Logotipo é uma representação gráfica de uma marca que, geralmente, é constituído por um ícone, com design gráfico e tipografia.
Inclusive, quando falamos sobre identidade visual das empresas e estratégias de comunicação, o logotipo aparece como um dos elementos mais importantes, uma vez que se encarrega de representar a marca.
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Esse mecanismo tem o poder de externalizar os aspectos da marca, representando-a visualmente perante o público, unindo símbolos e palavras.
Quantas empresas famosas conhecemos por conta de seu logotipo. Muitas vezes, esse elemento nem mesmo precisa carregar o nome delas, e mesmo assim os consumidores saberão de quem se trata e continuarão comprando.
O logotipo tem a capacidade de fixar a marca na mente das pessoas, de modo que ela seja rapidamente identificada. Isso é um posicionamento sólido, sendo que conquistá-lo vai depender de como você cria esse elemento para o seu negócio.
O fato é que mesmo uma pequena companhia pode conquistar um espaço enorme trabalhando em cima do seu logotipo, e com isso melhorar a sua identidade visual.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é logotipo, sua importância e dar dicas para criá-lo. Então, se você tem dúvidas, confira o texto!
O que é logotipo?
Logotipo é um elemento visual que tem como missão representar uma marca no mercado. Além de contar com um ícone, pode ser acrescido de texto, portanto, é a junção de um ícone e uma tipografia.
Quando uma companhia está desenvolvendo o seu logotipo, precisa fazer com que ele transpareça os seus valores, uma vez que a ideia desse elemento é exatamente essa.
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Para criar o seu, uma empresa de tratamento superficial niquelado, por exemplo, faz uma pesquisa aprofundada. Ela também investe em estudos de diferentes segmentos, como:
- Design;
- Psicologia;
- Semiótica;
- Marketing.
Muitas outras pautas podem envolver esse estudo, porque juntas elas entregam uma mensagem poderosa, que estabelece a companhia no mercado.
Contudo, não se pode confundir logotipo com outros signos, como a marca. É comum confundi-los e até mesmo acreditar que eles são a mesma coisa, mas isso não é verdade.
Logo e logotipo possuem o mesmo significado, sendo logo apenas uma variação da palavra. Ele é constituído pelo ícone e a tipografia, para representar a marca. Trata-se de um produto gráfico proveniente do design e que passa a ser usado com imagem de marca.
A marca, por sua vez, é a conexão entre empresa, seus valores, missão, visão, consumidores e personalidade. É representada graficamente pela junção do logo e sua identidade visual, bem como elementos da comunicação visual.
Por fim, o termo logomarca é considerado errôneo pelos profissionais de marketing e publicidade, mesmo sendo empregado por muitas pessoas.
Agora que você já sabe o que é logotipo e como ele representa uma fabricante de coifa inox, bem como qualquer outra empresa, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para você criar um para o seu negócio. Acompanhe a leitura!
Dicas para criar um logotipo
Para criar um logotipo não existe fórmula pronta ou um passo a passo que deve ser seguido à risca. Mesmo assim, algumas estratégias podem ajudam, são elas:
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Fazer pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é fundamental na hora de criar o seu logotipo, isso porque ela ajuda a entender as tendências do mercado.
Só que essa pesquisa não deve ser confundida com o ato de copiar algo, mas, sim, de buscar inspiração e referências.
Definir o público-alvo
Toda empresa possui seu público-alvo, e o logo deve ser criado com base nele. Públicos diferentes se interessam por assuntos diferentes, então, não faz sentido ignorá-los na hora de criar o signo que representa o seu negócio.
Faça uma análise aprofundada da sua audiência e do perfil que sua empresa almeja impactar, pois isso vai embasar a criação do logotipo.
Benchmarking
O benchmarking faz parte da pesquisa de mercado de qualquer empresa, por exemplo, uma que instala tela pra quadra. Trata-se de procurar organizações que ofereçam produtos e serviços similares aos do seu negócio.
Com isso, conseguimos analisar os elementos que compõem o logotipo dela, como cores e tipografia, para que o logo da sua companhia possa se destacar.
Definir o conceito
O conceito tem como objetivo determinar os ideais e valores que se deseja transmitir. Apesar de parecer um trabalho subjetivo, quando bem definido, garante que o elemento expresse a sua empresa do jeito certo.
