A criação de um site é uma ação altamente estratégica e benéfica para uma marca no seu processo de criação de autoridade e posicionamento no mercado.
Ao se perguntar sobre a real necessidade de ter uma página própria na internet, pense nas empresas de sucesso que conhece, sejam elas do mesmo segmento que a sua ou não. Certamente cada uma delas possui um site.
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Um empreendedor de sucesso deve ter plena consciência sobre a rápida e constante evolução do mundo.
Ter um site, até poucos anos atrás, diferenciava um negócio pela comodidade e o exaltava pelo investimento em tecnologia, como uma marca proeminente de distribuição de bobina de filme stretch.
Atualmente, já se tornou uma exigência do mercado, um requisito mínimo para a presença digital.
E uma vez que a internet se tornou o “local” onde o público está na maior parte do seu dia, e onde buscam soluções para suas necessidades, obviamente é onde sua empresa precisa estar para vender seu serviço ou produto.
Por isso, independente de qual for o modelo do negócio, o porte da organização, ou da abrangência de sua solução, é preciso estar presente na internet.
Seja um grande empreendimento B2B, fabricante de chapas de acrílico, voltado para atender outras empresas, ou uma pequena sorveteria, com soluções direcionadas para o consumidor final.
Qualquer empreendedor possui um objetivo em comum: o lucro. Uma empresa, por mais simples ou mais complexa que possa ser, depende da relação com o consumidor para se tornar rentável.
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No entanto, ainda existe certa resistência, principalmente de gestores mais antigos, à adaptação dos negócios para os meios digitais.
Muitos acreditam que basta um perfil nas redes sociais para ter presença digital, mas esse é um grande engano, e gera muita frustração. É preciso tomar cuidado para não se colocar nessa armadilha.
Na internet, a competitividade e o bombardeamento de informações é muito maior que no mercado tradicional, então o sucesso só virá com estratégias sólidas, integrativas e bem estruturadas.
Nesse sentido, nada funciona melhor do que contar com uma bela página, exclusiva da sua marca, para atuar como placas fotoluminescentes, sinalizando a credibilidade e a seriedade de uma determinada marca.
Pensando na importância dos empreendimentos brasileiros ganharem o mercado para movimentar a economia e fortalecer o país, elaboramos esse artigo.
As 6 razões para ter um bom site
Trazemos aqui, 6 motivos para a criação de um site, buscando expor de forma clara e direta, a importância dessa ferramenta para a estratégia de marketing de qualquer empresa. Continue lendo e confira:
Para ser encontrado pelo consumidor
Imagine um cenário em que uma empresa possua um bom produto, como um carimbo datador manual de alta qualidade, um ótimo preço e o melhor atendimento do mercado.
Esse será um contexto de sucesso se essa empresa conseguir mostrar tudo isso ao seu público.
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Em outras palavras, a melhor e mais eficiente marca só irá se tornar sustentável e rentável se o consumidor souber de sua existência e quiser suas soluções, e é para isso que existe o marketing.
Mais precisamente o marketing digital, que surge como resposta aos novos comportamentos do consumidor, que incluem questões importantes, como:
- O significativo tempo diário passado na internet;
- O hábito de pesquisar antes de fechar uma compra ou contratação;
- A possibilidade de expor sua experiência com a marca publicamente;
- A importância da opinião de cada usuário para os demais.
Partindo dessa percepção essencial, vamos retomar a importância do site para que um usuário possa encontrar sua empresa:
É a criação de uma boa página para o seu negócio, assim como a sua estrutura, arquitetura e conteúdos, que irá sinalizar para os mecanismos buscadores utilizados pelo público, como o Google, Yahoo ou Bing, que o seu negócio existe e conta com as melhores soluções.
Com o emprego de outras ferramentas do marketing digital, como o SEO, o conjunto de ações especificamente voltadas para otimização dessa “comunicação” com os algoritmos buscadores, é possível direcionar os holofotes para o seu negócio.
Em um exemplo prático, o que fará com que um link para o site da sua confecção seja a primeira resposta do Google, o mais importante mecanismo de busca da atualidade, é quando qualquer usuário procurar por “camisas personalizadas” ou “camisetas bordadas”.
Nesse ponto, é importante também considerar se esse usuário está buscando comprar as camisas ou se informar sobre elas, pois essas são duas situações bem diferentes.
