Manter o seu negócio como algo inovador e criativo é sempre um grande desafio, por ser uma situação que depende de um número variado de questões, como a posição do seu empreendimento e o seu público. Boas técnicas em brainstorm podem ser a solução.
Até porque o sucesso de um empreendimento depende muito das ações de quem atua por trás dele. Não só o administrador principal dessa empreitada comercial, mas também por todos os funcionários que atuam na execução de tarefas essenciais ao negócio.
E quanto maior for a empresa, maior pode ser a complexidade desse trabalho, com a presença de diversos setores, como na área de vendas e de marketing, que de forma complementar buscam alcançar resultados positivos para a companhia.
Publicidade:
Permitindo dessa forma que empresas de engenharia civil em SP consigam se destacar entre si, mesmo que pertencentes ao mesmo setor comercial, por meio de estratégias e ações diferenciadas, que as coloquem como a melhor opção na mente dos consumidores.
Ao mesmo tempo, isso não é uma tarefa fácil, ainda mais com o processo dinâmico de transformação social, onde o público de tempos em tempos encontra novas necessidades e interesses, cabendo ao mercado saber como responder a isso.
E uma companhia parada no tempo pode ser sinônimo para a falência dela, sem conseguir renovar o seu público, na mesma medida em que a própria audiência se renova. Sendo possível citar as soluções digitais como uma mudança de impacto, por exemplo.
Se antes um consumidor precisava se locomover até uma floricultura para encomendar a quantidade exata de flores para uma cerimônia de casamento, hoje esse tipo de pedido pode ser realizado diretamente pelo site da distribuidora de flores.
Mas para que fosse possível para esse negócio renovar o método de oferta dos seus produtos e serviços, foi preciso com que a sua equipe de colaboradores internos estivessem alinhados às novas tendências do mercado, a permitir uma implementação nesse sentido.
Tudo começa a partir de uma nova ideia, que muitas vezes pode partir não só de uma pessoa, e sim de uma equipe inteira, em como seus pensamentos podem se completar, chegando a uma solução inovadora para as atividades realizadas pelo seu negócio.
E para se ter acesso a esses novos pensamentos, de forma individual e coletiva, nada melhor do que uma sessão de brainstorming.
Publicidade:
O conceito de brainstorming
O termo Brainstorming vem diretamente da língua inglesa, em algo que pode ser traduzido literalmente como uma tempestade cerebral, ou seja, uma chuva de ideias na qual diversas concepções podem ser debatidas em equipe, para se chegar a algo de grande refinação.
Uma reunião de brainstorming pode ser vista como uma assembleia criativa e aberta, no qual todas a pessoas presentes não só podem, como devem opinar de forma constante,
sem nenhuma censura de algum tipo.
Até porque o objetivo muitas vezes não é encontrar uma solução direta, mas sim discutir opiniões, até o ponto em que seja possível otimizar uma ideia encontrada, formada muitas vezes por um conjunto de concepções melhores, levando a novas soluções para uma empresa.
Como uma fabrica de porta de aço de enrolar, por exemplo, que a partir de uma sessão de brainstorming pode encontrar diversas soluções para diferentes questões na empresa, seja na confecção dos seus produtos, no contato com os clientes ou em uma campanha.
Tudo que esteja alinhado ao alcance de melhores resultados dessa companhia, permitindo com que tenha maiores chances de prosperar no mercado, levando até mesmo a uma expansão desses negócios, seja em termos de território ou de variedade de produtos.
O termo brainstorming pode até ser algo novo em boa parte das empresas, mas a sua aplicação pode ser vista há anos no mercado, sendo um conceito desenvolvido pelo publicitário americano Alex Faickney Osborn em 1942.
A obra “How to Think Up”, “Como Pensar” sendo uma possível tradução, foi uma obra que abordava conceitos de inovação, e como chegar a eles, e foi justamente nesse livro que o conceito de brainstorming foi tratado pela primeira vez.
Publicidade:
Conceito esse que possui uma importância cada vez maior entre as empresas, permitindo o encontro de ideais a partir de uma mente coletiva, utilizando diferentes vivências, histórias e consumos, para se chegar a uma solução qualificada.
Com ações que podem surtir efeitos com os mais variados tipos de público, justamente por levar em conta a multiplicidade de culturas que podem ser encontradas na sociedade, com diferentes costumes, expectativas e opiniões acerca de um produto ou serviço.
