Marketing em tempo real: como as marcas estão capitalizando seus produtos

26 de abril de 2023

Marketing em tempo real é uma estratégia de marketing que envolve o uso de dados e tecnologia para criar e implantar campanhas de marketing em tempo real, ou seja, em resposta imediata a eventos ou situações atuais e relevantes.

Isso significa que é utilizado informações em tempo real, como notícias, eventos esportivos, festivais ou tendências nas mídias sociais para criar campanhas que são altamente relevantes e oportunas para o público-alvo.

Esta tática envolve o uso de técnicas de automação de marketing para permitir que empresas sejam ágeis e respondam rapidamente às mudanças no mercado e nas necessidades dos clientes.

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Essa abordagem é altamente eficaz pois permite que as empresas sejam mais proativas e se conectem com seu público de maneira mais significativa. Quando feito corretamente, o marketing em tempo real pode ser uma poderosa ferramenta de engajamento do público e fidelização do cliente.

Há vários benefícios em utilizar o marketing em tempo real como estratégia. Entre elas estão:

  • Relevância;
  • Acesso instantâneo;
  • Aumento de visibilidade;
  • Flexibilidade

Esta estratégia permite que as empresas criem campanhas altamente relevantes e oportunas, sendo mais propensas a atrair a atenção do público e gerar engajamento. 

Através das informações em tempo real, as empresas podem desenvolver campanhas voltadas para qualquer serviço ou produto, como moveis para treinamento, por exemplo.

Também fortalecerá a relação com o cliente. Através desta ferramenta, é possível estreitar relações com o público ao criar campanhas que refletem seus interesses e necessidades em tempo real.

Como o marketing em tempo real é altamente direcionado e relevante, as empresas podem esperar por um ROI ou retorno sobre investimento mais altos em suas campanhas de marketing, sendo assim um aumento de receita.

Conheça estratégias eficazes do Marketing em Tempo Real

O marketing em tempo real pode ser associado ao marketing de oportunidade. Em ambos os casos são aproveitados eventos atuais, notícias e tendências com o intuito de criar campanhas de marketing relevantes, engajadas e oportunas.

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Ambas as abordagens permitem que as empresas sejam ágeis e respondam rapidamente às mudanças no mercado e nas necessidades dos consumidores com o objetivo de criar uma conexão mais forte e aumentar a visibilidade da marca.

As estratégias mais comuns em ambas as áreas são:

Criação de conteúdo

As empresas podem criar conteúdo como postagens em redes sociais, artigos de blog ou vídeos que aproveitem de eventos atuais para gerar engajamento e conexão com o público.

Por exemplo, empresas do segmento de construção civil, podem aproveitar da viralização de produtos específicos como tinta emborrachada para ferro e realizarem campanhas a partir deste ponto.

Ofertas especiais

Através das ofertas, as empresas podem criar promoções especiais que estejam relacionadas a eventos ou tendências atuais, chamando a atenção do público e gerando um número maior de vendas.

Isso pode acontecer em várias áreas, como em mercados, padarias e até mesmo empresas de enfeites de natal grandes.

Comunicação de marca

É possível criar mensagens de marca que estejam alinhadas com eventos ou tendências atuais, com o objetivo de realizar o reforço de imagem de marca e aumentando a conexão com o público.

Anúncios

Com a criação de anúncios, as empresas podem aproveitar a visibilidade e o interesse do público que foi gerado pelos eventos ou notícias atuais. Isso pode gerar o aumento do alcance de suas campanhas.

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Diversos tipos de anúncios podem ser veiculados, seja através de vídeos, postagens, textos e até mesmo balão propaganda. Lembre-se que a sua empresa precisa ter atenção ao que o cliente fala.

Capitalização de momentos

O lucro desta estratégia vem através da capitalização de momentos que é monetizar momentos virais, ou seja, torná-los um produto. 

Então, através do acompanhamento das redes sociais, é possível monetizar os momentos que mais chamaram a atenção do público direcionando a campanhas de produtos e serviços de determinada marca.

São diversos os momentos que podem ser aproveitados nesta estratégia, como eventos esportivos. Desta forma, as marcas podem criar campanhas de marketing que capitalizam os eventos esportivos aumentando a visibilidade da marca e promovendo seus produtos.

Grandes empresas do segmento de vestuário esportivo já utilizam desta técnica para se promoverem e aumentarem suas vendas.

