O que é landing page e como criar uma?

27 de outubro de 2021

Landing page, ou página de destino ou de aterrissagem como também é conhecida, é uma página direta, que tem um único objetivo: converter. São consideradas páginas diretas, pois não oferecem distrações, apenas focam no objetivo principal. 

Inclusive, é necessário dizer que dentro do marketing digital, as landing pages são populares e extremamente importantes porque auxiliam o negócio a chegar ao destino final, a conversão. 

O que é landing page?

Quando se trata de marketing digital e inbound marketing, o foco são os resultados. Os profissionais desta área trabalham para levar os leads por uma trajetória que tenha como fim uma venda ou algo de interesse da empresa. 

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Este caminho de conversão se inicia através dos conteúdos criados e postados nas redes sociais, sites e blogs. Quanto mais o conteúdo agregar e interessar as pessoas, mais elas consumirão e, consequentemente, maiores as chances de chegarem às landing pages. 

As landing pages são consideradas eficientes quando se trata de transformar um lead em cliente, pois não deixam espaço para distrações, o conteúdo postado nelas é direto e claro. 

O que facilita a vida de quem está visitando a página.

O que estas páginas devem conter primordialmente é um CTA (Call To Action, em português, uma chamada para ação), sem o CTA esta página se torna sem função. 

Além disso, deve contar apenas com elementos sucintos e focados no produto ou serviço oferecido pela empresa ou pessoa. Então, se você trabalhar com consultoria contábil, não tem por que falar sobre recursos humanos na sua página. Foque!

A landing page se torna fundamental para segmentar o seu público. Isso porque é possível que seu blog, site ou fanpage receba milhares de acessos mensais, mas sua taxa de conversão seja baixa. 

Ainda falando sobre marketing digital, as landing pages, na maioria das vezes, trazem formulários para que o lead preencha em troca de um conteúdo mais específico ou mais trabalhado. 

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Este material oferecido deve agregar algo para a pessoa, pois somente assim, ela sentirá que vale a pena passar dados como, e-mail e nome completo. Este material pode ser um e-book, uma vídeo-aula ou uma apostila. 

No entanto, as landing pages também podem ser apenas ofertadas exclusivamente, ou algo que sua empresa considere pertinente para o público. 

Um erro comum entre pessoas que nunca criaram landing pages é sair do foco, empresas terceirizadas de condomínios devem criar páginas para quem consome ou pode vir a consumir seus serviços, e não para as crianças que brincam no playground. 

O que é marketing digital?

De forma resumida, o marketing digital é um tipo de negócio que tem suas bases online, por isso, o nome. As estratégias traçadas e conteúdos criados têm o intuito de criar laços com o público-alvo e fazer com que a marca em questão crie uma identidade personalizada.  

Por exemplo, alguém que lide com assessoria aduaneira, gostaria de receber conteúdos pensados para ele, e não algo totalmente aleatório. Inclusive, isso pode afastar o público-alvo.

O marketing digital faz uso dos canais online para criar ações e promovê-las. Diferentemente do marketing feito para TV ou rádio, este marketing é mais direto e traz respostas mais imediatas.

Para quem trabalha com marketing digital, a mudança é uma palavra constante no vocabulário, visto que este é um ramo que usa a internet como ferramenta, e esta ferramenta está em constante mudança e adaptação. 

Landing page e site são a mesma coisa?

Não é incomum que as pessoas confundam estas duas ferramentas, no entanto, elas não são a mesma coisa e nem ao menos são sinônimos. Como dito anteriormente, as landing pages devem ter foco, objetivos claros e ir direto ao ponto, o que não permite distrações. 

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Já os sites oferecem conteúdos variados e ecléticos que podem atender muitas pessoas, nada muito segmentado. Quando se cria uma landing page, estratégias devem ser pensadas.

Por exemplo, seu público é formado por quem trabalha com assessoria tributária, um público que tende a ser mais sério. Então, nada de memes e piadas que não conversem com os leads.

Por fim, o site oferece materiais importantes e relevantes, mas a landing page é estratégica e tem a conversão como único objetivo. 

Como criar uma landing page

Se você deseja melhorar seu alcance e transformar as visitas às suas páginas nas redes sociais, sites e blogs em resultados, bem como transformar seus leads em clientes, está na hora de criar uma landing page. 

