Marketing Omnichannel: tudo o que você precisa saber

13 de dezembro de 2022

Se você passa muito tempo na internet (e provavelmente o faz), está ciente da quantidade de sites e redes sociais que acessa todos os dias. Os profissionais de marketing também estão atentos a isso: tanto que desenvolveram o Marketing Omnichannel.

Esse termo estrangeiro nada mais é do que “marketing multicanais”, ou seja, metodologias de marketing que buscam integrar duas ou mais plataformas de comunicação e atendimento.

Em uma era em que os usuários estão conectados a vários sites simultaneamente, ela é extremamente útil para manter o atendimento em alto nível.

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Quer saber mais detalhes sobre essa estratégia inovadora? Acompanhe este texto.

O que significa “Omnichannel”?

Trata-se de uma abordagem de vendas que visa proporcionar aos clientes uma experiência de compra perfeita e integrada, independentemente da plataforma que ele utiliza para acessar o site da empresa de exame demissional e admissional, por exemplo.

O mais importante nesse caso é a sinergia e a integração entre vários canais, como:

  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Estabelecimento físico.

Isso permite que a marca conheça melhor os consumidores, afinal, eles estão no centro das atenções do time de atendentes e marketing.

Portanto, não se trata apenas de alcançar o maior número possível de pessoas por meio de canais individuais; trata-se de entender onde os interessados em laudo cautelar valor se encontram e como chegar até eles de forma qualificada.

O que é o marketing omnichannel?

O marketing multicanal é uma estratégia de marketing que visa expandir a comunicação de uma empresa, integrar canais e alinhar o posicionamento da marca online e offline. 

Tem como objetivo destacar a experiência de valor com a marca em todos os canais em que o cliente se encontra, facilitar a comunicação e personalizar o maior número de interações possível. 

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Isso permite um senso de unidade e até personalidade das empresas de conservação e limpeza em bh, o que melhora o envolvimento do cliente por meio de uma experiência unificada em todo o funil de vendas. 

Dessa forma, você aumenta sua chance de se tornar conhecida como uma marca acessível e proativa.

Por meio da segmentação baseada em dados da base de leads e clientes, você torna cada interação mais rica, aumentando o engajamento e, finalmente, as conversões.

Por que aplicá-lo?

Se você ainda não se convenceu acerca das vantagens do marketing omnichannel, não vá embora. Confira os pontos que consideramos mais notáveis nesta estratégia nos tópicos a seguir e entenda sua importância!

  1. Otimiza as oportunidades de vendas online e offline

Uma pessoa pode pesquisar “encadernação manual”, fazer perguntas por telefone e obter a resposta por e-mail.

Depois ela pode ir até a loja fazer a compra do gerador fisicamente e todo o histórico fica registrado no sistema.

Para que isso seja possível, é importante que todos os pontos de contato funcionem como um só e ofereçam o mesmo serviço de alta qualidade – e o método omnichannel viabiliza isto por meio de ferramentas de integração.

  1. Possibilita que o suporte fique disponível por mais tempo

Atuando em diversas frentes, é possível oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e continuar presente no canal em que o cliente se sentir mais à vontade para entrar em contato com a contabilidade em são paulo.

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Alguns clientes preferem enviar mensagens no chat do Facebook, outros preferem ligar. 

O mais importante é estar disponível em ambos e prestar um serviço padronizado em qualquer ponto de contato, gerando valor nas experiências e permitindo a continuidade de forma efetiva.

  1. Aumenta as taxas de retenção

Vários canais de vendas facilitam a interação das pessoas com seus produtos e serviços. No entanto, se esses canais não forem combinados em um modelo multicanal, o cliente pode acabar decepcionado.

Imagine só: você se interessa pelos produtos de uma loja física, mas decide comprar online. 

Quando você entra no site, suas informações não estão lá. Pior ainda, nenhuma publicidade é oferecida. A decepção é certa!

Assim, o omnichannel possibilita criar um fluxo contínuo de nutrição e relacionamento, prosseguindo os contatos na medida correta para manter os clientes e leads interessados e satisfeitos.

  1. Melhora e amplia a coleta de dados

Como a estratégia combina diversos canais e plataformas de comunicação, a coleta de dados durante as compras de laudo cautelar de vizinhança aumenta exponencialmente.

Para se ter uma ideia, durante a pandemia, muitas empresas ofereceram a seus clientes diversas formas de continuar comprando.

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Alguns fizeram compras no aplicativo e retiraram nas lojas, outros optaram pela entrega em domicílio. E ainda havia lojas que também tinham a opção de entrega de carro.

Informações foram coletadas e armazenadas para esta finalidade e para segmentar os usuários conforme os gostos, por exemplo.

Esses dados são importantes para o desenvolvimento de novas campanhas, pois são amplamente utilizadas para estudar o comportamento do consumidor e o perfil das atividades de marketing, o que permite ações mais direcionadas para cada nicho do público-alvo.

  1. Qualifica a gestão de estoque

Imagine se o estoque de uma loja física e uma loja online especializada em venda de extintores fossem mantidos separadamente, sob gestões diferentes.

