Trade Marketing: como pode te auxiliar no funil de vendas

16 de dezembro de 2022

Você já ouviu falar no termo trade marketing e sabe o que ele representa? Não se preocupe que vamos te ajudar. 

De modo direto, o trade marketing é compreendido como uma estratégia que visa expor os produtos, assim como os pontos de venda de forma planejada, por meio do atendimento às empresas. 

Esse é um tipo de modelo considerado B2B, ou seja, feito para atender as empresas. O objetivo dessa técnica é promover o aumento do número de vendas em um negócio e para isso, ela mescla alguns conceitos da área do marketing, assim como do comportamento do consumidor.

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Por meio da aplicação dessa técnica, sua empresa de valor de cuidador de idoso por dia ou qualquer outro segmento, consegue obter benefícios ligados ao aumento do número de vendas e uma melhora do posicionamento da marca. 

É por isso que falaremos sobre esse tema neste artigo, assim como modelos de negócio que podem ser essenciais para a implementação dessa estratégia. Acompanhe mais detalhes a seguir! 

Estudo de caso de trade marketing 

Para você que tem uma empresa de maquinas de hemodialise e possui interesse em conhecer mais sobre esse tema, começaremos esse artigo com um estudo de caso do Shopper. 

Basicamente, o Shopper é considerado como um comprador, ou seja, uma pessoa que finaliza o processo do funil de vendas (já que ele realiza a compra, que é o estágio final da venda). 

O shopper e o consumidor não são a mesma pessoa de forma obrigatória, até porque, existe uma separação quando falamos sobre o trade marketing. 

No entanto, isso é possível? A resposta é: Sim! O shopper pode realizar a compra, mas isso não quer dizer que ele irá consumir o produto. Muitas vezes, empresas compram de outras empresas para fazer a revenda. 

Outro exemplo bastante interessante é o de uma mãe que realiza a compra de fraldas para o seu filho. 

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Ela não fará o uso das fraldas, mas é uma compradora do produto. Como essa é uma estratégia considerada bastante promissora, é essencial que sua empresa conheça quais ferramentas podem ser empregadas em seu negócio de banho e tosa móvel.

PDV e os Canais de Venda da empresa 

Várias estratégias de marketing são criadas por uma empresa para atingir o objetivo final, que é a realização da venda. 

Contudo, as estratégias precisam estar alinhadas, de modo a compreender onde o produto da empresa será exposto. Nesse sentido, é fundamental compreender a diferença entre pontos de venda (PDV´s) e os canais de venda da empresa. 

Os pontos de venda são locais onde o produto da sua empresa de serviços de contabilidade preços ficará disponível (de forma online ou offline). 

Ou seja, leva em conta a criação de estratégias no ambiente físico ou virtual. Quando falamos sobre os canais de venda, eles podem ser qualquer estabelecimento criado por sua empresa. 

Para que o planejamento de vendas seja efetivo é essencial que a empresa realize um estudo de canais, até pelo fato de conseguir identificar o público-alvo da empresa, assim como o shopper. 

Além disso, existem alguns profissionais que atuam nesse processo da realização de vendas de produtos e serviços. São eles:

  • Promotor de vendas;
  • Analista de dados;
  • Supervisor da equipe;
  • Coordenador;
  • Gerente. 

Vamos entender a função desses profissionais no cenário do trade marketing em sua empresa de Cursos de gestão empresarial ou em outros segmentos. 

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O promotor de vendas é o profissional que fica à frente do cliente ou do shopper, sendo necessário realizar o seu treinamento para que sua fala e estratégia de venda sejam convincentes ao cliente. 

O analista fica responsável pela coleta de dados, assim como para o estabelecimento de métricas e a busca pela compreensão de quais atividades estão funcionando dentro das estratégias traçadas pela empresa. 

O supervisor fará a gestão das equipes, levando em conta o contato com os promotores e analistas. Ele contribui para o desenvolvimento e aprovação de campanhas, realização de negociações e acompanhamento do que foi planejado. 

O coordenador tem um papel essencial no processo de liderar a equipe para o sucesso, com foco nas metas, assim como para atingir bons resultados dentro da empresa. 

Por fim, o gerente é o supervisor máximo, levando em conta o contato e integração com outras áreas. A administração das equipes, assim como as estratégias precisam passar por sua integração. 

