Saiba como usar o lead scoring para seu site

6 de maio de 2022

Aplicar o lead scoring é uma excelente maneira de garantir que você terá os melhores leads de sua companhia de fabricantes de elevadores monta carga sendo abordados pelas equipes adequadas, garantindo uma estrutura muito melhor de comunicação.

O mundo digital tem ganhado muito espaço no mercado, em grande parte por conta do processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos se popularizaram e começaram a fazer parte da rotina das empresas e do público.

Um dos principais elementos que foi beneficiado desse tipo de ação foi o marketing digital, que ganhou muita força e começou a ser aplicado por companhias de todos os portes, ganhando um forte impacto no mercado.

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A estrutura de marketing digital se constitui na aproximação do consumidor com a marca, gerando um relacionamento mais próximo e efetivo.

Para avaliar o quanto o cliente está interessado na empresa de lavagem de persianas, a maioria dos profissionais de marketing usa o funil de vendas.

Essa ferramenta divide toda a jornada de compra do consumidor em quatro estágios principais, que são:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

Quando um visitante se interessa pelo tipo de conteúdo que você tem a oferecer, ele oferece seus dados de contato em troca de algum benefício exclusivo, como um e-book, um desconto ou promoção, entre outros elementos.

Isso o transforma em um lead, um dos principais focos do marketing digital.

O lead é a figura que precisa entender e conhecer melhor sua empresa através da produção de conteúdo de qualidade, que vai estimular essa pessoa a tomar o próximo passo e se tornar uma oportunidade.

Esse é o momento em que o lead está pronto para ser abordado pela equipe de vendas de sua fábrica de luminárias sp, e se todo o processo ocorrer direito, as chances de conversão são muito grandes. Entretanto, muitos empreendedores ainda têm dificuldade de fazer esse processo corretamente.

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Isso porque existem questões muito subjetivas nessa análise, principalmente com relação a como o lead está sendo qualificado. Por isso, usar ferramentas como o lead scoring pode ser ideal para você conseguir mais vendas.

Um lead pode se dividir em duas grandes categorias, que permitem uma ação de trabalho mais consciente de que tipo de abordagem é necessária. O primeiro deles é o MQL, ou Marketing Qualified Lead. Este é o consumidor que precisa de mais material de marketing.

Já o SQL, ou Sales Qualified Lead, é aquele que está pronto para seguir para o próximo estágio, sendo identificado pela equipe de vendas e iniciando uma comunicação direta de oferta, com o objetivo de transformá-lo efetivamente em um cliente de seu distribuidor de conexões galvanizadas.

Saber quanto de material é necessário para que o lead passe por cada um destes dois estágios é um trabalho que fica muito mais simples com uma ferramenta como o lead scoring, que permite um contato mais aproximado com esse tipo de ação.

O lead scoring basicamente é uma ferramenta que pontua as ações do lead com a empresa, identificando se ele está no ponto certo para uma conversão. Cada interação que o lead faz vai dando novos pontos, até chegar em um momento específico.

Essa pontuação permite uma qualificação muito melhor dos leads de sua empresa de assistência técnica de Resolvers, entendendo aqueles que possuem mais chances de se tornarem clientes para que suas equipes de atendimento possam ficar mais focadas.

Como usar o lead scoring em sua estratégia?

Agora que você sabe o que é o lead scoring e como ele funciona, é importante ter em mente que existem muitas maneiras de aplicar essa ferramenta em sua empresa, garantindo um sucesso maior em suas ações.

O uso de uma ferramenta de avaliação é essencial. Embora você possa marcar a pontuação de seus leads manualmente, esse processo pode se tornar muito longo e altamente propício a erros humanos.

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Por isso, contar com um software de automação para esse fim acaba sendo fundamental, uma vez que ele identifica imediatamente as pontuações de seus leads em uma assessoria contábil para abertura de empresa e os categoriza, independente da quantidade de leads que surgirem.

Além disso, é preciso ter em mente que cada empresa é única no mercado, e nem sempre as mesmas ações de utilização do lead scoring funcionarão da mesma maneira para duas companhias diferentes, ainda que ambas estejam no mesmo segmento de atuação.

