digital de uma empresa de prótese capilar masculina grisalha, é imprescindível verificar o crescimento de tráfego do site e-commerce.
Ao determinar o tráfego que se deseja dentro de um período específico, como um mês ou um semestre, é possível calcular quantas ações são necessárias para alcançar um número expressivo e satisfatório.
Esse processo ajuda a realizar mais vendas, ou obter mais assinantes para o envio de newsletter para o e-mail dos clientes captados a partir da estratégia de inbound marketing.
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Dessa maneira, o plano de marketing digital com metas específicas pode se ajustar a campanhas únicas, como PPC (Pay Per Click), aumento do número de seguidores nas redes sociais e mais inscritos no canal de vídeo.
Construa uma buyer persona ideal para marca
Quando você conhece seu público-alvo a fundo, o planejamento de marketing digital pode ser ampliado de forma saudável, e alcançar realmente os leads, ou seja, os clientes em potencial, sem parecer que há desperdício de esforço na divulgação e comunicação.
A construção de um buyer persona, ou persona de comprador, permite saber exatamente o que seus clientes desejam e quais os pontos de necessidade que ajudam você a posicionar seu negócio, encontrando as palavras-chave certas para aplicar em uma campanha de SEO.
Marketing de conteúdo complementa campanha de SEO
O planejamento de marketing digital de uma empresa de paisagismo pode ter como base os objetivos da marca, assim como o conhecimento sobre o público-alvo.
Tudo isso permite o desenvolvimento do marketing de conteúdo, e todos os assuntos que podem ser abordados para atrair os leads e reter os clientes fidelizados.
Para identificar os tópicos principais que podem ser empregados no marketing de conteúdo você pode procurar por ideias a partir de perguntas dos próprios clientes em potencial.
Há ferramentas digitais que permitem a você, e sua equipe de marketing digital, ver o que as pessoas perguntam nos mecanismos de pesquisa.
Isso pode envolver hashtags (#), tendências em plataformas sociais, sugestões de pesquisa, entre outros fatores que podem estar relacionados ao seu segmento produtivo.
Escolha canais que englobam a buyer persona
Com tantos canais e plataformas sociais disponíveis, é preciso montar uma estratégia de comunicação integrada de marketing digital, tanto para manter o mesmo tom de voz e marca, como abranger o maior número de clientes e leads.
Para isso, é preciso verificar todos os canais digitais disponíveis para sua fábrica de sorvete em cuiabá, e então empregar táticas e ferramentas que priorizam sua estratégia de marketing digital.
De alguma maneira, você deve perceber como cada canal contribui para o seu planejamento de marketing digital, e como eles facilitam alcançar as metas e objetivos traçados, verificando aqueles que mais se adequam à marca como um todo.
Defina KPIs e benchmarks de marketing digital
Muitas empresas, mesmo com uma campanha de marketing digital em andamento, relutam em saber se os resultados realmente estão sendo satisfatórios ou não entendem como mensurar as informações e feedbacks recebidos.
Dessa forma, para cada estratégia que você e sua equipe de marketing investem, é preciso ter um KPI definido, que se trata da medida de sucesso.
A seguir, deve-se definir os benchmarks de marketing digital, ou seja, os objetivos que se pretende alcançar.
Por exemplo, o KPI pode ser a taxa de abertura de e-mail marketing, enquanto o benchmark é que essa taxa possa aumentar em 20%.
Esteja atualizado sobre os algoritmos para SEO
As pessoas realizam pesquisas online por diversos motivos, dentre eles para saber mais sobre determinado assunto ou produto, por exemplo forno de lastro com vapor para implementar no setor industrial.
Por isso, você precisa estar ciente de que as plataformas de busca atualizam os algoritmos continuamente, para proporcionar um melhor UX, isto é, experiência do usuário.
Para obter os resultados esperados, você deve verificar e atualizar suas páginas de site, inclusive em relação às redes sociais, para se adaptar às etapas de execução dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.
Sempre faça ajustes no plano de marketing digital
A internet é dinâmica e, portanto, seu plano de marketing digital deve ter a capacidade de se adaptar conforme a necessidade se apresenta e novas tecnologias se apresentam.
Isso vale para qualquer plano de marketing digital e, se ele não apresentar resultados satisfatórios, é preciso pausar, verificar, identificar o que está faltando ou sobrando, e reiniciar todo o processo de divulgação.
Dentre tantas vantagens do marketing digital, uma das mais notórias é que tem um excelente ROI (Return Over Investment), isto é, retorno sobre investimento, que pode ser acompanhado de forma contínua, possibilitando uma atuação mais ágil quando ajustes passam a ser necessários.
A ideia principal é alcançar os objetivos propostos, reduzir as taxas de risco e economizar o máximo de orçamento e tempo da sua empresa ao longo do tempo, seja ela de manutenção de máquinas industriais para empresas ou um e-commerce de brinquedos para pets.
Conclusão
Por fim, o marketing digital precisa ter foco e ser eficiente, dentro das perspectivas e objetivos propostos desde o princípio.
Dessa forma, você precisa saber, exatamente, o que deseja alcançar, e pode conhecer a melhor maneira de atingir todas as metas e objetivos traçados a partir dessa compreensão e das opções de estratégias com o marketing digital.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.