SEO black hat: o que é e por que evitar

17 de agosto de 2022

Qual empresa não deseja ter resultados rápidos e se tornar um sucesso no mercado com suas técnicas? Algumas técnicas, como o SEO black hat, podem até facilitar em alguns momentos, mas são extremamente prejudiciais.

O SEO black hat é uma estratégia que pode auxiliar a sua empresa a alcançar os objetivos, mas a sua aplicação não é recomendada por ferir os códigos de ética e por ser extremamente prejudicial quando se pensa a longo prazo.

Essas técnicas, ao serem aplicadas, visam se estabelecer nos mecanismos de busca, fazendo com que as empresas estejam nos primeiros lugares, entretanto seus métodos são totalmente questionáveis e reprovados pelo Google.

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Por isso, se você está estabelecendo a presença online do seu site de fábrica de chapa expandida com calma, continue por esse caminho e não busque algumas facilidades que podem ser cruciais para o andamento do seu site.

Afinal, ter resultados e ganhos rápidos é muito bom, mas ir na contramão de tudo que é indicado é um risco totalmente considerável e que deve ser evitado se sua empresa busca o sucesso.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o SEO black hat, destacando seu significado, os motivos para não aderir a essas práticas e principalmente como o Google penaliza os sites que utilizam essas técnicas.

O que é o SEO black hat?

O SEO black hat está associado a um conjunto de ações que tem como principal intuito enganar os algoritmos do Google e conseguir posições relevantes no ranqueamento da página de resultados.

Por exemplo, um site de distribuidores de correias transportadoras utiliza recursos como a utilização de palavras-chave, aumento de autoridade e link building para se estabelecer de uma forma eficiente, buscando os primeiros lugares.

O SEO black hat visa burlar essas práticas, indo na contramão do que é recomendado, utilizando métodos questionáveis para alcançar os primeiros lugares e ter um destaque no meio digital.

Além disso, através dessa estratégia o único intuito é alcançar os primeiros lugares do Google, assim não tendo um trabalho voltado aos conteúdos de qualidade e à experiência do consumidor.

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Essa busca ocorre de uma maneira cega, visando apenas alcançar os primeiros lugares sem ao menos medir as consequências e pensar na realização de um trabalho de qualidade.

Por isso, por mais que os resultados possam parecer relevantes, o preço a se pagar é considerável, prejudicando e jogando fora todo o trabalho de marketing da sua empresa.

Dessa forma, se você está em seu site vendendo câmera térmica, opte pelo caminho mais longo e pense em realizar um trabalho de qualidade, evitando transtornos e seguindo o caminho recomendado.

Motivos para não realizar o SEO black hat

Uma das principais razões para não utilizar essa técnica é justamente ter esse pensamento egoísta, não pensando no público que você deseja alcançar, somente visando os resultados sem ao menos ter uma base sólida para isso.

Vamos imaginar, por exemplo, que você está realizando a construção de um prédio. Se o seu pensamento só for nos lucros, sem prezar pela segurança dos trabalhadores usando um absorvedor de energia para trabalho em altura, esse prédio nem sequer será erguido.

Assim ocorre no meio digital. Se você só está pensando no resultado final, sem considerar a trajetória, ao estar nos primeiros lugares você facilmente cairá por não ter um conteúdo e trajetória relevantes.

Além disso, ao adotar essas práticas você está sendo desonesto com os seus concorrentes, não se destacando por ter estratégias e recursos melhores, mas indo por esse caminho mais fácil, mas prejudicial.

Por isso, por mais que o SEO black hat estabeleça alguns resultados rápidos, ao considerar a fidelização dos clientes, relevância dos conteúdos e o respeito do meio, essa prática se mostra totalmente ineficiente.

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Vale ressaltar também que o Google, o principal mecanismo de busca online, reprova essas técnicas e penaliza quem as utiliza, tendo consequências gravíssimas e de fato fazendo com que seu site volte à estaca zero.

Como o Google penaliza ações black hat?

Como foi dito e destacado em alguns momentos do texto, o Google sempre está atento ao que está sendo divulgado, realizando esse monitoramento desde um site que vende capa coladinha para sofa retratil a empresas de tecnologia e afins.

Assim, através desse monitoramento e ao analisar os conteúdos pode ser identificado o uso de técnicas de SEO black hat, algumas ações são aplicadas, sendo elas:

  • Queda de posições no ranking;
  • Redução de pagerank;
  • Redução de tráfego de busca orgânica;
  • Restrição no posicionamento de novos conteúdos;
  • Possibilidade de banimento.