Vale ressaltar também que esse profissional trabalha para que as estratégias estejam alinhadas (comercial e marketing). 

Estratégias para chamar a atenção dos shoppers ou público-alvo

O mercado é cada vez mais competitivo e por isso, requer que empresas de painel de comando monofásico ou de outro segmento, realizem a criação de estratégias para chamar a atenção dos shoppers ou público-alvo. 

Ou seja, existe um esforço para que o cliente compre seu produto, assim como para que sua marca seja um destaque. 

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Trade marketing

Para captar o interesse dos clientes é essencial conhecer algumas estratégias que apontaremos neste artigo. Prossiga a leitura e confira as nossas orientações. 

Existem muitas marcas e por isso, as empresas possuem o desafio de conseguir se diferenciar, assim como de obter o reconhecimento da marca. 

O trade marketing é uma excelente estratégia porque contribui para esse reconhecimento da marca e faz com que você se sobressaia diante da concorrência. 

 

Por isso, se o seu produto for exposto é muito importante pensar no design, ou seja, na questão visual. Isso representa dizer que a forma como a gôndola está disposta pode contribuir para a efetivação da venda. 

A organização das gôndolas deve estar aliada ao design da página, assim como da sua marca. 

Somente assim é possível atingir o seu shopper ou o público-alvo da sua marca. Isso vale tanto para redes varejistas que são grandes, mas também para empresas que estão começando a crescer. 

Por isso, até a forma como as gôndolas são organizadas e onde elas estão localizadas trazem um diferencial para sua marca. 

De forma prática, digamos que você deseja montar um balcão para promover sua academia, que fornece aula de hidroginástica. Quais estratégias podem ser implementadas para chamar a atenção do cliente?

Planejamento de trade marketing

Primeiro ponto é realizar um  planejamento de trade marketing e isso envolve entender quem é o consumidor, além de outros questionamentos. Planejar a ação será essencial para o acompanhamento e implementação das estratégias. 

Além disso, outra estratégia bastante interessante é o local onde sua gôndola foi instalada. Existem pontos com maior circulação de pessoas, assim como espaços com mais movimentação. 

Ou seja, ficar instalado nesses pontos pode representar o sucesso da sua empresa na questão de vendas. Para isso, vale a pena investir na variedade de produtos, assim como na forma como eles estarão dispostos para os clientes. 

Um ponto importante para sua empresa também é fazer um gerenciamento por categorias, que é uma técnica voltada ao merchandising e é muito utilizada pelo trade marketing. 

Isso representa realizar uma parceria entre atacadistas, varejistas, assim como aos fornecedores. 

Uma união entre B2B, que pode ser utilizada de forma estratégica, de modo a atender as necessidades e os hábitos de consumo da sua escola de curso design gráfico online

ou de outro segmento. 

Para que a aplicabilidade da estratégia do gerenciamento por categorias, é essencial que ocorra uma organização assertiva dos pontos de venda, levando em conta um estímulo para as vendas, mas também, uma excelente experiência ao shopper. 

A experiência do cliente no contato com a marca é essencial! 

Do ponto de vista empresarial, parcerias podem trazer grandes vantagens não somente por aumentar o número de vendas, mas também por aumentar a rotatividade dos produtos, evitando que os mesmos fiquem parados no estoque. 

Esse trabalho em conjunto promove o aumento do lucro, além de tornar mais prático o ato das vendas e uma satisfação do cliente em  todo o processo de compra. 

Por fim, toda essa estratégia precisa estar alinhada às estratégias de marketing que foram estabelecidas pela empresa. A comunicação precisa ser unificada, pois somente assim é possível garantir que as ações serão alinhadas e direcionadas para o objetivo da empresa. 

Conclusão

Em resumo, podemos afirmar que algumas estratégias são voltadas para:

  • A organização do ponto de venda;
  • Criação de um design que seja atrativo ao cliente;
  • A escolha do local de instalação do balcão;
  • O gerenciamento por categorias da empresa;
  • A parceria entre varejistas, comerciantes e fornecedores;
  • O alinhamento com as estratégias de marketing da empresa. 

A partir dessas orientações, seu negócio terá um excelente desempenho, levando em conta a implementação de estratégias que são essenciais para atrair o shopper ou o público-alvo da sua empresa. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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