Pop ups: entenda como funcionam

21 de setembro de 2022

Os pop ups são ferramentas muito usadas em sites de vendas e, até mesmo, em blogs que produzem conteúdo com frequência para seu público, eles surgiram como uma maneira de facilitar e otimizar a experiência do usuário. 

Quem nunca se irritou com aquele site que, ao entrar, mostra diversos banners enormes divulgando determinado serviço ou produto, e que são quase impossíveis de tirar da tela? Provavelmente você já deve ter passado por uma situação parecida. 

Esse processo trazia muitos malefícios tanto para os usuários quanto para as empresas, pois a pessoa se sentia incomodada com tantos banners e a marca acabava perdendo um potencial cliente devido a tantos banners no site. 

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Isso, com o passar do tempo começou a mudar e receber novas maneiras e formatos de fazer com que o usuário ainda visse anúncios de marcas e produtos em um site, mas de maneira mais otimizada e sem atrapalhar a sua navegação. 

Até porque, quando uma pessoa está no site de uma marca que trabalha com assessoria contábil para abertura de empresa, por exemplo, ela deseja conhecer bem o serviço da empresa e não ser atrapalhada por diversos anúncios. 

Vivemos em uma geração onde a tecnologia avançou muito nos últimos anos e, junto a diversas outras inovações, trouxe melhorias até mesmo para a internet, que já era uma das maiores invenções dos últimos tempos.

E isso acontece devido a importância que começaram a dar a navegação nos sites e a experiência do usuário, ou seja, a maneira como as pessoas se sentiam ao navegar pelos sites e pelas plataformas na internet.

Pensando em uma maneira diferente e otimizada de melhorar esse processo, foram criados os pop ups, que a maioria das pessoas conhecem e se simpatizam bem mais do que com os banners enormes vistos anteriormente. 

Claro que eles são instalados em sites com a devida segurança para os dados de clientes que lá se encontram, assim como é preciso toda a segurança e estrutura de um erp para indústria química

Mesmo se tratando de algo atual e muito comum na rotina de quem possui acesso à internet e sempre está em sites de vendas ou notícias, os pop ups ainda são um assunto que gera muitas dúvidas.  

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Por isso, hoje você conhecerá a fundo o conceito dessa inovação, assim como o seu funcionamento e as maneiras como você pode aplicá-los dentro do seu site, a fim de melhorar a experiência dos usuários. 

Entenda o que são pop ups e como eles funcionam 

Os pop ups são espécies de alertas que surgem no site para que as pessoas possam clicar neles e serem direcionados para determinada página, site ou ação dentro daquele espaço, facilitando sua navegação. 

Por exemplo, dentro do site de uma distribuidora de carnes nobres, o usuário pode se deparar com um pop up que o leve para a página de determinadas carnes, para o atendimento com um especialista no assunto ou até mesmo para a página de compras. 

O grande diferencial dos pop ups em comparação aos banners que eram usados para divulgação antigamente, é que os pop ups surgem em pequenos quadrados nos cantos inferiores das telas e podem ser excluídos pelos usuários. 

Talvez você já tenha entrado em um site que logo de cara lhe apresenta um quadrado te convidando a ir para alguma página ou para conversar com alguém da marca, aquilo nada mais é do que um pop up. 

Ao clicar nele, você é direcionado para um determinado espaço ou então, pode cancelá-lo e ele não surgirá novamente para você enquanto estiver naquela página. Uma simples ação, mas que fez toda a diferença na experiência do usuário. 

Isso porque os pop ups podem ser usados tanto para divulgar uma avaliação de imóveis em SP feita pela empresa em questão, ou até mesmo para convidar o usuário a falar com um dos atendentes da marca, caso tenha alguma dúvida. 

Existem inúmeras ferramentas que auxiliam na construção de pop ups personalizados, seja no tamanho, no conteúdo e até mesmo na cor, tudo para que você inclua os que melhor lhe atenderão, bem como os que vão de acordo com o que você deseja. 

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Fora a facilidade que trouxe para a vida dos usuários, os pop ups também se tornaram essenciais dentro do universo do marketing, fazendo com que empresas tivessem resultados ainda melhores. 