Adaptar estes elementos para sua realidade é uma forma muito mais efetiva de garantir que o lead scoring será bem aplicado e suas atividades continuarão efetivas a longo prazo para esse tipo de interação.

Defina suas qualificações

Entender quais são as qualificações para o lead scoring é um processo muito importante para entender como pontuar seus leads. É preciso que você identifique quais são as ações de maior e menor pontuação.

Isso ajuda a determinar com mais exatidão como o sistema entenderá a aproximação de seus leads, evitando que você perca dinheiro ou tempo investindo em um caminho que não terá nenhum tipo de retorno.

É muito importante que os setores de marketing e vendas de sua empresa de montagem de painel elétrico trabalhem juntos nessa etapa, uma vez que o cliente passa imediatamente de um para o outro ao longo da jornada de compra, tornando estas equipes muito próximas.

Juntos, eles podem definir quais são os principais critérios de pontuação que serão elaborados pela empresa, garantindo que os leads chegarão efetivamente prontos para uma abordagem direta da parte dos vendedores.

Com leads qualificados, você terá um retorno muito mais satisfatório em suas ações de marketing e de vendas, por isso essa etapa da estratégia é fundamental. A qualificação depende muito da capacidade de suas equipes conseguirem se comunicar.

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Esse tipo de ação ajuda a estimular ainda mais a ação dentro de uma empresa de fornecedor de gradil, uma vez que faz com que as equipes sintam-se parte da tomada de decisão, valorizando as opiniões dos profissionais envolvidos nesse processo.

Informações de formulário

Ao se tornar um lead, o visitante oferece uma série de dados básicos em formato de formulário, para que consiga receber mais informações sobre a empresa e o que ela tem a oferecer.

Esse tipo de processo é muito importante para determinar alguns pontos de pesquisa durante a montagem de um processo de lead scoring, uma vez que você consegue entender melhor o tipo de cliente que está se aproximando.

No caso de empresas B2B (Business to Business) algumas informações se destacam ainda mais, como o tamanho da empresa e o cargo da pessoa fazendo o cadastro, passando uma série de informações relevantes para a companhia.

No caso do B2C (Business to Consumer), alguns dados relevantes são renda, escolaridade e outros pontos que permitam que você entenda melhor aquele consumidor e as necessidades que ele está apresentando nesse momento de cadastro.

Independente do tipo de empresa que você esteja trabalhando, as informações iniciais são um ótimo ponto de partida para a prática de atividades de lead scoring.

Lead tracking

O lead tracking é um dos itens de automação mais essenciais para esse tipo de atividade. Ele permite que o sistema acompanhe todos os seus leads e vá marcando a pontuação conforme eles vão interagindo com seu conteúdo.

Muitas empresas têm uma grande quantidade de leads, e acompanhá-los individualmente pode ser muito difícil, principalmente quando ainda é necessário pensar em produção de conteúdo e atendimento adequado para estas pessoas.

Por isso, usar uma ferramenta que torne esse processo automático acaba ajudando muito a entender a segmentação de seus leads e permite que você consiga estruturar melhor suas ações.

Estabeleça limites de pontuação

Os limites de pontuação alertam a equipe que é hora de seguir em frente no funil de vendas. Esse processo é muitas vezes utilizado em conjunto com o lead tracking, emitindo um alerta quando o lead chega em um limite de pontos.

Normalmente, isso significa que o usuário está pronto para uma interação mais direta, conversando com seus vendedores para fechar um negócio. Agir antes desse momento pode acabar afugentando seus leads.

Esse tipo de mecanismo funciona de forma fluida, garantindo que todas as etapas do processo sejam funcionais e o consumidor chegará para a equipe de vendas muito mais preparado para negociar.

Considerações finais

O lead scoring é uma ferramenta fundamental para entender melhor seu público e como ele se comporta, garantindo uma estrutura mais adequada de comunicação e permitindo que você faça abordagens muito mais assertivas.

Quanto mais é possível criar dentro de suas possibilidades, maior é o impacto desse tipo de recurso em suas estruturas, otimizando assim suas chances de engajamento e garantindo muito mais vendas a longo prazo.

Uma empresa que consegue segmentar melhor seus leads acaba conseguindo um espaço muito mais adequado no mercado em que está inserida, tornando-se uma liderança em seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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