Saiba qual CPC ou CPA é o melhor para o seu negócio

28 de outubro de 2022

Apostar no CPC ou CPA pode fazer toda a diferença em seu negócio, pois mesmo se tratando de conceitos e estratégias diferentes, ambas possuem algo em comum, a extrema eficácia em sua aplicação e a geração de ótimos resultados para uma empresa. 

Siglas comuns dentro no marketing

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre essas siglas, mas é importante saber que dentro do universo do marketing, elas são mais comuns do que podemos imaginar, além delas, existem diversas outras com os mais diferentes objetivos, como: 

  • CAC – Custo por Aquisição de Cliente;
  • ROI – Retorno Sobre Investimento;
  • CPC – Custo Por Cliente;
  • CPA – Custo Por Acesso;
  • KPI – Indicador Chave de Performance;
  • CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente;
  • Entre outros. 

Cada uma delas se preocupa no oferecimento de algum dado ou informação relevante para o empreendedor, seja algo relacionado ao dinheiro gasto em anúncios ou até mesmo os números do desempenho da marca dentro do mercado. 

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Muitas dessas siglas surgiram como uma forma de ajudar os empreendedores a entenderem mais sobre o universo digital e poderem contar com fórmulas e conceitos que os ajudassem a mudar o que precisava ser mudado em suas estratégias. 

Não é novidade para ninguém que o universo digital mudou o mundo por completo, hoje é possível encontrar um adesivo para baú corrugado, por exemplo, em poucos segundos e com apenas alguns cliques, algo que parecia impossível há poucos anos. 

As inovações da tecnologia e a chegada da internet, juntamente com as redes sociais logo em seguida, trouxeram inúmeros benefícios não apenas para a rotina das pessoas que precisavam comprar algo ou obter alguma informação. 

Todas essas mudanças também favoreceram o mundo empresarial, trazendo novos conceitos de negócios e estratégias que permitiram o aumento dos resultados de uma marca e até mesmo a acessibilidade da criação de uma empresa. 

Muitas pessoas nutriam o sonho de ter o seu próprio negócio, mas sempre se deparam com desafios que exigiam deles grande quantidade de dinheiro e tempo. Com a chegada do universo digital, ter o seu próprio negócio nunca foi tão acessível.

Hoje, um empreendedor consegue vender suas camisas de silicone a pronta entrega em grandes quantidades e todos os dias através da internet, sem contar com a possibilidade de poder investir com mais consciência em estratégias e monitorar os seus resultados.  

E por falar em consciência de investimento em estratégias e monitoramento de resultados, o universo digital trouxe conceitos que ajudam justamente nisso e que podem fazer qualquer empresa até mesmo triplicar os seus resultados. 

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Pensando nisso, hoje iremos a fundo em duas que se assemelham bastante, mas possuem suas diferenças, que é o CPC e o CPA, cada uma em sua premissa consegue fazer coisas extraordinárias por uma empresa. 

Entenda o que são CPC e CPA e para o que servem 

CPC e CPA são siglas que se baseiam em estratégias de marketing que tem como principal objetivo ajudar os empreendedores a investirem com mais consciência, terem noção de seus gastos com anúncios na internet e controlar melhor a chegada de novos clientes. 

É válido lembrar que ambos os conceitos podem ser usados, tanto por uma marca de caixas de papelão para doces e salgados personalizadas quanto por uma marca que presta serviços de decoração para festas. 

Saiba o que é CPC

CPC é a abreviação para o termo Custo Por Clique, que como o próprio nome já diz, foca na gestão de cada clique que o anúncio de uma marca recebe na internet e que leva o usuário de uma página aleatória, diretamente para a página de vendas da sua marca. 

Pense que você está navegando pela internet sem pretensões, e acaba se deparando com o anúncio de um produto que lhe chama a atenção, você clica nele e é redirecionado para a página de vendas, aquele simples clique é um custo para a empresa daquele anúncio. 

Por isso, o CPC surge como um conceito que promete mostrar ao empreendedor quanto custa cada clique por parte do potencial cliente e, se o investimento que está sendo feito nessa estratégia, realmente vale a pena. 

Saiba o que é CPA

Já a sigla CPA significa Custo Por Aquisição e já se baseia no controle de quanto cada cliente vale para que uma marca de calça para uniforme industrial, por exemplo, consegue atraí-lo, educá-lo e convencê-lo a comprar o produto. 

Nesse caso, podemos ver que o conceito de CPA trabalha com uma análise macro, ou seja, ele não analisa apenas uma única ação do usuário, como a CPC que analisa apenas o custo do clique, mas a CPA analisa o contexto e as ações como um todo. 

