Criar um organograma de marketing é essencial para todo e qualquer tipo de negócio, isso porque ele traz mais controle sobre o negócio e uma visão aprimorada de tudo o que envolve a estrutura daquela empresa.
Quem empreende sabe bem que cuidar de uma marca vai além de apenas controlar o dinheiro que entra e sai do caixa todo mês. Claro que isso é importante, mas empreender vai muito além.
Existem inúmeros setores que fazem uma empresa existir e se manter de pé, desde a área financeira até mesmo a área do marketing e a de vendas, e todas elas precisam da devida organização e cuidado para entregarem bons resultados.
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Nos últimos tempos, muitas empresas passaram por péssimas experiências internas que culminaram em um clima organizacional insatisfatório para os colaboradores e até mesmo em casos de desligamentos e brigas entre funcionários e gestores.
Nesses casos, a comunicação é sempre a melhor solução, pois é através dela que as pessoas conseguem tanto encontrar um bom aluguel de aparelho lava jato quando necessário, quanto gerar um melhor clima organizacional dentro das empresas.
A área de marketing é uma das mais importantes dentro de uma empresa, é uma das quais os empreendedores não abrem mais mão, pois entendem como ela é essencial para o sucesso do negócio, seja qual for o tamanho ou segmento dele.
Entretanto, quando falamos em marketing, é normal que muitos pensem já nas estratégias de venda e maneira de divulgar o produto ou serviço da empresa, mas o marketing não serve apenas para isso.
Quando falamos de marketing, também nos referimos a todo processo interno que é feito nas empresas, nas estratégias traçadas para que os funcionários também se sintam satisfeitos com o trabalho realizado.
Pense que uma pessoa que procura por uma armação de aço para construção no mercado deseja informações claras sobre tudo o que envolve aquele produto para deixá-la feliz com a decisão de compra.
E quando falamos de marketing, a premissa não muda, pois é preciso ter e oferecer informações claras e uma estrutura de dados que façam não apenas os seus clientes se sentirem felizes, mas também aqueles que trabalham com você.
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Pensando nisso, hoje iremos conhecer mais sobre o conceito de organograma, uma ideia que surgiu há pouco tempo, mas já tem trazido ótimos resultados para os funcionários, empreendedores e marcas.
Entenda o que é um organograma de marketing
Um organograma pode ser entendido como um cronograma organizacional, até porque se juntarmos as duas palavras, vemos que partes de cada uma formam o termo que está sendo adotado por diversas empresas do mercado.
Dentro de uma empresa que trabalha com montagem industrial existem diversos funcionários que ocupam os mais diversos cargos, desde diretores, gestores até os supervisores e analistas.
Acontece que muitos se sentem perdidos dentro das empresas e de seus setores, principalmente quando a empresa é grande e conta com muitos funcionários, pois a falta de clareza nas posições faz com que alguns colaboradores acabem acionando as pessoas erradas.
Claro que, dentro de uma empresa, todos estão ali para ajudar no que for preciso, mas existem supervisores, gestores e diretores de cada área justamente para fazer com que a comunicação seja assertiva e produtiva entre os colaboradores.
Sendo assim, o organograma entra como uma espécie de construção de estrutura onde todos consigam ver quem faz o quê e quem é responsável por cada parte dentro da empresa como um todo e também dentro de cada setor que compõe a instituição.
Em uma empresa que trabalha com o oferecimento de demolidoras SP, o organograma funciona para mostrar quem é o diretor da área de marketing, que é o gerente, o supervisor e os analistas, por exemplo.
Resumindo, podemos entender o organograma como um cronograma de cargos e posições dentro da empresa que serve justamente para que todos saibam a quem recorrer caso precisem ou quando algo acontecer.
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A importância de um organograma de marketing nas empresas
Mesmo entendendo o que é um organograma, muitos se questionam sobre a importância dele na rotina das empresas, pois muitos ainda acham que a construção dele pode ser uma perda de tempo ou até mesmo algo que não será útil na rotina das equipes.
