Saiba como aplicar os melhores gatilhos mentais

29 de março de 2023

Conquistar a atenção do público é algo a ser visto com bastante atenção por parte das empresas, sendo necessário usar das diversas estratégias disponíveis para alcançar tal interesse, como é o caso dos gatilhos mentais e de como podem ser úteis a um negócio.

Contar com o uso dessas estratégias é algo a ser visto com atenção por parte dos mais diversos tipos de empreendimentos, ainda mais diante do cenário competitivo que encontramos no mercado atualmente, com diversas empresas disputando o mesmo público.

O problema se dá na maneira em que essa conexão pode ser conquistada, sendo importante ter cuidado para não afastar o seu público, ainda mais diante dessa concorrência citada, sendo possível perder sua audiência para outras empresas ali disponíveis.

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Com isso tudo em mente, é importante para um negócio saber como melhor desenvolver suas ações no mercado, tudo para que sempre que o público busque por empresa de corte de mdf seja justamente uma em particular que consiga entrar no centro das estações.

Nesse sentido, é importante olhar atento para tudo aquilo que compõe um mercado, indo desde o seu segmento até mesmo o perfil do seu público, o que permite que uma empresa adote as melhores ações frente aos desafios e oportunidades que pode encontrar.

O ponto principal a ser analisado acaba sendo justamente a reação do público a ser alcançado, sendo necessário fazer um trabalho positivo frente a essa audiência, para que assim seja possível para tal grupo criar alguma relação com a empresa.

E é a partir disso que um fornecedor de cadeiras para eventos pode conquistar o interesse dos mais diversos tipos de público, seja na realização de casamentos e outras festas particulares ou eventos executivos e outras cerimônias, com seus diferentes perfis.

Muitas são as maneiras de conquistar o interesse de uma audiência em particular e uma delas é o trabalho a ser feito em cima do uso daquilo que é chamado de gatilho mental, uma prática que deve ser vista com atenção, para não surtir nenhum efeito contrário.

Como funcionam os gatilhos mentais?

Gatilhos mentais tratam-se de elementos ou ações que por algum motivo despertam algo de especial no público, normalmente tratando-se de algum tipo de memória ou sentimento, sendo algo que está muito além de um propósito unicamente comercial.

Para entender melhor, podemos falar sobre as memórias que podem surgir assim que se sente o cheiro do perfume de uma pessoa querida ou até mesmo vê a foto de algum familiar, com tais componentes atuando exatamente com os citados gatilhos mentais.

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A questão é que tais sensações podem ser usadas também pelo mercado para criar algum tipo de experiência única ao público, ou até mesmo desenvolver alguma relação com essa audiência. Tudo isso ajuda seus negócios a se manter em alta dentro do seu mercado.

Nesse sentido, podemos falar sobre a sensação de conforto que uma loja de pisos e revestimentos pode oferecer aos seus clientes, aumentando a confiança do público em seus produtos, além de muitos outros sentimentos que podem ser trabalhados.

O marketing sensorial, por exemplo, está preocupado não apenas com a oferta do melhor tipo de qualidade, por mais que isso seja importante, mas sim com o tipo de experiência que o cliente poderá sentir ao ter contato com a marca, indo além dos seus produtos e serviços.

Apesar de todo esse foco no bem-estar, esse não é o único tipo de gatilho mental que pode ser trabalhado por parte de uma empresa, sendo interessante saber trabalhar com outras estratégias, como é o caso do gatilho de polêmica, chamando atenção a algo.

Ou seja, a mesma atenção a ser conquistada por um balão propaganda também pode ser alcançada através de outras estratégias mais complexas, como é os gatilhos, podendo eles trazerem benefícios quando bem usados, mas existem alguns riscos em caso contrário.

Benefícios e desvantagens de um gatilho mental

A partir do momento que uma companhia passa a trabalhar com esse tipo de estratégia, buscando despertar interesse e diferentes emoções junto a um público, torna-se possível para um negócio ter acesso a diversas vantagens no mercado, entre elas:

  • Maior alcance de resultados;
  • Melhor conexão com o público;
  • Despertar de atenção;
  • Interesse em um produto ou serviço.

