A internet e a tecnologia tem andado lado a lado ao longo dos anos, e são várias as pessoas que pensam em abrir um negócio online ou manter um site para, justamente, promover seus comércios. Mas para isso, é necessário entender e saber sobre SEO on page.
O texto de hoje irá abordar esse termo, explicando os conceitos que o envolvem, qual o seu impacto no mercado de trabalho nos dias atuais, além de algumas maneiras de aplicar essa estratégia em seu negócio.
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Existem diversas práticas e estratégias de negócios para se tornar mais atrativo no meio digital e não é à toa que muitos profissionais da área vem se especializando nelas, e profissionais fora do meio buscam conhecer mais sobre o mesmo.
Até mesmo algo que possa não parecer utilizar o meio digital, como uma locação de tendas para eventos, pode se beneficiar e utilizar os recursos que o meio digital propõe, adaptando o que for melhor para o negócio e deixando de lado práticas não tão funcionais nos dias de hoje.
A verdade é que, as empresas sempre estão em busca de melhorar os seus processos internos e, principalmente, em otimizar tempo. Afinal, tempo é dinheiro e, caso consigam otimizar dinheiro em um setor, podem investir em outro e expandir a empresa.
Porém, uma coisa é fato, não importa o quanto seu produto é bom, quanto o seu serviço é relevante ou o quanto seu negócio é diferente dos encontrados nos dias de hoje se ninguém sabe como te encontrar ou entrar em contato com a sua empresa.
Por isso, seja uma empresa logística ou uma fábrica de toldos, é importante estar no meio digital e ajudar os seus leads a te encontrarem, fazendo com que, futuramente, possam ser convertidos em clientes.
Para isso, é essencial o investimento em SEO on page, mas você sabe o que é isso e qual o objetivo? Para ficar por dentro de tudo e conseguir aprimorar suas estratégias e práticas de mercado, confira a resposta dessa e de muitas outras perguntas no tópico a seguir.
O conceito de SEO on page
Antes de mais nada, é necessário você entender o que é o SEO e como ele se aplica na internet em si, impactando diretamente por exemplo, a uma fábrica de etiquetas adesivas, mesmo que os responsáveis não saibam como.
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SEO é um termo muito utilizado atualmente e que significa Search Engine Optimization, que em uma tradução direta para a nossa língua, seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca, ou seja, é o ranqueamento do seu site perante o Google.
Obviamente que não existe apenas um mecanismo de busca, podemos pegar como exemplo o próprio Bing ou Yahoo!, porém o Google é o mais relevante e utilizado nos dias de hoje, tendo uma influência enorme em todo o mercado digital.
Seu produto pode ser qualquer um, desde uma maquina de envasar até mesmo serviço de logística, com toda certeza sua empresa quer estar o mais próxima possível das primeiras páginas de resultados do Google.
Pense em quantas vezes você comprou algum produto que estava além da primeira página ou conhece alguém que compra a partir da terceira.
Quando o site é fortemente recomendado pelo Google, aumenta a confiança do usuário, além das probabilidades de compras e acessos.
O SEO on page trabalha exatamente pensando nessas possibilidades: melhorar o ranqueamento do seu site para os mecanismos de busca através de práticas e estratégias que visam otimizar e adequar a sua página para esses mecanismos.
A vantagem desse tipo de estratégia é que, mesmo um negócio de nicho, como empresas que comercializam corte a laser metal SP, é que quando feita da maneira correta, a chance de sua empresa crescer nesse tipo de mercado é maior.
Alguns benefícios que esse tipo de investimento pode trazer são:
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- Maior alcance e autoridade da sua marca;
- Melhor ranqueamento do seu site ou página;
- Maior confiança dos usuários e clientes;
- Maior probabilidade de engajamento.
Agora que tem esses elementos em mente, também é importante saber o que é o SEO off page para que não se confunda e saiba diferenciar cada um, podendo utilizar o que for mais vantajoso para o seu negócio dependendo da situação.
Ambos têm a finalidade de aumentar o tráfego de usuários para o seu site, seja ele de cola UV para vidro ou de venda de automóveis, a diferença está na forma como eles fazem isso.
