Saiba agora o que é marketing de intenção

27 de janeiro de 2023

A área de marketing está constantemente mudando, e para ter sucesso no setor é necessário estar constantemente informado. Dessa vez, devido às recentes alterações do meio, o marketing de intenção promete ser o futuro desse departamento.

A sociedade está em constante evolução, onde a tecnologia e a perspectiva das pessoas estão em constante mudança também.

Com isso, da mesma forma que as vendas de uma empresa de calibração de instrumentos podem ter sido alavancadas através das estratégias para o meio digital da época, agora é necessário acompanhar as alterações e realizar novas fases.

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Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é marketing de intenção, quais são os benefícios para o seu negócio e por que esse é considerado o marketing do futuro.

O que é marketing de intenção?

O marketing de intenção é a comercialização de um produto ou serviço analisando assim a intenção dos consumidores em comprar ou usar aquele produto que pode ter sido comunicado diretamente ou não pelo assinante.

Ele é uma forma de alcançar ou até de influenciar o seu cliente com base na sua intenção e no que ele quer ou precisa em um momento específico.

Por exemplo, uma empresa de usinagem precisa compreender quais são as intenções dos seus clientes, com o intuito de obter uma maior probabilidade de venda.

Ele realiza um olhar além do comportamento tradicional do cliente, onde muitas vezes são baseados em fatos complexos em relação a o que eles estão fazendo com o seu modelo de negócio.

Ao invés disso, ele é focado na intenção, onde é levado em consideração o que as pessoas querem fazer e como elas se comportam.

O marketing de intenção é amplamente utilizado em SEO, uma vez que através dele, é possível otimizar o seu conteúdo e personalizá-lo para o seu público-alvo.

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Estratégias de SEO

O SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, onde a sua utilização é recorrente com o objetivo de entender mais profundamente o seu público, e assim fornecer melhores resultados.

O SEO é uma estratégia que utiliza algumas técnicas em seus conteúdos com a finalidade de adquirir um melhor posicionamento no Google.

Dessa forma, uma fábrica de exaustores de teto, por exemplo, pode atingir mais pessoas que possuam interesse no seu conteúdo e, consequentemente, em adquirir o seu produto.

Com isso, o marketing de intenção possui um papel fundamental, auxiliando a empresa a identificar as formas de linguagem, expressões e palavras-chave que são mais utilizadas por seu segmento.

As palavras-chave são muito utilizadas com o objetivo de demonstrar o interesse ou a intenção do pesquisador, uma vez que quando o internauta efetua pesquisas na ferramenta de busca, aparecem conteúdos que estão relacionados à sua linguagem e expressões.

A chave para esse tipo de abordagem é conseguir compreender o por que dos consumidores adquirirem certos produtos ou serviços.

Por exemplo, através da informações do motivo de compra de uma arruela de aço de um cliente é possível fornecer melhores produtos e serviços a ele no futuro, sendo esses mais personalizados para o seu segmento e os atendendo melhor.

Quais são os benefícios do marketing de intenção?

Esse tipo de marketing pode proporcionar muitos benefícios tanto à empresa quanto ao consumidor, uma vez que a marca pode fornecer campanhas mais personalizadas e específicas enquanto o cliente pode adquirir os produtos e serviços que deseja mais facilmente.

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O marketing de intenção é considerado o marketing do futuro por muitas empresa devido a uma série de motivos, onde dentre eles podem-se citar:

  • Melhora os esforços de marketing;
  • Melhora o engajamento com análises preditivas;
  • Oferece uma experiência mais personalizada;
  • Identifica o que o cliente precisa;
  • Consumo de internet;
  • Alinha estratégias orçamentárias com interesses do consumidor;
  • Aumenta a quantidade e qualidade dos dados comportamentais;
  • Conecta mais profundamente com os clientes.

Esses são os principais benefícios que o marketing de interesse pode proporcionar, tornando assim o marketing do futuro.

Isso acontece porque o marketing de intenção possui a capacidade de utilizar dados e análises preditivas com o intuito de o ajudar a entender os seus consumidores e as suas motivações.

Por exemplo, ao observar o seu interesse ou a intenção de compra de um compressor copeland, por exemplo, é possível oferecer experiências mais personalizadas aos seus clientes e diferentes ofertas.

