Ao decidir entre estratégias de marketing digital, marcas e empresas online geralmente consideram o remarketing e retargeting.
Existem vários aspectos dessas estratégias que são semelhantes e muitas vezes esses termos são usados de forma intercambiável.
No entanto, há algumas diferenças importantes a serem entendidas antes de escolher o que é melhor para uma marca ou empresa de dispenser de papel higiênico interfolhado, por exemplo.
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Em ambos os casos, o retargeting e o remarketing são formas eficazes de incentivar os clientes que demonstraram interesse online anterior em um produto ou serviço a fazer uma compra pela primeira vez ou repetida.
Mas, afinal, o que é necessário para entender esses conceitos?
Cookies: entenda mais sobre
Cookies são pequenos pedaços de dados armazenados em seu navegador. Todos os sites modernos usam cookies para coletar dados anônimos sobre os visitantes do site. Seu navegador provavelmente tem 100 ou 1000 de cookies armazenados.
Dentre algumas funções, os cookies permitem que:
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Lembre-se de que os dados de cookies são principalmente anônimos. No entanto, quando você faz login em um site ou preenche um formulário, é possível que o site associe seu cookie aos seus dados de perfil.
O que é retargeting?
Retargeting é a estratégia de marketing digital de apresentar anúncios personalizados para potenciais clientes de seu fornecedor de seringas, por exemplo, que já visitaram seu site sem realizar uma compra.
Isso pode incluir navegar pelos produtos disponíveis, salvá-los na página de favoritos ou adicioná-los ao carrinho sem concluir a transação.
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Esse rastreamento é feito por meio de cookies colocados no navegador do cliente enquanto ele está engajado com seu site e apresenta a oportunidade de redirecionar anúncios personalizados usando os dados coletados.
As campanhas de retargeting são feitas por meio de anúncios, e seu objetivo é converter as pessoas que se envolveram com sua marca em leads ou até mesmo em clientes.
Existem duas variações de retargeting que são importantes entender ao decidir qual estratégia de marketing é melhor para um produto, marca ou negócio: retargeting com interações no local e retargeting com interações fora do site.
Retargeting com interações no local
Essa estratégia envolve o direcionamento de um público que já visitou um site ou demonstrou interesse nos produtos de uma marca de EPI máscara, por exemplo.
Esses clientes se envolveram com um produto ou serviço de alguma forma, mas não concluíram a venda.
O retargeting no local se concentra em:
- Produtos com os quais os clientes interagiram, mas não compraram;
- Métodos que encontraram o site de uma marca;
- Número de vezes que eles visualizaram produtos iguais ou semelhantes;
- Anúncios personalizados.
Os anúncios personalizados com base nesses dados de cookies no site são implementados por serviços de veiculação de anúncios de terceiros, não pela marca ou empresa online, no caso.
Retargeting com interações fora do site
Tradicionalmente, os esforços de retargeting se concentravam principalmente no comportamento e nas interações específicas do site.
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No entanto, à medida que os clientes de uma empresa de instalação de ar condicionado central, por exemplo, passam mais tempo em aplicativos e sites de mídia social, as interações que ocorrem fora do local provaram ser igualmente valiosas para marcas e empresas online.
Os profissionais de marketing digital usam os seguintes dados externos para criar anúncios personalizados para retargeting:
- Tempo que clientes olham os anúncios de produtos da empresa;
- Tempo que clientes olham anúncios de produtos semelhantes;
- Frequência que clientes interagiram com mídia social da empresa;
- Vezes que usuários curtiram postagens da empresa.
Assim, a principal diferença entre retargeting onsite (no local) e offsite (fora do site) é que, no caso de estratégias de retargeting offsite, a plataforma na qual a interação cliente/produto ocorre não é de propriedade da marca ou da empresa.
O que é remarketing?
O remarketing é a prática de usar campanhas de e-mail marketing para reengajar clientes que já fizeram negócios com uma marca, como de laudo de vistoria SPDA.
Marcas ou empresas só podem realizar remarketing quando têm uma newsletter ou campanha de e-mail baseada em assinatura.
O objetivo de usar e-mails como técnica de remarketing inclui trazer conhecimento para vendas e promoções de produtos semelhantes ou relacionados a compras anteriores e promover produtos semelhantes ou complementares a compras anteriores.
