O marketing possui uma série de utilidades na sociedade como um todo, com a sua diversidade de estratégia sendo responsável por suas múltiplas funções, o que inclui também o cenário político. E assim é possível destacar a relevância do Marketing Político.
Uma prática cuja aplicação já pode ser vista há bastante tempo, por mais que não exista um conhecimento profundo sobre essa prática por parte de muitos indivíduos que resolvem se candidatar a algum cargo político ou então são responsáveis por cuidar de tal campanha.
A questão é que no cenário atual trabalhar com o marketing político é mais do que uma estratégia de otimização de campanha, sendo na verdade a forma principal de se comandar toda uma estratégia de divulgação por parte de um candidato em seu plano eleitoral.
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Ou seja, da mesma forma em que um distribuidor de tela soldada precisa trabalhar com uma boa ação de marketing industrial para se conectar com o seu público fabril, atuar ao lado do marketing político é algo essencial para desenvolver uma campanha nesta área.
Exigência a ser feita para todos aqueles que buscam certo sucesso em suas candidaturas, visando a eleição como principal objetivo, mas podendo ter também outros planos a vista, como a solidificação do seu nome público, visando uma possível vitória política no futuro.
Algo que pode ser similar à forma com que uma nova empresa opta por focar a sua comunicação no propósito de posicionar o seu nome no mercado, colocando-se diante de um público, para somente após trabalhar essa conexão ser possível ter planos maiores.
E isso pode chegar até mesmo ao objetivo de competir frente a frente com concorrentes que ocupem posições de liderança em seu mercado, de forma a apresentar novas opções para quem busca por barra chata de metal duro ou qualquer item disponível no mercado.
Situação que não chega a ser tão difícil dos propósitos do marketing político, que atua com o sentido de conquistar um grande número de audiência, seja para um objetivo a curto prazo, como a eleição em si, ou um projeto de maior escala, visando cargos mais altos.
Mesmo se tratando de um setor completamente diferente da área comercial, o campo político acaba por dividir certos laços com o mercado, já que também lida com o objetivo de conquistar um certo número de público, os convertendo em eleitores para o seu projeto.
Dentro dessa realidade de similaridades é importante reconhecer que existem estratégias que também acabam por dividir certas semelhanças, e assim acaba por surgir a importância cada vez maior do marketing político, ainda mais em relação ao valor do meio digital.
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A complexidade do marketing político em si
Cada mercado conta com uma série de estratégias de marketing que podem ser de grande utilidade em relação ao seu alcance de resultados. Junto a essa variedade de campos, o meio político também acaba recebendo o mesmo tipo de importância via suas táticas.
E assim acaba por se destacar o chamado marketing político, uma variação do marketing tradicional, porém com um foco muito claro em relação ao campo eleitoral, adotando estratégias que possam melhorar a imagem de um candidato, o fazendo se eleger.
Algo que vale para os mais diferentes cargos políticos, indo de um deputado distrital até mesmo a posição ocupada pelo principal líder político de uma nação. Todos sendo cargos que necessitam de um bom trabalho de marketing para alcançar os seus resultados.
O que neste caso pode se chegar a todo tipo de ação necessária para desenvolver essa campanha de eleição, garantindo assim a vitória de um candidato independentemente de qual cargo seja esse ou como ele reage à essa possível conquista em sua disputa de votos.
Para facilitar esse tipo de êxito é que um candidato precisa saber muito bem como vender e montar a sua imagem ao público, destacando-se tal como um folheto em uma loja, por exemplo, aquele que fica disponível em um display acrílico preço.
O marketing político busca desenvolver estratégias que sejam mais úteis no processo de se conquistar o interesse dos eleitores, permitindo assim o triunfo de sua candidatura. E como o olho do público se volta hoje ao meio digital, a mesma coisa ocorre com esse marketing.
A estratégia política no meio digital
O campo digital é hoje um dos locais no qual o público mais se sente à vontade para pesquisar sobre qualquer tipo de assunto que tenha interesse, com a mesma coisa sendo válido para a compra de um produto ou então para contratar algum tipo de serviço.
Mas a questão mais interessante nessa história é que o mesmo espaço onde distribuidores de sensores balluff podem estabelecer uma relação com possíveis compradores, um candidato também consegue se conectar com eleitores em potencial.