Um site completo se mostra como uma boa resposta para ambos, no primeiro caso como uma página convidativa de sua loja virtual e, no segundo, como um blog repleto de informações e conteúdos relevantes.
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Para se relacionar com seu público-alvo
Perceba como, dessa forma, você ganha a oportunidade de iniciar e ganhar novos meios para manter um relacionamento com seu público, garantindo a recorrência, a fidelização e as indicações de suas camisetas bordadas.
E é aqui que as redes sociais entram, promovendo o fluxo e o relacionamento humanizado da marca, como ferramenta auxiliar para o ponto central, que é o site.
Uma objeção comum é a de que basta possuir um perfil nas redes sociais para trabalhar a presença digital, mas isso não se fundamenta, basicamente, por um motivo: em uma página com um domínio próprio, as campanhas de email marketing perdem sua eficiência.
Segundo empresas do ramo, o email marketing costuma ser a melhor forma de trabalhar o relacionamento com os clientes, assim como a geração de leads.
Fazer campanhas de email marketing para promover exclusivamente um perfil em rede social não faz sentido.
Algumas dicas para manter o relacionamento com o público por meio do seu site, são apostar no marketing de conteúdo e nos vídeos, interagir e responder comentários em blogposts, e inserir um chat em real-time, como um chatbot, para atendimento aos clientes.
Além disso, você pode criar uma central de relacionamento com o cliente, integrando o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) a uma página FAQ (Frequently Asked Questions), com as perguntas e respostas mais comuns sobre seu produto.
Para aumentar a visibilidade de negócios locais
Ao ser encontrado e criar um bom relacionamento com seus clientes, o aumento da visibilidade e da credibilidade do seu negócio acontece naturalmente.
Ainda que você não faça a comercialização de seus produtos pelos canais digitais, a existência de um site ajuda a transmitir uma imagem mais profissional do seu empreendimento, funcionando como um primeiro canal de contato.
Para ganhar autoridade no mercado
O posicionamento e o ganho de autoridade também se mostram como consequências desse profissionalismo.
Ao fornecer conteúdo de forma criativa e útil para o público, uma empresa constrói uma imagem de referência frente a todos os stakeholders, não apenas para o consumidor em si.
Por exemplo, um restaurante pode ganhar grande destaque para o cliente ao fornecer conteúdos sobre alimentação saudável.
E, ao mesmo tempo, criar uma relação positiva com outras empresas ao divulgar seus produtos, como bolsa térmica marmita, ou fortalecer o relacionamento com fornecedores destacando sua qualidade ao tratar dos alimentos servidos no local.
Para vender
Tudo o que falamos até agora gera mais vendas. Para reforçar essa ideia, é essencial pontuarmos novamente o aumento das vendas nesse contexto.
A internet é um canal aberto 24 horas, 7 dias por semana, sem feriados ou folgas, e um site possibilita que a atuação do seu negócio acompanhe esse ritmo.
Para expandir seu negócio
A expansão de uma empresa depende da sua rentabilidade, afinal, um negócio não pode crescer se não for sustentável no ponto em que se encontra.
Seja para microempresas, start-ups, ou para o médio e grande porte, a aplicação assertiva das estratégias de marketing digital, principalmente àquelas voltadas para o Inbound, ou atração, como é o caso do site, atua para a alavancagem do negócio.
Ou seja, com um custo muito mais acessível que o marketing tradicional, e um ROI (Retorno Sobre o Investimento) alto, o marketing digital fornece os meios para um crescimento previsível e escalável.
Isso ocorre, principalmente, pelo fato do gestor poder acompanhar métricas e indicadores reais de desempenho de cada esforço ou ação de sua fábrica de papel para sublimação, por exemplo.
Assim, um site fornece esses dados, que ensinam o que, como e quando aplicar seus esforços de forma efetiva para gerar resultados promissores, e que podem ser previamente calculados.
Considerações Finais
Após a leitura desses tópicos, é possível entender o que grandes líderes e empreendedores já haviam notado: desenvolver suas próprias páginas na internet é investir alto na qualidade do negócio e na experiência do usuário.
Um site funciona como a “casa” de uma determinada marca na internet, ou seja, assim como a sua empresa, em seu espaço físico, é ali que você vai receber seus visitantes e gerar valor a eles, então, é importante dar a devida atenção a isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.