Por isso, fica claro que utilizar dessas técnicas é algo que deve ser evitado, não correndo riscos e fazendo principalmente com que sua empresa preze por um trabalho e conteúdo de qualidade.

Entretanto, se sua empresa já foi identificada dentre os sites que utilizam o SEO black hat, as únicas ações a serem tomadas são iniciar novamente os trabalhos e buscar estabelecer seu site com calma e sem trapaças.

E no caso de uma punição injusta por parte do Google, continue trabalhando de uma forma correta e certamente a plataforma vai remover sua página da lista de black hat, identificando o erro e considerando que você utiliza práticas e técnicas ideais.

Principais técnicas de black hat a serem evitadas

Muitos são os casos de empresas que utilizam dessas técnicas por não conhecê-las, por isso destacamos as principais, fazendo com que esse entendimento esteja presente desde um site de porta paletes convencional a uma empresa de presentes corporativos. Confira!

Doorway pages

Essa técnica consiste em páginas que utilizam de palavras-chave para garantir um bom funcionamento. Até aí tudo bem, entretanto quando a pessoa acessa o conteúdo, automaticamente o público é direcionado a páginas de conteúdos maliciosos.

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Essa técnica é bem recorrente na internet, fazendo com que no primeiro momento as pessoas se atraiam justamente pelas palavras em destaque e em seguida são apresentadas à realidade dessa utilização indevida.

Por exemplo, você pode estar buscando por aluguel de impressoras multifuncionais, ver conteúdos e informações que chamem a atenção sobre esse produto. Facilmente você clicará no link, podendo muitas vezes estar diante dessa técnica de black hat.

Cloaking

Essa técnica tem pontos de semelhança com a citada anteriormente, mas nesse caso o foco é despertar a atenção e atrair os robôs, fazendo com que o site tenha uma média de visitas considerável.

Link Wheels

Esse tipo de estratégia é composto por 2 ou mais sites, fazendo com que se tenha sempre um direcionamento para o site principal que está em questão diante dessa utilização.

Por exemplo, ao entrar ou clicar no site B, consecutivamente você será direcionado ao site A, aumentando o número de visitas e fazendo com que esse processo de direcionamento sempre ocorra.

Sneaky redirects

Nesse caso ocorre uma enganação bem clara aos olhos, onde os buscadores apontam que determinado site possui um conteúdo, mas ao entrar no link em questão, as informações são totalmente diferentes das que eram esperadas.

Em alguns casos, é bem comum que, ao entrar no site, as pessoas se deparem com spam, não tendo os resultados esperados e saindo de uma forma bem rápida desta página.

Link Farms

O link farms são alguns sites onde se tem links para outras páginas, assim através deste link tem o direcionamento do público, então sua página se torna mais relevante, tendo mais público à disposição.

Entretanto, essa ação pode ocorrer tranquilamente através de conteúdos relevantes, sendo uma prática mais recomendada para aplicar na sua empresa que faz a comercialização de conjunto brim azul e atraindo o público de uma forma correta.

Unrelated Keywords

Nesse caso se utiliza das palavras-chaves sem ter um contexto para realizar a sua utilização, assim geralmente quem utiliza desse recurso cita o nome de algumas celebridades, entre outros termos que estão na moda, justamente para atrair o público.

Sua identificação ocorre de uma forma bem rápida justamente por não estabelecer sentido e as palavras estarem encaixadas sem sentido ou relevância alguma.

Conteúdo oculto

Muitos sites tentam enganar o Google utilizando conteúdos ocultos, fazendo com que, ao utilizar fontes e cores específicas, esse conteúdo acabe passando despercebido e o público venha a consumir o seu site sem ao menos ter essa intenção.

Links pagos

Essa prática realiza uma mescla entre o mundo digital e o físico, sendo caracterizado como uma prática onde as empresas pagam para outras para disponibilizarem o link das suas redes através do seu site.

Assim, o Google enxerga essa prática de uma forma ruim justamente por não ter uma ligação totalmente relevante entre as empresas, só sendo algo possível graças ao dinheiro.

Por isso, para que seu site de brasagem de metal duro tenha sucesso, estar atento e não realizar essas práticas é algo fundamental, utilizando de estratégias e técnicas que sejam eficazes e sigam os meios indicados pelo Google.

Assim se tem uma relevância da forma correta, fazendo com que sua empresa só tenha a ganhar e cada vez mais as pessoas consumam seus conteúdos pelos motivos e conteúdos certos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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