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Quem empreende sabe que atrair um cliente não é um processo fácil, rápido e muito menos barato, por isso, o conceito da estratégia de CPA surge justamente para que você consiga entender quanto vale a aquisição de cada novo cliente. 

Com isso, já é possível entender que os dois conceitos são bem diferentes um do outro, mas cada um em seu universo e promessa de ajuda, consegue fazer toda a diferença nas estratégias e na rotina de um empreendedor. 

Benefícios do CPC e do CPA 

Agora que você já entende um pouco sobre cada um desses conceitos e como eles podem ajudar no controle de gastos e aquisição de cliente que procuram por uma máquina de gravação a laser preço acessível, por exemplo, chegou a hora de conferir seus benefícios. 

Cada uma das estratégias, em seu âmbito de propriedade e especificidade, entrega ótimos benefícios para quem apostar nelas. Por isso, selecionamos alguns deles para que você entenda ainda mais sobre ambos os conceitos, confira: 

CPC

O CPC sai a frente devido ao melhor controle de gastos por parte da empresa na estratégia, pois ao ver quanto cada clique custa e quantos usuários estão clicando nos anúncios, é possível saber quais estão gerando mais resultados e os que estão gerando menos.

Com isso, fica ainda mais simples saber quais anúncios manter ativo e quais podem ser excluídos ou reformulados para que se obtenha melhores resultados, isso faz com que o Custo Por Clique se destaque dentre tantos outros conceitos do marketing digital. 

CPA

Já o CPA se destaca por seu melhor controle de personalização e edição de informações quando necessário. Se uma empresa que trabalha com o aluguel de impressoras deseja mudar algo em seus anúncios, é possível fazer isso de uma só vez. 

Através do CPA é ainda mais simples fazer mudanças nos anúncios que quiser de forma prática e otimizada, sem precisar conferir anúncio por anúncio para tal mudança, o que economiza um grande tempo e esforço por parte do empreendedor. 

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Esses são apenas alguns benefícios que fazem de cada um desses conceitos, diferentes entre si e entre os outros do mercado, o que pode gerar ainda mais dúvidas na cabeça do empreendedor, mas que também pode ser o esclarecimento que ele precisava. 

Por que devo usar o CPA ou CPC como estratégia? 

Enfim, chegamos a um questionamento importante e que grande parte dos empreendedores se faz quando conhecem a fundo o conceito e as premissas tanto do CPA quanto do CPC: por que é importante usar essas estratégias? 

Usar qualquer uma dessas duas estratégias, seja em uma empresa de etiqueta roupas lavagem ou até mesmo em uma multinacional, é extremamente importante justamente pelo controle que apenas elas oferecem em relação a esses dados cruciais do negócio. 

Só quem empreende sabe a importância de cada real que entra e sai do caixa da empresa todos os meses, por isso, ao perder dinheiro em uma estratégia que foi aplicada com altas expectativas, o empreendedor perde dinheiro e ânimo para trabalhar. 

Com a aplicação da CPC ou da CPA, você consegue evitar essas perdas e investir na criação e divulgação de anúncios que realmente lhe tragam bons resultados, podem não ser os melhores do mundo naquele momento, mas ao evitar a perda de dinheiro, já é algo bom. 

Sendo assim, é importante que entendamos que essas estratégias e conceitos não servem apenas para complementar o universo digital e para que você se sinta moderno ao saber os significados dessas siglas, mas elas existem prioritariamente para te ajudar. 

Qual é a melhor estratégia para o meu negócio?

Para finalizar, também não podemos deixar de responder à pergunta crucial deste conteúdo: qual é a melhor estratégia para ser aplicada independentemente do setor, seja em uma empresa especialista em corte de chapas de aço ou até mesmo em uma clínica médica. 

A resposta é que tudo depende da sua empresa, do tamanho dela, do segmento, do produto ou serviço oferecido e, principalmente, do seu objetivo quanto empreendedor dentro do universo digital. 

Por exemplo, se você deseja ter mais controle de gastos, o CPC é ideal para você, agora, se você deseja ter mais autonomia em suas estratégias e anúncios, aposte sem medo no CPA que ele irá te ajudar com isso. 

Não há como bater um martelo e dizer qual é melhor, pois cada empresa possui as suas particularidades e é importante que isso seja estudado para que as estratégias escolhidas respeitem a sua empresa e te tragam os resultados esperados. 

Dessa maneira, você contará não apenas com uma simples estratégia de marketing digital, mas com uma grande aliada para te ajudar a colocar suas ideias em prática e conquistar cada vez mais resultados positivos para o seu negócio. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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