Definitivamente haverá um problema quando os pedidos da loja virtual se juntarem aos pedidos da sede física.

Quando todas essas informações são coletadas na mesma plataforma, a equipe de servidores e a equipe de vendas têm a oportunidade de gerenciar o estoque da melhor forma, identificando itens que precisam de reposição com mais agilidade.

Isso evita dores de cabeça e insatisfação do cliente, além de melhorar o planejamento e a previsibilidade na compra de matérias-primas, por exemplo, tendo produtos a pronta-entrega sempre que necessário, sem prejudicar qualquer cliente.

  1. Gera mais confiança

O marketing multiplataformas proporciona uma série de benefícios para a experiência do consumidor e para o aluguel de tenda 10×10 das empresas, promovendo melhores experiências.

Agilidade no atendimento, precisão e confiabilidade das informações transmitidas em cada canal estão entre os fatores imprescindíveis para manter um empreendimento funcionando com plena eficiência.

Assim, por meio do registro de todas as informações, de forma integrada, os atendimentos podem ser continuados com mais facilidade e destreza, gerando valor no relacionamento e confiança de que, mesmo se houver um imprevisto, tudo será feito para reduzir os riscos e danos.

Por exemplo, em caso de uma dúvida ou reclamação, a integração dos canais pode tornar a resolução muito mais ágil, visto que os clientes não precisam ser repassados continuamente a outros atendentes e explicar o caso mais de uma vez. 

Assim, ganha-se qualidade no atendimento, o que é benéfico para o cliente e para a marca. Inclusive, é possível qualificar ainda mais esse processo ao conciliar outras ferramentas, como a automação do atendimento e plataformas CRM.

Inclusive, para se ter uma ideia de fornecer essa continuidade, segundo a V12 Data, 87% dos consumidores sentem que a experiência com a marca é frustrada ao terem de explicar uma situação quando precisam trocar de canal de suporte. 

Ou seja, atender essa demanda é uma forma de se destacar da concorrência e manter a satisfação e retenção dos seus clientes, que se sentirão valorizados.

Como aplicá-lo?

Oferecer serviços multicanal tem várias vantagens. No entanto, para alcançar todos esses benefícios, a empresa precisa ter atenção especial ao implementar o processo para fazê-lo de forma adequada.

Estudar as preferências dos seguidores

O conhecimento aprofundado – e até mesmo específico – do que engaja e encanta quem te segue é determinante, não só para o marketing omnichannel, como para qualquer outra ação de marketing.

Pense nas estratégias como esforços de comunicação. Ou seja, para que um post, um anúncio ou um e-book ressoe entre a base de clientes, eles precisam ser feitos sob medidas para esses clientes.

A linguagem utilizada, o formato escolhido, as redes sociais em que ele é repercutido… Tudo isso conta muito na hora de elaborar um produto bem-sucedido, e na comunicação não seria diferente.

Com a identificação dos principais canais de contato e os perfis de cliente que usam cada plataforma, é possível direcionar a experiência para que ela represente o melhor da marca.

Fortalecimento da equipe

Cultura omnichannel não consiste na presença desorganizada e inorgânica em todas as redes sociais e plataformas existentes. Muito pelo contrário!

Às vezes vale muito mais a pena se concentrar em dois sites do que tentar manter 5 perfis ativos e não conseguir resultados concretos.

A diferença não é a quantidade, mas a qualidade do atendimento que é oferecido, em uma gama que pode ser aplicada pela empresa e satisfaz as necessidades do público da marca. 

E, para qualificar o atendimento omnichannel, é primordial que todos os times estejam sintonizados em quaisquer redes sociais e nos processos de cada setor.

Afinal, o cliente não pode sentir que está falando com uma pessoa diferente quando vai do Twitter para o site da empresa, por exemplo, ou ao verificar contradições entre os protocolos passados.

Investimento em tecnologia

Não podemos falar em integração de processos sem falar em investimentos, pois é preciso investir em tecnologia para integrar canais e sistemas.

No entanto, isso só pode ser feito se a persona da sua empresa for efetivamente mapeada e pesquisada.

A partir daí, é necessário realizar a integração dos canais utilizados pela empresa e sua devida customização.

Mas como funciona essa integração? Na prática, essa convergência significa combinar os ambientes físico e digital de uma empresa por meio de diversas ferramentas.

Além de sincronizar esses dois ambientes, devem ser feitos investimentos no alinhamento de setores de negócios como marketing, vendas, atendimento ao cliente, etc.

Isso garante que a experiência do cliente seja a melhor em todas as etapas da compra, do início ao fim do funil de vendas.

Conclusão

O sucesso no omnichannel depende de aspectos como a sincronicidade e complementaridade dos sistemas, canais, procedimentos realizados pelas equipes e pelo alinhamento contínuo das informações.

É exatamente o alinhamento desses processos e registros que permitirá adequar o atendimento da melhor forma, permitindo que ele seja contínuo, independentemente dos canais utilizados pelos clientes e leads, promovendo uma experiência integrada de alta qualidade.

Esse não é um mero detalhe ou capricho: a experiência da internet é naturalmente interativa e, por essa razão, o atendimento também deve ser cada vez mais facilitado.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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