SEO: Como montar uma boa estratégia para as redes sociais.

16 de dezembro de 2022

A relação entre SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de mecanismos de busca e redes sociais tem sido objeto de debate há algum tempo. 

Mesmo sendo dois conceitos diferentes, de várias maneiras estão interconectados. A prática de SEO nas plataformas de redes sociais refere-se como uma atividade que pode contribuir para direcionar o tráfego para sites e-commerce, empresariais e corporativos. 

Sendo assim, as redes sociais podem ser utilizadas para melhorar a eficácia do SEO.

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O algoritmo do Google foi projetado, e passa por frequentes ajustes, para encontrar e classificar conteúdo útil e de alta qualidade para cada consulta realizada na plataforma de pesquisa. Para isso, precisa de uma forma para medir o valor dos sites. 

Os sinais sociais se mostram como fator útil, até mesmo porque representam avaliações independentes do conteúdo de uma página. 

Dessa forma, o engajamento das redes sociais fornece, basicamente, uma validação externa do valor de uma página ao Google, e isso pode ser determinado a partir do SEO nos conteúdos presentes de uma empresa de reformas residenciais para terceiros.

Isso significa que o marketing de rede social e a otimização de mecanismos de pesquisa funcionam em conjunto; o que funciona bem para um funciona bem para o outro.

Do que se trata o SEO?

O SEO é a prática que os profissionais de marketing usam para a classificação de conteúdo mais alta nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, as páginas de resultado do motor de busca. 

Essa técnica é comumente associada à otimização de conteúdo digital para classificação em plataformas de busca como Bing, Yahoo e, principalmente, o Google. 

A classificação nas primeiras páginas nos resultados de pesquisa é essencial para obter um tráfego de qualidade para um site e-commerce, por exemplo, ou em conteúdos com a função de gerar mais leads, os clientes em potencial. 

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A partir do momento que o SEO é aplicado em uma estratégia voltada para as redes sociais de previsão orçamentária condominial, o conteúdo pode ter uma classificação maior no Google e, dessa forma, gerar mais tráfego e levar a novas conversões.

Mecanismo de pesquisa das redes sociais funciona?

Antes de tudo, é preciso afirmar que o Google é o principal mecanismo de pesquisa, com mais de 91,9% de participação de mercado, segundo o artigo da Agência Mestre. 

Ainda assim, quando se trata de pesquisar produtos, não é necessariamente a primeira escolha do consumidor. 

Mesmo que muitas pessoas não entendam e não usem os recursos de pesquisa nas redes sociais, muitos possuem algoritmos semelhantes ao Google, ou seja, classificam os resultados de acordo com a relevância para o usuário. 

Por isso, os profissionais de marketing têm se esforçado para emplacar o SEO em forma de hashtags, além de conteúdo relevante em postagens e comentários, para classificar pesquisas de consumidores que procuram por produtos, serviços ou marcas específicas. 

Como o SEO pode ser empregado nas redes sociais?

Uma empresa responsável por consultoria ambiental pode otimizar as próprias páginas de rede social e conteúdo para mecanismos de pesquisa, tendo como objetivo beneficiar a classificação nas SERPs, assim como nas classificações internas da própria plataforma.

Mesmo que se possa trazer algum tráfego externo por meio da pesquisa do Google, o foco principal deve ser o mecanismo de pesquisa interno, a fim de apresentar resultados para consultas de pesquisa que podem exibir postagens corporativas e empresariais.

Por exemplo, a ferramenta de pesquisa da rede social mais acessada no mundo, o Facebook, categoriza os resultados por:

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  • Eventos;
  • Fotos sob consulta;
  • Grupos;
  • Lugares;
  • Páginas;
  • Pessoas;
  • Postagens relevantes;
  • Produtos do mercado;
  • Vídeo relacionado.

No caso de postagens individuais em uma rede social, raramente estas aparecem nas pesquisas do Google, mas os perfis podem ser indexados. 

Porém, existem exceções, como vídeos do Youtube e tópicos do Instagram sobre turfa absorvente, que aparecem em resultados de pesquisa externos. 

As palavras-chave empregadas para o SEO dentro de um perfil, assim como no conteúdo produzido, melhoram o tráfego de mecanismos de pesquisa externos. 

4 maneiras de melhorar o SEO nas redes sociais

A biografia de uma plataforma social como o Instagram é muito importante para classificação nas SERPs, assim como a implementação de hashtags, a criação de conteúdos estratégicos e o respaldo de backlinks.

Dessa forma, vale entender em detalhes essas 4 maneiras que podem melhorar o SEO nas redes sociais. 

