Tendências do marketing B2B para 2023

23 de novembro de 2022

Quer saber quais as principais tendências do marketing B2B para 2023? De fato, o marketing digital é um campo em constante mudança, e é por isso que sempre quando o ano vai virar, é preciso fazer uma análise de tendências para aplicar no seu negócio.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo, afinal, independentemente do segmento do seu empreendimento, por exemplo, uma fábrica filme stretch ou uma loja de calçados, o plano de marketing digital deve ser sempre renovado de acordo com as últimas tendências.

Então continue lendo para ficar por dentro de todas as tendências do marketing B2B para 2023.

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O cenário analítico está mudando

O Google anunciou que o Google Analytics, uma ferramenta usada por muitos profissionais de marketing para medir o engajamento, será substituído pelo novo Google Analytics 4 (GA4).

Essa é uma plataforma de análise mais integrada, quase no estilo de um aplicativo. Embora o Google Analytics seja ótimo para rastrear o engajamento do site, o GA4 é muito mais do que isso.

Funciona com sites de marketing, sites de comércio eletrônico, sites de diversos nichos, como de empresa fabricante de agitador mecânico industrial, e aplicativos da web para fornecer uma visão abrangente de como os usuários interagem com as marcas.

Dessa forma, toda a sua marca poderá acompanhar essa tendência de marketing e não será afetada pelo atraso.

Isso porque os navegadores estão bloqueando cada vez mais anúncios, e os cookies de terceiros estão lentamente se tornando obsoletos.

As redes de anúncios estão se afastando do Google

Um fato que precisamos considerar é que a pandemia mudou a forma como os profissionais de marketing B2B anunciam no Google. Nas últimas pesquisas realizadas pelo Google, o custo por clique (CPC) vem aumentando desde 2020, e não mostram sinais de queda.

Esse é sem dúvidas um grande desafio para os profissionais de marketing B2B, que lutam para obter um bom retorno sobre o investimento (ROI), promovendo serviços e soluções de ponta. É por isso que muitos estão tirando o foco somente do Google.

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Ou seja, isso significa que os profissionais de marketing B2B estão recorrendo a outras redes para suas necessidades de publicidade, incluindo Microsoft Advertising (anteriormente Bing Ads), LinkedIn e as próprias redes sociais como TikTok e Instagram.

Em relação às redes sociais, os profissionais de marketing estão percebendo que cada vez mais os usuários estão fazendo pesquisas por meio delas do que por meio do Google.

É claro que o Google mantém o posicionamento quando em relação a pesquisas sobre arruela de inox e demais termos específicos e técnicos.

Mas é preciso estar atento a essa mudança de comportamento do consumidor ao pesquisar termos e realizar campanhas tanto para o Google como para os outros canais.

Marketing de influência em alta

O marketing de influência disparou em popularidade ao longo dos anos, e os profissionais de marketing B2B estão começando a notar.

O tamanho do mercado global de marketing de influenciadores deve atingir US$16,4 bilhões até 2022, e esse número deve aumentar em 2023.

Ou seja, o efeito das redes sociais hoje não pode ser superestimado devido à crescente algorítmica delas. E sem dúvidas, profissionais influenciadores com uma rede maior têm alcance maior, e investir nesse tipo de marketing pode ter um grande impacto na sua marca.

Investir em UX é tão importante quanto SEO

No passado, os sites foram projetados para fornecer o melhor SEO para as classificações do Google, mas a experiência do usuário (UX) se tornou muito importante para a plataforma.

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Na verdade, uma boa experiência do usuário é melhor para SEO de forma significativa. Isso significa que velhos truques de SEO estão desatualizados, o que não é um problema quando você tem uma boa experiência do usuário em seu site.

Os fundamentos ainda importam

O mercado B2B está gerando conteúdo útil, não importando se o segmento seja uma empresa de medição de espessura em tubulações ou um fabricante de tecidos que vende para lojas de roupas, o conteúdo sempre esteve e está em alta para 2023.

Agora as pessoas querem conteúdo mais humanizado, o que sem dúvida terá um impacto ainda maior em 2023.

As comunidades são apostas fortes para 2023

Uma das principais tendências de marketing B2B para 2023 é a construção de relacionamentos com os consumidores, criando e fortalecendo comunidades para sua marca.