O SEO off page trabalha com elementos que estão fora da sua página ou site, ou seja, através de link building, parcerias, redes sociais e outros fatores externos que também são bastante eficientes para se atingir o objetivo.
Para que você não se confunda quando for pensar nos dois, pense que o on page é tudo que está dentro da sua página, enquanto o off page são os esforços feitos fora dela para divulgação e expansão do seu trabalho, que no caso, é sobre o seu site.
Porém, para que o seu negócio funcione, é bom ter um equilíbrio entre ambas as estratégias, conseguindo explorar ao máximo do Seo on page e off page. Por exemplo, se você atua no ramo de decoração de paredes, fazer com que as pessoas encontrem com facilidade o seu portfólio de papel de parede oriental decoração.
Portanto, invista o máximo possível em ambas, ou seja, trabalhe no conteúdo do seu site ou página para que ele seja interessante para os usuários, porém, se esforce em estratégias de marketing para aumentar o alcance e mais pessoas conhecê-lo.
Como aplicar o SEO on page
Existem algumas maneiras de se aplicar o SEO on page em seu site e que podem aumentar um pouco a velocidade e o interesse dos clientes na sua empresa, aumentando o número de leads e, possivelmente, a conversão dos clientes.
Sendo assim, confira algumas delas para melhorar o seu ranqueamento e conseguir expandir ainda mais o seu negócio.
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01 – Invista em marketing de conteúdo
Uma das maneiras mais eficazes nos dias atuais de atrair novos clientes e aumentar o tráfego de usuários no site é o investimento em marketing de conteúdo, que é a criação de conteúdo relevante gratuito para nutrir os leads.
Independentemente se o assunto é sobre etiquetas para pneus ou maneiras de ascender em uma empresa, o conteúdo gera interesse e interesse nutre os leads.
Quanto mais conteúdo você gerar, mais pessoas se interessam pelo site e, consequentemente, mais tráfego acontece.
Não apenas isso, mas com a ajuda do SEO off page, essa técnica é a que tem mais potencial para mudar o rumo de uma empresa e potencializar o seu crescimento e o aumento de receita da mesma.
02 – Utilize bem as palavras-chave
Os algoritmos dos mecanismos de busca funcionam muito bem com palavras-chave e você deve usá-las, de maneira consciente, para atrair mais público e melhorar o seu ranqueamento, inclusive, ajudando-os a direcionar o público a você.
Não utilize palavras-chave que não tenham relação com o conteúdo abordado, isso além de prejudicar o seu conteúdo pode fazer com que, ao longo do tempo, o Google deixe de achar o seu site correto e relevante, recomendando-o menos.
Porém, se feita na medida certa, tem um incrível potencial e pode ser extremamente útil para você e seu negócio. Portanto, estude sua utilização e comece a aplicá-la em seu conteúdo.
03 – Crie um título interessante
Títulos chamativos são excelentes maneiras de despertar a curiosidade do usuário e fazer com que comece a se interessar pelo conteúdo disponibilizado pelo seu negócio através do seu site e outros canais de comunicação.
Sendo assim, busque por palavras que façam o cliente entender que ele precisa ler aquilo, como “entenda”, “impacto”, “melhor”, “completo”, “guia”, “aprenda”, entre diversas outras que tem o mesmo potencial de gerar cliques.
Apenas tome cuidado e não crie títulos falsos, os famosos click baits. Isso cria o efeito contrário e as pessoas deixarão de acreditar no seu conteúdo e no seu trabalho.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou o conceito do que é o SEO on page e porque é importante que você o entenda e saiba diferenciar do off page, além de mostrar o impacto que o mesmo tem no mercado de trabalho e algumas maneiras de aplicá-lo em seu site.
Claro que muito dependerá da forma como sua empresa negocia, realiza o marketing e divulgação do negócio, além do conteúdo que é utilizado e o nicho de mercado no qual ela pertence, podendo tornar o processo mais rápido ou mais lento.
Portanto, utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto para explorar pontos fortes e positivos da sua organização, além de buscar melhorar aqueles que ainda não são tão bons.
Agora que já entende melhor sobre o assunto, sente-se, reflita e busque a melhor maneira de implementar essas dicas e orientações, aumentando assim o crescimento, alcance e relevância da sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.