Campanhas sazonais são uma possibilidade de capitalização em datas comemorativas como páscoa, dias das mães e dos pais, dia das crianças e entre outras. Cria-se campanhas de marketing que estejam alinhadas com as expectativas do público para essas ocasiões.

Através das redes sociais, é possível que as marcas capitalizem momentos do dia a dia. Criando conteúdo que esteja alinhado com eventos atuais ou notícias, aumentando a visibilidade da marca e gerando engajamento com o público.

Como um vídeo de uma ninhada de gatos viralizou em uma rede social e diversos artigos sobre gatos foram escritos. 

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Uma empresa de caixa de isopor 50 litros aproveitou deste momento e realizou promoções e doações para ONGs pois viram que os animais gostam desse tipo de material e ganharam engajamento ao fazerem isso.

Outro caminho que pode ser seguido pelas empresas é o fornecimento de conteúdo educacional onde ilustram para o público momentos específicos do dia, como durante o horário de almoço para capitalizar o tempo de inatividade do público e promover seus produtos de forma sutil.

Essa técnica permite que empresas demonstrem seus produtos com a intenção de venda “mascarada” em horários de pouca atividade.

Práticas de Marketing em tempo real

Após conhecer o que é o Marketing em tempo real, preparamos alguns pontos de atenção na hora de incluir esta estratégia em sua empresa.

Através do Social Listening que é o processo de acompanhar conversas sobre tópicos, palavras-chave, frases, marcas e empresas, é possível alavancar suas percepções sobre determinado assunto, produto e criar conteúdos para esses públicos.

Este acompanhamento geralmente é realizado através das redes sociais. Sua empresa deverá acompanhar as tendências e filtrar quais são realmente importantes para seu público.

Mas, para utilizar as ferramentas dessa estratégia é necessário que você conheça muito bem seu público para selecionar os tópicos mais importantes.

O tempo certo para aderir a um tópico também é importante. Por exemplo, quando um assunto viraliza, como a utilização de copo de papelão para café, há um tempo de relevância sobre esse assunto.

Passamos pelos momentos de poucas pessoas estão falando disso, para o momento em todos debatem o assunto e finalmente o momento em que ninguém fala mais ou que ninguém aguenta mais o assunto e simplesmente desaparece.

A importância dos processos internos estarem alinhados e ter profissionais para a realização de conteúdos rápidos pode ser decisivo para a aplicação dessa vertente do marketing. 

Caso sua empresa não disponha desta equipe, esse questionamento poderá te fazer pensar se o esforço pela tendência valerá a pena ou não.

Saiba segmentar o que você produz em tempo real. Algumas redes sociais exigem menos conteúdo do que outras. Então a abordagem será diferente com base em cada plataforma que será utilizada.

Então para determinada situação, sua empresa deverá analisar para qual irá destinar recursos mais elevados, seja para a propaganda de etiquetas metálicas ou para a queda do preço de batedeiras planetárias, por exemplo. Facilitando a tomada de decisão de sua equipe.

Reforçando as informações

O marketing em tempo real é uma estratégia que permite que as empresas sejam ágeis e responsivas às mudanças no mercado e nas necessidades do público.

Através do uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a análise de dados em tempo real, as empresas podem identificar tendências emergentes e oportunidades de mercado para a realização de campanhas relevantes e oportunas. 

Ao capitalizar os momentos do dia a dia, as empresas podem aumentar a visibilidade da marca, gerar engajamento e conexão com o público, e melhorar o ROI das campanhas de marketing.

Além disso, o marketing em tempo real pode ajudar as empresas a estabelecer sua posição como líderes de um setor como de flexografia impressão, por exemplo, fornecendo aos consumidores informações úteis e valiosas sobre os produtos ou serviços que oferecem.

No entanto, é importante lembrar que o marketing em tempo real requer uma abordagem estratégica e cuidadosa. As empresas devem garantir que suas campanhas sejam relevantes para seu público-alvo e que não violem questões éticas ou legais.

Também é importante lembrar que o marketing em tempo real não é uma abordagem única para todas as empresas, ou seja, cada organização deve desenvolver sua própria estratégia personalizada para maximizar os benefícios.

É uma ferramenta que oferece um grande potencial para as empresas que desejam se destacar em um mercado altamente competitivo. 

Com a estratégia certa e a tecnologia adequada, as empresas podem capitalizar momentos do dia a dia e estabelecer uma conexão mais forte com o público, aumentando assim a visibilidade da marca e gerando mais vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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