E no segmento B2B isso é ainda mais forte, afinal, as empresas sempre são mais exigentes para fechar parcerias com outras empresas, e querem ver resultados reais e lucrativos em suas escolhas.

Por exemplo, qualquer empresa que tem um escritório busca ter uma rede estabilizada de internet para que os processos sejam efetivos e produtivos. É por isso que a escolha certa é em provedores cada vez mais fortes, com ultra conexão.

E com isso o poder da comunidade criado por meio de parcerias exclusivas e atribuições criativas é de fato uma das formas mais eficazes de promover o envolvimento e o pertencimento, o que pode impulsionar as vendas.

Além disso, como as empresas confiam cada vez mais nas empresas do que nos governos, e com isso as marcas têm a capacidade de prosperar por meio do conteúdo gerado pelo usuário e deixar uma impressão duradoura em seu público.

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De acordo com o relatório de 2022 da Stakla, 79% dos consumidores dizem que o UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) influencia fortemente suas decisões de compra.

Lembre-se de que as marcas representam as pessoas que elas atendem, então compartilhe suas ideias e facilite para as pessoas escolherem agir e se engajar.

Publicidade gamificada

De um modo geral, o marketing gamificado ajuda a atrair e reter clientes fiéis usando elementos e design de jogos estratégicos que impulsionam o relacionamento entre empresas que fazem parcerias, criando experiências divertidas e lucrativas.

Vale ressaltar que, de acordo com uma pesquisa da Mordor Intelligence, o mercado global de gamificação crescerá a uma CAGR (crescimento anual composto) de 26,5% entre 2022 e 2027.

E não para por aí, outros dados importantes mostram que 72,5% dos consumidores estão mais inclinados a escolher uma marca que possa fazer sua gamificação, incluindo o segmento B2B. As experiências de fidelidade são mais divertidas e gratificantes.

Portanto, tanto uma empresa fabricante de ventosas de borracha como uma empresa fornecedora de madeira deve apostar em uma publicidade mais criativa e gamificada para 2023 e impulsionar as parceiras e clientes.

Experiência híbrida

Embora a tecnologia desempenhe um papel muito importante no contato com os clientes, a experiência humana continua sendo importante. É por isso que uma das fortes tendências para o segmento B2B em 2023 é a experiência de contato híbrida.

Ou seja, a aposta é exatamente unir essas duas grandes fortalezas quando se trata de contato, a tecnologia e a humanidade que conquista.

Afinal, até mesmo entre as empresas, tudo ainda começa com as pessoas. Por exemplo, quando uma empresa fabricante de forno para fundição de alumínio entra em contato com lojas que vendem fornos industriais para consumidor final, é preciso ter um contato.

E esse contato é de humano para humano antes de tudo, mesmo sendo entre donos e diretores de empresas, são humanos que estão ali.

Então não tenha medo de apostar em uma experiência híbrida para sua empresa de segmento B2B em 2023, pode apostar que é uma super estratégia nesse momento.

O objetivo final de toda essa estratégia de marketing é satisfazer os clientes, que no caso de B2B são outras empresas, para que eles não mudem para concorrentes no mercado.

O contato híbrido promove aspectos de grande importância para fazer negócios, aspectos como:

  • Personalização (43%);
  • Inovação (43%);
  • Conexão com o cliente (40%);
  • Inclusão (38%).

Estes aspectos estão entre as principais motivações para implementar essa abordagem de marketing em uma fábrica de tecido de fibra de carbono que queira revender para lojas ou qualquer outra empresa do segmento B2B. 

Torne-se um CEO público

Uma tendência que começou e vai ficar ainda mais fortalecida em 2023 é construir uma marca que tenha conexão com o CEO dela.

Ou seja, assim como muitos empreendedores de sucesso, associar o nome à marca pode ser um grande diferencial para as empresas do segmento B2B.

Esse fenômeno crescente está se consolidando cada vez mais, e muitas vezes incentivado como forma de fazer uma grande diferença nos resultados.

Afinal, de acordo com o relatório BrandsGetReal do Sprout Social, 70% dos consumidores se sentem mais conectados a uma marca quando o CEO faz presença pública nas mídias sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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