SERP: estratégias de otimização para destacar conteúdo

15 de fevereiro de 2024

SERP (Search Engine Results Page) é a página de resultados de pesquisa dos buscadores, e sua função é ajudar os usuários a encontrarem o que procuram.

Seu funcionamento consiste na inserção de uma palavra-chave no campo de pesquisa relacionada ao assunto de interesse do visitante, e em seguida o mecanismo de busca apresenta uma página com os resultados relacionados ao termo.

No caso do Google, seu algoritmo faz um ranking onde as primeiras colocações são ocupadas por páginas que seguem as práticas de SEO (Search Engine Optimization).

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Para conseguir um bom posicionamento organicamente, o site ou blog institucional precisa seguir as diretrizes de otimização, caso contrário, não vai aparecer entre os primeiros resultados, e isso é importante porque eles recebem mais cliques.

As marcas podem investir em várias maneiras de se destacar no Google, pois, além da SERP, é possível aparecer no Google Shopping, Google Imagens, entre outros.

Mas para entender melhor qual é o conceito de SERP no marketing digital, as organizações precisam compreender outros aspectos relacionados à página de resultados.

Este texto vai mostrar por que fazer otimização de conteúdo, como ocorre a seleção de resultados de busca, quais são os impactos nas estratégias de SEO e quais são os passos necessários para obter um bom ranqueamento.

Por que otimizar conteúdo?

Entende-se como conteúdo otimizado um tipo de material produzido com foco na persona da marca, além de ser capaz de atender aos requisitos do Google, por meio de boas práticas de SEO.

Para indexar um site em sua SERP, o buscador prioriza materiais que respondam às dúvidas dos usuários durante às pesquisas, assim como conseguem corresponder às especificações da plataforma.

Tendo isso em vista, uma agência de bartender para evento corporativo serviço deve otimizar os conteúdos que produz para conquistar uma boa colocação nos resultados e ser encontrada pelos usuários.

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Hoje em dia, as organizações não devem apenas falar sobre seus produtos e serviços, mas também investir na produção de materiais que respondam às dúvidas das pessoas e falem sobre assuntos relacionados ao negócio.

Otimizar esses materiais é fundamental para que os usuários interessados no segmento possam encontrar a empresa, sem precisar clicar em um anúncio ou qualquer outro tipo de campanha paga.

Para entregar conteúdos de valor, muitas organizações investem em um blog corporativo, e dentro dele, produz estratégias voltadas para a persona da marca.

É assim que as pessoas vão entender quais são os benefícios dos produtos e serviços, como a empresa consegue solucionar seus problemas, o nível de entendimento do nicho de atuação, entre outras informações relevantes.

Por exemplo, uma agência eventos pode criar um material com dicas para organizar uma festa de aniversário na empresa e, ao final, explicar porque uma pessoa deveria contar com uma equipe profissional para organizar o evento.

Como o buscador seleciona os resultados?

Quando uma pessoa tem alguma dúvida, está interessado em um produto ou simplesmente quer matar uma curiosidade, costuma recorrer ao Google, e ali encontra milhões, se não bilhões, de respostas para o que procura.

O buscador mostra uma lista de links para que o visitante encontre o que precisa, mas a dúvida de muitos usuários e até mesmo dos gestores e empreendedores, é como ele seleciona os resultados de sua SERP.

Seu algoritmo define quais documentos no índice possuem a palavra-chave pesquisada pelo usuário, e então seleciona as possíveis respostas. Ele pode encontrar bilhões de possibilidades e todas elas são ranqueadas.

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Agora, para determinar qual é a ordem desses resultados e quais deles correspondem aos objetivos de busca, o algoritmo analisa cerca de 200 fatores de ranqueamento.

A interseção entre todos eles, gerada pelo buscador, vai definir quais resultados o usuário verá primeiro, inclusive, as estratégias de SEO tentam atender a esses fatores.

Para aplicar essas práticas, uma agência de quick massage eventos precisa entender como os mecanismos de busca funcionam para que seus conteúdos e suas plataformas apresentem todos os elementos necessários para aparecer bem posicionados.

Entretanto, o buscador não divulga todas as práticas ideais para um bom ranqueamento, então, não é possível compreender todos os fatores e o peso de cada um deles.

O fato é que os resultados que aparecem na página são influenciados pelas estratégias de SEO e ele é influenciado pela SERP.

Impactos da SERP no SEO

Uma das principais características da página de resultados é o fato de ser instável e volátil, por conta disso, as classificações do Google acabam sendo caóticas e passam por mudanças constantemente.

