Tiktok: como essa rede social pode auxiliar o seu negócio

15 de setembro de 2022

O uso de redes sociais nos negócios já deixou de ser uma novidade, mas com o surgimento de novas redes como o Tiktok, as empresas podem explorar o potencial dessas redes para aumentar as vendas e criar uma vantagem competitiva no mercado.

Isto posto, entender o conceito desta rede social, como explorá-la para conquistar bons resultados e o seu funcionamento são maneiras das empresas se destacarem no universo digital, chamar atenção dos clientes e melhorar a sua rentabilidade do empreendimento.

O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social com o conceito simples de ter vídeos de curta duração (de 15 segundos a 3 minutos) com conteúdos de dublagem, música, dança, entre outros.

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A rede social oferece diversos recursos para editar os conteúdos, permitindo inserir legendas, trilha sonora, filtros, gifs, realizar cortes e assim os usuários podem colocar em prática toda a sua criatividade.

O TikTok fez muito sucesso, principalmente com o público jovem, que utiliza a rede social para seguir perfis e consumir conteúdos, postar e compartilhar vídeos, além de interagir com outros usuários.

Segundo o relatório liberado pelo Sensor Tower em 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado na internet, tornando-se a plataforma mais utilizada pelas pessoas no mundo. 

No Brasil, a rede social de vídeos curtos tem atraído cada vez mais atenção do público, principalmente entre 18 a 49 anos.

Esse fenômeno da rede social no país e no mundo é algo que os pequenos, médios e grandes negócios devem estar atentos. 

O TikTok oferece possibilidades para diversos segmentos, desde uma grande marca até prestação de serviços como conserto de iphone.

Com tantas pessoas engajadas nesta rede social e o crescimento desta rede superando outras plataformas consideradas concorrentes, os empreendedores podem aproveitar para ter presença na rede. 

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Isso seria feito através da fixação da marca e até direcionamento da audiência para conquistar a conversão de venda neste e em outros canais.

Essa plataforma pode auxiliar nos negócios digitais e ajudar no marketing online. Deste modo, entender como funciona, os benefícios e dicas para fazer um bom uso da rede social é o caminho para obter sucesso.

Como funciona o TikTok?

Para utilizar o TikTok não é obrigatório criar uma conta. No entanto, algumas funcionalidades são limitadas a quem acessa a rede social com um perfil próprio ou não.

Isto posto, se você deseja ter acesso a todas as funcionalidades para criar conteúdos sobre a sua empresa de chaves de segurança, por exemplo, é interessante criar uma conta.

Para criar a conta no TikTok, é necessário acessar o site do TikTok ou baixar o aplicativo no seu celular.

No site ou app, clique em entrar, depois criar uma conta. No aplicativo, é só clicar em concordar e depois em criar conta.

É possível criar uma conta do zero, colocando o seu e-mail e uma senha ou entrar usando outras plataformas como Facebook, Google e Twitter.

E pronto. Após executar estes passos, você terá uma conta no TikTok para ver vídeos de outros usuários, seguir pessoas do seu interesse e compartilhar conteúdos.

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Você tem a possibilidade de sincronizar os seus contatos com a rede para assim seguir quem tem conta na plataforma. 

A partir das informações sobre quem você segue e os conteúdos consumidos, a plataforma oferece sugestões em uma seção chamada “For You“, em português, “para você”.

Como utilizar o TikTok?

Após criar a conta na rede social, você pode começar a utilizar o TikTok para ver vídeos publicados por várias pessoas ou acessar a seção chamada “para você” que sugere novos conteúdos.

Neste espaço, o TikTok costuma sugerir conteúdos que são relacionados aos seus assuntos de interesse e a vídeos que você já viu ou de quem você segue. 

Sendo assim, quanto mais você interage aos conteúdos que aparecem, mais postagens semelhantes podem aparecer para você.

É possível ver os vídeos, clicando no botão seguindo, onde aparecem publicações de outras contas que você segue ou hashtags

Outra opção é acessar o perfil da pessoa ou empresa, por exemplo, de lençol de chumbo e assim ter acesso a todos os vídeos publicados.

Para publicação de vídeos no TikTok, basta clicar no símbolo de “+” que fica na parte centralizada no inferior da tela.

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Há a opção de fazer gravações, escolher o fundo e adicionar vídeos da galeria do seu celular, por exemplo. 

Ao clicar no botão vermelho posicionado no canto inferior da tela no lado direito, você pode fazer outros tipos de edições e inserir diferentes efeitos sonoros.

Após terminar os processos de edição, você pode escolher as hashtags que serão utilizadas e por fim, publicar o vídeo.