Mas para que essa ideia ampla seja possível e seja alcançada, é necessário contar com um espaço aberto aos mais diferentes tipos de opinião, em uma reunião onde todas as pessoas presentes tenham a mesma possibilidade de fala, seja concordando ou discordando.
Viabilizando a uma empresa de estação de tratamento de esgoto, por exemplo, a ir ao encontro de novas possibilidades acerca de suas ações, permitindo que até mesmo uma empresa de serviços essenciais consiga se adaptar às novas realidades do mercado.
Para que isso seja possível, é importante saber como realizar uma boa sessão de brainstorming em sua companhia, a fazer com que as mais diferentes ideias possam surgir e posteriormente, serem aplicadas ao seu negócio.
Formas de brainstorm
Mesmo se tratando de um conceito ligado à inovação, ou seja, sem a presença de regras e normas, de uma forma geral o brainstorming costuma ser realizado a partir de diferentes maneiras, permitindo com que soluções variadas possam surgir dessas reuniões.
Entre os modelos associados a esses conceitos e ideias é possível destacar alguns, como:
- Individual;
- Em grupo;
- Estruturado;
- Livre.
Não se tratando de formatos excludentes, mas sim de diferentes variações que podem ser aplicados em sua empresa até mesmo de forma complementar. Como no brainstorming individual, no qual uma única pessoa coloca no papel um número variado de ideias.
Publicidade:
Algo positivo para quem comanda um projeto sozinho ou que está nas fases iniciais de implementação. Diferentemente da sessão em grupo, no qual diversos profissionais, até de diferentes setores, se reúnem para discutir ideias a serem aplicadas junto à companhia.
Quando se trata de uma empresa de equipe ampla, como uma empresa administradora de condomínios, às vezes só é preciso organizar essas reuniões de forma estruturada, com uma discussão em etapas, diferente do modelo mais livre normalmente associado.
Independentemente do modelo a ser aplicado, é importante garantir que essas sessões de brainstorming sejam as melhores possíveis. Algo que pode ser conquistado a partir de técnicas específicas para esse processo de otimização desse debate de ideias.
Como otimizar o seu brainstorm
Por mais que o brainstorming esteja associado a um conceito livre e criativo, isso não significa que não seja possível otimizar esse tipo de processo, a partir de técnicas e estratégias que podem ajudar na criação de um ambiente aberto à inovação.
Algumas formas de conseguir isso é a partir da aplicação dos seguintes métodos:
Defina o problema a ser resolvido
É importante que uma sessão brainstorming não seja uma reunião vazia, é preciso trabalhar com um objetivo em mente, como na questão a ser solucionada. Como uma empresa de móveis para escritório que busca divulgar melhor os seus serviços.
Após identificar que o problema em questão pode ser a falta de uma boa campanha, torna-se possível abrir o momento de discussão de ideias para esse propósito.
Prepare-se com antecedência
São raras as vezes nas quais uma ideia surge do nada, sendo preciso trabalhar com diversas referências. Por isso é importante se preparar com antecedência, informando-se de forma aprofundada sobre o assunto que será discutido em um brainstorming.
Boa moderação
Para aproveitar ao máximo essas reuniões, é preciso também contar com uma boa moderação, para que ótimas ideias não acabem se perdendo dentro dessa discussão constante de opiniões, ainda mais em espaços repletos de pessoas.
Trabalhe com um mapa mental
Para organizar todas as ideias discutidas é importante trabalhar com um mapa mental. Uma concepção que opera com a definição de algumas palavras-chave, e a partir daí discutir ideias relacionadas a esses termos, criando uma unidade nessa reflexão coletiva.
Para que um serviço de terraplenagem consiga ter uma visão mais ampla sobre suas atividades, a começar pela definição de conceitos que podem estar associados a tal tipo de serviço.
Monte uma apresentação visual
Para não perder controle sobre as ideias que estão sendo discutidas em um brainstorming, é importante colocá-las no papel, seja de forma escrita ou visual. Um simples quadro branco pode ser o suficiente, com um espaço a ser preenchido por ideais.
Com a aplicação de todas essas estratégias é possível para o seu negócio ter acesso a um nível variado de ideias, capazes de otimizar os serviços realizados pela sua companhia. Como na aplicação de um software de análise estrutural, para uma empresa de obras.
Uma ferramenta cuja importância da sua aplicação pode ser discutida em uma reunião de brainstorming, permitindo com que as melhores decisões possam ser tomadas para o futuro desse projeto comercial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.