  1. Otimização de biografia comercial

A biografia de uma Empresa De Solda precisa ser otimizada para refletir o segmento produtivo, os produtos ou serviços oferecidos para o mercado consumidor, assim como a localização.

As plataformas de rede social variam o formato da biografia, mas todas contam com um espaço que deve permanecer consistente enquanto mensagem a ser passada para o público, assim como a voz da marca e os valores que a marca representa.

Uma biografia enxuta ajuda na pesquisa tanto na plataforma como nos mecanismos de pesquisa.

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  1. Uso comedido de hashtags

As hashtags (#) empregadas nas redes sociais funcionam como a palavra-chave para o SEO. 

A adoção desse símbolo mais a palavra-chave permite que as redes sociais, assim como os mecanismos de pesquisa, possam classificar e categorizar o conteúdo de Chaveiro 24hr, de forma regionalizada.

Assim, permite que os usuários encontrem uma marca, um produto ou um serviço com mais facilidade. 

Cada plataforma emprega as hashtags de maneiras diferentes, portanto, é preciso utilizar de forma estratégica, e com base no tipo de conteúdo disponível nas postagens. 

  1. Criação de conteúdo estratégico 

O conteúdo postado nas redes sociais demanda uma criação que deve ter como foco o impulsionamento, seja por curtidas ou por compartilhamentos. Ou ambos. 

As postagens devem estar alinhadas com o plano de marketing digital, e devem servir para aumentar o tráfego de um site.

Eles podem ser apresentados em forma de postagens de blog, infográficos, podcasts e vídeos, desde que sejam envolventes e que possam gerar mais leads.

  1. Backlinks funciona dos dois lados

A utilização de backlinks nos conteúdos postados é uma prática altamente recomendada, tanto para influenciar na estratégia de SEO quanto na captação de leads e aumento de tráfego de um site e-commerce.

Adicionar um link para uma página de destino personalizada sobre cabeamento estruturado de redes serve como ferramenta de SEO se lançar uma postagem ou vídeo mensal no blog. 

Por que usar redes sociais na estratégia de SEO?

As pessoas gastam 3h47 por dia nas redes sociais, segundo pesquisas recentes apresentadas pela Resultados Digitais. 

De alguma forma, as redes sociais são um novo modo de vida, e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário, ou seja, aproveitar todas as oportunidades que elas oferecem. 

Como as plataformas de redes sociais foram desenvolvidas para aproximar pessoas, e também facilitar a comunicação, as empresas devem aproveitar, como ferramentas para marketing digital que são, em uma visão comercial. 

O algoritmo do SEO promove sites que recebem engajamento nas redes sociais, desde que apresente resultados relevantes e precisos para os usuários que buscam por Conserto de equipamentos hospitalares, por exemplo. 

Sendo assim, é mais seguro ter um conteúdo atualizado, e até mesmo promovido, por pessoas que usam as redes sociais, do que um site que nem sempre permite uma linguagem mais humanizada, por mais que uma empresa se esforce. 

Dessa forma, seja um empreendedor ou uma equipe de marketing digital, ou qualquer pessoa que queira manter as redes sociais atualizadas, quanto mais engajada uma marca estiver com o público, maior a probabilidade de ver o site em primeiro lugar no ranqueamento por SEO.

Uma organização pode construir toda a estratégia de relações públicas online e, conforme as conexões com os seguidores crescem, maior a probabilidade de atrair novos clientes. 

As métricas de um site contam e, cada cliente é registrado em SEO, o que retorna em mais cliques, melhorando a classificação nas SERPs.

Conclusão

Em algum aspecto, o engajamento de rede social não se apresenta como um fator de classificação de SEO, mas é uma forma de apoiar os esforços empregados nessa estratégia. 

Aumentar o número de seguidores de uma marca, dentro de qualquer rede social, pode ajudar o SEO de diversas maneiras. 

As redes sociais são importantes para a divulgação de conteúdo e ferramenta primordial para o marketing digital.

As pessoas acessam as plataformas sociais a todo instante, a partir de um computador ou um dispositivo móvel, como um celular smartphone, o que significa que essas redes ajudam a alcançar um grande número de pessoas com esforço mínimo.

Os usuários de redes sociais podem fornecer backlinks para o conteúdo, ou mesmo visitar um site, e ambos podem aumentar o desempenho de SEO de uma empresa. 

Por fim, vale reforçar o uso das redes sociais para maximizar as estratégias de SEO, otimizando os perfis para garantir uma presença online constante, desde que esteja preparado para compartilhar conteúdo valioso e alcançar novos clientes em potencial. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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