Além disso, com o alto consumo de internet, os dados de seus clientes foram capturados em todos os lugares e a qualquer momento.

Com isso, é possível armazenar e analisar os dados dos seus consumidores, conseguindo alcançar ótimos resultados de vendas, tanto para as empresas que podem aumentar os seus lucros quanto para os clientes que adquirem uma venda mais personalizada para si.

A experiência de compra do consumidor melhora completamente quando é realizada uma abordagem que é específica para ele, onde através dos seus dados uma empresa pode identificar o seu interesse em uma mangueira cristal 1 4, por exemplo, e outros elementos.

As empresas podem então construir uma relação mais próxima com os seus consumidores, onde a interação personalizada pode criar um vínculo mais profundo entre cliente e marca.

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Como funciona o marketing de intenção?

Como você pode perceber, encontrar o público-alvo de uma marca é fundamental para conseguir vender o seu produto ou serviço de maneira eficiente.

Para que isso aconteça, normalmente a pesquisa de segmento-alvo utiliza alguns elementos, como fatores geográficos, demográficos, psicológicos e comportamentais.

Com isso, as empresas podem adquirir informações valiosas relacionadas à sua persona, ou seja, o seu cliente ideal, e assim conseguir identificar os seus problemas, medos e sonhos e como o seu produto pode sanar as dores do seu consumidor.

Esses fatores são fundamentais ao realizar as suas divulgações, com o intuito de quebrar objeções e convencer o seu potencial cliente de que o seu produto ou serviço é o melhor do mercado.

Por exemplo, o gerenciamento de áreas contaminadas é destinado para clientes B2B, ou seja, de uma empresa para outra, uma vez que, para precisar desse gerenciamento, é necessário possuir uma região contaminada e precisar melhorar os seus aspectos ambientais.

Através da identificação do seu público-alvo é possível realizar interações mais eficientes e que convençam o seu lead mais facilmente.

Análise Preditiva

Entretanto, o marketing de intenção não funciona dessa forma, onde, na análise preditiva, por exemplo, os dados armazenados são utilizados com a finalidade de desenvolver um modelo preditivo para futuros clientes, com base nas atitudes online e no seu histórico de pesquisa.

Ele é realizado através de uma análise das palavras-chave e frases específicas que são utilizadas pelos usuários, onde através desses termos é possível identificar a motivação por trás da pesquisa, e não apenas a palavra usada em si.

A chave para um marketing de intenções bem-sucedido é a obtenção clara do que de fato motiva o seu consumidor e o porquê dele estar realizando essa pesquisa em específico, por exemplo.

Além disso, ao utilizar análises preditivas, as empresas têm a possibilidade de transformar os seus dados em insights que possuem a função de prever o comportamento do consumidor e as suas prováveis decisões futuras de compra.

Por exemplo, o cliente pode estar pesquisando por “epi espaço confinado”, mas sem compreender exatamente quais EPIs está buscando.

Com isso, a inteligência artificial dessa empresa pode analisar o seu comportamento e utilizar informações para determinar quais EPIs o consumidor pode estar interessado.

Quais são as suas aplicabilidades estratégicas?

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas no marketing de intenção a fim de identificar o real intuito de uma pesquisa e apresentar resultados mais eficientes.

E-mails acionados

Os e-mails acionados são enviados quando um cliente começa o processo de compra de um produto, por exemplo, mas não o finaliza, demonstrando interesse pela empresa.

O e-mail automático possui então a finalidade de lembrar o potencial cliente de finalizar o processo.

Sugestão do produto

Quando você realiza uma compra, é possível identificar as suas motivações e intenções através dela e, com isso, indicar outros produtos que também podem ser do seu interesse.

Anúncios de remarketing

Os anúncios de remarketing são realizados também quando você abandona um carrinho de compra, onde iniciou o processo, mas não o finalizou.

Dessa forma, os anúncios servem para ganhar a sua compra através da insistência, uma vez que já foi identificado o seu interesse pelo produto.

Pop-ups segmentados

Por fim, os pop-ups segmentados não são muito utilizados, mas ainda assim apresentam resultados eficazes em seu uso. Eles são mensagens de incentivo para a sua compra, onde podem ser a oferta de cupons e outros elementos que convençam o usuário.

O marketing de intenção pode proporcionar muitos benefícios, uma vez que ele identifica a sua motivação e apresenta os melhores resultados para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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