Vamos imaginar que você é pai ou mãe de cinco crianças. Bastante, não é mesmo? Pois bem, agora pense que, ao levar todos os seus filhos para passear em um parque, diversas outras comecem a chegar até você pedindo ajuda para brincar ou para fazer algo.
Você no mínimo irá se sentir sobrecarregado e não conseguirá cuidar daqueles que são realmente a sua responsabilidade, que são os seus filhos, e sabemos bem que se eles não estiverem sob constante atenção, acidentes podem acontecer.
Esse é um simples exemplo para que você entenda a importância do organograma das empresas, assim como a importância de realizar uma pesquisa minuciosa ao procurar por braços articulados para toldos comprar na internet.
Um organograma serve para que todos que compõem uma empresa consigam saber quem é responsável pelo que, o que evita que funcionários procure por responsáveis que não sejam os de sua área ou equipe em questão.
O organograma, na maioria das vezes, é feito pelo time de recursos humanos da empresa e também é ótimo para que eles tenham a visão macro e micro sobre toda a instituição, o que traz ótimos benefícios, como:
- Estrutura interna otimizada;
- Cultura de proatividade;
- Melhor ideia do negócio;
- Proposta de valor clara e objetiva;
- Demonstração da atual situação;
- Mais engajamento interno.
Isso só prova como um organograma bem estruturado pode fazer toda a diferença dentro de uma empresa, trazendo incríveis resultados tanto para o dono da empresa, quanto para o time de RH e os funcionários que fazem parte das equipes.
Assim como existem pessoas responsáveis pela venda e instalação da melhor bancada inox expurgo do mercado dentro de todas as empresas possuem pessoas responsáveis por determinado assunto, e isso precisa ser de conhecimento de todos.
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Como estruturar um bom organograma de marketing?
Agora que você já sabe o que é um organograma e a importância dele dentro das empresas, chegou o momento de partir para a prática e aprender a construir o organograma do seu negócio. Para ajudar nesse processo, confira as dicas que selecionamos.
Defina um estilo
O primeiro passo é definir um estilo de organograma, pois existem muitos disponíveis no mercado e que servem para os mais diferentes perfis de negócios, de equipes e de rotina de trabalho.
Existe o organograma apenas com os nomes dos responsáveis e profissionais, aqueles que possuem também as fotos. Definir o estilo do organograma é o primeiro passo para dar sequência na construção dele dentro do negócio.
Obtenha os dados necessários
Dados são necessários tanto para acompanhar as vendas de uma marca de telha cerâmica americana mesclada quanto para construir um organograma que entregue informações de qualidade aos colaboradores.
Sendo assim, após definir o estilo de seu organograma, colete os dados de todos os funcionários, como nome completo, foto, tempo de empresa, tempo que trabalha lá, a posição que exerce na equipe e outras informações que achar válida.
Converse com os responsáveis
Após isso, conversar com os responsáveis por cada setor da empresa também é essencial para o seu negócio, seja o diretor, o gestor, o supervisor ou até mesmo os analistas das equipes em questão.
Isso porque eles poderão te ajudar a entender mais sobre como funciona a dinâmica de cada equipe, o que auxilia não apenas na construção do organograma, mas também no alimento de informações e da comunicação interna.
Acompanhe as mudanças
Por fim, mas não menos importante, todo negócio passa por mudanças, seja um que ofereça serviço de impermeabilização com manta asfáltica ou venda produtos para animais.
Acompanhar essas mudanças é essencial para o sucesso do seu negócio e para a atualização constante do organograma, fazendo com que ele acompanhe as mudanças e deixe os funcionários cientes sobre tudo o que acontece na empresa.
Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a criar do zero um organograma de marketing e ver como ele pode fazer toda a diferença dentro da empresa e auxiliar na melhor organização interna.
Considerações finais
Conceitos aplicados em empresas como o organograma provam como a organização de informações e a clareza delas sempre são a melhor opção para construir um negócio de sucesso e produtividade.
Dessa maneira será possível ter um clima organizacional onde cada um saiba quem são os seus superiores e recorram a eles quando precisar, mas ao mesmo tempo saibam onde encontrar alguém que também esteja à disposição para ajudar com o que for necessário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.