No decorrer deste artigo, você já deve ter entendido o que é uma página destino e o que pode ou não ter nela, bem como seu objetivo. Para isso separamos algumas dicas iniciais: 

  • Título: chamar atenção e despertar interesse através de títulos criativos; 
  • Diferenciais: tenha diferenciais para os seus leads; 
  • Visual: não esqueça de investir no design da página;
  • CTA: saia do usual e desperte o interesse. 

Agora é a hora de saber os principais elementos para incluir na sua landing page e mudar sua estratégia de marketing. 

1 – Ofereça algo para os seus leads

Como explicamos anteriormente, seu lead precisa de algo em troca de seus dados, não é comum que as pessoas passem seu e-mail, telefone e nome completo a troco de nada, elas precisam de algo que as interesse. Portanto, dê isso a elas. 

Mas é importante ressaltar que não basta oferecer qualquer coisa ou algo que se encontra com dois cliques pela internet. Sua oferta deve agregar na vida do seu futuro cliente, ou seja, deve ser algo relevante. 

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Agora que você já sabe que o marketing envolve muito estudo e estratégia, é hora de colocar seus conhecimentos em prática. Quem é seu público-alvo? Quais os problemas deles? Como seu conteúdo ou serviço pode ajudá-lo? 

A partir destas respostas, crie um material de valor e ofereça em troca dos dados dos seus leads. Coloque sua oferta em destaque, em negrito ou em uma cor realçada, descreva-a em frases curtas e faça uma pequena lista, caso considere conveniente.  

Por exemplo: você tem uma loja de epi ABC, liste 3 motivos para seu lead preencher o formulário e ter acesso ao material exclusivo da loja ou a ofertas pensadas para pessoas cadastradas.

2 – Invista em bons títulos 

Outro ponto-chave da sua landing page é o título que ela terá. Não adianta oferecer um material rico e extremamente relevante, se o seu título não chamar atenção. Lembre-se: chamar atenção e despertar interesse, não quer dizer um título florido e cheio de palavras difíceis. 

Evite títulos longos e de difícil compreensão, pois além de não suprir as suas necessidades, pode afastar seu lead. Um subtítulo bem pensado também pode fazer a diferença, visto que muitas pessoas só prestam atenção nas primeiras informações. 

Por exemplo: setorize seus serviços, “consultoria segurança do trabalho Campinas”, seria uma boa opção para os moradores da região. E o mais importante, nunca oculte informações importantes, deixe claro sobre o que se trata sua landing page.

3 – Tenha CTA interessantes 

Sua chamada para ação deve despertar no seu futuro cliente a vontade de agir naquele exato momento. Não permite que ele deixe para depois, afinal, depois ele pode esquecer, se desinteressar, etc.

Assim como seu título, o CTA deve ser claro e direto, por exemplo: Clique aqui!; Acesse nosso site para baixar o e-book; Baixe agora! 

Suponhamos que seu ramo seja uma empresa administradora de condomínios, pense em um CTA que seja direto e converse com seu negócio. Isso pode criar mais empatia, bem como credibilidade.

4 – Invista em conteúdo visual 

Não se esqueça do conteúdo visual: as pessoas são muito visuais, por isso, explore este elemento. Use imagens para passar sua mensagem, para complementar o que diz seu texto. 

Muitas vezes, somente o texto não é capaz de convencer alguém, mas quando combinado com a imagem certa, entrega o objetivo. 

Opte por imagens claras e de fácil compreensão e que passem o que você espera transmitir, porém, não exagere, ninguém gosta de poluição visual e uma enxurrada de informação pode ter o efeito contrário do desejado. 

Procure imagens mais personalizadas ou menos conhecidas. Aquelas imagens que vemos em 9 a cada 10 páginas, não são de grande ajuda.

Ademais, se a sua empresa for uma loja de epi para eletricista, busque uma imagem que converse com este público, ao mesmo tempo que traga inovação. Nada batido, pois isso não serve.

5 – Mantenha formulários na landing 

Todo o conteúdo criado para oferecer aos leads, o título, o CTA e as imagens, tem como intuito conquistar seu futuro cliente, para que ele preencha seu formulário. Por isso, capriche. 

Os formulários preenchidos, são a sua recompensa pelo material criado. Uma dica importante na hora de montar seu formulário é: seja sucinto, nada de dezenas de itens para preencher. Solicite apenas aqueles que mais interessam para sua empresa. 

Agora que você já sabe mais sobre as landing pages, estratégias de marketing e quais elementos são necessários para criar uma página que converta, é hora de colocar em prática e fazer a sua landing page de sucesso. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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