Revolução do e-commerce: Tecnologia e a mudança nas compras

26 de abril de 2023

A revolução do e-commerce mudou a maneira como compramos. Antes, precisávamos sair de casa, ir a uma loja física e escolher o que queríamos comprar. Com apenas alguns cliques, podemos fazer compras online a partir do conforto de nossas casas ou de qualquer lugar onde estejamos conectados à internet.

E-commerce é a sigla para “comércio eletrônico”, que consiste em vender e comprar produtos ou serviços pela internet, utilizando sites ou aplicativos específicos para essa finalidade.

Esta ferramenta permite que consumidores de todo o mundo tenham acesso a uma grande variedade de produtos e serviços, além de oferecer comodidade e praticidade na hora das compras. 

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Empresas de todos os segmentos têm investido em e-commerce como uma forma de expandir seus negócios e alcançar novos clientes.

Tornou-se muito comum atendimentos online por plataformas de e-commerce, atualmente, podemos solicitar orçamentos, comprar tubos e conexões de cobre, entre tantas outras possibilidades.

O avanço tecnológico que ocorreu durante a pandemia, proporcionou novas ferramentas de trabalho e muitas empresas migraram para os atendimentos online para passar pelo momento de incertezas e instabilidades.

Notou-se que o que seria provisório, passou a ser permanente e em diversos casos, empresas optaram por manter lojas físicas e virtuais para atender a demanda de todos os clientes.

Facilitou o contato do consumidor, permitindo que serviços como projeto de arquitetura valor fosse realizado online somente com as medidas dos ambientes a serem mudados. 

Abriu portas para novos negócios, para a expansão de aplicativos de delivery e abriu caminho para tendências como o faça você mesmo.

As novas tecnologias permitiram que pequenas empresas pudessem adotar este modelo de negócio auxiliando na expansão do mercado digital. Junto do e-commerce, as portas do marketing digital também foram abertas trazendo novos olhares.

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O e-commerce e seus benefícios

Além de possibilitar a compra de diversos itens, há diversas vantagens neste modelo de negócio.

Um dos principais benefícios do comercio digital é o aumento da abrangência e visibilidade das marcas. Quando uma empresa realiza vendas pela internet, ela abre a possibilidade de alcançar potenciais clientes em todas as regiões do país e no mundo. Isso aumenta suas oportunidades de venda.

O menor custo para manutenção das vitrines virtuais permite que as empresas tenham uma redução importante nos custos operacionais, como aqueles relacionados a aluguel de espaço, contas de consumo como água, luz e internet, IPTU, diminuição do quadro de funcionários, entre outras.

Isso reflete no valor do produto, o que permite um aumento na margem de lucro e descontos atrativos para os clientes.

As compras online são sinônimo de comodidade e praticidade, podem ser realizadas a qualquer hora do dia e em qualquer lugar com acesso a uma grande variedade de produtos e serviços.

Podemos encontrar em uma busca rápida, empresas que realizem atendimento de estamparia de metal, conserto de televisão, produtos como roupa de cama, vermífugos para animais e muito mais.

O atendimento personalizado é uma realidade do e-commerce, através do uso de dados e ferramentas de análise, as empresas poderão oferecer um atendimento mais personalizado e segmentado, compreendendo todas as necessidades e preferências de seus clientes.

Ou seja, com dados básicos como as medidas de um aparelho telefônico, é possível definir qual a melhor caixa para enviar pelo correio.

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Ao investir em e-commerce, as empresas podem aumentar sua competitividade, oferecendo preços e condições de pagamento mais atrativas, além de inovar na oferta de produtos e serviços.

Essas novas tecnologias transformaram a maneira de consumir. Ao compreender que grande parte das atividades que realizamos poderiam ser feitas online, criou-se um novo perfil consumidor.

A evolução do e-commerce

As novas tecnologias estão transformando esse mercado e proporcionando novas experiências de compra para os consumidores. Podemos citar algumas das tendências que essa nova ferramenta trouxe para o mercado.

  • Realidade aumentada;
  • Inteligência artificial;
  • Chatbots;
  • Entregas rápidas.

A tecnologia de realidade aumentada permite que os consumidores visualizem produtos em seus próprios espaços, como se já estivessem em uso. Isso ajuda a tomar uma decisão de compra mais informada.

É bastante aplicada em lojas de vestuário, grandes marcas estão aplicando o provador virtual no intuito de orientar a compra do cliente e ajudar na tomada de decisão.