Vantagens do TikTok

Existem benefícios que podem fazer o uso do TikTok um excelente investimento para o seu empreendimento de Usinagem cnc. Os principais ganhos são:

  • Ajuda a ganhar dinheiro;
  • Diversos recursos para edição de vídeos;
  • Segurança;
  • Público altamente segmentado;
  • Possibilidade de explorar o marketing de influenciadores.

Estes são apenas ganhos que pessoas e empresas podem ter ao investir no uso do TikTok, seja para a parte pessoal ou nos negócios.

Como aproveitar o TikTok nos negócios e obter excelentes resultados?

Por se tratar de uma rede social nova, alguns empreendedores ainda não entendem muito bem o funcionamento do TikTok e o seu potencial para ajudar no crescimento e sucesso nos negócios.

Isto posto, como aproveitar o melhor que a rede tem a oferecer e ainda conquistar ótimos ganhos para a sua análise química

Conhecer algumas dicas práticas pode ajudar os empreendedores a iniciar o uso dessa rede social com eficiência.

A seguir discorreremos sobre algumas dicas que podem render ganhos interessantes:

Mantenha a espontaneidade

Os conteúdos da sua empresa não podem ser apenas anúncios dos produtos e serviços que a marca tem a oferecer.

O perfil social não funciona como uma vitrine comercial, ou seja, é importante não confundir os perfis no TikTok.

Evitar confusões com os perfis é algo importante, pois os usuários não estão buscando isso.

Desenvolvimento de conteúdo

O processo de criação de conteúdo viral não é algo simples, mas o TikTok possui recursos que podem ajudar e principalmente, são acessíveis a qualquer pessoa. 

Sendo assim, é fundamental analisar o que é de grande interesse ou importância para a sua audiência, e dentro do segmento que possa gerar grande relevância no seu negócio de areia de gato biodegradável, por exemplo.

Apostar na sua criatividade e desenvolver conteúdos espontâneos são maneiras de conquistar a confiança do usuário e ter mais popularidade na plataforma.

Uma dica que pode ajudar na elaboração de conteúdo é pensar que essa rede social é um canal de entretenimento e não publicitário.

Conteúdos de qualidade

Para estar na rede social é necessário oferecer conteúdos de qualidade para os usuários, ou seja, proporcionar entretenimento aos seus seguidores, já que esta é a proposta do TikTok.

Optar por vídeos que mostram, por exemplo, o dia a dia e os processos da empresa de manutenção de nobreaks é algo que pode ser interessante para os seus seguidores.

Você pode criar conteúdos por meio de desafios que estimulam atividades, um diferencial que pode chamar atenção dos seguidores.

Sendo assim, pensar em coisas que podem despertar a curiosidade dos seguidores são maneiras de manter a empresa sempre antenada com a linha de pensamento dos usuários.

Invista em parcerias

Buscar possibilidades de promover o perfil do seu negócio é importante para tornar a sua marca mais conhecida.

A parceria com influenciadores, por exemplo, é uma alternativa rentável e que ajuda a gerar tráfego para o seu perfil.

O TikTok criou uma onda com os influenciadores digitais e essas pessoas podem ter uma excelente conexão com os clientes, sugerindo produtos e serviços para os seus seguidores, gerando mais reconhecimento para a marca.

No entanto, é importante analisar bem o perfil dos influenciadores, ou seja, é importante ver se o perfil deles se alinha com o perfil da empresa, pois, são essas pessoas que representarão os valores da sua marca na rede social.

Frequência nas postagens 

Ter uma certa periodicidade na postagem de conteúdos é sempre um grande desafio em diversas áreas. No TikTok, é importante ter uma frequência, já que a rede é dinâmica, ou seja, uma postagem do dia anterior pode ser facilmente engolida pela plataforma.

Uma maneira de conseguir manter tudo sob controle é com a elaboração de um planejamento, algo essencial para os negócios no segmento de assessoria trabalhista, entre outras áreas.

 

Criar um cronograma para as postagens, por exemplo, pode ajudar a organizar o trabalho das equipes e assim conseguir postar pelo menos um vídeo por dia. 

Pensar na relevância é outro aspecto importante, ou seja, ela deve ser considerada para que você não grave vídeos em excesso e sem relevância.

Analisar tendências e tentar encaixá-las na sua empresa é uma dica interessante que pode gerar ótimos ganhos.

Portanto, explorar o potencial do TikTok é uma maneira de inserir a sua marca em um canal de comunicação interessante e pode ajudar a ter mais clientes, realizar mais vendas e tornar a sua empresa forte no mercado.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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