Entenda as aplicabilidades dos pop ups no marketing

A área do marketing é essencial para todo e qualquer tipo de negócio, ele e suas inúmeras estratégias prometem mudar um negócio da água para o vinho. Dentro do meio digital, algumas das mais usadas e eficientes são:

  • Marketing de conteúdo;
  • Anúncios pagos;
  • Marketing de influência;
  • Uso de gatilhos mentais;
  • High Contente;
  • Entre outros. 

Através dessas estratégias, desde uma marca que vende camisetas para uniformes de empresas até mesmo uma marca que produz alimentos veganos consegue decolar seus resultados e trazer uma nova era aos seus negócios. 

Os pop ups são essenciais dentro do marketing, pois podem ser usados para potencializar os resultados através de chamadas para ação, fazendo com que o usuário acesse determinada página e se engaje com o conteúdo produzido pela marca. 

Sendo assim, vemos que os pop ups são muito mais do que apenas maneiras de tornar a experiência do usuário melhor, mas também uma inovação quando o assunto é o aumento dos resultados através do marketing digital.

Saiba como utilizar os pop ups de forma estratégica 

Agora que você já entende o que são os pop ups e a importância deles nos dias de hoje, principalmente dentro do marketing, chegou o momento de partir para a prática e entender como aplicá-los dentro do seu negócio. 

Por isso, confira algumas das ideias mais simples e eficientes logo abaixo: 

Anúncios de produtos ou serviços 

Assim como em um sistema de automação comercial preço acessível, os pop ups podem funcionar como uma ferramenta de automação para anúncios dos seus produtos ou serviços em diferentes páginas do site.

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Por exemplo, ao entrar na página home de um site, o usuário pode receber um pop up que o leve para a página onde encontrará os principais produtos ou serviços da marca, tornando sua busca mais assertiva. 

Isso, além de trazer mais resultados para a sua marca, também melhora a experiência do usuário, que já será direcionado para a página que deseja e não terá o trabalho de procurá-la por todo o site.

Ofertas e descontos 

Não tem quem não ame uma boa oferta ou um desconto, não é mesmo? É uma ótima maneira de atrair novos clientes ou até mesmo fazer com que eles voltem a consumir de você apenas para não perder a oportunidade. 

Pense que assim como acontece em uma administração de condomínio comercial, é preciso organizar estratégias que ofereçam um benefício para o bolso do seu potencial cliente, pois esse é um gatilho irresistível.

E os pop ups entram como aqueles que fazem com que a atenção do usuário seja atraída. Além disso, ele ajuda a incentivar o usuário a visitar as ofertas e descontos disponíveis para ver o que mais lhe agrada e, assim, consumir o que você oferece. 

Contato direto com a empresa 

Por fim, mas longe de ser menos importante, você também pode incluir um pop up que leva o usuário para um contato direto com algum atendente da sua empresa, caso ele queira um atendimento exclusivo ou esclarecer alguma dúvida. 

Na maioria das vezes, esse costuma ser o pop up mais inclusivo e eficiente dentro dos sites, pois em um momento ou em outro, alguém precisará conversar com a sua marca para resolver algo. 

Seja uma empresa que oferece serviços de consultoria em TI ou que venda roupa infantil, esse pop up é um coringa, que serve e é bom para todo e qualquer tipo de negócio, trazendo facilidade para ambos os lados. 

Essas são apenas algumas de diversas ideias que você mesmo pode procurar e aplicar dentro do seu negócio, usando os pop ups como grandes aliados do sucesso da sua marca e levando sempre o melhor aos seus potenciais clientes. 

Considerações finais 

A tecnologia é uma área que vem inovando cada dia mais e, junto a ela, a era digital também recebe diversas transformações que chegam para mudar a vida de todos para melhor, como foi o caso dos pop ups. 

Sendo assim, use inovações como essas ao seu favor a fim de transformar o seu negócio, bem como trazer para a sua rotina e para a experiência do seu usuário uma maneira otimizada e personalizada de navegação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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