Muitas pessoas não compram roupas online justamente por não saber como será o caimento e ao perceberem isto, as lojas de vestuário investiram nesta ferramenta aumentando vendas.

Através da ajuda da inteligência artificial, as empresas passaram a prever o comportamento do consumidor e começaram a personalizar as ofertas de acordo com suas preferências. 

Você já notou que quando busca por algum produto ou serviço específico como fechador de caixa, suas redes sociais, anúncios e sugestões são voltadas para aquela pesquisa?

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Com esse instrumento, as empresas passaram a fixar ainda mais aquele produto que você deseja ou simplesmente procurou por curiosidade.

Outra ferramenta utilizada nas plataformas são os Chatbots. É uma ferramenta de comunicação que usa a inteligência artificial para interagir com os clientes por meio de mensagens de texto.

É um programa de computador que simula uma conversa humana, respondendo perguntas, dando informações e realizando atividades em nome de uma marca ou empresa.

Os chatbots são utilizados em diversas áreas, como atendimento ao cliente, vendas, suporte técnico, entre outras, e oferecendo um canal de comunicação disponível 24 horas por dia que possibilita respostas instantâneas para os consumidores. 

Podem ser integrados a sites, redes sociais, aplicativos de mensagens e outras plataformas digitais.

A contribuição da tecnologia no processo de compra

A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas compram, tornando todo processo mais fácil e eficiente. Uma das formas como a tecnologia tem contribuído para o processo de compra e facilitando as formas de pagamento online.

Atualmente, as transformações no setor de varejo estão voltadas para a implantação de cada vez mais experiências digitais, entre elas, é a utilização de carteiras digitais e até mesmo criptomoedas para o pagamento de suas compras.

A possibilidade de realizar pagamentos somente com a aproximação do aparelho celular, permite que compras sejam realizadas a qualquer momento. Entende-se que é muito raro uma pessoa sair sem o celular e pensando nisso, tecnologias como o NFC foram desenvolvidas.

Outra forma como a tecnologia tem contribuído para o processo de compra é por meio do uso de dispositivos móveis. Com smartphones e tablets, é possível acessar lojas online a partir de qualquer lugar, fazer pesquisas sobre produtos, comparar preços e até mesmo concluir uma compra.

Com a tecnologia, é possível que as empresas conheçam melhor seus clientes, coletando e analisando dados sobre suas compras, comportamentos e preferências.

Com essas informações em mãos, as empresas podem personalizar a experiência de compra de cada cliente, oferecendo produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos específicos.

Como encontrar um fabricante de esquadrias de alumínio e ter o atendimento todo personalizado e online antes mesmo do profissional se dirigir até o local para realizar a instalação.

Esse avanço permite que empresas economizem tempo e realizem seus atendimentos com o mesmo padrão de qualidade de antes da revolução tecnológica. É um cenário vantajoso para os clientes e empresas.

Com a tecnologia veio a melhora na experiência de compra dos clientes permitindo que tenham acesso aos melhores preços e produtos.

O marketing de influência na transformação dos hábitos de consumo

O marketing de influência é uma outra forma de como a tecnologia tem transformado a maneira como as pessoas compram.

Ele envolve a colaboração entre marcas e influenciadores digitais, são pessoas com grande número de seguidores em suas redes sociais e utilizam como fonte de renda através desta estratégia e tem o objetivo de promover produtos ou serviços para seus seguidores. 

Com a ajuda da tecnologia, as marcas podem identificar os influenciadores mais adequados ao seu público-alvo e estabelecer parcerias com eles para criar conteúdo patrocinado. Esse conteúdo pode ser desde um simples post no Instagram até vídeos e artigos mais elaborados.

As vantagens do marketing de influência incluem a possibilidade de atingir um público mais segmentado, aumentar a credibilidade da marca, gerar engajamento e interação com os consumidores.

Além disso, a tecnologia permite que as marcas acompanhem o desempenho das campanhas em tempo real, permitindo ajustes e otimizações constantes.

Hoje há uma diversidade muito grande de influenciadores digitais ou criadores de conteúdo independente. Corretores de imóveis passaram a avaliar imóvel online grátis e quando podem gerar uma boa venda, realizam vídeos para as plataformas onde mostram todos os detalhes da casa.

Através desses profissionais, até mesmo empresas que prestam serviços voltados para a área de construção civil, passaram a investir nesse tipo de conteúdo.

Então em muitos desses trabalhos, é comum ver empresas de box para banheiro em fortaleza ou de qualquer outro segmento fazendo parte de conteúdo de terceiros. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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