Focar na simplicidade
Manter o foco na simplicidade é a chave para o sucesso de qualquer logotipo, visto que ele consiste na representação gráfica da organização, que precisa acontecer de maneira sintetizada.
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É dessa forma que o seu negócio será facilmente identificado, contando somente com as informações mais importantes. Se o logo possui muitos elementos, acabam passando a ideia de que a marca é desorganizada.
O recomendável é não usar mais do que um tipo de fonte, mesmo que conste um slogan logo abaixo. Uma tipografia organizada transmite a ideia de profissionalismo.
Escolher a tipografia
Tipografia significa impressão dos tipos, que nada mais são do que fontes e letras usadas por uma fabricante de tecido para decoração de eventos.
Ela também está relacionada ao nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, formatos, estilos e disposição das palavras.
Pode-se escolher entre diferentes tipos de fontes, mas o que separa as fontes em dois grandes grupos é a serifa, que são prolongamentos nos cantos da letra, então, a fonte pode ou não ser serifada.
A serifa se resume a um pequeno traço, barra ou prolongamento no fim das hastes das letras. Algumas fontes que usam a serifa são Times New Roman, Courier New e Georgia.
São utilizadas em textos contínuos, como este que você está lendo e aqueles presentes em jornais e revistas. Fontes sem serifa são comuns em textos curtos e em peças de design gráfico.
É por isso que são mais comuns em logotipos, contudo, é necessário escolher uma fonte legível, que não seja muito enfeitada e mantenha a legibilidade.
Escolher as cores
As cores do logo de um escritório de projetos residenciais arquitetura, por exemplo, precisam ser as mesmas de sua identidade visual. Além disso, é necessário considerar o briefing, a comunicação visual e a definição de público-alvo.
Outra dica é não exagerar na quantidade de cores, tendo em vista que elas podem deixar o logotipo confuso e com excesso de informações.
Importância do logotipo
Se você reparar, vai ver que somos cercados por logotipos todos os dias, nas embalagens de produtos que consumimos, na tela do celular, no notebook, no carro, nos outdoors, na internet e por aí vai.
Se você pesquisar sobre, por exemplo, galpão logístico para alugar, vai encontrar sites de imobiliárias e ao entrar em suas páginas, logo visualizará o logotipo delas.
Eles são importantes porque influenciam na decisão dos consumidores, comunicam o valor da companhia e estão repletos de significados.
O logo é o elemento visual que faz com que as pessoas reconheçam a sua marca, mesmo quando o veem rapidamente em um outdoor. Então, ele assume o papel de fazer com que o público se lembre da sua empresa.
Esse elemento visual também é importante para causar uma boa impressão nos consumidores. Existem muitas empresas no mundo que fazem, por exemplo, pele de vidro fachada, mas vai se destacar aquela que consegue impressionar e atrair clientes.
Por outro lado, se o logotipo do seu negócio falhar, todo o processo de atração pode ser comprometido, sendo assim, deve ser criado com cuidado.
Por ser uma característica única do seu negócio, ele também é importante para posicioná-lo perante à concorrência. Se tiver um design de qualidade, consegue comunicar qualquer coisa, como no caso da missão da companhia.
O logo também é a oportunidade que uma empresa de renovação de AVCB tem para causar uma boa primeira impressão. Existem muitas organizações no mundo, e são poucas as oportunidades de impressionar e atrair clientes.
Se cada oportunidade é bem aproveitada pelo logotipo, então, conforme a marca cresce e expande sua atuação, mais ele se torna conhecido entre os consumidores, o que aumenta a confiança deles.
Consequentemente, novas oportunidades de vendas aparecem, o que potencializa os lucros e permite que o seu negócio invista em melhorias, inclusive em sua própria identidade visual.
Conclusão
O ideal é contar com um profissional experiente na hora de criar o logo do seu negócio. Só que muitas vezes os recursos ainda estão escassos, principalmente no caso de empresas que estão começando.
Com as dicas que demos aqui, você pode investir na criação de um bom logotipo e começar a trabalhar a identidade visual do seu negócio no mercado.
É dessa forma que ele começará a ser notado e reconhecido pelas pessoas, o que trará mais oportunidades de crescer e, claro, aumentar as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.