Além disso, também apresenta produtos recém-lançados relacionados a itens comprados anteriormente, lembrando a um cliente que ele abandonou itens em seu carrinho ou salvou em sua página de favoritos.
Ele também objetiva apresentar cupons e descontos para clientes que não fizeram uma compra por um longo período.
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Retargeting vs remarketing
Depois de entender as definições de retargeting e remarketing, é fácil ver como os dois visam atingir metas semelhantes de maneiras diferentes.
Embora ambas sejam estratégias de marketing eficazes para reengajar clientes anteriores ou interessados, elas o fazem de maneiras diferentes. Aqui está uma lista das principais diferenças entre retargeting e remarketing:
Engajamento direto vs engajamento indireto
O remarketing é uma abordagem mais direta para reengajar com clientes anteriores ou clientes que demonstraram interesse nos produtos de uma marca de, por exemplo, datador novos, por meio do uso de e-mails personalizados.
O retargeting é uma forma menos direta de interação com o cliente por meio do uso de posicionamento de anúncio personalizado em sites de terceiros.
Clientes anteriores vs clientes em potencial
Na maioria das vezes, o remarketing envolve a conexão com clientes que já fizeram negócios com uma marca ou empresa.
O retargeting geralmente é mais focado em clientes que interagiram com um site, demonstraram interesse nos produtos de uma marca ou frequentaram as páginas de mídia social de uma marca, mas não concluíram uma compra.
Serviços de terceiros vs serviços internos
O redirecionamento geralmente depende do uso de cookies e serviços de terceiros, como serviços de veiculação de anúncios e páginas de mídia social, para apresentar anúncios personalizados aos clientes interessados.
O remarketing também envolve o uso de cookies para coletar dados sobre a interação de um cliente com o site de uma marca, mas normalmente não há terceiros envolvidos no processo de divulgação de envio de campanhas de e-mail personalizadas.
Dicas para usar remarketing e retargeting
Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a usar efetivamente o remarketing e o retargeting em uma estratégia de marketing digital.
Quando usar o remarketing?
Use o remarketing quando sua estratégia de marketing digital visa interagir com clientes anteriores, mas você não tem orçamento para criar anúncios personalizados ou trabalhar com um serviço de terceiros.
Em outro caso, se você tem uma lista existente de assinantes de e-mail e deseja alcançá-los diretamente ou se você deseja se reconectar com clientes atuais ou anteriores e incentivá-los a fazer novas compras, também deve optar pelo remarketing.
Quando usar o retargeting?
Use o retargeting quando sua estratégia de marketing digital visa usar anúncios personalizados para atrair novos clientes ou transformar seu alto número de visitantes do site e das mídias sociais em clientes.
Além disso, sua empresa de energia solar fotovoltaica para condomínios também deve optar pelo retargeting se deseja interagir com clientes em potencial, mas não possui uma lista existente de assinantes de e-mail.
Quando usar as duas estratégias?
Ao decidir se o retargeting ou o remarketing é melhor para sua marca, considere utilizar as duas estratégias se seu orçamento de marketing permitir.
Usar essas técnicas combinadas é uma maneira poderosa de maximizar sua exposição, conectar-se a um público com maior probabilidade de fazer uma compra e aumentar a retenção de clientes de sua empresa de manutenção de motores elétricos trifásicos.
Campanhas de marketing
A chave para uma ótima campanha de retargeting ou remarketing é fornecer a mensagem certa para o público certo no momento certo.
O objetivo do retargeting é converter os transeuntes em leads, já o remarketing é transformar leads em clientes e clientes em clientes recorrentes.
Comece a coletar dados adicionando pixels de rastreamento ao seu site, publicando conteúdo regularmente nas contas de mídia social de sua marca e configurando seu encurtador de URL de marca.
A jornada do cliente tem três etapas: conscientização, consideração e conversão. Para obter melhores resultados, você deve estruturar suas campanhas de retargeting e remarketing por esses objetivos.
O primeiro passo é começar a coletar dados para construir seu público. Os dados são apenas um dos superpoderes que você precisa para chegar à frente do jogo. Os outros dois estão criando anúncios que se destacam e escrevendo ofertas que convertem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.