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Ponto esse que fez com que as redes sociais se tornassem uma das principais plataformas para se trabalhar a imagem de um político assim como sua conexão com o público. Observando esse novo contexto, até mesmo os órgãos políticos passaram a definir regras.
Cenário onde hoje o TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, acompanha toda a estratégia política digital de um candidato, para garantir com que as táticas de comunicação desse indivíduo respeitem todas as regras estabelecidas para uma disputa eleitoral.
E de fato o marketing político vem se adaptando a um novo cenário, tendo sua atenção focada especialmente no mercado digital, sendo preciso estar a par dessas mudanças caso um possível candidato esteja pensando em como criar uma melhor campanha.
Algo que pode ser conquistado a partir de uma série de estratégias desenvolvidas especialmente para esse campo, tendo que ser visto com atenção por quem busca trabalhar a fundo com essa ideia do marketing político.
Como criar uma boa estratégia de política?
Esse é o tipo de pergunta que qualquer pessoa a concorrer a um cargo público pode fazer, e de fato não existe apenas uma resposta correta, já que se trata de um movimento que exige atenção e grandes investimentos, tanto financeiros como muitos outros.
Por mais que não exista uma fórmula única, assim como não existe apenas uma estratégia de vendas que pode ser adotada por quem trabalha com a venda de ecobags personalizadas, há certas práticas que devem ser consideradas graças ao seu sucesso.
Especificamente sobre como se destacar no campo político através do marketing, as seguintes ações são algumas a se olhar com atenção:
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- Desenvolvimento de uma marca política;
- Alcance de uma rede de público
- Produzir conteúdos para maior engajamento;
- Obedecer às regras e registros legais;
- Trabalhar com as redes sociais.
Práticas essas que partem do marketing político, mas que acabam conversando também com o marketing digital, diante do espaço que o cenário virtual vem alcançando na sociedade como um todo, afetando até mesmo as estruturas do meio social de forma geral.
Mesmo com diversas práticas existentes, é necessário não só conhecer as mais importantes, mas saber como trabalhar com elas, afinal, assim como qualquer elemento de uma campanha política é preciso detalhar suas ações, mesmo que sejam na internet.
Da mesma forma em que uma campanha precisa prestar contas ao governo e também aos seus apoiadores sobre todos os seus gastos, indo do combustível usado até a encomenda de caixas de papelão ondulado embalagens, a mesma coisa vale para o meio digital.
Na verdade essa importância acaba sendo ainda maior no campo atual, até mesmo para garantir que a sua campanha não esteja envolvida em nenhum caso de corrupção ou de compartilhamento de notícias falsas, mesmo que de forma involuntária.
Isso porque assim como o meio digital apresenta novas oportunidades, faz a mesma coisa em relação aos desafios de uma campanha. Tudo a ser acompanhado de perto por quem trabalha com o objetivo de aplicar todas as técnicas possíveis do marketing político.
Prática essa que busca lidar com o cenário político de forma similar ao mercado, com a diferença que o seu objetivo de conquista de público não está voltado a conversões comerciais, mas sim ao intuito de se conseguir novos votos para uma candidatura.
E para entender de fato o sucesso desse tipo de estratégia na prática, é importante observar alguns cases de alta performance em relação à aplicação do conceito de marketing político.
Exemplos de sucesso do marketing político
Por mais que a distribuição de brindes personalizados bloco de anotações, adesivos e bandeiras tenham seu valor na construção da imagem de uma campanha, tal estratégia hoje precisa ser acompanhada de outras ações, com foco no meio digital.
Um exemplo disso foi a campanha do ex-presidente americano Barack Obama, estudado por muitos como uma das grandes campanhas digitais. Tanto em seu primeiro mandato, com a produção de conteúdos, como no segundo, respondendo questões na internet.
Estilo de campanha que se espalhou pelo mundo, assim como ocorreu futuramente com o uso de dados e disparos de informações, responsável pela performance de campanhas como o Brexit e a eleição de Donald Trump nos EUA e Jair Bolsonaro no Brasil.
De uma forma geral, assim como a venda de uma lavadora automática de piso pode se tornar maior ao apostar no marketing tradicional, uma candidatura pode conquistar mais votos ao trabalhar focada no marketing político, sabendo como melhor desenvolvê-lo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.