Mas também existem períodos em que a volatilidade é mais baixa, então é possível ter mais estabilidade nas posições de resultado. A questão é que tudo isso começa a afetar as estratégias de SEO das empresas.

Para uma empresa de fechamento metálico para eventos, essa característica pode ser boa ou ruim, dependendo de alguns fatores. Isso porque quando a instabilidade ocorre, então pode ser que as páginas não estejam ruins.

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Além disso, as mudanças podem acontecer para que os resultados sejam ainda melhores, o que faz os links subirem e descerem no ranqueamento.

Em 2023, o Google bateu recordes de atualizações em seu algoritmo, e chegou a fazer isso em diferentes meses, como:

  • Março;
  • Abril;
  • Agosto;
  • Setembro;
  • Outubro;
  • Novembro.

A última atualização ainda está presente e levou cerca de 14 dias para ser finalizada, e tudo isso acaba impactando nas estratégias de otimização que as empresas devem ou não usar.

Entre as mudanças mais recentes, a que mais se destaca foi uma ênfase na criação de conteúdo de alta qualidade que acabou gerando impactos significativos na maneira como os sites eram posicionados na SERP.

O Google está sempre fazendo atualizações importantes para melhorar a experiência do usuário, pois seu maior propósito é garantir que as pessoas encontrem resultados valiosos e confiáveis para suas pesquisas.

Tendo isso em vista, é muito importante que o profissional de SEO que cuida das estratégias de um fabricante de pulseiras RFID para eventos consiga manter o foco na qualidade e proporcione uma experiência memorável, por meio de conteúdo de qualidade.

Isso quer dizer que se a companhia mantiver o foco na qualidade dos materiais que produz para a internet, estará sempre preparada para enfrentar os desafios nas mudanças no algoritmo do Google.

Como melhorar o ranqueamento?

Para conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, as organizações devem investir em diferentes estratégias, e entre elas estão:

Otimizar a URL

A URL é o endereço da página, além de ser um elemento muito importante para o buscador e os usuários. Isso porque dá uma ideia do que está sendo falado na página, podendo antecipar assuntos antes mesmo que o usuário visite o canal.

Tendo isso em vista, é primordial trabalhar com URLs amigáveis, sem o uso de caracteres especiais e números, além de inserir a palavra-chave presente dentro da página.

Escolher boas palavras-chave

As palavras-chave que uma empresa de locação de móveis para eventos utiliza em suas páginas precisam estar de acordo com os termos usados por seu público-alvo para fazer as pesquisas.

O ideal é usar termos mais longos e específicos, pois eles possuem um índice de busca muito menor, embora o tráfego também seja mais baixo do que palavras curtas e muito concorridas.

Por exemplo, uma loja virtual de bolsas pode usar “bolsa de mão pequena estruturada” do que apenas “bolsa estruturada” para conseguir um bom ranqueamento. Além de ter mais facilidade para ranquear, vai conseguir alcançar um público mais específico e selecionado.

Apagar conteúdos duplicados

Um dos erros mais graves para o buscador são os plágios e conteúdos duplicados. Quando ele entende que o material é cópia do outro, acaba dando uma punição ao invés de uma boa indexação.

Diferentes endereços do blog podem direcionar para a mesma página e isso dá a impressão de que são conteúdos diversos.

Só que uma gráfica especializada em banner infantil personalizado deve evitar que isso aconteça porque o Google pode entender que se trata do mesmo material.

Para evitar essa situação, é fundamental retirar esses conteúdos por meio de tags canônicas, é um tipo de atributo que mostra qual é a página que deve ser indexada.

Adaptar para o mobile

Hoje em dia, as pessoas acessam a internet praticamente apenas pelo smartphone e outros dispositivos móveis, só que eles possuem telas menores e a internet costuma ser um pouco mais lenta.

Por conta disso, o site e o blog de uma empresa de impressão de banner na hora devem ser adaptados para esses dispositivos, pois assim o carregamento das páginas será muito mais rápido, assim como a experiência do visitante será muito melhor.

Considerações finais

Um dos maiores desafios e desejos das organizações é aparecer organicamente bem posicionadas nos resultados de pesquisa.

Para isso, é indispensável compreender o funcionamento da página de resultados e quais são as melhores práticas de SEO que atendem seus critérios.

É assim que a companhia será escolhida pelo algoritmo como uma boa opção de resposta para o usuário e alcançar seus objetivos de otimização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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