Todos esses são pontos que podem fazer com que um serviço de locação de rolo compactador aumente a sua performance no mercado, alertando seu público sobre a necessidade que pode existir em cima de tal atividade dentro da indústria.

Apesar de todas essas vantagens, é importante dizer que o uso mal gerenciado de um gatilho é capaz de criar um mal-estar entre uma empresa e o seu público. Tudo depende também do tipo escolhido e a forma em que ele é trabalhado.

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Nesse sentido, podemos falar de uma estratégia que fala sobre um produto limitado, mas que se encontra à venda em todos os momentos ou a criação de uma polêmica que de fato chame a atenção do público, porém de maneira negativa.

Para evitar que isso ocorra, é importante conhecer os principais tipos de gatilhos usados no mercado, para saber como melhor trabalhar com eles.

Gatilhos mentais comuns no mercado

Entre os gatilhos mais comuns de serem trabalhados por parte das empresas é possível citar alguns, entre eles:

Escassez

Envolve a ideia de que algo está prestes a acabar, normalmente sendo um conceito trabalho em cima de produtos ou ofertas limitadas, garantindo com que o público consuma tal mercadoria ou serviço de forma rápida, antes de sua saída do mercado.

Urgência

O gatilho de urgência também lida com a ideia de trabalhar com um movimento mais ágil no mercado, garantindo assim uma atenção maior para uma venda específica. Podemos apontar uma promoção relâmpago de tinta emborrachada para ferro, por exemplo.

Autoridade

Trata-se de um conceito que normalmente é trabalhado ao lado de pessoas públicas, figuras que podem ser reconhecidas como autoridades em suas áreas, destacando esse mesmo tipo de valor aos produtos ou serviços a serem oferecidos ao público.

Novidade

Outro gatilho comum está associado à concepção de algo inédito, conquistando assim a curiosidade e interesse por parte do público, destacando essa novidade que acaba de chegar ao mercado, algo importante para segmentos muito disputados.

Esses são apenas alguns dos diversos gatilhos mentais que podem ser trabalhados dentro do meio comercial, sendo importante saber como lidar com tais conceitos, otimizando as atividades de um negócio, conquistando assim, uma melhor relação com o seu público.

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Como aplicar os melhores gatilhos mentais?

Para garantir que os melhores gatilhos sejam adotados aos seus negócios, fazendo com que etiquetas adesivas personalizadas para alimentos conquistem uma maior posição dentro do mercado, é importante saber como trabalhar com os citados gatilhos.

Destacar o valor para o cliente

Antes de escolher trabalhar com qualquer tipo de gatilho, é importante reconhecer que o objetivo por trás desse uso deve sempre agradar o seu público, buscando destacar o valor que uma companhia pode ter frente à sua audiência a ser conquistada.

Ou seja, ao optar por criar uma campanha em cima do conceito de escassez, é importante ter uma relação aberta com o seu público, evitando enganá-los ou algo do tipo, o que possa até mesmo afastar o número de clientes de perto de um negócio.

Escolher os melhores gatilhos

Diante da pluralidade de gatilhos existentes, é importante saber escolher as melhores opções. Para isso, é necessário estudar tanto a realidade do seu mercado como do seu público, de modo a trabalhar com as ferramentas que melhor se conectem ao seu público.

Garantir uma prova social

Um ponto importante para o mercado hoje é garantir com que o seu negócio seja visto como algo além de uma oferta comercial, ao ponto de ser algo relevante tanto aos consumidores como à sociedade em si, apontando para decisões certas a serem tomadas.

A partir disso, uma companhia pode conquistar até mesmo um número maior de recomendações dentro do seu mercado, tudo por meio dos gatilhos escolhidos e de como é estabelecida uma relação com quem procura por laudo Spda, por exemplo.

Mostrar-se como um exemplo em seu mercado

Por fim, é importante buscar se destacar dentro do seu segmento, uma situação em que usar o gatilho de autoridade pode ser uma boa estratégia comercial. No entanto, mesmo com outras opções, é importante utilizá-los para garantir sua relevância no mercado.

Ao trabalhar corretamente com os gatilhos mentais, é possível para uma marca não só se destacar comercialmente, mas também conquistar uma melhor relação com o seu público, algo que pode levar a melhores resultados a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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